16.06.2014

Como Renovar o Loiro?

Tô voltando pro loiro essa semana (aleluia!) e pensei em fazer uma série de posts falando do que fiz antes pra preparar os fios, do durante, já que meu cabelo tá bem escuro e vai ficar bem claro (e de uma vez só), e dos cuidados que terei depois, inclusive como “renovar” a cor, que vai oxidando com o tempo e perdendo o tom inicial, o que resulta num cabelo amarelado/alaranjado e sem brilho.

Assim que termina o processo de descoloração o cabelo, via de regra, é matizado ou tonalizado, e nisso a cor fica bonita e o cabelo fica “vistoso”. Mas o tempo vai passando e a cor começa a mudar, ganhando tonalidades indesejadas e perdendo a intensidade, o que deixa o cabelo “fubento”.

01

O ideal é ter uma rotina de prevenção e manutenção pra evitar que isso ocorra, e isso se faz de várias formas: com banhos de brilho, com matizadores, com tonalizantes e também com produtos que ajam protegendo a cor e evitando o desbotamento.

Matizações

Já tive dezenas de tons de loiros (tem vários nesse post aqui) e sofria porque o meu cabelo “puxa” pro alaranjado, e desde que descobri os matizadores a coisa mudou, porque  consigo manter o tom bem clarinho, do jeito que eu gosto.

O que mais gosto é o matizador Biocale (post aqui), que é muito pigmentado e hidratante, mas existem vários outros, então use o que melhor se adequar ao seu cabelo. Gosto mais do Biocale porque o tom que gosto é mais perolado, é um loiro mais “limpo”, e a grande maioria dos matizadores “puxa” pro acinzentado, que me envelhece horrores.

Fora isso, o Biocale é um condicionador, então uso 1 ou 2 vezes na semana e com isso consigo manter o cabelo bonito e com a cor viva sem maiores problemas.como renovar o loiro

Aqui vale lembrar que matizar é diferente de tonalizar e de desamarelar, e de todos os desamareladores são os que menos gosto, já que eles são, via de regra, em forma de shampoo e ressecam o cabelo.

Além do matizador Biocale, tem uma matização pra fazer em salão que gosto muito e expliquei nesse post aqui:  Matização Para Cabelos Amarelados e Alaranjados.

Banhos de Brilho

Amo matizar os fios porque é muito prático e eficiente, mas sou apaixonada por banho de brilho! É que eles intensificam a cor e deixa o tom mais vivo, mais bonito, sabe? Eles são fáceis de fazer, porque ou você usa as versões prontas, como da Keraton, ou faz o banho de brilho com tonalizantes/colorações.

O que mais gosto é o Banho de Brilho Perolado (post aqui), que é fácil de fazer e deixa meu cabelo com um tom lindo, mas você pode fazer a versão acinzentada, dourada ou em qualquer outro tom que queira.

como renovar o loiro

Basta fazer 1 vez por mês pra manter o tom bonito e o  loiro com “cara de novo”. Mesmo usando matizadores, gosto de fazer o banho de brilho 1 vez por mês, e isso vale não só pro loiro, mas pra qualquer tom, viu?

Tonalizações

As tonalizações também ajudam a manter a cor bonita e intensa, é só escolher e usar com cuidado. Os da Richesse (Milk Shake) são bem legais, mas você pode usar de qualquer marca. Desses da Richesse o que mais “limpa a cor” é o 10.12, e o 9.01 também deixa o tom bem bonito.

Eu ainda prefiro usar os tonalizantes misturados com creme branco pra fazer banhos de brilho porque acho que o tom fica mais suave e também porque acho mais “seguro”, mas  aí vai de cada pessoa.

Proteção da Cor

Não importa se você vai matizar, fazer banho de brilho ou tonalizar, se não quer que a cor desbote rapidamente tem que usar produtos que ofereçam proteção da cor!

como renovar o loiro

O ideal é que seus produtos de cabelo tenham proteção solar porque isso ajuda a evitar a oxidação dos pigmentos, e já fiz um post aqui sobre máscaras que ajudam nisso (post aqui), mas adoro mesmo o Trauma, da L´anza (post aqui), que é um dos melhores leave-in que já usei na vida e protege a cor como nenhum outro!

