Vizcaya
20.01.2015

Como Fazer Uma Monografia Incrível?

Esse é um tema que não tem nada a ver com um blog de beleza, mas o JV é o meu mundo, e a monografia já fez parte desse mundo, e quando, tempos atrás, falei um pouco sobre isso recebi vários pedidos pra falar mais sobre o assunto. Pois bem, vamos lá!

Eu amei a minha monografia, mas foi, com certeza, uma das coisas menos serenas que já fiz na vida porque passei meses completamente envolvida e surtada. Sério, eu só falava sobre isso, pentelhava todo mundo, fiz todo drama do mundo e me recusava a entregar a 5 páginas  mensais (ou eram semanais? Não lembro!) porque tinha medo de não estar fazendo o melhor, tremia na base só de pensar em ser criticada pelo professor, em passar vergonha e coisas do tipo. É, eu era dessas! rs

Mas no fim deu tudo certo e,  apesar de fazer a apresentação sentada porque não tinha perna pra aguentar o nervoso do julgamento alheio, tirei 10 e o trabalho foi indicado pra publicação. Fiquei orgulhosa!

monografia

E, no fim, o que me apavorou por meses foi uma benção, de verdade, porque foi ali que vi que o que mais gosto de fazer na vida é escrever e que é isso que, de uma forma ou de outra, sempre vou fazer, sempre!

Como tudo na vida, não existe receita de bolo, mas vou dividir com vocês o que acho, pela minha experiência, que pode ajudar!

1. Escolha um tema que você goste, que te motive de verdade

Muita gente não tá nem aí pra monografia e quer o tema mais fácil (e não tem nada demais nisso, viu gente?), e a grande maioria faz o lógico, que é escolher um tema que “domine”, que tenha familiaridade. Pois eu aconselho ir pelo caminho oposto e escolher não  o que você sabe, mas o que você gosta, o que te desafie, o que te impulsione, que te motive.

monografia

A razão é bem simples: você vai precisar se dedicar muito e vai chegar um momento em que a coisa vai “pesar”, que vai ficar chato, que você estará exausto, e quando isso acontece a gente só segue em frente de verdade se a coisa for motivadora, sabe? Comigo, pelo menos, é assim!

2. Escolha um bom orientador

A escolha do orientador é vital, porque ele serve como um “farol”. Um bom orientador te sugere uma boa lista de livros, artigos e autores que vão servir de base pro seu trabalho, te direciona, debate ideias e te ajuda de verdade.

monografia

No meu caso, escolhi o orientador (Gamil Foppel, meu professor de Penal) antes de pensar no tema. Era alguém que eu admirava, que tinha acesso fácil, que me deixava à vontade, que me direcionou muito bem e que me ajudou imensamente.

3. Planeje o sumário

Quando decidi que queria falar sobre a antecipação terapêutica do parto de fetos anencéfalos, a primeira coisa que fiz foi sentar com meu orientador e planejar o sumário.

monografia

Provavelmente esse não será o sumário final, porque ao longo do estudo a gente descobre coisas novas e tudo muda, mas é muito importante ter um “mapa” pra direcionar a pesquisa, sabe? O mapa é o sumário!

Ah, introdução e conclusão são as últimas coisas a serem escritas!

4. Planeje seu tempo

No meu caso, a monografia foi no último ano de faculdade e a tensão era enorme porque além de estudar as matérias do curso, tinha o estágio, a monografia e a preparação pra OAB.

monografia

Tive um excelente professor de metodologia, mas fui péssima porque não conseguia seguir o cronograma que ele planejou, e hoje sei que se tivesse seguido tudo seria mais fácil, então planejem bem o tempo de vocês, definindo prazos e metas.

5. Pesquise muito

Use sempre a referência da referência, só os melhores, e tente pensar a situação por um ponto de vista diferente, afinal, repetir o que já disseram não tem a menor graça.

Minha monografia foi sobre a anencefalia, mas pra entender todo o contexto saí da parte “jurídica” e fui buscar uma visão “macro”. Quis entender a parte religiosa, a parte história, a parte médica e a parte “real”, de quem passou por aquilo, pra só aí, com uma visão ampla, moldar o meu trabalho do ponto de vista jurídico, o que, em alguns aspectos, foi contra a minha opinião pessoal. Sim, a minha monografia foi um trabalho jurídico e não um texto opinativo.

monografia

Por isso, conselho de ouro: não caia na armadilha de ler apenas os autores que defendam o mesmo que você. Você precisa ler os argumentos contrários e aprender com eles, analisar se existe “fundamento” no que está sendo sustentado e listar os motivos pelos quais você não concorda. Isso enriquece demais o trabalho e faz com que a gente aprenda muito mais.

