Vizcaya
18.01.2015

Livro da Semana: Você Pode Ser Feliz Sem Ser Perfeita

Alguém aqui sabe qual é a sensação de se cobrar tanto que o estômago começa a “queimar”? Eu sou assim. Não é que eu ache que “nada está bom”, é que eu acredite ‘que “tudo pode melhorar” e busque essa melhora o tempo todo.

Isso é bom porque não me acomodo, mas é ruim por gerar um grau bem alto de ansiedade. E ó, lidar com isso não é fácil!

você pode ser feliz sem ser perfeita

Nunca me cobrei perfeição, porque nunca acreditei nela, mas me cobro a melhora constante, e foi por isso que, uns 3 anos atrás, comprei o livro “Você pode ser feliz sem ser perfeita”, meio assim por acaso.

Lembro que na época li e gostei, mas não fiz o que geralmente faço, que é reler com calma pra absorver melhor o que o livro tem a dizer, sabe? Daí, arrumando meus livros essa semana, achei “o amarelinho” e coloquei por perto pra reler e achei que tem uns ensinamentos valiosos pra nós.

você-pode-ser-feliz-sem-ser-perfeita

Valiosos porque sim, nós, de um jeito ou de outro, nos cobramos muito. Tentamos ser mulheres perfeitas, amigas, perfeitas, filhas perfeitas, namoradas/esposas perfeitas, mães perfeitas, profissionais perfeitas e é lógico que isso é inviável, porque mesmo sendo super mulheres (nós somos, acreditem!), nós não somos ninjas, né? rs

E como não conseguimos ser tudo isso ao mesmo tempo, ficamos cheias de culpa, com aquela velha sensação de que “não fazemos nada direito”. Associado a isso tem a concepção errada de que pra ser feliz tem que ser perfeita (ahhh, o corpo perfeito, o emprego dos sonhos, o príncipe encantado, a vida de comercial de margarina…), o que é outra furada, porque perfeito ninguém é, mas podemos (e devemos!) ser felizes mesmo assim.

você pode ser feliz sem ser perfeita

O que o livro faz é, de forma simples e descomplicada, apresentar técnicas e testes que ajudam a entender tudo isso, a criar metas mais realistas, a ter expectativas mais razoáveis e, de certa forma, reformular um pouco a nossa forma de pensar.

São várias as histórias e depoimentos presentes no livro, o que faz com que a gente se identifique com muitas daquelas situações. Pode parecer maluco, mas saber que outras pessoas passam pela mesma coisa dá um certo alívio, sabe?

você pode ser feliz sem ser perfeita

Enfim, é uma ótima leitura pra quem se cobra demais (e/ou cobra dos outros), pras perfeccionistas de plantão e pra quem se sente o cocô do cavalo do bandido por não ser a perfeição encarnada!

Ele é da Sextante e custa R$23,66 na Saraiva. Alguém já leu? Indicam algum outro livro desse tipo?

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Priscila Araujo  18/01/2015 - 18h26

    Ju tem um livro do Luiz Gasparetto que se chama Faça dar Certo, acho super legal. bjs amo seu blog

  2. Suellen Linhares  19/01/2015 - 11h35

    Acho que preciso deste livro urgentemente….só acho….kkkkk

  3. Hellida Maia  19/01/2015 - 12h34

    Ju, eu tava aqui pensando, porque vc não faz um top 10 de livros que vc recomenda que agt leia? Aqueles que vc leu e se apaixonou ou que quer ler ainda…seria legal…bjos e tô sempre por aqui!

    • Ju  19/01/2015 - 12h48

      Excelente ideia Hellida! <3 <3 <3

  4. Larissa  24/05/2015 - 08h47

    Ju,
    N consigo achar este livro em lugar algum…. aff.. diz que n existe mais ele no mercado :(
    Vc tem ele em pdf?
    Obrigada

  5. […] na piscina, aproveitei pra reler um livro que já indiquei por aqui e que gosto muito, o “Você pode ser feliz sem ser perfeita“, e decidi que eu precisava voltar com o #100DiasDeBeleza, precisava bater com muito mais […]

  6. Lidy Pinheiro  21/10/2018 - 09h36

    Nossa!! Eu me cobro demais, e sua ultima frase me tocou viu, eu as vezes em me sinto o cocô do cavalo do bandido. Toda vez que tem foto dos desapegos de livro, eu olho pra ver se esse livr tá lá, e fico torcendo pra ganhar ele de você. ♥️

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…