Outras Opções

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
63 comentários
  1. Gaaby  16/06/2014 - 10h18

    Ju minha flooor, eu ultimamente vejo que nada entra no meu cabelo, já tentei matizar, já tentei tonalizar, mas não pega nas pontas de jeito NENHUM, o resto do cabelo fica beleza, mas as pontas sempre amarelo queimado e porosa, me ajudaaa! rssrsrs, que bom que vai voltar a ser loira, é linda de qualquer cor de cabelo, mas loiro é loiro :* beijo flor

  2. aline castro  16/06/2014 - 10h43

    Bom dia Ju! Como vc disse que loira sempre tem que um kit de sobrevivencia eu descobri dois produtos daqui de perto mesmo, fabricado em Belo Horizonte que fazem um verdadeiro milagre!
    Não é papo de loira não! kkkk
    Eles são feitos de tecnologia nova, a nano partículas. Eles penetram somente onde os cabelos realmente estão danificados. Comecei a fazer um cronograma capilar a dois meses e já vi muita diferença depois te mostro, como vc já tem a foto dele antes te mostro o depois. Um é o oil Marroquino para disciplina e o outro é o Nanocaramidas para a textura. Não é muito caro como os da Loreal e foi testado por mim e aprovado sem milagres.Eu achei o melhor investimento feito até agora. Beijos.

  3. cintia  16/06/2014 - 13h19

    Ótimas dicas Ju, boa sorte com o loiro novamente. Muito trabalho com a manutenção haha.

  4. Lucas Lima  16/06/2014 - 13h29

    Eu também acho melhor misturar o tonalizante com alguma máscara para fazer banho de brilho, já que usando o tonalizante puro o risco de chumbar é altíssimo. Usei o tonalizante da Keraton uma vez e não gostei muito, mas xonei no da Kostume Kolor.

  5. Ana Paula Clemente  16/06/2014 - 15h58

    Ju, achei vocês semana passada e amei esse espaço, muitas dicas legais! Aprendi a diferença entre hidratar, nutrir e restaurar; achava que era tudo a mesma coisa!

    Já que o assunto é louro, eu fiz ombre há 15 dias no tom mel/meio dourado, minha raiz é castanha escura, o que você indica para esse tom não desbotar com o tempo? (nada caro please)

    Obrigada!

  6. Rosana  16/06/2014 - 16h23

    Ju serve para qualquer tipo de loiro?
    Grata

  7. Isabella  16/06/2014 - 17h44

    Ju, adoro seu blog, queria saber como faço para comprar o biocale! obrigada beijinho

  8. Soeli  16/06/2014 - 18h30

    Legal Ju que vc vai voltar a ser loira novamente. E faz posts sim que nós vamos seguindo suas dicas porque ser loira não é fácil não, dá um trabaalho. Também sou loira, faço luzes e bem sei que dá um trabalhão. Bjs, adoro seu blog.j

  9. Dama  16/06/2014 - 19h15

    olha acho que matizadores, tintas só funcionam em cabelos com fundo de clareamento certo, já vi uma cabelereira falando para um loiro lindo o fundo de clareamento(COR QUE FICA DEPOIS QUE DESCOLORE) tem de ser um amarelo bem clarinho mesmo bem suave se tonalizar um fundo bonito a cor fica incrível serve para matizadores por isso algumas mechas do meu cabelo nunca ficaram amareladas mesmo sem tonalizar vou fazer isso to chegando ao loiro perfeito rsrs

  10. Lais  16/06/2014 - 19h33

    Ju, eu dei uma escurecida no cabelo para poder tratar, porém acho que agora meu cabelo está com excesso de queratina. Uma dúvida: somente a queratina endurece os fios ou todos os aminoácidos que vêem nos cremes reconstrutores tb tem esse efeito?

  11. Meire  16/06/2014 - 20h46

    Ô Ju…faça um antes e depois…gostaria de ver o tom escuro do seu cabelo antes de vc clareá-lo…seria possível? Obrigada!

  12. Bruna Bussular  16/06/2014 - 21h02

    To tentada geeentém!!!! Quero mexer na juba noooow!!!

  13. Patricia  16/06/2014 - 22h23

    Oi Ju. Vi sua postagem do esmalte da Alfaparf. Olha eu nuca usei, não sei da qualidade. Tenta os esmaltes novos da Avon. Uns q eles lançaram agora. Jú é tudo de bom. Dura uma semana nas unhas. Qualidade excepcional. Esse mês ele está de promoção. Experimenta pra ver. Bjim.

