Vizcaya
06.02.2015

O Ritual Diário de Beleza das Japonesas!

Há um tempo atrás a Ju fez post aqui falando sobre os cuidados diários que as asiáticas, mais precisamente as coreanas, tem com a pele (o que não é brinquedo não!), e ela pediu para que eu fizesse um post falando um pouco também como é o ritual das japonesas para manterem aquela pele que nós tanto invejamos (inveja branca, claro!rs)!

Os cuidados de ambas são bem parecidos, mas  fiz este post para explicar melhor como funciona aqui no Japão.

beleza-das-japonesas

Em 2012, eu fiz um curso de introdução a estética, durante um curto período, com uma amiga brasileira que trabalha em um dos vários salões da Menard espalhados por todo o Japão. A Menard é uma empresa muito conceituada aqui no Japão, e tem uma vasta linha de produtos de beleza e cuidados específicos com a pele, que podem ser encontrados também em outros países da Ásia, Oriente Médio, Europa e América do Norte.

Apesar do pouco tempo de curso, deu pra ter uma boa noção dos principais cuidados que as japas têm com a pele, desde a quantidade de produto a ser utilizado, a forma de aplicar este produto, a ordem de aplicação, a leveza que devemos ter nas mãos, enfim, foram lições que eu pratico até hoje, mesmo utilizando produtos de outras marcas.

O ritual diário de cuidados com a pele aqui no Japão é dividido em 6 etapas, que vou tentar explicar para vocês com o máximo de detalhes possíveis:

beleza-das-japonesas

1- Limpeza: Este princípio é muito importante, porque se a pele não estiver bem limpinha todos os outros produtos não vão conseguir penetrar na pele e o resultado não será como o esperado. Portanto, a limpeza é dividida em duas partes, cada uma feita com um produtos diferente. Vale lembrar que se você estiver usando maquiagem ou filtro solar é necessário  usar um demaquilante.

1.1- O Cleasing: É um creme que, em contato com a pele, devido aos movimentos e calor das mãos, vai se transformar em um óleo. Ele deve ser espalhado por todo o rosto, com movimentos suaves e circulares, sempre de dentro para fora e de baixo para cima (esta é uma regra para todos os produtos). Este passo só é finalizado quando você percebe que todo o creme virou um óleo, e isto é sinal de que a limpeza profunda já foi efetuada. Para pessoas de pele muito oleosa não é aconselhável deixar o Cleasing durante muito tempo no rosto. Ao final, é preciso enxaguar o rosto com bastante água.

1.2- O Washing: É um creme que, misturado com a água, vai se transformar em uma espuma bem densa. Você pode misturar com as mãos mesmo ou utilizar aquelas redinhas próprias para isto (a Ju ensinou como fazer nesse post aqui), aqui no Japão encontra fácil em 100 yen shopping (tipo lojas de 1,99 do Brasil). O que vai limpar a sua pele realmente é esta espuma, que quanto mais densa estiver melhor pra “reagir na pele”, o que significa que não adianta passar o creme diretamente no rosto.

beleza-das-japonesas

2- Massagem: Na realidade este já é o terceiro passo se contarmos por produtos né? Esta é a parte que mais gosto, aliás, quem não gosta de uma boa massagem? Ainda mais quando se sabe que ela vai ativar a circulação da sua pele, ajudar a combater as linhas de expressão, o envelhecimento, vai drenar e proporcionar um efeito lifting, vai auxiliar no resultado de todos estes produtos que estão sendo utilizados, além de te relaxar que é uma maravilha! O ideal é você aprender a automassagem e fazer de 2 a 3 vezes na semana. Aqui no Japão tem o creme próprio para massagem, mas algumas pessoas no Brasil usam cremes antiidade.

Pra quem quiser aprender a fazer essa massagem, no site da Menard tem vídeo mostrando o passo-a-passo.

3- Lotion: A loção vai devolver umidade a sua pele, deixando-a mais refrescante e iniciando o fechamento dos poros. Ela pode ser aplicada com um algodão ou mesmo com as mãos.

4- Milk Lotion: É aquela loção mais branquinha, tipo leite mesmo. Ela vai cobrir a superfície da tua pele e ajudar a manter a umidade fornecida pelo produto anterior, além de suavizar e auxiliar na ação do hidratante.

beleza-das-japonesas

5- Cream: É o nosso hidratante, vai proteger a pele, mantendo-a suave e viçosa.

E ainda vale lembrar do filtro solar, que é imprescindível para as japonesas! É comum vermos nas praias aqui do Japão, durante o verão, as japas cobertas da cabeça aos pés, com direito a calça, blusa de manga comprida, luvas, chapéu e guarda sol! Portanto, não se assustem se algum dia vierem passear por aqui e se depararem com uma cena destas, viu? rsrs

Estes são os cuidados diários mais recomendados, tá meninas? Ainda existem os cuidados específicos e produtos para cada um deles.