6. Tenha um fichário

Eu gosto de organizar tudo em tópicos, porque acho que facilita, sabe? Então comprei um fichário grande e dividi em partes, sendo que cada parte (cada uma de uma cor rsrs) era pra um capítulo, e aí fazia mais divisões pra cada tópico daquele capítulo.

monografia

Não escrevi a monografia seguindo uma ordem exata, fui pesquisando e escrevendo por partes, e manter esse fichário com as minhas ideias e conclusões foi bem importante pra “juntar” as ideias, até porque mudei de opinião muitas e muitas vezes (e eu acho isso ótimo!).

7. Esteja com tudo pronto 1 mês antes

Minha mono foi feita “por partes”, e 1 mês antes eu juntei tudo e sentei pra escrevê-la, porque antes disso o que existiam eram “pedaços”, fragmentos, opiniões. Escrevi tudo em 5 dias (quase 90 páginas), li e reli diversas vezes (seguidas!rs), e enviei pra que um amigo médico analisasse a “parte médica”, pra que uma amiga olhasse a parte “constitucional”  e pra que o orientador corrigisse.

Cada observação deles gerava uma nova revisão, uma nova pesquisa e isso se repetiu várias vezes.

Quando ficou tudo pronto, enviei pra formatação (sou péssimaaaa nisso!) e aí foi um problema, porque a pessoa que contratei pra colocar a monografia nas normas da ABNT resolveu fazer uma “correção ortográfica” e surgiram mais vírgulas que tudo!

monografia

O problema foi que ela me entregou no prazo final (era até 10 da noite, não lembro se 26 ou 28 de outubro) e foi um “Deus nos acuda” porque já estava em PDF, eu não sabia como ajeitar e ainda tinha que imprimir todas as vias e encadernar (tava tudo lotado!).

Ou seja, pelo menos 2 dias antes do prazo final esteja com tudo pronto e encadernado, e lembre de avisar a quem for cuidar das normas da ABNT pra não ir além disso! rs

8. Se prepare muito pra apresentação!

Ensaie antes, estude muito a sua monografia e tenha em mente que ninguém sabe mais sobre a sua monografia que você, afinal, você que fez, então não precisa ter medo do que a banca vai perguntar, sabe? Eu tive, e meu orientador me disse exatamente isso, que todas as perguntas estariam dentro da monografia, e que ninguém, além de mim, saberia responder melhor, e é verdade!

monografia

Acontece que eu morria de vergonha de falar em público e morria de medo de não saber responder e passar vergonha, então fiz a apresentação sentada, o que não é ideal, porque a apresentação vale pontos (na Unifacs era assim).

Isso é um resumo do que acho que funciona, de coisas que funcionaram comigo e de coisas que eu deveria ter feito.

monografia

Fiquei em dúvida, no fim, se colocaria ou não o post, mas já recebi tantos pedidos relacionados a isso e ao Direito que acho que pode ser uma boa, vez ou outra, falar um pouco sobre isso, sabe?

E pra quem tá fazendo a mono: vai com calma que tudoooo vai dar certo!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
35 comentários
  1. Laianne  20/01/2015 - 16h16

    O que falar de você Juuuu?! Não é só minha blogueira de beleza preferida, é uma das pessoas mais
    Inteligentes e humildes que conheci! Ainda tenho dúvidas da sua existência! Hahahaha

    • Ju  20/01/2015 - 17h05

      Lai, sua linda, obrigada! <3 E eu existo sim, oxe! kkkk

  2. Soeli  20/01/2015 - 17h55

    Ju pública sua monografia pra nós, disponibiliza em pdf…Eu ia adorar ler sua monografia, com um tema muito interessante . Será que vc existe mesmo hein?! Tô achando que é uma máquina programada pra nos informar de tudo um pouco. Ju vc trabalha como advogada também?

    • Ju  20/01/2015 - 18h34

      So, disponibilizo sim, pode deixar!
      kkkkkkkkkkkkkkkk Existo, eu juro! rsrs
      Trabalho não, não gosto!
      Beijos

  3. Suelen  20/01/2015 - 18h01

    Gente, isso é porque ela é uma “advogada sem um pingo de vocação”!!! Imagina se tivesse??? hahahahah Amei o post, Ju!!! Muito útil, pq nem só de cabelos e pele bonita vivemos nós mulheres, embaixo disso tudo tem que ter um cérebro!! hahahahahahah #GirlPower

    • Ju  20/01/2015 - 18h35

      Su, mas não tenho mesmo, te juro! rs
      Né???? Nós somos muitas em uma só, muitasss!
      Beijos sua linda! <3

  4. Tamara Cristina  20/01/2015 - 18h01

    Oii Ju.. Você é mesmo demais.. :D .. hoje mesmo te mandei um email falando sobre meu trabalho de conclusão de curso.. rsrs.. esse post veio em uma ótima hora.. :D
    Vai ajudar a me organizar melhor.. rsrsrs.. bjs..