    • Ju Lopes  17/06/2014 - 07h59

      Paty linda, saudade!
      Ahhh, já vou pedir pra olhar a revistinha! :)
      Obrigada minha flor!
      Beijos

  14. Patricia  16/06/2014 - 22h53

    Oi Ju, é isso mesmo que acontece,faço luzes 2 vzs por ano e passado um tempo ele fica desbotado e alaranjado,já usei,desamarelador e matizador,mas não consegui aquele efeito que eu queria,minha cabeleireira disse que é pq eu tenho fundo 6.1(tintura) e isso sempre vai fazer meu cabelo desbotar p o laranja,será?

    • Ju Lopes  17/06/2014 - 07h58

      Paty, tente o banho de brilho e faça a cada 1 mês!

  15. Viviane  17/06/2014 - 10h25

    Oi..Jú..Tenho uma dúvida sobre a mascara e o condicionador. Uma pessoa no salao disse q lavamos o cabelo e passa a mascara e depois o condicionador. E Assim? Ou o contrário? obrigada!! Se isso interfere no resultado do cabelo..Obrigada!! Bjs

  16. Maria Clara  17/06/2014 - 11h22

    Ju, voce já pesquisou sobre a exoplastia capilar? pode me dizer se tem alguma daquelas substancias camufladas? bjs

  17. Andrea  17/06/2014 - 16h08

    Ju, esse banho de brilho funciona em cabelo castanho claro virgem,só pra dar um brilho extra, mas sem colorir? Porque eu queria dar uma avivada na cor pra tirar aquele desbotado estranho de cloro de piscina,sabe? Mas toda receita de banho de brilho que eu vejo é pra loiro claríssimo :(

  18. Raika Andrade  18/06/2014 - 10h41

    Ju
    Vc poderia fazer um post, sobre se tiver eh claro
    A diferenca entre matizar apos descoloracao com tinta ou esse matizadores(azul)
    bj bj

  19. Michely Souza  18/06/2014 - 12h38

    Ju Bom Dia,

    acompanho o seu Blog a pouco tempo e gostos dos postes são muito importante para o nosso dia a dia pois vc da dicas super bacanas e estou adorando… More gostaria muito de uma dica sua tenho o cabelo extra volumoso :-( fico muito triste pois tenho que viver com escova e chapinha o que não gosto teria alguma química que indique que seja bacaba e que não estrague tanto a minha jubinha fiz escovas progressivas mais isso detonou os meus cabelos acredito que seja por cauda do formol e me faz muito mal :-( me ajude por favor

  20. Bárbara  19/06/2014 - 09h36

    Fiz meu retoque de raiz luzes tem pouquíssimo tempo, e minhas pontas ficaram escuras laranja e minha raiz acizentada, posso fazer esse banho de brilho no cabelo todo ou passo so nas pontas???
    OBG

  21. Cris  21/06/2014 - 23h10

    Ju!Amo seu blog! Tenho uma dúvida: Meu cabelo é loiro escuro amarelado, posso usar o biocale? Vai fazer algum efeito? Obg.

  22. Monique  27/06/2014 - 12h57

    Ju, vc já obviamente já ouviu falar do Magic Color ne? Vc já usou ele?

    • Ju Lopes  27/06/2014 - 13h12

      Oi Mona! Já sim. A primeira versão não gostei porque acinzenta demais e não gosto desse efeito porque me envelhece, mas essa última versão parece ser bem legal!
      Beijos

  23. Lúcia Matos  27/06/2014 - 13h56

    Mais um super post, com ótimas dicas.
    Obrigada por seus posts sempre tão bem elaborados e ricos em detalhes!
    Você é mesmo uma querida!
    Love uuu!!!
    Beijos, minha linda!

  24. Isabel  16/07/2014 - 15h25

    Ju, vc sabe me dizer se a cauterização da loreal amarela o cabelo??

  25. Rosana  14/08/2014 - 20h31

    Oi Ju td bem? tenho bastante cabelo branco retoco a raiz tdo mes com tinta 8 e a cada 6meses faço luzes mas eu gostaria de platinar vc pode me ajudar abrigado bejss

  26. Nivania Scarcela  22/09/2014 - 19h22

    Ju, gostaria de saber se vc conhece o Matizador da Hanova?

  27. eridan  06/10/2014 - 11h58

    Lu, gostaria q mim indicasse o e por meu cabelo, e por q fiz uma vez fiz uma inteligente e meu cabelo nunca mas foi omesmo ele quando pinto toda vez fica querendo emburracha e aspero o q eu fasso pra melhorar cabelo mim ajude, o meu cabelo e loiro.

