10.11.2014

O Matizador Não Funciona no Meu Cabelo! Qual o Motivo?

Ô raça que sofre nessa mundo é a das loiras, viu? É um trabalho enorme pra deixar o cabelo da cor que a gente quer, um gasto absurdo (cabelo loiro é praticamente um filho, né?) e ainda temos que passar a vida brigando com o amarelado e o alaranjado. Ó, não é fácil, mas o matizador ajuda!

Pra combater o amarelado e o alaranjado nós podemos lançar mão dos matizadores, dos desamareladores, dos banhos de brilho e dos tonalizantes. De todos gosto mais dos matizadores porque eles tendem a ser mais potentes, agindo mais rapidamente, como expliquei nesse post aqui.

O matizador não funciona?

Acontece que muita gente reclama que nada funciona pra desamarelar o seu loiro, nem os matizadores, ou que eles funcionam apenas “parcialmente”, saindo rapidamente dos fios, o que faz com que o amarelado/alaranjado volte com força total.

matizador não funciona

Vou explicar exatamente porque isso acontece, mas vamos começar do começo!

Eu vivo batendo na tecla de que é essencial usar protetor solar e protetor térmico nos cabelos e muita gente acha que é frescura, mas não é e todo mundo deveria usar, principalmente as loiras. O motivo? Tanto o sol quanto o calor deixam o cabelo amarelo/alaranjado, e isso inclui o calor térmico (secadores, chapinhas, etc), o calor do ambiente e por aí vai.

Acha que não tem nada a ver? Pois está enganada e isso, aliás, foi tema de um estudo lá na Unicamp! A química Marina Richena fez um trabalho explicando porque os cabelos brancos tendem a ficar amarelados e concluiu que as altas temperaturas são as grandes responsáveis pelo problema.

Ou seja, se você  matiza o cabelo e em seguida faz escova ou usa a prancha sem usar um protetor térmico (falei dos que mais gosto nesse post aqui) isso vai influenciar no resultado final, porque o calor térmico vai amarelar o cabelo. Da mesma forma, é essencial que sejam utilizados finalizadores com filtros de proteção UV, como expliquei nesse post aqui, pois o sol e a o calor amarelam os fios.

O que está atrapalhando

E não é só isso. Produtos capilares amarelos, alaranjados ou avermelhados devem ser evitados por loiras, já que, via de regra, eles tendem a amarelar os fios, e isso eu noto bastante em relação aos óleos.

Com certeza existem outros fatores que ainda não conhecemos, e existe um estudo em andamento que está analisando até que ponto a água quente, aquele que a gente usa pra lavar o cabelo, pode interferir no problema. Pois é, até isso! rs

matizador não funciona

Portanto, se você usa um matizador mas, ao mesmo tempo, expõe os fios aos “fatores de risco do amarelamento”, o resultado fica comprometido.

Como matizar o cabelo

E o uso dos matizadores e desamareladores precisa ser frequente porque quase na totalidade dos casos o pigmento utilizado nesses produtos é de alto peso molecular, o que significa que não “penetram” nos fios, aderem apenas superficialmente, e a cada lavagem grande parte dele se perde.

Outro fator que é preciso levar em conta é o grau de porosidade do cabelo. No meu cabelo, por exemplo, o matizador penetra mais facilmente quando ele está mais estragado, já que as cutículas estão abertas, mas o pigmento não fixa. O que faço, então, é acidificar o cabelo com o vinagre, como ensinei nesse post aqui.

Tem quem prefira acidificar antes, mas no meu cabelo funciona melhor acidificando depois, então é preciso testar pra ver o que funciona melhor no seu cabelo.

É muito importante lembrar também que cada cabelo vai reagir de forma diferente, porque nenhum cabelo é igual ao outro, então os resultados também não serão iguais! O grau da matização, o tempo de ação, o resultado final e tudo o mais vai depender da cor do cabelo, do estado do cabelo, se foi “feito” com coloração ou com descolorante e por aí vai.

E é por isso que um matizador pode, ao mesmo tempo, ser incrível ou “mesmo que nada”, entende? Eu uso há anos o Biocale (post aqui) e é o que mais funciona no meu cabelo, mas tem gente que não gosta, o que é normal porque tudo vai depender do cabelo.