    • Ju  20/01/2015 - 18h36

      Ta, eu vi, já te respondo direito, viu? E que bom saber que vai te ajudar! <3
      Beijos

  5. Emanuella  20/01/2015 - 18h10

    Ai Ju tu não existe não. Esse post saiu justamente agora que tô precisando. Ainda não escolhi o tema para a monografia da minna especialização e com essas dicas com certeza, irão ajudar. Bjus!!! Sua linda.

    • Ju  20/01/2015 - 18h34

      Manuuuu, que bom que vai ajudar! A gente meio que surta, né? Nossa, eu fiquei doidinha! kkk

  6. Moema Viana  20/01/2015 - 18h57

    Adorei o post.
    Gostaria de mais postagens sobre isso, to começando o meu tcc!
    bjuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  7. Bruna Bussular  20/01/2015 - 19h27

    Ju, estou no segundo período ainda da faculdade. Mas eu já quero e preciso adiantar a Mono, pois pretendo entrar no Mestrado ainda na Graduação, então não posso deixar para defender a tese e fazer uma mono juntos. A mono tem que estar pronta e de preferência analisada pelo orientador para que no final eu apenas faça os ajustes. Infelizmente já tenho 28 anos, deixei para entrar na faculdade tarde (foi a oportunidade que tive), então tenho que correr contra o tempo, mesmo que isso me “castigue” em termos de trabalho redobrado e estudo e experimentos. Ainda mais na educação física que dependendo do tema, tem que ser testado…
    Sim, boa sorte pra mim, eu sei! rs
    Beijooo

    • Ju  25/01/2015 - 15h51

      Bru, você é retada, viu? E boa sorte, toda sorte do mundo!

  8. Larissa Viana  21/01/2015 - 00h31

    Ju, Gamil foi meu professor no Podium anos atrás- fiz 3 vezes- e na aula de aborto ele sempre falava da sua monografia! Nunca tinha ligado que Juliana Lopes era a Ju blogueira, parabéns!
    Você chegou a publicar? Gostaria de ler, se possível. Bjs

    • Ju  22/01/2015 - 09h47

      Lari, você é daqui da Bahia? Que massa saber disso, já tinham me falado uma vez! rs
      Não publiquei não, mas posso te enviar o PDF, me manda teu e-mail!
      Beijos

  9. Magali  21/01/2015 - 10h47

    Nossa Ju, post super legal. Esse ano tenho que entregar a minha e pode ter certeza que vc me ajudou muitoooo com as suas dicas.

  10. Ana Paula  21/01/2015 - 12h01

    Ju, você sendo linda como sempre! Adoro quado você fala da faculdade e como foi pois estou passando justamente por isso e pelo menos curso. E como nós sabemos o que é ficar surtada, não? Rs
    Também sou super a favor de você disponibilizar a sua monografia pra nós!

    Ah, e se São Paulo não fosse tão longe de Jee com certeza eu já teria ido te conhecer pra ver se é de verdade mesmo, não é possível rs

    Sucesso Ju, obrigada por esse post. Fico aguardando vários outros desse! Um beiiiiiijo!

    • Ju  25/01/2015 - 15h51

      Aninha, sua linda, é pra surtar mesmo mas segura a onda que daqui a pouco passa e a gente sente é falta!rs
      hahahah Poxaaaaa, eu sou de verdade, eu juro! rs
      Vou disponibilizar, pode deixar! Beijo enorme e sucesso no curso!

  11. Cinthya Araujo  21/01/2015 - 14h55

    Nossa Ju, que maravilhoso este post, vai me ajudar muito, este ano sou eu que vou ficar focada na monografia, mais tive que já mudar o tema, porque preciso de dados da empresa , para ficar um bom trabalho , tenho que mostrar os resultados, então mudarei o tema para algo que também precisarei de dados, mais que não vou depender tanto de terceiros, pelo menos eu acho,kkkk, é a primeira vez que comento, e o blog é demais, Parabéns pelo trabalho e dedicação,conteúdos interessantes, e que fala de tudo um pouco, Tudo de bom e Sucesso !!!!

    • Ju  25/01/2015 - 15h49

      Oi Cinthya! Que bom que vai te ajudar, fico feliz!
      E muito obrigada, viu? Sucesso na sua Mono!