Se tiverem mais dúvidas e/ou curiosidades sobre os rituais japoneses de beleza por favor enviem nos comentários que vou pesquisar e posto tudinho para vocês.

Beijos

Si Yoko

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
20 comentários
  1. Lorena Freitas  06/02/2015 - 11h03

    Ótimo post, adoro os produtos da bioré, acho que só faltou ilustração e indicação dos produtos que podem ser usados em cada passo.

    • Mone  07/02/2015 - 05h16

      Lore, eu estou pesquisando produtos que possam ser utilizados neste ritual e que seja fácil para vcs encontrarem. Obrigada pelo comentário! Bjo

  2. Emanuellen Trizi  06/02/2015 - 11h05

    E onde a gente encontra esses produtinhos, tipo o cleasing e o washing? Tem algum similar aqui no BR? Dá pra comprar no Aliexpress? hahaha A Menard entrega no BR? QUERO TUDO!

    • Mone  07/02/2015 - 05h20

      Manu, eu estou procurando alguém que comercialize Menard para o Brasil, mas estou pesquisando também produtos similares e mais acessíveis para indicar pra vcs! Bjo

  3. Amanda  06/02/2015 - 11h31

    Ju e Si, podiam nos auxiliar com produtos brasileiros par cada etapa.. pq tenho certeza que assim como eu.. não sabe quais são os produtos especificos para cada etapa do ritual…

    • Mone  07/02/2015 - 05h21

      To pesquisando e assim que tiver uma posição faço post flor! Bjo

  4. Ana Sales  06/02/2015 - 11h50

    Seria bom termos tempo e paciência para cumprir todo este ritual não é garotas? Será que o dia delas tem 48 hs?..rsrsr, mais vale a pena com certeza.A pele destas mulheres são lindas

    • Mone  07/02/2015 - 05h22

      Vale muito a pena sim Ana!!! Bjo

  5. Edilaine Freitas  06/02/2015 - 11h52

    Que bacana informação nunca é d+ adorei aprender tudo isso bjo linda obrigada por compartilhar com a gente

    • Mone  07/02/2015 - 05h22

      Obrigada a você pelo carinho minha flor!!! Bjo

  6. Ana Sales  06/02/2015 - 12h03

    Jú..manda a receita do creme de cebola por favor, por favor…apesar de sua intenção não ser induzir ninguém a seguir a sua dieta, mais acredito que algumas assim como eu tem aproveitado muito as suas receitas e dicas, e tenho tirado muito proveito de todas elas, tenho melhorado bastante as minhas saladas e com suas receitinhas e as mudanças que venho fazendo já perdi até alguns quilinhos e agradeço muito por isto. Tenho acompanhado e feito as saladas sugeridas, e estou amando come-las principalmente a noite..quando a vontade é de comer as panelas..rsrs..
    Bjs Jú

  7. Giovana Rodrigues  06/02/2015 - 12h24

    Que massa! Uma pena não ter os mesmos produtos…rs. Si, fala um pouco pra gente sobre a alimentação japonesa que dá essa vitalidade e essa expectativa de vida toda! Bj

    • Mone  07/02/2015 - 05h24

      Ótima sugestão Gio!!! Pode deixar que providenciarei um post em breve… Bjo

  8. Fernanda  06/02/2015 - 12h38

    Onde encontro esses produtos no Brasil?
    Abracos!
    Fernanda.

    • Mone  07/02/2015 - 05h31

      Nanda, eu entrei em contato com uma amiga que trabalhava com a Menard aqui no Japão e que agora está no Brasil. Ela é do Paraná e lá ela está atendendo com os produtos da Menard, mas ela não está vendendo, está usando o estoque que levou. Ela me disse que está pesquisando uma forma de levar os produtos para o Brasil e também está testando produtos daí que tenham tanta eficiência quanto. Assim que tiver novidades posto pra vcs! Bjo

  9. Nereide  06/02/2015 - 13h58

    Muito Legal!

  10. Diana N.  06/02/2015 - 20h05

    Faz depois um post ilustrativo com produtos, por favooooor!

    Gostei muito do post, de facto as meninas japonesas são fantásticas nos cuidados de pele e depois nota-se muito bem o resultado nas peles maravilhosas delas.

    Se puder, faz um post ilustrativo? Seria ótimo de fizesse com produtos mais ‘universais’ e com produtos japoneses como a Bioré.

    Beijinho.

    • Mone  07/02/2015 - 05h32

      Pode deixar que farei sim Diana!!! Bjo

  11. Italany  11/01/2016 - 13h52

    Oi Ju,

    Tudo bem?

    Tem como postar os nomes dos produtos usados pelas asiáticas mais indicados?

    Obrigada

  12. […] a Si, que mora lá no Japão, explicou no post sobre o Ritual de Beleza das Japonesas, a limpeza da pele é super importante por lá, e ela é dividida em duas partes, feita com […]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…