Vizcaya
12.11.2015

Desodorante: 5 Coisas Que Você Precisa Saber já!

Pra ter axilas linhas e macias!

Quando fiz o post sobre o Rexona Clinical, aquele desodorante que é pra uso noturno (e eu não sabia haha) e que vai de voadora na transpiração e no mau odor, percebi que várias de vocês têm, mesmo que não saibam, dúvidas sobre o uso do desodorante, e mesmo esse não sendo um tema “bonitinho”, é útil e a gente tem que compartilhar o que aprendeu, né?

1. Nem todo desodorante é antitranspirante

Não sei vocês, mas eu sempre escolhi desodorante pelo cheiro, e também pela marca que eu já conhecia, sem “perder” um só segundo olhando o rótulo, as informações da embalagem ou algo do tipo, o que é um erro, porque existem desodorantes que apenas mascaram/removem o mau odor, enquanto outros vão além e conseguem reduzir a produção de suor.

desodorante o guia completo

A gente chama tudo de desodorante, mas a coisa não é bem assim, e é preciso entender isso pra escolher o melhor pro seu caso:

Desodorante: produto enriquecido com substâncias que inibem o crescimento das bactérias na pele, mascarando, assim, o mau odor. Ou seja, ele serve pra “tirar” o odor das axilas, mas não resolve o problema da transpiração.

Antitranspirante: atua inibindo a transpiração e mantendo as axilas relativamente secas, sendo a escolha ideal para quem anda preocupada não só com o odor, mas com o suor nas axilas.

A grande maioria dos antitranspirantes também possuem ação desodorante, mas nem todo desodorante tem ação antitranspirante, então é bom ficar atento a isso no momento da compra!

2. Desodorante não é tudo igual!

Existem basicamente quatro tipos de desodorantes/antitranspirantes: aerossol, cremoso, spray e roll-on.

O desodorante cremoso tem a vantagem de, na maioria dos casos, vir com ativos que hidratam as axilas (sim, elas precisam de hidratação, gente!), e por isso é uma opção mais interessante para quem tem a pele da região mais seca ou sensível, e pra quem depila com lâmina (eu!).

O cuidado aqui é manter as mãos limpas no momento de usar o produto, pois se as mãos estiverem sujas e contaminadas, os micro-organismos vão pro potinho e para as axilas.

desodorante o guia completo

A versão em aerossol é a mais usada, já que seca rapidamente, mas tende a irritar mais a pele, além de ressecá-la, então não é a melhor opção para quem tem pele sensível ou seca.

O desodorante roll-on é um “calo” na minha vida: tenho a maior cisma! Como ele entra em contato direto com a pele, o risco de contaminação é bem maior, principalmente se as axilas não estiverem devidamente limpas ou se outra pessoa usar o produto. Já o desodorante em spray tende a ter mais álcool na composição, podendo provocar irritação e manchas, além de ressecar mais a pele das axilas.

Todos possuem vantagens e desvantagens, é só escolher o que é melhor para você!

3. Espere o desodorante secar!

É preciso aplicar o desodorante na pele seca e limpa,  e esperar que ele seque completamente antes de pensar em vestir alguma roupa. Isso evita que o produto “transfira” e deixe aquelas manchas brancas nas roupas, sabe?

Outra coisa importante é prestar atenção na quantidade de produto a ser usado, porque se você usa muito, achando que isso vai te deixar mais protegida, o desodorante vai demorar mais pra secar, vai acumular mais resíduos e vai manchar mais facilmente suas roupas.

4. Exposição solar não combina com desodorante!

Por tudo que existe de mais sagrado: nada de usar desodorante (ou qualquer outro produto que tenha álcool) e se expor ao sol, porque isso pode não só escurecer, mas manchar a pele! Na praia ou na piscina, opte por produtos sem álcool e, preferencialmente, sem cheiro também, o que ainda ajuda a reduzir os riscos de irritação e, consequentemente, de manchas nas axilas.

desodorante o guia completo

Pra quem tiver problemas com manchas nas axilas, recomendo esse post aqui, que fala sobre como clarear as axilas.

5. Cuide das axilas!

Gente, a pele das axilas precisam de cuidados, viu? Tem que lavar, preferencialmente com sabonetes que tenham uma boa ação bactericida, e secar direitinho todos os dias, porque a umidade e o calor formam o palco perfeito pra proliferação de fungos e bactérias.

No mais, é importante, e isso pra quem não tem pele sensível, esfoliar a pele das axilas de vez em quando, sempre com produtos mais suaves, pra remover resíduos e células mortas, além de, é claro, hidratar! Sim, meu povo, tem que hidratar as axilas, oxe!

Hoje muitos desodorantes já contém ativos hidratantes, e nesse caso os cremosos se saem melhor, mas  caso o seu não tenha, após higienizar e secar bem (a pele tem que estar seca, senão a coisa fica úmida e melequenta, um desastre!), use um pouco de hidratante corporal mais levinho e só depois aplique o desodorante. Aí sim suas axilas ficarão macias, lisinhas e cheirosas!

Acho que falei tudo (eu falo, né?rsrs), mas se alguém tiver mais alguma dica é só deixar aí nos comentários!