No próximo post explico direitinho qual a melhor maneira de usar o matizador e o desamarelador, tá?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
45 comentários
  1. Millena Brandão  10/11/2014 - 19h22

    Juzinha me diz uma mascara de hidratação boa, que não seja a moisture recovery. Uma mais barata sabe, mas q seja boa?? Procurei aqui no seu blog mas só encontrei mascaras de nutrição :(
    Me ajuda Ju

    • Ju  11/11/2014 - 07h24

      Mi, vou ver aqui e te falo! Já tentou a de mandioca???

      • Millena Brandão  11/11/2014 - 12h26

        Ju é a de mandioca da haskell???

      • Ju  12/11/2014 - 18h13

        Isso!

  2. Luana Garcia  10/11/2014 - 20h42

    Ju meu cabelo está com a cor 711 mas esrá muito amarelado eu queria saber se por ele ser um loiro mais escuro funciona xampu desamarelador pq como essa é a cor do meu cabelo mesmo só acrescido do pigmento cinza eu n quero pintar todo mês.

    • Ju  11/11/2014 - 07h26

      Lu, se for um bem forte vai ajudar, mas se for os de manutenção, aqueles mais leves, não faz tanto efeito, sabe? É muito lento!

  3. Vanessa  11/11/2014 - 10h43

    Juhhh
    Óleos amarela linda? ahhh gente! Óleo é vida para o cabelo….
    e as nutrições com óleo de coco? tambem amarelam?:

  4. Amanda Curiel  11/11/2014 - 13h44

    Ju eu estou usando como finalizado da aneethun age system(o rosinha), no rotulo diz que contem filtro solar e ph é de 4,0, ele funciona?
    Pois meu cabelo tem luzes é bem fininho,liso e quebra fácil…
    Amoo de paixão seu blog Bjs

  5. Bruna  11/11/2014 - 13h54

    Oi Ju!!! Faz um tempo que venho seguindo seu blog, e tenho que dizer que AMOOO suas dicas! Voltei a ser loira a pouco tempo e o descolorante detonou meu cabelo que estava natural, mas com suas dicas ele deu uma otima melhorada. Adoro as misturinhas, amei a pra cabelo poroso, como meu cabelo é grosso e muito seco fica com muito friz, com a misturinha ele ficou perfeito. Bjão e sucesso!

  6. Victoria Okubo  11/11/2014 - 14h37

    Jú, então quer dizer que os óleos amarelos, tipo o azeite de oliva extra virgem, usados para fazer umectação, devem ser evitados pela loiras? Sempre tive essa dúvida, e fico super receosa quando vou fazer umectação. E agora?

  7. Suellen Daiane  11/11/2014 - 15h10

    Oii Ju..
    Tudo faz sentido.. rsrs eu uso o magic color que foi o unico que tira um pouco o amarelado dos meus fios por umas 2 lavagens, porem sempre uso ele no sabado e sempre faço escova, minhas mão ficam azuis enquanto estou escovando os cabelos e se deixo secar natural posso passar a mão que nada sai, então é o calor que faz com que o pigmento solte..
    Em relação ao biocale semana passada usei novamente pq tava ‘perdido’ aqui pq julgava que meu cabelo era amarelo demais pra ele.. rsrs usei e nao escovei e a cor ficou menos amarelada…

  8. Jéssica  11/11/2014 - 16h51

    Ju, uma coisa que eu usava muito pra fazer prancha quando eu estava loira era o protetor térmico da Annethun Blond System que é roxinho e tem um cheiro maravilhoso e que impedia meu cabelo de ficar amarelado. gostava bastante!

  9. […] O Matizador Não Funciona no Meu Cabelo! Qual o Motivo? […]

  10. ana autran  15/11/2014 - 18h08

    Ju, sou viciada em tratamentos para cabelos;adoro seu blog.Parabéns

  11. […]  antes de secar os fios com o secador, já que o calor térmico amarela os fios (expliquei isso nesse post aqui), então acho que esse truque ajuda a reduzir o problema, […]

  12. Flávia Sigarini  08/12/2014 - 13h07

    Olá Jú, tudo bem? Espero que sim, estava vendo seu blog e me encantei pelas dicas para a Tribo Loira. Recentemente iniciei o processo de clareamento dos fios, eu tinha meus fios na cor Preto Azulado, então fiz o uso do famoso Dekap Color, e fiz luzes com a técnica do papel alumínio, mas notei que algumas mechas, fios ficaram um pouco alaranjadas e outras amareladas e outras ficaram platinadas. Como são luzes, como fazer para matizar de uma vez só todas as cores, uma vez que seguirei com o processo de clareamento.

