21.10.2014

Como Clarear As Axilas?

Desde que fiz o post contando que ia começar a usar um desodorante que ajuda a clarear as axilas e a inibir o crescimento dos pelos (post aqui) venho recebendo pedidos de dicas pra clarear as axilas, e como sei que esse é um problema bem comum, vamos lá!

Axilas manchadas: as Causas

Antes de tudo é preciso descobrir o que causou o escurecimento das axilas, porque pra cada causa existe um “remédio”, e só tratando a causa é que se resolve o problema.

Via de regra, o que mais causa o escurecimento das axilas é o atrito, a depilação, as alergias (desodorante) e a foliculite, mas a causa pode ser genética, pode ter relação com doenças como a diabetes, com o excesso de peso, com a resistência a insulina, com o uso de alguns medicamentos, inclusive corticoides, dentre outras coisas, e como a gente não tem como adivinhar qual é a causa, tem que procurar um dermatologista!

como clarear as axilas

Coisas Que Você Precisa Saber

A pele da axila é mais fina e sensível, e como essa é uma região de “dobra”, que está sempre “quente e úmida”, e a depilação é indispensável, o escurecimento local é “esperado” até. E se a pele for morena ou negra, existe um maior acúmulo de melanina nessas regiões, o que favorece ainda mais o escurecimento.

Sim, mas o que isso significa? Significa que é preciso ter cuidado redobrado com o uso de lâminas,  de cera (quente ou fria) e de cremes depilatórios,  que se você depilar com lâmina jamais deve fazer isso “a seco”, porque esse atrito excessivo escurece a região, que se o método depilatório escolhido causar alergias você deve mudar pra outro, e precisa também tratar a alergia com cremes de ação calmante, e que você jamais deve se depilar no dia de se expor ao sol.

Significa também que é preciso ficar atenta aos tecidos usados nas blusas, já que os tecidos sintéticos, bem como as roupas apertadas, pioram o problema, já que favorecem a obstrução dos folículos e o atrito, e se você não excluir o fator causal, que são os que falei acima, a mancha não vai sumir, mesmo que você use cremes clareadores ou faça tratamentos específicos.

Como clarear as axilas

Ou seja, pra tratar a primeira coisa a fazer é excluir o fator causal, o desencadeante, e mudar os hábitos (roupas apertadas, desodorantes que causam alergias, depilação que agride a pele, etc). Pra quem puder, a depilação a laser é altamente recomendada, assim como tratamentos no consultório pra clarear a pele (laser, peeling, etc).

como clarear as axilas

O uso dos cremes clareadores ajuda muito, e eles possuem ativos como ácido salicílico, ácido retinoico, ácido glicólico, ácido lático, AHA e ureia, dentre outros, mas o ideal é que sejam manipulados, porque as versões que a gente encontra nas farmácias (Klassis, Clariderm, etc)  possuem baixa concentração de ativos, o que significa que são menos potentes.

O Que Funciona Pra Mim

Eu moro numa cidade extremamente quente, minha pele irrita facilmente, tenho resistência a insulina e depilo com lâmina, então tenho que evitar tudo o que possa causar problemas, né?

Assim, escolho o desodorante com muito cuidado, porque se for muito forte me dá alergia, a região fica toda cheia de “bolinhas” e isso mancha a pele. Quando vou depilar (juro que vou me render ao laser!), uso uma espuminha pra reduzir o atrito, e após a depilação uso alguma loção calmante ou Bepantol solução (falei dele aqui).

Agora, como tá muito quente, passo Bepantol nas axilas sempre antes de usar o desodorante porque ele funciona como uma “barreira” que minimiza o atrito e hidrata a região, sabe? De noite uso a versão “cremosa” e durante o dia a líquida, que passo com algodão. Já usei também o Cicaplast Balm, mas Bepantol é mais fácil de achar e mais barato!

como clarear as axilas

Uma vez por semana esfolio as axilas, mas sempre com esfoliante suave, e faço isso pra prevenir a foliculite (falei disso nesse post aqui), e sempre que a região fica mais sensível (no dia que depilo ou esfolio) uso blusas mais folgadas, de algodão e com manga que cubra as axilas.

Tudo isso ajuda muito, e mesmo sendo chato ter que tomar cuidado com esse tanto de coisa, acho melhor ter esse “trabalho” do que ficar constrangida de usar roupas que deixem as axilas a mostra, com vergonha das manchas, sabe?

Receitas caseiras para clarear as axilas

E, antes de terminar, alerto que vocês tomem MUITO cuidado com receitas caseiras pra clarear a pele, principalmente as que contém limão, porque isso é um perigo e pode causar um determinado tipo de mancha que é super difícil de sair, como expliquei nesse post aqui.

