23.07.2015

Como saber se uma máscara é nutritiva?

No post de ontem expliquei como identificar se o cabelo precisa de nutrição, qual o tipo de cabelo que mais precisa desse tipo de tratamento, a frequência de uso e algumas coisinhas mais (veja aqui), e hoje vou mostrar como saber se uma máscara é nutritiva.

O que a nutrição faz é a repor lipídeos e pra fazer isso isso os produtos precisam ter ativos que façam a reposição lipídica, que, via de regra, são ceramidas, óleos e manteigas vegetais.

Como expliquei no post sobre como identificar uma máscara hidratante, pra identificar em qual “categoria” se enquadra um produto, é preciso fazer basicamente 4 coisas: analisar o rótulo, analisar a composição, analisar a textura e observar o resultado do produto no seu cabelo.

como saber se uma máscara é nutritiva

Analisando o rótulo

Tudo seria lindo se as máscaras fizessem o favor de informar especificamente qual é a sua função, mas isso quase nunca acontece e não são poucos os produtos que dizem ser uma coisa quando, na verdade, são outra.

Mas, se no rótulo vocês encontrarem algo como  nutritiva/de nutrição, “nutrition” ou “butter treat”, já é indício de que o produto pode ser nutritivo. Digo “indício” porque tem muito produto de nutrição que no rótulo vem especificando que é de hidratação e por aí vai. Ou seja, observe isso, mas não fique “preso” nessas especificações.

Analisando a composição

Esse é um costume que a maioria não tem, mas que é essencial, porque o rótulo pode mentir, mas a composição não!

Claro que é impossível listar todas as substâncias nutritivas, porque são muitas, mas, no geral, os óleos e manteigas vegetais (oil/butter), e também as ceramidas, são nutritivos, e são também os ativos de nutrição que mais estão presentes em produtos desse tipo: as ceramidas, a manteiga de karité (Shea Butter), a manteiga de abacate (Avocato Butter), a manteiga de murumuru (Murmuru Butter), a manteiga de cacau (Theobroma Cacao Butter),  a manteiga de tutano (Marrow Butter), a manteiga de cupuaçu (Cocoa Butter), manteiga de bacuri, manteiga de manga, manteiga de tucumã, manteiga de macadâmia, óleo de coco (Coconut Oil), óleo de abacate (Avocato Oil), óleo de argan (Argania Spinosa Oil), óleo de oliva, óleo de pracaxi e muitos outros.

como-saber-se-uma-máscara-é-nutritiva

Aqui vale lembrar que nem todo óleo é somente nutritivo, como o óleo de jojoba e o de rícino, por exemplo, que têm uma ótima ação hidratante. Ah, e não pode esquecer que a grande maioria das máscaras, inclusive as altamente nutritivas, não contém apenas substâncias nutritivas, mas também hidratantes e, em muitos casos, reconstrutoras pra balancear a coisa toda e fazer com que essas substâncias trabalhem em conjunto pra melhorar o efeito da máscara e o resultado no seu cabelo.

É comum vocês encontrarem nos produtos nutritivos as expressões “oil” (óleo) e “butter” (manteiga) após o nome do extrato, como “avocato butter” (manteiga de abacate) e “avocato oil” (óleo de abacate), então fiquem atentas a isso.

No mais, é de fundamental importância observar a ordem em que os ativos estão no rótulo, já que os que aparecem primeiro são os que, comumente, estão em maior concentração, e se os ativos nutritivos aparecem no início da composição, é altamente provável que seu efeito seja mais nutritivo.

 Analisando a textura

A análise da textura dos produtos nutritivos, sobretudo das máscaras, é a mais fácil porque elas geralmente são mais grossas, pesadas e, principalmente, oleosas. Existem exceções? Aos montes, mas esse é mais um aspecto pra que a gente possa analisar, né?

como-saber-se-uma-máscara-é-nutritiva

Analisando o resultado

Analisar o resultado no seu cabelo é uma das coisas mais importantes, porque, como já expliquei por aqui, “uma mesma máscara, a depender dos ativos, pode proporcionar resultados bem diferentes. Assim, por exemplo, se a máscara for, ao mesmo tempo, hidratante e reconstrutora, ela pode, em um cabelo, ter um efeito mais reconstrutor , e no outro ter um efeito mais hidratante, pois isso depende do estado do cabelo.”

As máscaras de nutrição tendem a deixar o cabelo mais sedoso, com mais “peso”, enquanto as máscaras mais hidratantes deixam os fios sedosos e bem leves. Os produtos nutritivos tendem a “domar” melhor o cabelo, a ajudar mais no controle do frizz e a deixar os fios mais suaves ao toque, mais “molinhos”.

Mas, uma mesma máscara pode, por exemplo, deixar o cabelo com mais peso, sedoso, soltinho ou encorpado, por exemplo, o que significa que a sinergia dos ativos presentes nelas garantiram, também, um resultado nutritivo e hidratante ou nutritivo e reconstrutor (amo!).

Pra quem quiser opções de produtos nutritivos, mostrei nesse post aqui as minhas máscaras preferidas, e nesse aqui as preferidas baratinhas, e quero saber quais as preferidas de vocês!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Jenifer  23/07/2015 - 14h08

    Jú, meu cabelo tem progressiva e mechas, qual a máscara mais indicada?
    Acompanho sempre o seu blog e ááádoro <3'
    beeeijo :*

  2. Jenifer Oliveira  23/07/2015 - 14h32

    Oi Ju, eu tenho progressiva e mechas, qual a mascara mais indicada pra mim?