  28. daniany  06/10/2014 - 12h00

    Ju , pensa numa pessoa com muita raiva! Sou eu , levei quase 2 anos pra chegar na cor que está meu cabelo, quando te conheci fazia umides mechas douradas 1 vez por ano. Depois que peguei loirice sua fui ficando cada vez mais loira , até que 1 mês atrás ficou perfeito, essa semana fui retocar a progressiva (4 dedos) e meu cabelo ficou laranja exatamente nesse comprimento, já acabei com o resto de Biocale que tinha e tô usando agora um antioxidante da Acquaflora, mas continua laranja, nesta quinta vou pra praia passar uma semana, sei que vai piorar, o que faço? Tonalizo todo com richesse milk shake? Tô com ódio de mim, gastei muito tempo e milhares de reais pra ter o cabelo perfeito e agora tá laranja.

  29. Olívia Oliveira  06/10/2014 - 13h29

    Ju,
    Também quero que faça um antes e depois!!! Fiquei muito curiosa para ver tudo. Beijos.

  30. Daniela  10/10/2014 - 16h44

    Oi Ju…Meu cabelo natural é claro mais da última vez que fiz luzes a cabeleireira tonalizou meu cabelo todo não só as luzes aí ficou tudo muito claro.. Ficou uma cor legal mais agora ta aparecendo a diferença de cor da raiz.. Gostaria de uma dica para diminuir o contraste que ficou.. Obrigada.
    Adorei sua dicas..
    Bjoss

  31. […] Qualquer dúvida é só perguntar, tá? E se quiser ler mais sobre banho de brilho, é só clicar aqui. Pra quem quiser outras opções pra “renovar” o loiro (matização, tonalização, etc) é só clicar aqui. […]

  32. […] Semana que vem ensino a fazer um banho de brilho acinzentado com esse corretor, e ensino também a remover o chumbado e o roxo do cabelo loiro, tá? E se quiser outras opções pra tirar o amarelado e o alaranjado é só clicar aqui. […]

  33. […] Pra quem quiser aprender a fazer o banho de brilho perolado, tem a receita nesse post aqui, e pra quem quiser outras opções pra “renovar” o loiro (matização, tonalização, etc) é só clicar aqui. […]

  34. […] Aprenda a Renovar o Loiro […]

  35. […] Pra combater o amarelado e o alaranjado nós podemos lançar mão dos matizadores, dos desamareladores, dos banhos de brilho e dos tonalizantes. De todos gosto mais dos matizadores porque eles tendem a ser mais potentes, agindo mais rapidamente, como expliquei nesse post aqui. […]

  36. SÔNIA MARIA MOTA  19/11/2014 - 21h24

    Oi Ju, gostaria de saber se possa fazer banho de brilho, quando se faz mechas porque tenho o cabelo castalho escuro e fiz mechas. Beijos,

  37. Sandra Magalhães  02/12/2014 - 14h24

    Meu cabelo ficou LARANJA. Ajude-me

    Grata.

  38. Kálita  04/12/2014 - 16h40

    Ju, amei seu post, mas me tira uma duvida por favor, esse final de semana retoquei as luzes, e devido ao tempo mais frio, salão cheio, minhas mechas não ficaram branquinhas como eu gosto, acho que foram lavadas antes do tempo. O que eu deve fazer pra elas não ficarem cor essa cor mais amarela, so com matizador elas não ficam clarinhas. A e eu tbm não gosto de acinzentado, acho mt artificial. beijos.

  39. daiane  16/12/2014 - 01h15

    Oi ju fui no salao e a cabel misturou um matizador a progressiva meu cabelo endureceu na hora ele esta muito pesado devo volta la

  40. Cidinha  21/12/2014 - 18h26

    Ju tenho poucas luzes no meu cabelo e resto de tinta laranja o keraton prata sera se ajuda a esconder um pouco?

  41. Pri Guelfi  09/01/2015 - 18h49

    Conheci seu blog ontem e estou apaixonada e querendo ler tudinho rs…… Parabéns. Adorei o jeito que explica as coisas, é fácil de entender. Bjos

    • Ju  10/01/2015 - 11h34

      Pri, que bom saber disso! ;)
      Beijos

  42. isabel dantas de menezes  09/02/2015 - 12h29

    Oi ju, me ajuda descolori meu cabelo pois quero assumir meus branquinhos, só que na arte da frente ele ficou amarelinho bem claro e atras ficou muito alaranjado, o que eu faço?