Agora quero saber de vocês, o que já usaram pra evitar ou tratar o problema?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. NIVIA BARBOSA  21/10/2014 - 16h35

    Oi Ju!!
    Não tenho minhas axilas escuras, mas vou passar a ter mas cuidado com as roupas e os produtos que uso, mas a virilha são escuras, vc recomenda algo? tenho passado hipoglos ultimamente e tem melhorado bastante, mas não sei se posso continuar…
    bjs!!

    • Ju  21/10/2014 - 18h19

      Ni, tô fazendo um post sobre isso já!

  2. Jade  21/10/2014 - 17h20

    Bom eu quando sinto que a axila está dando uma escurecida,faço esfoliação e passo argila branca e deixo por 20 minutos,comigo super funciona.

    • Ju  21/10/2014 - 18h22

      Boa dica Jade, AMO argila!

  3. Vanessa Sial  21/10/2014 - 18h04

    Ju,

    Eu fiz tratamento com dermato. Primeiro passei pela fase terrível do retinoico e hidroquinona. Depois passei por acidos mais leves.
    Meu maior cuidado na rotina é sempre usar antitranspirantes com agentes clareadores. O melhor que usei até hoje foi o Clarify Garnier.

    Há 3 meses comprei o novo clareador Dove True Tone. Ele ajuda muito a manter meu clareamento.
    Ainda não tenho o “suvaco de photoshop” dos sonhoos (isso só com muitas sessões de laser) mas, estou satisfeitas com os resultados.
    bjsss

    • Ju  23/10/2014 - 12h22

      Nessa, que bom saber disso, tava até preparando um post sobre isso, vou dar uma olhada lá em seu blog! Tem post sobre eles?
      Beijos

  4. Jade  22/10/2014 - 10h59

    Faço a mesma coisa que você Nivia Barbosa e realmente ajuda muito a clarear a virilha,mas queria usar algo mais potente.

    • Ju  23/10/2014 - 12h21

      Muito bom saber disso!

  5. Vanessa Sial  23/10/2014 - 13h22

    Ju, fiz um comentário mas não sei se chegou…
    Em todo caso, vai novamente o link da minha resenha sobrre o Dove True Tone.

    http://beladomus.blogspot.com.br/2014/09/testei-novo-dove-true-tone-creme.html

    Xero galega!

    • Ju  24/10/2014 - 12h00

      Obrigada Nessa! É que mudei de hospedagem ontem e o blog ficou instável! :(

  6. Hellen Cristiane  24/10/2014 - 19h07

    Oi Ju, eu comecei a usar hidroquinona nas axilas por 30 dias mas não estava vendo resultado, a hidroquinona é o mesmo princípio ativo usado no Clariderm, usei a 4%. Será que por eu estava fazendo de maneira errada? Porque eu passava todas as noites depois do banho e retirava de manhã.

    • Ju  28/10/2014 - 10h25

      Hellen, eu vou marcar dermato essa semana e pergunto direitinho!

  7. Débora  27/10/2014 - 10h23

    Oi Jú :)

    Primeiro quero te parabenizar pelo seu blog que é lindíssimo e muito gostoso de acompanhar. Você tem um jeito especial para escrever que deixa a leitura leve e descontraída e isso é raro.
    Conheci o blog faz uns dois meses e estou amando, tudo muito lindo. Tenho uma perguntinha pra vc, não tem a ver com o post mas não soube se responderia em um post mais antigo, então resolvi comentar neste que está fresquinho rsrsrrs
    Estou fazendo tratamento com ácido retinóico a 2 semanas, ainda não voltei ao demartologista, estou usando hidratante e protetor solar minesol oil control, que sempre deixou minha pele sequinha e aveludada, porém agora quando passo ele forma um filme reluzente na pele, mas muito reluzente mesmo, só que a pele continua sequinha, é normal após o uso de ácido a pele ficar brilhando assim?
    Mesmo sem passar protetor quando lavo a noite a pele fica muito esticada. Estou tomando bastante água e usando hidratante, mas acho que não está resolvendo. Já aconteceu isso com vc?
    bjs

    • Ju  01/11/2014 - 18h03

      Deb, obrigada! :)
      Flor, é que o ácido “afina” a pele, então tudo “reluz” mais, e a pele fica bem mais esticada sim, mas nunca notei esse brilho extremo não!
      Conseguiu falar com a dermato? Fiquei curiosa!
      Beijos

  8. Dani Carvalho  22/04/2015 - 10h34

    Ju qual lâmina p depilar vc usa.
    Qual marca e modelo??
    Bjuxxx

  9. Giulia  21/08/2015 - 22h17

    Ju, pode parecer meio doido mas já vi essa dica em dois vlogs gringos que acompanho e gosto muito e resolvi testar porque o resultado (mostrado em video) é real!
    Passar a parte interna da batata nas axilas! Sim hahahahah é até constrangedor de falar, mas não é que a bichinha funciona?! A Axila fica clarinha e já se vê o resultado na primeira semana.
    Eu só resolvi testar porque é natural e não tem riscos (como o limão), mas a batata assim como vinagre de maçã são famosos por clarearem e ajudarem com a desodorização das axilas!
    Aproveitando a deixa do limão Ju, eu vi seu post sobre ele e vi o que você disse sobre o limão ficar 7 dias na pele mesmo depois de lavarmos. Eu queria testar aquela receita de cera caseira com limão e açúcar sabe? Mas tenho muito medo de manchar a pele com limão, você sabe algo sobre ela? Porque ao que me parece o suco do limão não entra na pele, pois está na cera…
    Bjs