  13. LUCIANE  11/12/2014 - 02h47

    JU por favor me ajude!! Eu fazia mechas a varios anos no meu cabelo, eu tenho cabelo castanho escuro, fui no salao a 15 dias e a cabelereira fez uma decapagem no meu cabelo e depois coloriu com 9,1 e depois de 2 dias puxou mechas castanho escuro, mas na raiz e ate uma altura ficou muito dourado eu nao gostei dessa cor , queria que ficasse platinado, nao foi o que eu esperava, o que vc me indica gostaria de mechas bem clarinhas e no meio as escuras..

  14. […] A regra básica do como usar é saber que  tanto os matizadores quanto os desamareladores, em sua maioria, possuem pigmento de alto peso molecular, o que significa que eles não penetram nos fios, que só aderem superficialmente, então a cada lavagem grande parte desse pigmento desse pelo ralo, como expliquei nesse post aqui. […]

  15. Roberta Lemos  17/01/2015 - 19h55

    Ju, eu uso o Magic Color, já usou? Ele resseca muito o meu cabelo e sai sempre na próxima lavagem. Já fez alguma resenha sobre ele?

  16. Jeniffer Moreira  03/02/2015 - 20h50

    Ju, pintei meu cabelo a poucos dias e tenho certas dúvidas em relação a quais produtos usar que não sejam muito caro. Gostaria que você me ajudasse com isso.
    Obrigada.

  17. Luana Pena  04/02/2015 - 09h23

    Oii Ju! Eu pintei meu cabelo pela primeira vez faz um mês,quiz ficar ruiva natural e passei uma tinta com a numerção .4 no final.Passado um mês, ele ja havia desbotado um pouco, ai eu quiz tirar o alaranjado dele e passei uma tinta 7.1, só que não resolveu, ainda esta alaranjado! O que você acha que posso fazer agora? Bjos!

  18. ERICA AGNELO  19/02/2015 - 18h36

    Oi Ju,eu uso prá tingir minha raiz,o tom 7.0 + 7.1,e tende a ficar acobreado,o que faço,prá mudar essa situação,obg.

  19. […] se o seu produto parece não funcionar, leia esse post aqui antes de colocar o bichinho de lado, porque mostrei no post o que leva esse tipo de produto a não […]

  20. Doris  16/05/2015 - 15h30

    também tem o fato do cabelo não ser totalmente descolorido néh…. para um cabelo ser matizado e ficar branquinho perolado é necessário que o cabelo tenha sido descolorido ao máximo…

  21. Natasha  15/06/2015 - 15h43

    Ju fiz uma termica no meu cabelo e vi que ele ficou um pouco amarelado, tentei matizar e nao pegou, oq q eu faço ?Quero tirar esse amarelo feio..
    Bjs

  22. Taiana  11/08/2015 - 18h56

    Ju
    Sempre que matizo o cabelo ele escurece, puxa pro cinza, tinha acabado de tonalizar…ja se foi o beginho clsro, ecurece muito fácil.

  23. Sávia  11/08/2015 - 20h31

    Ju… tenho a impressão que em cabelos descoloridos o matizador prf bem..mas em cabelos com tinta não da, não matiza. Porque será?
    Beijos!!

    • Rosana  17/09/2015 - 13h02

      Sávia tenho a mesma dúvida que vc, pois eu só uso tintura e o matizador não pega, apenas da uma escurecida e depois fica vermelho meio laranja, fica medonho

  24. Jaqueline  26/08/2015 - 00h14

    Olá Ju. Adorei seu blog! Meu cabelo é desses, não desamarela de jeito nenhuuuuummmm e já me cansei da minha mãe falar que meu cabelo está amarelo (isso que a última vez que eu fiz luzes faz 10 dias). Você acha que shampoo e condicionador também podem influenciar nisso (mesmo eles sendo de cor neutra/branco)? Porque eu estava usando aquele shampoo de “cavalo” (para o cabelo ficar forte, o que também não ajudou nada), mas o condicionador/máscara, duas vezes por semana, era essas roxinhas para desamarelar. Se acha que sim, me indica uns shampoos e máscaras!…Ah, o que acha da linha Itallian?

  25. hellyssan gomes  21/09/2015 - 14h43

    Meu cabelo era tingido com tinta preta, por conta disso as luzes pegaram mais em cima do que em baixo, e em baixo esta muito alanrajado! voce acha que tem soluçao ou tenho q esperar o preto sair naturalmente? OBS.: SEGUNDA VEZ QUE FAÇO AS LUZES!