Beijos, Ju♥

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
20 comentários
  1. Cristina De Vincenzo  12/11/2015 - 21h09

    Ju, muito bom seu post!!! Informativo e esclarecedor! Devo confessar que tenho umas manias: como acho que de vez em quando o clinicals “gruda” na pele e nao sai, uso demaquiante em creme (sim!!!) e acho que funciona… e uma vez por semana faço esfoliação com o Deep Clean da Neutrogena, porque se é uso diário no rosto, nao vai ferir minhas axilas…
    bjs Cris

    • Ju  13/11/2015 - 09h58

      Cris, que bom que gostou! <3
      Menina, vou testar essa do demaquilante se ele grudar em mim, porque até hoje nunca grudou não! rs
      E esfoliação é essencial, e você tá certíssima, a pro rosto, que é mais suave, é a melhor opção!
      Beijos <3

  2. Danny  12/11/2015 - 22h24

    Ow, Ju, já não bastava me viciar em cremes, e leave in, e protetor térmico, agora tb é desodorante, é? Eeeeita blog bom danado, viu? Completo. Todos lindos da cabeça à alma! Amo muito tudo isso.

    • Ju  13/11/2015 - 09h57

      hahahahahaha Danny, sua linda, saudade de você! <3

  3. Juliana Dutra  12/11/2015 - 22h24

    Ju, é importante dormi sem desodorante para que a pele respire já que usamos antitranspirantes?

    • Ju  13/11/2015 - 09h57

      Ju, antes de começar a usar o Clinical, que é de uso noturno, eu não usava desodorante pra dormir não!

  4. Ana Paulla Cruz  13/11/2015 - 08h30

    Gostei da informação, esse do sol eu não sabia, muito bom esse post para mim era tudo igual e so mudava preço kkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Edilaine Freitas  13/11/2015 - 09h37

    adforei as dicas eu uso muito o aerosol e não tenho problemas,mas o roll-on me faz suar ainda mais em dias quentes não gosto muito,vou fazer essa dica de hidratar pq to precisando amei o post Ju bjo

  6. Érica Morais  13/11/2015 - 16h57

    Ju de Deus …
    As vezes eu acho q tu não existe …
    Nss, muito bom seu post,
    principalmente pra meninas como eu, meio desligada sabe ?
    Vc é muito detalhista
    kkkkkk
    Amo seu blog !
    Beijuu

  7. Daniany Mendes  13/11/2015 - 19h42

    Ju, não fico exposta ao sol, recentemente descobri minhas axilas muito, muito escuras, sendo que uma delas abriu uma ferida que não cicatrizava, nenhum dermatologista deu jeito. A região sempre coçava muito, até que optei trocar de desodorante aerosol por creme e tudo mudou. O aerosol com seu jato seco parece que tava “queimando” minha pele, com menos de dois meses minhas axilas ficaram clarinhas de novo. O mais louco é que usava aerosol há anos e só agora tive alergia.

  8. Gabriella  14/11/2015 - 11h52

    Ju, adorei o post!
    Uso e amo o Rexona clinical! Eu gosto de revezar desodorantes, minha cidade é muito quente como a sua, minhas dicas:
    1. ter sempre um antitranspirante aerosol (dove tampa azul é ótimo), um roll on (o da Johnson verdinho é ótimo e tem cheirinho de erva doce) e um Rexona clinical, vou trocando durante a semana dependendo do calor que estiver! Depois que comecei a fazer isso melhorou e não me incomodo mais com desodorantes “diferentes”.
    2. passar leite de magnésia nas axilas antes de dormir. Ele atua de forma similar ao Rexona clinical e é muito mais barato!
    Beijoos :*

  9. juli  14/11/2015 - 20h09

    Oi Ju, amei o post!
    Costumo passar bepantol para hidratar.

  10. Milena  26/01/2016 - 21h09

    Oi recentemente tive um problema na axila devido com desodorantes antitranspirantes e na outra foi pelos encravados seria certo hidrata la mesmo assim e depois usar um aerossol antitranspirante? Ou seria melhor um neutro (desorante sem aroma)?

  11. sonária Lima  10/03/2016 - 08h32

    Ju sua linda, te acompanho a bastante tempo e adoro suas dicas. A alguns dias atrás li num site que a maneira correta de usar o antitranspirante é anoite, antes de dormir, pois como seu efeito dura 24h ele continua protegendo no dia seguinte ( mesmo depois de tomarmos banho). Fiz o teste e super aprovei.

  12. […] Desodorante: 5 coisas que você precisa saber já! […]

  13. Lee  25/03/2016 - 23h31

    Olá! Eu não tenho tanto problema em transpirar mto mas tenho problema com cheiro forte nas axilas, moro no rio e aqui é beeeeem quente, com o tempo o desodorante não segura e fica o mau cheiro :-( ando numa saga danada tentando descobrir um desodorante que realmente dê conta do recado, acha que esse pode me ajudar? Beeeijo!

  14. sarah sciotta  15/08/2016 - 12h01

    sempre sofri com o mal cheiro,posso tomar banho e passar antitranspirante e passa meia hora ja fica fedido,é complicado,dai troco sempre de antitranspirante pq parece que melhora mas logo ja fica ruim de novo,nao sei mais oque fazer…faço esfoliação e hidrato sempre.

  15. Ana  14/10/2016 - 17h38

    Oi Ju, seu post foi maravilhoso e muito esclarecedor!!! mas me tira uma duvida. Eu uso o Clinical, e descobri com voçe que ele é noturno, eu uso ele apenas de noite e de manha eu nao uso NADA!???

  16. Ana Karina  14/12/2016 - 20h57

    Ju ainda tem o odor que impregna nas roupas. As vezes você nem transpira mas a blusa está com CC. Especialmente de material sintético. Antes de lavar coloca bicarbonato de sodio na roupa, vinagre de álcool deixa um tempo e lava. Fica novinha e cheirosa

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…