    • Ju  24/07/2015 - 10h54

      Jen, vc precisa mais de reconstrução!

  3. Vivy Pereira  23/07/2015 - 16h29

    No momento a minha preferida é a Morte Súbita da Lola cosméticos. =*

  4. Eliana  23/07/2015 - 17h14

    É bem assim mesmo,confusão:tem máscara que se se diz “nutrição de impacto”,mas o colágeno é o chamariz principal,diz ter “lipossomas” mas o resultado no cabelo é mais para reconstrução.Daí não se entende se a marca quer atrair pela “variedade” do que promete no lugar de especificar e restringir os possíveis usos.

  5. Karina  23/07/2015 - 17h24

    JuH eu andei usando da Inoar com proteínas do trigo e macadâmia ela eh boa ajuda até deixar o cabelo mais branquinho, ja essa Morte Súbita d Lola eu e minha irmã não conseguimos ver o resultado que tanta gente fala,inclusive da última vez que usamos estava parecendo uma Cola (aquela tenas), mas o da Inoar enriquecendo ela da pro gasto.

  6. Millena Mayra  23/07/2015 - 21h57

    Ju linda as máscaras que contém oléo mineral ou parafina sempre diz na composição?? Pq estava olhando uma máscara no supermercado que custa apenas 6 reais e li sua composição e não apresenta óleo mineral nem parafina, fiquei surpresa pois achava que essas máscaras baratas sempre tinham parafina ou oléo mineral!

    • Ju  24/07/2015 - 10h53

      Mi, diz sim, e tem máscara baratinha sem óleo mineral, e muitas das caras, a maioria, tem, e muitas que tem eu uso e amo! rsrs

  7. Jéssica  23/07/2015 - 23h44

    Ju, amo tudo a fala… e tb amo a maneira q vc fala. Parabéns pelo seu trabalho!
    Gostaria de saber um pouquinho sobre a linha OM óleo de argan da yenzah, pq custa poucas dilminhas rs . O pessoal tá falando bem e gostaria de saber sua opinião! Da um help kkkkkkk
    q meu cabelo não tá legal :/

    Bjs

    • Ju  24/07/2015 - 10h52

      Jessi, MUITO obrigada! <3
      Olha, usei essa linha muitos anos atrás e lembro que gostei bastante!

  8. Edilaine Freitas  24/07/2015 - 08h52

    eu amei esse pos vou seguir suas dicas adoooro bjo

  9. Danny  24/07/2015 - 13h13

    Deeeessa vez serei mais breve. Kkkkk. O ideal é usar várias máscaras ou manter a mesma por certo tempo (claro que cada uma para cada função)?! Porque assim, né, já estou com várias máscaras indicadas pela MELHOR blogueira que já vi. Beijos sua LINDA!

  10. Celly  24/07/2015 - 21h02

    Oi Juh,adoro o seu blog e to sempre aqui e la no instagram e queria tirar uma duvida : tenho 15 anos e faço selagem no meu cabelo mas minha raiz já esta bem grandinha porque meu cabelo cresce muito rápido e ultimamente a raiz tem ficado bastante ressecada principalmente quando eu passo o shampoo que no momento é o hidrocauterização da pantene,a raiz embaraça bastante o que não acontece no comprimento que esta bem hidratado.O que eu faço ?

  11. Celly  24/07/2015 - 21h04

    Posta dicas de como manter a raiz do cabelo lisa !

  12. Anelise carvalho  24/07/2015 - 22h02

    Olá querida! amo seu blog tu é uma guria muito simpática e inteligente, e muito linda também, eu preciso uma indicação sua de um otimo pó descolorante, vi que vc já falou do tec italy, ele é bom mesmo? beijão.

  13. Danny  25/07/2015 - 17h32

    Ju, parabéns pelo seu blog! Tenho aprendido demais com ele. Eu nunca entendi muito bem sobre hidratacao, umectacao e tem me ajudado demais!
    Eu sou morena e faço luzes, já estava desistindo de clarear o cabelo por conta de nao saber cuidar e agora esta tudo certo!
    Obrigada e parabens!!!
    Outra coisa que gosto muito eh q vc da dicas de produtos p todos os bolsos valeu

    • Ju  28/07/2015 - 08h41

      Danny, obrigada, minha linda! <3
      Ahh, mas tem que dar, né? Ninguém aguenta só comprar produtos caros!

  14. Cristina De Vincenzo  25/07/2015 - 19h13

    Oi Ju, gostei da matéria, mas sabe que sempre tenho uma duvida crucial na compra da máscara: tenho cabelo cacheado (seco) e pintado… nunca sei se compro para cabelo cacheado (nao gosto nadica de aloe no cabelo – resseca) ou para quimicamente tratado… geralmente compro e tenho que “turbinar” com bepantol líquido ou outra ampolinha… bjs Cris

    • Ju  27/07/2015 - 14h53

      Cris, eu procuraria as reconstruções nutritivas ou as nutrições reconstrutoras, olharia os rótulos, sabe?

      • Cristina De Vincenzo  27/07/2015 - 15h51

        Legal Ju, vou ficar atenta… Obrigada pela resposta, depois te conto ;-)

  15. Edilma Santos  14/05/2016 - 13h23

    Amei as dicas, ja comecei a fazer.
    Bjs

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…