Vizcaya
29.09.2015

5 Coisas que amarelam o loiro

Todo cuidado é pouco!

O terror das loiras é, além do gasto contante, o amarelo que teima em aparecer e que, em muitos casos, nem os matizadores e desamareladores dão jeito! E como eu acho que é melhor prevenir que remediar, vou mostrar 5 coisas que amarelam o loiro, porque reduzindo as causas a gente reduz o problema, né?

1. Chapinha, secador e babyliss amarelam o loiro!

O calor térmico, aquele do secador, da chapinha e do babyliss,  é um dos grandes responsáveis por deixar o loiro amarelado, e isso, acreditem, já foi inclusive  tema de estudo lá na Unicamp! Pra quem quiser conferir, é só procurar por lá o estudo feito pela química Marina Richena, que concluiu que as altas temperaturas deixam os fios amarelados/alaranjados.

Isso não significa, contudo,  que a gente tem que parar de usar essas ferramentas mágicas. O que precisa é usar um protetor térmico antes, porque ele vai proteger os fios do calor térmico, evitando não só a alteração da cor, mas o ressecamento e outros danos aos fios.

Falei sobre a importância e forma de uso do protetor térmico nesse post aqui, já mostrei meus preferidos nesse post, e clicando aqui dá pra ver 5 opções boas e baratas. Vale conferir!

5 coisas que amarelam o loiro

2. O sol também!

A lógica aqui é a mesma do calor térmico, já que o calor gerado pelo sol também amarela o cabelo! E por isso é tão importante usar produtos, sobretudo creme de pentear ou algum outro finalizador, que ofereça proteção solar. Pra quem acha que isso é frescura, recomendo a leitura desse post aqui, porque além de amarelar o loiro e causar o desbotamento dos fios, os raios solares deixam o cabelo poroso, ressecado, opaco, sem brilho e sem vida.

Pra quem quiser opções de produtos, nesse post aqui tem várias boas e baratas, mas você não precisa comprar um protetor solar capilar específico, basta que o seu finalizador ofereça essa função.

3. Queratina pode amarelar o loiro!

As queratinas amarelas tendem a pigmentar muito o cabelo loiro, e por um motivo que eu não sei explicar, quando ela amarela o loiro, ela gruda de um jeito que não tem matizador que ajude, e já falei disso nesse post aqui.

Eu adoro a queratina da Bio Extratus, acho que é uma das melhores do mercado, mas justamente por esse motivo tenho cuidado ao usar e prefiro intercalar com outras, sabe? Morro de medo! rs

4. Óleos capilares também!

Como viver sem óleos capilares, heim? Não dá, porque tanto pra finalizar quanto pra tratar, eles são tudo de bom! A questão é que a grande maioria possui pigmento amarelado, e isso acaba acumulando no fio de cabelo, principalmente no loiro, que tende a ser mais poroso, e isso causa o amarelamento dos fios.

Por isso, o ideal é procurar óleos que sejam mais claros, que não tenham um amarelo tão intenso, e um que tenho gostado muito é o Oil Reflections, da Wella. Mas, tenho muitos óleos aqui que são super amarelados, e o que faço é intercalar com os mais clarinhos pra evitar a sobrecarga de pigmento, sabe?

5. Produtos amarelos, alaranjados ou avermelhados: evite!

Produtos com pigmento amarelado, principalmente os mais escuros e de uso constante, devem ser evitados, e os que tenho mais cuidado são, além dos óleos, que falei acima, os finalizadores, porque eles ficam mais tempo em contato com os fios que as máscaras, os shampoos e os condicionadores.

Acontece que, assim como os shampoos e as máscaras desamareladoras/matizadoras depositam pigmento nos fios, os amareladas também depositam, e isso, com o tempo, pode deixar o cabelo mais amarelado. Por isso, o ideal é usar produtos mais claros, que não interfiram na pigmentação, ou ir intercalando pra evitar a sobrecarga.

Bom, isso é o que faço e o que vem funcionando, mas se alguém tiver mais alguma dica, é só falar! E como a conversa é sobre cabelos amarelados/alaranjados, recomendo muito a leitura desse post: O jeito certo de usar shampoo desamarelador e máscara matizadora.