  10. […] Como clarear axilas  […]

O que você acha do JV?
Quando vi a necessidade de cuidar mais dos meus cabelos bem como pele, procurei diversos artigos na internet e os mais verdadeiros foram o da…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Nos próximos dias a gente só vai se ver de costas por aqui, porque tô tal e qual Kiko, aí não dá, né?hahaha 😂😂😂 Cabelin tá dando aquela desbotada básica, e na luz de fim de tarde sempre fica com um fundo mais avermelhado, já perceberam isso?🤔 Falando em cabelo, mais tarde tem uma resenha mara do #JuTodoDia ( solto amanhã no blog!☺️), de um produto de cabelo que é bem legal!✨🎉 As resenhas da semana estão super boas, com “produtos investimento” e produtos acessíveis, assim tem pra todo mundo!💗 #JuroValendo
  • A incrível Ju Lopes, do @jurovalendo, fez uma resenha completa da nossa máscara de tratamento Ultra Brilho 4D. Confira abaixo! 🌸💗 _________________________________________________________________

O que tem no #JuTodoDia hoje? Cabelo, máscara e brilho, três coisas que a gente adora!

Então vamos falar da Máscara Ultra Brilho 4D, da @vizcayacosmeticos !💗 1️⃣ O que é? Máscara capilar que promete mais brilho, nutrição, vitalidade e movimento. 
Contém água termal, Filtro UV, pantenol, glicerina e vários aminoácidos.

2️⃣ Apresentação: a embalagem é plástica e vem com 150 ml. A textura é cremosa, mas não é muito uniforme, lembra uma “cera mole e macia”, sabe?
É branca, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é bem suave.

3️⃣ Pontos positivos e negativos: o efeito no meu cabelo não é de nutrição, mas de revitalização. 
Ela amacia, mas não é do tipo que “derrete” os fios, e no chuveiro não me impressionou.

Como a promessa é um super brilho já no terceiro uso, continuei a saga e me surpreendi.

Ela realmente deixa o cabelo “lustroso”, com um iluminado bonito, mais alinhado, com menos frizz e bastante leveza e movimento.

Não pesa, não deixa os fios murchos e é uma opção interessante para quem colore o cabelo ou está com os fios mais enfraquecidos, já que ela tem vários aminoácidos, então fortalece, protege a cor e doa brilho.

4️⃣ E aí, compensa? Compensa no cabelo seco, com o uso contínuo, se a sua busca for por brilho, porque aí a gente vê o resultado, sabe?

Quem tem cabelos mais grossos, que precisam de mais “peso”, vai sentir falta de mais nutrição.

Mas, por R$25,90, se você deseja mais brilho, é uma boa opção! ✨

#beauty #beautylover #beautyproducts #beleza #cabelotop #instabeauty #produtosdebeleza #cronogramacapilar #cabelosaudavel #hair #cabelosdivos #cabelostop #cabelo #aguatermal #thermalwater #flower #flowergram #pinterestinspired #pinterest #cosmeticos #cosmetics #haircare #cuidadoscomocabelo #crueltyfreebeauty #resenha #jurovalendo
  • Oi gente linda! Ontem foi dia de visitar a @twooneonetwo na @feiradaloucuraporsapatos. Mostrei no stories um pouquinho de tudo que estava rolando por lá e também alguns produtinhos.
.
Tem muita coisa bacana, uma linha completa de cuidados com a beleza, tudo livre de derivados de petróleo, cruelty free e o preço super acessível. .
Na foto alguns dos eco cosmetics da empresa, que com certeza já estou amando, e que logo logo vai ter resenha de cada um deles pra vcs.
.
Algumas de vcs sugeriram para minhas escolhas os glitters e pigmentos, infelizmente ainda não estavam na feira, mas em breve vai ter conteúdo sobre eles também.
.
DICA DE AMIGA Quem for vistar a feira dá um pulinho no estande pra conferir tudo de pertinho, garanto que vcs vão se apaixonar. Eu, e as outras embaixadoras @umacrespa, @amigasmaes, @morganapzk e @pricrippa, já estamos amando muitooo!
.
Ah se quiser saber um pouquinho mais sobre a empresa tem post no blog contando tudinho😘 👉O Link está na Bio👈
.
Beijossssss
.
#twooneonetwo #feiraloucuraporsapatos #beleza #beauty #makebygracci #graccimarthins #inxtalove #fot0x #felizsabdu #lovemakeup #crueltyfree #care #znpoa #bagé #saopaulo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo