20.09.2015

O Poder da Palavra

é muito maior do que você imagina!

Ontem, lá no insta (@jurovalendo, segue lá!), falei um pouquinho sobre o tal do “poder do pensamento”, que é real, mas não tão raso como fazem parecer, e hoje de manhã acordei com “um livro na cabeça” e quis compartilhar uma parte dele aqui com vocês.

O livro, Os Quatro Compromissos,  é do Miguel Ruiz, é bem simples e falei dele por aqui no início do ano (veja aqui), lembram? Ele fala de quatro compromissos que precisamos firmar com nós mesmo pra transformar as nossas vidas, transformando o nosso interior, e o mais importante dele é a impecabilidade da palavra.

Vou colocar os trechos que mais me chamaram a atenção:o poder da palavra

“1. A palavra é o poder que você tem de criar. Sua palavra é o dom que vem diretamente de Deus.Mediante a palavra você expressa seu poder criativo. É por meio da palavra que você manifesta tudo. Independentemente de qual língua você fale, sua intenção se manifesta por intermédio da palavra. O que você sonha, o que você sente e o que você realmente é será manifestado mediante a palavra.

2. A palavra não é apenas um som ou um símbolo escrito. A palavra é força,  é o poder que você possui de expressar-se e comunicar-se, de pensar, e, portanto, de criar os eventos em sua vida. A palavra é a mais poderosa ferramenta que você possui como ser humano; é a ferramenta da magia. Porém, como uma espada de dois gumes, sua palavra pode criar o sonho mais belo ou destruir tudo ao seu redor.Uma das lâminas é o mau uso da palavra, que cria um verdadeiro inferno. A outra lâmina é a impecabilidade da palavra, que apenas cria beleza, amor e o céu na Terra. Dependendo de como é usada, a palavra pode libertar você ou pode escravizá-lo mais do que imagina.Toda a magia que você possui está baseada em sua palavra.

3. Cada ser humano é um mágico, e podemos colocar alguém sob encantamento com nossas palavras ou libertar alguém de um encantamento. Lançamos encantamentos a todo instante com nossas opiniões.

4. Ser impecável com sua palavra é não usá-la contra você mesmo. Se eu o vir na rua e o chamar de estúpido, parece que estou usando a palavra contra você. Na realidade, estou usando minha palavra contra mim mesmo, pois você vai me odiar por isso, e o seu ódio não é bom para mim. Portanto, se eu ficar zangado e com minha palavra mandar todo o veneno emocional para você, estou usando minha palavra contra mim.

5. Usamos a palavra para amaldiçoar, culpar, encontrar remorso, destruir. Claro, podemos usar no sentido correto, mas não com muita freqüência. Na maior parte do tempo usamos a palavra para espalhar nosso veneno pessoal – para expressar raiva, ciúme, inveja e ódio. A palavra é magia pura – o presente mais poderoso que temos como seres humanos – e a usamos contra nós mesmos. Planejamos vingança. Criamos o caos no mundo. Usamos a palavra para criar ódio entre raças diferentes, entre pessoas diferentes, entre famílias, entre nações.

o poder da palavra

6. O mau uso da palavra é como empurramos uns aos outros para baixo e nos mantemos em estado de medo e dúvida.

7. Sempre que escutamos uma opinião e acreditamos nela, fazemos um compromisso que se torna parte do nosso sistema de crenças.

8. Ser impecável com a própria palavra. Este é o primeiro compromisso que você deve fazer se quiser ser livre, se quiser ser feliz. Use a palavra para espalhar o amor. Use magia branca, começando com você mesmo. Diga a si próprio quão maravilhoso você é, como é grande. Diga a si mesmo como gosta de você. Use a palavra para quebrar todos os pequenos compromissos que o fazem sofrer.

Acredito demais em tudo isso que está escreto acima, e tento, todos os dias, “vigiar” não só o que penso, mas o que falo, pra criar ao meu redor um mundo de beleza e harmonia, um mundo onde as pessoas gostem e acreditem em si mesmas, onde as pessoas só falem o bem, e espalhem o bem.

Claro que não é fácil, é muito difícil, aliás, e não são poucas as vezes em que eu, humana e imperfeita, me pego falando coisas que não deveria, mas ser impecável com minha palavra (e com meus pensamentos)  é um compromisso que firmei comigo mesma e que vou buscar todos os dias, porque já que a palavra é poder, e é, que ela seja usada apenas para plantar boas sementes.

Beijos e bom domingo, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
9 comentários
  1. PATRICIA  20/09/2015 - 19h07

    Adorei a dica do livro com certeza vou ler, faz pouco tempo que conheço o seu blog e estou adorando as dicas para cabelo, e também tudo que vc escreve. Você é maravilhosa. Bjos…..

  2. Aline  20/09/2015 - 22h05

    Amei as dicas, Ju, já estou baixando o livro. O conteúdo do seu blog é maravilhoso!

  3. Danny  20/09/2015 - 22h49

    Post lindo, Ju! Acredito MUITO no poder da palavra e tenho MUITO medo dela nos momentos de explosão. Acredito que devemos nos condicionar a pensarmos coisas boas e PRINCIPALMENTE expressarmos palavras boas. Por exemplo, num momento de muita raiva, ao invés de “amaldiçoar” o outro, busque elevar-se, pensar o bem, mesmo que seja para si mesmo. Fale bem alto que VOCÊ irá se superar, irá melhorar, irá crescer ao invés de dizer que quer que aconteça isso ou aquilo com o outro. Aproveite a concentração do seu pensamento e a força do seu sentimento para se melhorar, se não tiver “força” pra desejar ao outro. Expressar o bem é o melhor caminho. E vc, Ju, é um bom exemplo de quem distribui o bem e o expressa. Adoro e admiro demais vc. Beijo no teu coração.

  4. Jéssica  21/09/2015 - 15h59

    Amei essas dicas, Ju! Vou me policiar muito mais agora… Amo seu blog e tudo o que vc posta.
    Tanto sobre beleza, quanto essas dicas para tornamos pessoas melhores, e também melhorar tudo em nossa volta. Beijos! Adoro vc.

    • Ju  21/09/2015 - 16h47

      Que bom que você gostou, Jessi! <3

  5. Paty  22/09/2015 - 09h39

    Menina, essa sua dica iluminou meu dia.

    Vou baixar o livro agora e ler!!!

    Que suas palavras sejam impecáveis sempre!!!

  6. Isabel  22/09/2015 - 10h22

    Oi, Ju, fiquei bastante interessada nesse livro. Mas não consegui baixá-lo. O botãozinho do download não funcionou. :(

    • Ju  22/09/2015 - 10h50

      Isa, vou verificar o que foi e ajeito já!

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!