19.10.2014

O Que Pode, Não Pode e Deve – Por Danuza Leão

Não sei bem ao certo como, mas alguns anos atrás me bati com um livro da Danuza Leão, o Quase Tudo, e fiquei meio que hipnotizada pela trajetória dela, de uma pessoa que viveu, entre erros e acertos, de forma intensa e verdadeira.

De lá pra cá passei a acompanhar os textos dela, li seus livros e semana passada voltei a ler o É Tudo Tão Simples, um livro dela que adoro e que tem várias coisas interessantes sobre moda, beleza e comportamento, inclusive algumas listinhas do que pode, não pode e  deve.

danuza leão

As listas são grandes, então peguei só alguns fragmentos de cada uma, olhem só:

Pode

  • Use, às vezes, um sapato rosa-shoking, só pra perturbar o ambiente.
  • O sapato tem que ser sempre de excelente qualidade; Já com a bolsa dá pra brincar. Tem melhor do que encontrar uma linda, numa butique desconhecida, que ninguém vai saber se é da C&A ou da Hermès? Ficar na lista pra ter a bolsa da moda é de uma total falta de imaginação!
  • Usar uma bijuteria exagerada, mas um tipo só, ou colar, ou brincos (antigos, de preferência), ou muitas pulseiras, ou muitos anéis, mas não precisa ser uma  Elke Maravilha.

danuza leão

Não Pode

  • Colar e brincos de pérolas combinando, muito careta.
  • Maquiagem demais, porque envelhece.
  • Sapato caro, vestido caro, bolsa cara e joias caras. Coisas caras, só uma de cada vez. Chique demais pode ser fatal, e parecer rica – tem mais brega?
  • Sair de casa horrenda; e se encontrar o ex com a atual? Aliás, ficar em casa horrenda também não pode. Esteja sempre impecável pra você mesma, a pessoa mais importante de sua vida.
  • Ter atitudes autoritárias e masculinizadas, mesmo que seja presidente de uma metalúrgica; não se esqueça, nunca, de que você é uma mulher.

danuza leão

 Deve

  • Na hora de comprar, esteja segura; na dúvida, não compre, e tendo certeza, ainda assim, duvide. O grande segredo é conhecer seus limites.
  • No primeiro encontro, escolha: ou decote, ou barriga de fora, ou perna de fora. E nos outros também.
  • As extremidades devem estar sempre impecáveis; por extremidades compreendem-se pés, mãos e cabelos – por fora e, se possível, por dentro!

danuza leão

Regra geral: “Alguma maquiagem é fundamental, todos os dias, mesmo nos finais de semana, mesmo que esteja sozinha em casa. Mas maquiagem não pode brilhar, nem você ficar com cara de tijolo.”

Ah, já fiz um post aqui com dicas de maquiagem da Danuza, e é um post que eu adoro, já viram? É só clicar aqui.

Esse livro é muito legal, recomendo muito ter em casa pra ler e reler várias vezes, porque garante, além de algum “conhecimento” e várias discordâncias, muitas risadas!

Beijos e bom domingo!

Ju

Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
9 comentários
  1. Eliana  19/10/2014 - 15h49

    Também já me encantei com os escritos dela,mas se você analisar e comparar muitos são de um machismo e de uma anacronismo imenso.Tudo bem,ela está prestes a fazer 82 anos e muito do que diz se refere à juventude, aos áureos anos 50/60 e ela roda sempre no mesmo trilho(algumas crônicas são reeditadas e daí você pega o truque).Teve maridos que estes sim tinham uma obra( Samuel Wainer e o Antônio Maria principalmente) e estava no “topo” numa época muito,mas muito boa do mundo e do país,teve a sorte e reporta muito disto,requenta.Pra mim,que desde a infância vi sua imagem sempre pendurada em alguém,inclusive na irmã,Nara Leão,fica difícil ter um distanciamento.É a parte ruim de ter mais idade,muita memória e ter pé atrás com este povo que não larga o osso(quer mais que a Constanza Pascolato?)nem a mídia.

    • Ju  20/10/2014 - 12h42

      Oi Liu!
      Então, não concordo com a grande maioria das coisas que ela escreve, mas gosto da leveza dela, sabe? Já passou por tantas tragédias, já é uma senhora de mais de 80 anos e mesmo assim tem leveza, isso me encanta, mas odeioooo as regras, acho uma bobagem, mas ela é de outra época, né?

  2. Carla  19/10/2014 - 20h18

    Quer dizer que se eu estiver com calor, vou ter que morrer MAS não posso usar barriga e perna de fora?
    Quer dizer que, se eu não estiver “impecável”, vou ser menos mulher?
    A mensagem que a Danuza Leão me passa nesse livro está resumida nesse tópico: “não se esqueça, nunca, de que você é uma mulher” Ou seja, você é mulher, se ponha no seu lugar.

    Sei que isso fica escondido atrás do “é pra rir”, mas como são cansativas essas regrinhas e chatices do pode-não-pode porque é mulher, que começam por brincadeirinha mas que são enfiadas goela abaixo da gente. Que cada uma seja o que e como quiser!

    • Ju  20/10/2014 - 09h34

      Oi Carlinha!
      Ontem de noite estava falando disso com a Ka, uma leitora, lá no Face, porque não concordo com boa parte do que a Danuza fala, mas tenho uma empatia enorme por ela! E é verdade, ela gosta de ditar regras, mas ela é de outra época, de outro tempo (tem mais de 80 anos), então não se pode comparar, sabe? Eu acho a escrita leve muito leve e divertida, e me surpreende que uma pessoa que já passou por tantas tragédias, e tudo de uma vez (perdeu o filho, mãe, pai, irmã e ex), consiga escrever com tanta leveza.
      Mas, cada um tem que ser o que quiser, fazer o que quiser, do jeito que quiser, com certeza, e eu bato nessa tecla aqui o tempo.
      Beijos ;)

  3. Suerlane  19/10/2014 - 20h55

    Amo quando você escreve esse tipo de post aos domingos,Ju.
    A Danuza Leão também escreve coisas ótimas,lembro de um texto dela descrevendo a expectativa de um encontro amoroso;desde a escolha da roupa até a angústia provocada pelo medo do “será que ele não pôde vir”,só por um atraso de segundos,rs.Aí ela arremata:Pior é quem nunca passou por essa espera,pois quando ele chega…

  4. Suerlane  19/10/2014 - 21h04

    Ju,sabe outra escritora que eu acho maravilhosa?Marina Colasanti.Já leu alguma coisa dela,flor?Recomendo muito.
    Beijo,amo o JURO VALENDO,juro valendo,rs.

    • Ju  20/10/2014 - 12h40

      Su, amo, é maravilhosa!
      Muitooooo obrigada pelo carinho sua linda! <3

  5. Verônica  20/10/2014 - 12h08

    Ju, eu tenho esse livro e adorei!!
    As dicas da Danuza Leão são ótimas!
    Ele está guardado para nova leitura, futuramente!!
    Bjks

  6. Patricia  06/02/2015 - 13h50

    Adorei a dica do livro, vou comprar com certeza. E concordo que mulher tem que estar sempre com rímel, (uso mesmo que vá ficar em casa fazendo faxina ) ascende o olhar!

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…