Beijos, Ju♥

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. Bruna Souza  29/09/2015 - 17h20

    Ju minha linda, meu cabelo é castanho escuro, fino, com um pouco de selagem do meio pra baixo, oleoso na raiz, um pouco seco e poroso nas pontas. Faço sempre umectação como você ensina. E hoje vi o post de óleo certo pra cada cor de cabelo. Gostaria de usar o oleo essencial de alecrim e o de sálvia. Como faço pra usar no intuito de escurecer os fios????? E qual é o site que você compra seus óleos essenciais???? Beijo flor. Aguardo sua resposta.

  2. Bruna Souza  29/09/2015 - 17h23

    Vi em um site que não é bom usar óleos essenciais puro. Tem que misturar a um óleo vegetal, como o de coco, amêndoas…. Procede???? Beijo

    • Ju  30/09/2015 - 09h08

      Procede sim, óleo essencial é superrr concentrado, tem que ser diluído em alguma base (óleo vegetal, etc)!

  3. Danny  29/09/2015 - 22h46

    Graças ao blog que “descobri” que existia protetor térmico. Hahaha. Santa ignorância! Mas “descobri” o blog e, desde o primeiro dia, não deixei de acompanhar um só dia que fosse. E desde esse dia fui fazendo muitos investimentos, vulgo, ficando pobre mas feliz. Kkkkkkk. Obrigada, Ju, por compartilhar tanta coisa boa.

    • Ju  30/09/2015 - 09h07

      Danny, linda, ô descoberta boaaaaa na vida!hahaha

  4. Letícia Olímpio p  30/09/2015 - 00h42

    Ju,
    Desculpa comentar num post nada a ver c a minha dúvida.
    Faz uns três anos que fiz luzes e sempre puxando mais a cada retoque.
    Meu cabelo é castanho médio e agora vendo fotos antigas resolvo q quero me livrar do loiro pq meu cabelo era um espelho de lindo.
    Aí vi q vc já fez pre pigmentação seguida por coloração.
    Minha pergunta: se eu fizer esse procedimento o cabelo volta a ser saudável d imediato ou só deixando crescer toda parte descolorida pra te-los viçosos como antes?
    Beijos e adoro seu blog =*

    • Ju  30/09/2015 - 09h06

      Le, volta não, ele continua sendo um cabelo colorido, pra voltar ao que era antes, só deixando crescer!
      Beijos :)

  5. Karina  30/09/2015 - 08h02

    Juh tem um shampoo e condicionador que to cismada com o elseve oleo extraordinario é todo amarelo e acho que toda vez que eu uso ele meu cabelo amarela…é um beje bem intenso…. dourado… Agora a queratina na bioextratus não tem outra ele amarela mesmo mas ele é tão bom rs que eu arisco…rsrs…achei um matizador pro meus cabelinhos juh que é tingido maravilhoso…. Ele é azul mesmo e detalhe não chumba (tomo cuidado claro)mas os outros sempre deixam meu cabelo meio manchado e mesmo testando outras marcas de tinta,outros pigmentos ele ta deixando meu cabelo do jeito que eu quero,foi uma lojista que me indico…. Pq fui compra aquelas manteiga da soft hair dai ela indico é show

  6. Letícia Olímpio  30/09/2015 - 09h07

    Ju,
    Desculpe por comentar num post nada a ver com a minha pergunta.
    Eu faço luzes faz uns três anos e a cada retoque minha cabeleireira puxa novas mechas. Aí q vendo umas fotos antigas resolvo que quero meu cabelo escuro de novo. Ele tinha um brilho absurdo, mesmo tingido de castanho (eu usava a 5.0 com a 5.1).
    Vi q vc fez pré pigmentação e minha dúvida é se o cabelo volta ao normal só com esse procedimento ou vou precisar esperar sair toda parte que foi descolorida pra ter o cabelo antigo d novo.
    Beijos e adoro seu blog

  7. Bruna Souza  30/09/2015 - 09h21

    Ju minha linda, bom dia!
    Ju, como você é especialista em óleo, aqui vai minha pergunta: vi seu post sobre o óleo certo pra cada cor de cabelo. Quero usar pra escurecer, tenho cabelo castanho escuro. Mas as pontas sempre dão uma leve Queimadinha do sol né?! Então, esse jeito está certo para o uso: 1x por semana fazer umectação com óleo essencial de alecrim, sálvia e óleo de coco????
    Só não sei a quantia que se deve usar dos óleos essenciais. Por favor, ensina pra mim flor?? (Tenho cabelos compridos) beijao.

  8. Bruna Souza  30/09/2015 - 09h33

    Kkkkkkkkkkkkkkk…….. Ju não dá dica pro meu cabelo cair não! Kkkkkkkkkkk…. Beijo gata!