  12. Lorrany  21/01/2015 - 16h34

    Aiiii Ju, estou passando por tudo isso no momento!! Tudo junto, monografia, Oab, estagio, trabalho… enfim!
    Eu falei com o prof. orientador queria falar sobre delação premiada no combate ao crime organizado, mas ele disse q era melhor falar so da delação, ai eu desanimei!! Esses dias estava lendo no jus navigandi sobre aborto de feto anencéfalo e fiquei super interessada, mas não sei por onde começar! Gostei das dicas!! Obrigada beijosss

    • Ju  22/01/2015 - 09h44

      Lo, é dose, né? Tudo de vez!
      Se precisar de ajuda é só falar!
      Beijos

  13. Celina Sousa  22/01/2015 - 11h22

    Essa Ju é um “achado” meninas rsrsrs… adoraria ler sua monografia, também vou começar a minha e são tantas dúvidas..

    • Ju  22/01/2015 - 14h57

      Ce, me passa teu e-mail que te mando! <3

  14. Carol  22/01/2015 - 12h28

    Esse post não podia ter vindo em melhor hora Ju! Vou começar meu tcc e adorei suas dicas, serão muito úteis. E parabéns pelo blog, a variedade de temas que você aborda (moda, beleza, comportamento, etc) faz com que esse seja sempre um espaço gostoso de visitar. Não comento sempre por vergonha mesmo haha, mas olho todos os dias o que tem de novo por aqui e adoro, vc é demais.

    • Ju  25/01/2015 - 15h49

      Oi Rol!
      Obrigada minha linda e sucesso na sua mono, viu?
      Ahahah sei como é isso, também morro de vergonha de comentar! rs

  15. Erica  22/01/2015 - 18h38

    Ju, ja ja é minha hora de apresentar a monografia. E tenho o mesmo medo que vc, de falar em publico e não saber responder as perguntas. Rsrs. Acho que vou fazer das suas dicas um mantra! Kkkk

    Me passa sua mono tbm Ju? Meu curso é na área de saúde, e fiquei interessada pelo tema!

    Ah! Já pensou em fazer jornalismo Ju? Acho sua cara, gosta de passar informaçoes, de ler e escrever, e vc demonstra ser muuuito curiosa! Rsrs

    Bjaoo

    • Ju  25/01/2015 - 15h48

      Erica, eu morria de vergonha, tremia, gaguejava, um horror!rs
      Passo sim!
      Já, mas aqui em Jee não tem…

  16. Moema Viana  15/02/2015 - 19h38

    Ju, me passa tua mono por favor! :D
    Bjus linda, adorei o post!!

  17. Jéferson Rafael  22/10/2015 - 18h23

    Gostei muito dessa matéria, eu amo demais esse assunto, recomendo esse site pra todos, sempre que posso dou uma passadinha por aqui, parabéns aos administradores do site.

  18. Moema  02/12/2015 - 10h36

    Ju, fala mais sobre estudos por favor!

  19. Camila  13/02/2016 - 16h59

    Juu, que diva!! Estou fazendo meu Tcc esse ano e já estou super ansiosa e já comecei ele.. Mas sempre me perco um pouco na continuação..
    Não peguei um tema que eu tenha “total conhecimento” mas eu gostei dele..
    Se precisar de uma opinião, posso te enviar?

    Bjoss

  20. Majory  13/02/2016 - 20h56

    JU…
    Comecei a segui-la pq todas as dicas sobre cabelos serviam muito bem pra mim… mas hj ao ler em seu blog o tema q publicou sobre monografia foi simplesmente 10… e fiquei muito feliz ao saber sobre a sua já q tb sou estudante de Direito! Estou muito apreensiva sobre o assunto pq tenho uma filha de 2 anos e tenho medo de não dar conta, sabe?
    Adoro seu jeito de escrever sua simplicidade é cativante.
    Bjs

  21. Carla Castro  26/03/2016 - 16h14

    Estou no meu último ano do curso técnico em imagem pessoal, e confesso que uso as suas dicas e resenhas em meus trabalhos de pesquisas. E agora tenho que preparar meu relatório de aula prática (estágio ), e estou sem orientação. Preciso de fundamentação teórica sobre: cabelo, técnicas de coloração e descoloração, técnicas de escova, técnicas de relaxamento capilar, Tratamento como hidratação, nutrição capilar. Preciso de ajuda, não sei por onde começar. Bjs! Carla.

  22. Moema Viana  21/04/2016 - 18h53

    Ju, pode me mandar a mono em pdf por email?
    bjs

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…