22.07.2015

Nutrição Capilar: O Guia Completo!

Falo sempre de nutrição capilar por aqui, e é fato que os produtos nutritivos são os meus preferidos, mas sempre que posto algo sobre o assunto surge a dúvida de como identificar se o cabelo precisa ou não de nutrição.

Já fiz um post aqui, tempos atrás, mostrando, em linhas gerais, como saber se o cabelo precisa de hidratação, de nutrição ou de reconstrução (veja aqui), mas como também já tinha feito um só sobre hidratação (post aqui), resolvi também fazer um sobre nutrição e outro sobre reconstrução, porque assim dá pra sanar as dúvidas mais comuns.

nutrição capilar: Como saber se o cabelo precisa de nutrição

O que é Nutrição Capilar

Pra gente conseguir identificar do que um cabelo precisa, temos que olhar qual é a sua composição, de que ele é formado, e o nosso cabelo é formado basicamente por 90% de queratina (proteína que contém 18 aminoácidos na sua estrutura), 8% de água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% de minerais diversos.

Sabendo disso é fácil notar que o cabelo precisa de proteínas (reconstrução), de água (hidratação), de lipídeos (nutrição), além de minerais e outras coisinhas que falaremos depois. Como a maior parte do cabelo é formada por queratina, muita gente vai logo achando que o que o cabelo mais precisa, o tempo todo, é de queratina, que essa é a parte mais importante, e a coisa não é exatamente assim, pois todos os nutrientes são igualmente importantes.

O que acontece é que, a depender das necessidades do cabelo naquele momento, a gente vai priorizar uma coisa ou outra, e se engana quem pensa que só quem faz química capilar precisa tratar os fios, porque a verdade é que o cabelo perde nutrientes o tempo todo e isso precisa ser reposto, variando somente na “potência” e constância da reposição.

Qual cabelo precisa de nutrição?

Todo cabelo, em um momento ou em outro, em maior ou menor grau, vai precisar de nutrição, mas alguns tipos se beneficiam mais de produtos com maior potencial nutritivo, que são aqueles que são ricos, principalmente,  em óleos e manteigas vegetais (nesse post aqui tem uma listinha das principais substâncias nutritivas).

nutrição capilar: Como saber se o cabelo precisa de nutrição

De modo geral, os fios cacheados, afros e crespos são os que mais necessitam de nutrição, e o que melhor respondem a esse tipo de produto, sobretudo porque a forma espiralada desse tipo de cabelo impede que a oleosidade natural se espalhe pelo comprimento e pontas, o que deixa o cabelo desalinhado, com mais frizz e também mais poroso.

Quem tem cabelo mais cheio, com muito frizz ou indomável, assim como quem tem mais porosidade nos fios e quem faz química, também se beneficia demais dos produtos nutritivos.

E sim, as meninas de cabelos finos e oleosos podem usar produtos nutritivos, desde que eles sejam mais leves, que possuam uma concentração menor de substâncias nutritivas, que sejam enriquecidas com óleos ou manteigas que não “pesem” tanto, então é tudo uma questão de escolher com cuidado.

Como saber se o cabelo precisa de nutrição?

A primeira coisa que você vai fazer é olhar pro seu cabelo. Ele está com muito frizz, tá desalinhado e sem definição, tá sem brilho,  tá com o volume “descontrolado” ou tá poroso? Ele precisa de nutrição!

Agora sinta seu cabelo, tente sentir a textura dele… Um cabelo bem nutrido fica mais sedoso, mais “molinho” e os dedos deslizam mais facilmente, e se isso não acontece, se ele parece meio duro, é hora de investir numa boa nutrição!

E aqui já aviso que o fato de precisar de nutrição não significa que ele não precise também de hidratação e/ou de reconstrução, e o ideal é, na maioria dos casos, buscar máscaras mais balanceadas, que tragam ativos que façam não só a reposição lipídica, mas também a reposição hídrica e a protéica.

nutrição capilar: Como saber se o cabelo precisa de nutrição

Meu cabelo, por exemplo, é cacheado e sempre precisou mais de nutrição que de qualquer outra coisa, e mesmo depois de tantas químicas, continuo achando que ele responde melhor a produtos que tenham um bom poder nutritivo.