  26. Sandra  28/09/2015 - 15h51

    Olá,fiz luzes no meu cabelo pela segunda vez,mas eles não clareiam de ficar branquinho.pois meu cabelo estava com tom avermelhado,mas agora ele ficou muito amarelo,meu Deus o que fazer estou desesperada,tem como clarear mais essas luzes? Minha cabelereira diz que só com o tempo. O que faço pra tirar esse amarelo,se eu fizer a matização ele vai ficar mais claro?

  27. Nathalia Gonçalves  28/10/2015 - 10h05

    Nossa, será que é isso?! Eu sempre tive luzes e nunca me preocupei com nada disso, já que meu cabelo nunca ficou amarelado ou alaranjado! Dessa ultima vez, fiz logo ombre hair e luzes, sai do salão super feliz, cabelos platinados, lindos como nunca vi kkk, mas na primeira lavagem, pronto, já apareceram algumas mexas amareladas! Passei a mascara hidratante da Lacan, efeito nenhum, então comprei o Magic color 3D Black Blond, misturei ele com creme branco como o cabeleireiro me orientou, e resultado: NULO! Eu não sei o que fazer, já que só algumas mexas não saem o amarelado por nada nesse mundo! O restante do cabelo está bem branquinho e lindo… como faço para resolver esse problema? Tenho medo de passar ele puro no meu cabelo e ficar com ele verde! Help me!! … beijoss.

  28. Leila  19/12/2015 - 16h35

    Descobri um jeito de usar desamarelador intenso color misturado com condicionador Absolut repair que é bem ácido e o cabelo segura bem a cor. Uso nas lavagens shampoo sem sulfato que retêm o pigmento por mais tempo. Ótima dica do protetor térmico. Bjs

  29. Cleidiane  27/01/2016 - 20h08

    Ju, meu cabelo é castanho claro as pontas são mais claras na cor alaranjada, o banho de colore e o color express não funcionaram para clarear minhas pontas alaranjadas … OBS: meu cabelo é virgem de tintura só tem relaxamento me ajuda!!

  30. Isabela  24/04/2016 - 12h08

    Ju, passei o matizador Magic color do tubo Preto e quando passei meu cabelo ficou muuuuuito verde. Eu fui na loja pra reclamar e encontrei uma moça(cabeleireira) que me deu umas dicas… Falou pra eu lavar com vinagre e depois com outras coisas. Fiz tudo que ela me indicou fazer mas meu cabelo ainda ficou Verde, mas só que bem clarinho, e completamente destruido… Estou desanimada e queria saber se por acaso eu passar o matizador do tubo cinza da Magic color no meu cabelo irá tirar esse Verde e voltar ao Branco que era ?

  31. kauane  04/07/2016 - 15h50

    E assim fui comprar o corretor e ai a profissional disse q era pra mim passar a agua ax 10 pq as de 20 e 40 deixa o cabelo cinza escuro oq vc acha ?

  32. Maria Shirley Gonçalves Aro  30/07/2016 - 20h14

    Gostei muito das dicas, estou tendo muito trabalho pra matizar meu cabelo, não dura de jeito nenhum, mas vou seguir suas dicas pra ver se consigo o resultado que estou querendo, obrigada

  33. Eliane Aparecida da Silva  18/09/2016 - 19h50

    Acabo de conhecer sua página ,,,porque usei um matizador e odiei a cor que ele deixou meu cabelo kkkk … Lendo seus posts fiquei mais tranquila em saber q ele voltara ao normal , porque eu amo a cor que ele está !!
    Muito obrigada pelas dicas, passei a te seguir lá no face !! Um super beijo …

  34. vanessa  19/10/2016 - 15h50

    Querida, meu cabelo é loiro natural, posso usar da mesma forma? quero apenas manter a cor dele, nada de ficar branco

  35. Luciene  23/01/2017 - 16h05

    Oi o desamarelador pro system pode ser usado em cabelos q nao é tingido mais é loiro natural?

  36. Mirlene barbara  21/03/2017 - 16h33

    Óleo de cocô
    amarela o cabelo

  37. […] Falando em formas de uso, nesse post aqui expliquei certinho o jeito certo de usar esse tipo de produto. Recomendo a leitura! Ops, e se o matizador não funciona direito em seu cabelo, leia esse post! […]

  38. […] O matizador não funciona em meu cabelo! Qual o motivo? […]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…