12.11.2015

Calor: 5 Dicas Para Sobreviver aos Dias Quentes!

calor como sobreviver nos dias quentes

Fico impressionada quando ouço algumas pessoas falando que adoram o calor, porque eu, de verdade, detesto! Mas, eu moro na esquina do sol, né? 40º aqui é fichinha, e pra deixar a coisa ainda pior, minha cidade tá num “caldeirão”, ou seja, não venta, não tem fresquinha, é só calor e abafamento o ano todo, coisa que fica muito pior de setembro a março.

Nesses meses meu cuidado é redobrado, justamente pra evitar “passar mal”, coisa que já aconteceu muitas, muitas vezes! E como estão dizendo que esse será o verão mais quente dos últimos anos, aqui estão as minhas dicas pra sobreviver aos dias quentes:

calor como sobreviver nos dias quentes

1. Muito, muito líquido!

Ao longo do dia o organismo vai perdendo líquido, só que nos dias muito quentes a coisa é bem mais intensa e isso pode causar não só desidratação, mas alterações metabólicas, já que a gente transpira mais, perdendo água e sais minerais.

Pra evitar que isso aconteça, tome bastante água, e antes de sentir sede, porque a sede já é um sintoma da desidratação. O ideal é já andar com garrafinhas de água (gelada, por favor!) na bolsa e ir tomando ao longo do dia.

Sucos naturais, chás e, principalmente, água de coco, ajudam a manter o corpo hidratado, mas não dá pra dispensar a água, viu?

calor como sobreviver nos dias quentes

2. Alimentação leve

Nem pense em bater um prato de feijoada no sol quente porque a coisa não vai prestar! Quanto mais quente estiver o dia, mais leve e fresca deve ser a sua alimentação. Como bastante frutas, verduras e legumes, aposte nas saladas e nos sucos, e evite alimentos pesados, muita gordura e coisas que estraguem facilmente no calor, como a maionese, por exemplo.

Picolés e sorvetes (de frutas, por favor rs) são muito bem vindos, e eu encho o congelador de geladinho, também conhecido como apolo, juju e “chupe-chupe”. Quando tá muito calor, só o geladinho salva! rs

calor como sobreviver nos dias quentes

3. Prefira roupas leves

Acho que por ter nascido numa cidade muito quente,  tenho pavor de roupas pesadas, de qualquer coisa que grude na minha pele e fique me agoniando, e acho que no calor tudo isso precisa ser evitado.

O ideal é apostar em roupas leves e soltinhas, de cores claras e feitas com tecidos como o algodão e a malha, por exemplo, que absorvem o suor e não atrapalham a transpiração.

Minha roupa oficial de verão são vestidos soltinhos de algodão, ou conjuntinhos larguinhos de malha, e tudo bem clarinho. Só assim pra aguentar!

calor como sobreviver nos dias quentes

4. Sombra e água fresca!

Não tem santo que me faça “andar no sol quente”, porque já sei que passo mal, minha pressão cai e fico cheia de brotoejas, então nos dias mais quentes evito mesmo sair de casa, e se for algo que não dê pra evitar, tento ajustar os horários, porque antes das 10hs da manhã e depois das 16hs o sol costuma judiar menos.

Mas, se “não tiver pra onde correr”, se precisar ir a algum lugar em pleno meio dia, por exemplo, “vou pela sombra”, tento deixar o carro em um lugar arborizado ou coberto, onde precise andar menos e ficar menos exposta ao sol.

E nesses dias, tomo muito mais banhos que o normal, dou um mergulho na piscina (chuveiro e mangueira resolvem do mesmo jeito! rs), uso bolsas de gelo (aquelas de colocar em machucados) na nuca, porque isso me refresca bastante, e não foram poucas as vezes em que coloquei os pés “de molho” numa bacia com água e gelo pra tentar me manter fresquinha, e ajuda bastante, viu?

calor como sobreviver nos dias quentes

5. Tá calor? Tem que umidificar o ambiente!

Quando fica muito quente, é comum que o nariz fique ardido e com uma sensação de “secura”, e o meu chega a ferir, tanto por causa da (baixa) umidade, quanto por causa do ar-condicionado, e meu otorrino vive falando que eu não posso ficar com o ar muito tempo ligado, já que ele resseca as vias respiratórias, mas o fato é que aqui é meio complicado viver sem esse danado, porque o calor é muito intenso MESMO!

Já deveria ter comprado um umidificador de ar, mas nunca lembro, sabia? Esse ano vou providenciar, e quem não tiver pode usar o velho truque de deixar uma toalha molhada ou uma vasilha maiorzinha com água no ambiente. Ajuda!

E quando meu nariz começa a ferir, o que é sempre, uso soro fisiológico ou água termal, mas já me falaram que os hidratantes nasais ajudam muito, só que nunca lembro de comprar!