Claro que aposto em reconstruções, e aposto muito, já que ele é quimicamente tratado e precisa disso, mas não abro mão de produtos nutritivos, que é, na verdade, o que mais uso, mas isso, claro, vai depender de cada cabelo.

Quando Nutrir os Cabelos?

Não gosto de regras fixas porque um cabelo nunca é igual ao outro, então as necessidades sempre serão diferentes, o que significa que a frequência também será diferente, afinal, cabelo é igual menino birrento: cada hora quer uma coisa e tudo tem que ser como ele quer!

Falei mais sobre isso no post do Cronograma Capilar (clique aqui), e eu faço da seguinte forma: no geral, uso máscara nutritiva uma vez na semana, e faço também uma umectação, que é maravilhosa pro cabelo e que expliquei certinho nesse post aqui.

Mas, quase sempre fujo a minha própria regra, e nessa fase de pós luzes, por exemplo, tô usando nutrição adoidado, inclusive após a reconstrução, porque tô sentindo uma necessidade enorme de coisas que “amoleçam” e domem os fios. Ou seja, “ouça” o seu cabelo e dê o que ele pede, no momento que ele quiser, porque quem manda é ele e ponto final!

nutrição-capilar--Como-saber-se-o-cabelo-precisa-de-nutrição

Como fazer nutrição capilar?

A nutrição capilar pode ser feita com máscaras de nutrição, óleos e manteigas vegetais. As umectações são extremamente úteis para nutrir os cabelos, e a gente pode usar diversos tipos de óleo, inclusive o azeite de oliva.

São muitas as formas de fazer umectação, e já mostrei aqui no blog 10 formas de usar óleos vegetais nos cabelos, lembram? Pra quem gosta de misturinhas, uma boa forma de ter uma nutrição capilar caseira é usando algum óleo vegetal para potencializar as máscaras que você já tem em casa. Basta acrescentar 5 gotinhas e usar a máscara como de costume.

Qual máscara escolher?

Já faço um post explicando como identificar certinho as máscaras nutritivas, e mais uma vez bato na tecla de que a escolha é individual, vai depender do seu cabelo, de como ele está, e, justamente por isso,  uma máscara que é incrível pra mim pode não ser pra você!

Pra quem quiser sugestões, vejam essas aqui:

No próximo post a gente fala mais sobre nutrição, mas se tiver alguma dúvida sobre nutrição capilar é só deixar aqui nos comentários!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
19 comentários
  1. Abgail  22/07/2015 - 14h56

    Meu cabelo já melhorou muito depois que comecei a acompanhar o blog! Adoooro a sessão #pechincha e já virou mania ver se vc resenhou alguma coisa antes de comprar qualquer produto kkkk!! Mil bjinhos :D

    • Ju  23/07/2015 - 07h57

      Ôoooo coisa linda, que bom saber disso, que bom! :)
      Beijos

  2. Pat  22/07/2015 - 15h26

    Juuuu, você já usou a linha de repositor de massa da Bioextratus?
    Se sim, o que achou? Adorei a embalagem, mas me segurei e não comprei. Preciso antes, da sua opinião rsrs. Bjo

    • Ju  23/07/2015 - 07h56

      Pat, qual é? É uma meio vinho?

      • Pat  23/07/2015 - 11h00

        Não Ju. Uma preta.

      • Ju  23/07/2015 - 12h11

        Conheço não!

  3. Vivy Pereira  22/07/2015 - 16h08

    Oi Ju, meu cabelo também é cacheado e com luzes, e como seu AMA produtos nutritivos. No momento tenho usado o Morte Súbita da Lola Cosméticos, você já usou?
    Por sinal, gosto muito da marca e pouco vejo você falar sobre ela …

    Beijossss =*

    • Ju  23/07/2015 - 07h57

      Vivy, é que aqui não vende Lola, nunca achei!
      Nunca usei ela não..
      Beijos

  4. Karina  22/07/2015 - 16h51

    Juh sempre temos dúvidas, tem hira que sinceramente tem hora que eu não sei oq fazer no meu cabelo…..nutrição sempre éa aposta mais correta,sempre que faço uma nutrição tento deixar ela mais hidratante tbm(digo coloco glicerina, benpantol)su faço errado?? E outra pergunta aproveitando a oportunidade as pontas duplas eu faço errado viver cortando???? Bjuuhhh ^^

    • Ju  23/07/2015 - 07h56

      Kari, tá fazendo certo! Faz umectação nas pontas, ajuda, mas só o que resolve mesmo é tesoura!

  5. Julia  22/07/2015 - 23h09

    Ju, quero te fazer uma pergunta que nao é sobre este assunto, mas não conseguir achar outra forma de te perguntar, o que vc acha sobre a selagem térmica da cadiveu??

    • Ju  23/07/2015 - 07h55

      Ju, já usei essa selagem uns 4 anos atrás e, a princípio, adorava. Até que meu cabelo, mesmo cuidando com os melhores produtos, começou a detonar, aí parei de usar, e foi bem na época que comecei a pesquisar mais sobre os ativos, sabe? Eu não recomendo não!

      • Julia  23/07/2015 - 13h29

        Obg Ju!!

  6. Fernanda  23/07/2015 - 08h47

    Oi Ju, vc já usou o exímia fortalize? Minha dermato me receitou ele. Meu cabelo está caindo mto… Queria sua opinião! :) beijo adoro vc!

  7. Jenifer  23/07/2015 - 14h36

    Oi Jú, tenho mechas e progressiva o que posso fazer pra “ajudar” o meu cabelo a permanecer lindo ? :)

    • Ju  24/07/2015 - 10h54

      Muita reconstrução, principalmente!

  8. Edilaine Freitas  24/07/2015 - 09h02

    O meu cabelo tá mesmo precisando de nutrição,reconstrução e muita hidratação to vendo se consigo fazer mesmo um cronograma capilar pq ta osso viu rsrsrs amei essas dicas

  9. Dani Vargas  26/07/2015 - 20h45

    Oi Ju tudo bem? Sigo há um tempo seu blog e me ajudou muito a recuperar meus cabelitchos depois de um corte quimico por luzes mal feitas… fiquei um ano sem fazer luzes montei o cronograma e encaixei nele todas as dicas que nos deu com tratamentos caseiros muuuuuito obrigada, ele e eu só temos a agradecer rsrs!!!
    Bom mas, sou cacheada e luzes é a unica quimica… antes adorava usar ele natural e ficava lindo mas agora que tá mais saudavel ele não tá funcionando não sei pq, tá com muito frizz e volume e tentei evitar escova e chapa mas como não tá bonito natural to tendo que cair em tentação, no dia que faço nutrição dá uma acalmada mas só no dia… Há uns dias venho pesquisando uma forma menos agressiva e definitiva pra reduzir volume (não quero ficar lisa), realinhar e abrir os cachos, daí me deparei com 3 dúvidas: Tioglicolato que tenho meeedo, e vi dois produtos no patricinha esperta inclusive escritos por vc, um é sobre a escova primmer da Wella e o outro a Hair App… o que acha que poderia encaixar no meu caso? jà que estrago por estrago a chapinha e a tração da escova (tenho que escovar msm e não só secar) acabam acontecendo. Bjo obrigada!!

O que você acha do JV?
Oi Ju tudo bem ? O meu cabelo sofreu corte químico e eu tô cortando direto Eu quero saber se quando eu terminar de tirar…
As coisas estão dando errado por aí? A melhor planta para sua casa! Usos mágicos da camomila! 5 Usos mágicos do Cravo da índia O que não te contaram sobre Limpeza Energética! Mentiram pra você sobre Hidratação Capilar Qual a causa emocional da sinusite? Enxaqueca: qual a causa emocional?