  43. maria helenita de assunçao  22/03/2015 - 19h44

    gostei das dicas vou comprar este produto de tirar o laranja q nao gosto.

  44. taynara  27/03/2015 - 16h11

    Oi florzinha, uma vez minha cabeleireira usou bio cale em meu cabelo i eu amei … Queria comprar a linha completa mais n encontro nenhuma revendedora você tem algum site seguro qe eu pudece comprar ‘ ? Desde já agradeço beiiiijos .

  45. Carolina  24/04/2015 - 12h31

    Esse banho de brilho para qq loiro ????

  46. Rebeka  25/04/2015 - 08h02

    Ju, tempo desses vc fez um banho de brilho acinzentado perolado.. Entre ele e o somente perolado qual vc prefere?

  47. Jayne  25/04/2015 - 12h30

    Ju se eu fizer o banho de brilho da keraton, vai mudar a cor da raiz que está natural?

  48. Danielle soares  25/04/2015 - 14h26

    Boa tarde Ju,tem como vc me dar uma dica como disfarça a raiz preta das luzes eu fiz em Dezembro e não posso descolorir até julho meu cabelo está danificado por causa das luzes e progressiva estou usando o extremeup e já está melhorando mais eu quero tentar aguentar mais tempo sem retocar a raiz obrigada

  49. nara  13/05/2015 - 12h25

    Ju eu so tenho luzes nunca coloquei tinta quero clarear mais meu cabelo so que acho que ele nao vai aguenta o que vc me aconselha pra clarear mais

  50. Rosana  14/09/2015 - 19h07

    Ju tenho só tintura nos meus cabelos e passo produtos matizadores e ele acaba ficando meio vermelho, daí me falaram que esses produtos só agem em cabelos descoloridos, com mechas. Vc sabe se é isso mesmo? Uso tinta 9.12 com o de 30vol. Daí passo aquele Keaton cinza e ele escurece a cor e depois fica avermelhado.

  51. graziella  08/10/2015 - 12h25

    ola , gostaria de saber como funciona a questão do creme branco , seria um especifico ou qualquer creme branco ?

  52. Kelli  23/12/2015 - 11h53

    Olá… AMO suas postagens… Queria saber o que você acha do Richesse Clear para banho de brilho em loiras. Já testou? Parabéns pelo trabalho… :)

  53. Lidiane Borges  13/01/2016 - 10h37

    Bom dia Ju, Tenho o cabelo tingido de loiro escuro. Vc sabe se consigo clarear usando esses cremes matizadores?

  54. Michele  07/03/2016 - 17h40

    Ju logo após descoloração devo usar somente tonalizante? Com Ox de 10 volumes ou posso usar tinta com ox de 10 volumes pra matizar?
    Me ajuda?

  55. (Lyah)  26/03/2016 - 13h18

    Ju…moro no Japão e minhas mechinhas estão feias, fui a um salão e me deixaram com as mechas laranjas. O laranja e os danos consegui recuperar com muito custo. Tenho cabelos castanhos escuros com mechas loiras, Agora está aparecendo muito a raiz escura, pensei em eu mesma dar um ¨jeitinho¨Vc falou num post sobre pós descolorantes que abrem rapidamente os tons e não agridem muito o cabelo…pensei em pedir pra minha filha trazer do Brasil agora em Abril. Tenho poucos cabelos, finos e a raiz castanha escura. Qual vc recomenda para mim? Alguma tinta especial? Por favor preciso das suas dicas pois estou DESESPERADA!!! SE tiver os produtos no ebay posso encomenda lo…ou peço mesmo no Brasil , oq vc acha flor? beijos.

  56. Gabriela Sequeira  16/06/2016 - 14h54

    Juuu, fiz um banho de brilho ontem usando a tinta 11.111 da imedia ice colors ( onde moro é impossível de encontrar tinta profissional). A receita que usei foi tipo a do teu banho de brilho só usei ox de 20 e mais creme branco, ou seja, mudei as quantidades… Deixei uns 20 min e onde tinha mecha e ficou beeem cinzinha puxando pro branco. Eu amei. Meu loiro estava completamente oxidado. Renovou total. As vezes a gente inventa umas coisas e dão ceerto. Kkk o cabelo quase nao resecou. Usei o protetor que vem no kit. Tudo. Só nao usei a ox.que vem por que era de 30. Realmente gostei da minha invenção.

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…