    • Ju  04/10/2015 - 18h23

      hahahahahaha Tava vendo meus surtos no insta, né? huahuahua

  9. Bruna Moreira  30/09/2015 - 14h21

    Ju,
    Tambem faço luzes mas dessa ultima vez que fiz (semana passada) mru cabelo ficou elastico.to desesperada com medo de um corte quimico, li aqui no blog sobre a repair rescue bonacure (tomara que ela salve meu cabelo)vou comprar ja.obrigada por compartilhar essas dicas maaaaravilhosas Ju sua linda.
    Ah e Ju achei a bonacure no mercado libre por 57 dilmas sera q é confiavel?me de sua opiniao por favor!!!!!!!!

  10. Bruna Moreira  30/09/2015 - 14h51

    Ju,
    tambem tenho luzes nos cabelos e a ultima vez que fiz,(semana passada),meu cabelo ficou elastico. estou desesperaaada com medo de um corte quimico, li aqui no bloq sobre a repair rescue bonacure vou apostar nela para “salvar” meu cabelo.
    Ju, sua linda obrigada por compartilhar essas dicas preciosas e me de sua opiniao: achei a bonacure no mercado livre por 57 dilmas será q é confiavel ?voce ja comprou pelo mercado livre???

  11. Sandrinha  04/10/2015 - 12h32

    Ótimo post. Não sabia que óleos capilares com pigmentos amarelos, deixavam os cabelos loiros amarelados. Acho
    que vou procurar uma outra marca. :)

  12. […] um post tempos atrás falando de cinco coisas que amarelam os fios e que muita gente não se dá conta, e a primeira delas é o calor, e isso vale para o calor do […]

  13. Mariá  04/12/2015 - 11h26

    Comprei Schwarzkopf Professional BC Bonacure Oil Miracle Gold Shimmer Treatment também amarela? me deu medo….

    • Ju  04/12/2015 - 13h01

      Não achei não, amo!

  14. Jorge Henrique  23/12/2015 - 12h48

    Mto interessante

  15. Alexandra  21/01/2016 - 00h10

    Ju, tenho luzes a quase 3 anos , e vivo pesquisando formas de nao deixar as luzes ficar amarelas, hoje atraves do seu blog descobri que a chapinha deixa ele amarelo :( ainda nao usei o protetor vou fazer o teste

    queria saber se vc ja usou o shampoo Tio Nacho Clereador,eu comprei e usei umas 4 vezes nao sei se eé impressao minha mas senti meu cabelo amarelar , fiquei decepcionada

    a unica coisa q vejo que tira o amarelado do meu cabelo é a violeta roxa mas sei que é agressiva para o cabelo

    vc ja usou algumas dessas formas ? tem alguma para indicar ?

    bjo

  16. […] – É loira? Veja cinco coisas que podem amarelar o cabelo. […]

  17. paula kelly  11/08/2016 - 23h37

    Meu cabelo é castanho claro,keratina pode escurecer os fios?

  18. paula kelly  11/08/2016 - 23h42

    Meu cabelo é castanho claro, queratina pode escurecer os fios?

  19. Alessandra  08/09/2016 - 14h38

    Ju,
    Passei queratina amarela no meu cabelo, não sabia que iria amarelar tanto meu cabelo, estou arrasada. Como faço para platina-lo novamente?

  20. Juliana  23/11/2016 - 16h37

    Fiz luzes a umas 3 semanas e to percebendo que ele esta amarelando, mas uso chapinha toda semana depois das luzes que agrediram um pouco, queria saber sobre o óleo de coco para hidratar? ou outra opção caseira… meu cabelo é oleoso mas as pontas estão um pouco castigadas agora… bjss adorei os conteúdos

  21. Patrícia  17/12/2016 - 16h12

    Olá meu cabelo está Loiro claríssimo quase branco. Comprei shampoo Loreal absolut repair e usei 2 vezes. Meu cabelo ficou perfeito, recuperou em 2 lavagens mas tenho impressão de que alterou a cor puxou para o dourado. Pesquisei na net e não fala se esse shampoo amarela o cabelo. Vcs tem alguma experiência com este shampoo magnífico mas que amarelou o cabelo?

  22. Karla Castro  24/04/2017 - 21h10

    Ola!Alguem sabe como tirar mancha de óleo de coco do cabelo,pois esqueci fui no sol e manchou ta esverdiado..alguém podf me ajudar.obrigado!

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…