Essas são as dicas mais básicas, e que sempre funcionaram comigo, mas se tiverem mais alguma, compartilhem aí!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Bruna Souza  12/11/2015 - 11h51

    Oi Ju! Tudo bem??? Como foi a viagem???
    Menina…. Quem detesta o calor sou eu!!! Tenho sudorese intensa nas mãos e pés! Se não estiver com ventilador ou ar por perto meu pé já escorre e a mao chega a cozinhar. É triste isso! Eu só uso calçados fechados por causa do suor! E vivo com pacotes de lenços na carteira pra secar as mãos. Buaaaa….. Só quando tá mais fresquinhos que fico com a mão só úmida. E no frio fico sequinha. Nas axilas já uso o Rexona clinical e graças à Deus não suo mais! Kkkk…. Axilas sequinhas sempre! Mas antes a blusa encharcava! Eu só usava blusinha estampada e de cores fortes pra não aparecer tanto. Agora é uma maravilha! Só ainda sofro com as mãos e pés. Buaaa…. Inverno: volta logo! To com saudades! Kkkkk…. Beijo minha flor! Ótimo dia pra você!!!

  2. Flávia Teixeira  12/11/2015 - 11h52

    Dicas muito, muito boas. Aqui em Macapá-AP, o cenário é disso pra pior, quente demais só dá uma trégua neste período de dezembro a março que chamamos aqui de “inverno amazônico”, pois é muita chuva. Beijão Ju.

  3. PATRICIA VIANA  12/11/2015 - 12h55

    Olá! Ju, Qual produto que você indica como o melhor para ser usado nos cabelos durante à praia ou piscina? Beijos

  4. daniela  12/11/2015 - 13h50

    Também detesto calor, minha pressão já é baixa e fico toda mole e sem vontade de fazer nada. Eu moro em SP e é bem difícil encarar o ônibus e o metrô lotados e quentes, afff!!! Rezar pra que esse verão não venha esturricando tudo, hahaha! Bom mesmo seria só ficar de boa na piscina e tomando algo gelado. Bjs

  5. LU  12/11/2015 - 16h46

    JU, MINHA PELE FICOU MELHOR COM A AGUA TERMAL DA VICHY. FIQUEI SEM ENTENDER PQ TODO MUNDO GOSTA MAIS DA LAROCHE, PORÉM ACHEI ELA MELHOR

  6. Emanuella  12/11/2015 - 17h20

    Aqui no Cariri também o sol tá “sapecando tudo”. Ótimas dicas, vou imprimir este post e colocar na geladeira.

  7. PATRICIA VIANA  12/11/2015 - 18h04

    Olá, Ju! Por favor, gostaria da sua indicação quanto ao melhor produto para cabelo para usar à praia ou piscina. Obrigada!

    • Ju  13/11/2015 - 10h00

      Paty, shampoo, condicionador, máscara ou finalizador?

  8. Nanda  13/11/2015 - 00h03

    Oi, Ju…como assiiiim tu não gosta de calor?
    Moro grudada no pólo sul, então qualquer sinal de calor já fico faceira…hahaha
    Aqui e Pelotas faz muitoo frio, mas não basta ser frio 9 meses por ano, tem que ser mega úmido. Aí é pra matar. Dizem inclusive que é a segunda cidade mais umida do mundo, só perdendo pra Londres. Tenso! Não há cabelo que sobreviva.
    Pra mim calor é vida!
    Beijoo!

    • Ju  13/11/2015 - 09h59

      Detestooooo, Nanda, aqui é demais!
      Nossa, daria TUDO por um friozinho, por mais umidade… Tá vendo que a gente NUNCA tá satisfeito? hahaha

  9. ALEXANDRA NUNES  13/11/2015 - 12h08

    Jú comprei um climatizador (climatiza, umidifica e purifica- ioniza a água) da marca springer e estou amando, aqui em casa o povo tem uma parceria com os ites (sinusite, bronquite….kkkk) e não é que o bichinho funciona.
    Quanto a climatização fica fresquinho afinal de contas não é um ar condicionado mas a ionização e umidificação é perfeita tiramos os ites com a mão.
    Gostei tanto que comprei 1 para ficar no quarto da filhota e a paixão foi tão grande que comprei mais 02 um pra mim e outro de presente para minha Mamys.
    Bjus e um cheiro !!!

  10. PATRICIA  13/11/2015 - 16h01

    Ju, não consegui responder ao seu comentário… Quero sua opinião quanto ao melhor produto finalizador para ser usado durante a exposição dos cabelos loiros ao sol, mar e piscina. Beijo

  11. Mellissa Araujo dos Santos  13/11/2015 - 22h33

    Dicas ótimas Ju. Odeio roupas colando, pirncipalmente blusinhas, nesse calor não dá, e eu suo demais nas costas, tanto que praticamente todos os dias lavo meus sutiãs. Ju, aqui na minha cidade é calor no ano todo. Sinceramente não gosto e acho estranho alguém amar calor de quase 40° graus que já começa às 7 da manhã, nesse horario de verão então piorou. Gosto de praia, cachoeira e tal, mas acho que dá pra curtir bem com a temperatura mais amena né.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!