Essa dúvida não é nova, na verdade o costume é bem antigo, mas como chegam muitos comentários e e-mails por aqui perguntando se anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, achei que seria adequado fazer um post sobre o assunto, sabe?
E aviso logo: já acreditei nisso aí! E testei usando 1 pílula, 5 pílulas, 1 cartela inteira de pílula, e de marcas diferentes, porque né, na minha cabeça a coisa poderia mudar, apresentar resultados diferentes por causa da marca. Só que nunca funcionou e, muito tempo depois, conversando com uma amiga que é dermato e que sempre me tira dúvidas aqui pro blog, ela explicou algumas coisas.
Anticoncepcional no Shampoo Cresce o Cabelo?
Existem várias teses usadas por quem defende que colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, e vamos conversar isso por partes, tá?
1. Shampoo não faz o cabelo crescer
Pra começo de conversa, o shampoo fica em contato com os fios por um tempo mínimo, descendo pelo ralo depois, então ele seria o último produto a ser indicado numa receita dessas. Já que é pra fazer, deveriam ter pensado em um creme de pentear, que é o produto que fica em contato com os fios por mais tempo, ou num tônico, que age diretamente no couro cabeludo, até porque o cabelo cresce “da raiz”, né?
Contudo, nem assim, nesse caso, a coisa funcionaria, porque pra conseguir os efeitos pretendidos o produto/medicação precisa preencher 3 requisitos básicos, que são a penetração, absorção e eficácia, o que não acontece aqui, e, inclusive, não foram poucos os dermatologistas e tricologistas que afirmaram que nada que se adicione ao shampoo pode acelerar o crescimento do cabelo.
Quem quiser saber mais sobre os diversos shampoos que prometem acelerar o crescimento dos fios, recomendo esse post: Shampoo para crescer cabelo funciona?
2. O estrogênio não faz o cabelo crescer
As pílulas anticoncepcionais possuem, no geral, um análogo sintético do estrogênio e da progesterona, que são hormônios produzidos pelo nosso corpo, e esses hormônios não têm nada a ver com o crescimento dos fios, muito menos de forma tópica, num shampoo.
Uma das teorias é de que colocando uma grande quantidade de anticoncepcional no shampoo e, consequentemente, de estrogênio, este interromperia a queda dos fios, porque, dizem, se o cabelo para de cair, é porque fica mais forte e, assim, vai crescer mais rápido.
Só que o estrogênio não tem nada a ver com o crescimento dos fios, e, além disso, o seu uso no shampoo não garantiria a sua penetração no couro cabeludo, muito menos a sua absorção, já que a barreira de proteção da pele (e do couro cabeludo…) é extremamente eficiente, de modo que não basta “encostar” pra que a penetração ocorra. No mais, o tempo que o shampoo permanece em contato com os fios é mínimo, o que torna altamente improvável que os hormônios consigam penetrar nos cabelos, e se, por um milagre, penetrarem, será numa quantidade mínima, irrelevante para produzir qualquer efeito.
E pra quem vai além e, ao invés de dissolver o anticoncepcional no shampoo, faz a mistura com álcool, aplicando no couro cabeludo como se fosse um tônico (sim, já tive notícias dessa receita…), só digo que pare e procure um dermatologista, porque isso pode causar danos sérios ao seu cabelo e couro cabeludo!
3. Bloquear a testosterona com progesterona faz o cabelo crescer
Outra teoria que usam pra justificar o uso do anticoncepcional no shampoo é de que a progesterona presente no anticoncepcional bloquearia a ação da testosterona, hormônio masculino que está relacionado, em alguns casos, com a queda de cabelo, o afinamento dos fios e a calvície
Como bem explica Luiz Carlos Cuce, médico e professor de Dermatologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, ao falar sobre a calvície “os hormônios androgenéticos, isto é, os hormônios masculinos, entre eles a testosterona, agem não só diminuindo a produção dos pelos e inibindo a proliferação das células formadoras da haste capilar, mas também na glândula sebácea anexa ao pelo, aumentando a oleosidade. “
E foi por causa disso muita gente entendeu que se colocasse anticoncepcional, e, consequentemente, progesterona, no shampoo, isso “bloquearia a ação da testosterona”, impedindo a queda dos fios e fazendo com que o crescimento seja acelerado.
Só esqueceram que a pílula foi feita pra ser ingerida, que seu mecanismo de ação não é para uso tópico, então o seu efeito só se dá quando ela é ingerida, de modo que sua diluição no shampoo não apresenta resultado, porque ela não é absorvida pelos fios.
No mais, se o cabelo cresce de dentro para fora, ingerir a pílula seria bem mais eficiente nesse sentido, né? Enfim, a coisa não tem fundamento, e se vocês tiverem dúvidas sobre mais algum “método” de crescimento capilar, deixem aqui nos comentários que prometo fazer posts sobre o assunto!
+ Crescimento Capilar
- Cabelos longos: 10 mandamentos para chegar lá!
- Tudo que faço pro cabelo crescer rápido
- #Pechincha: dicas para o cabelo crescer rápido
- Cabelo que cresce 20 cm em 30 dias?
- Máscara que faz o cabelo crescer
E se você conhece algum produto que funcione bem para acelerar o crescimento dos fios, conta pra gente! E pra ver todos os posts e tudo o que já foi testado aqui no blog pra fazer o cabelo crescer mais rápido, é só clicar aqui.
Beijos, Ju♥
Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Também já fiz isso Ju KKKK e lembro que foi um cabeleireiro que falou em um programa de televisão.
hahahah Acho que todo mundo já fez, né?
Eu coloco cafeína em pó. Abro a cápsula e despejo apenas o pozinho no vidro de xampu. Lavo de duas a três vezes na semana.
KKK
JU MINHA FLOR DA BAHIA ESSE POVO INVENTA DE TUDO MESMO PARA O CABELO CRESCER…DEZULIVRE KKKKK
ESSA EU NUNCA OUVI FALAREM NÃO SÓ O SHAMPOO BOMBA(QUE INCLUSIVE CAI NESSA) E O SHAMPOO DE CAFÉ.
OBRIGADA PELOS TEUS POSTS EXPLICATIVOS. POR ISSO QUE TUDO QUE ME DIZEM SOBRE CABELO OU PRODUTOS EU JÁ CORRO AQUI NO JV PRA VER A SUA OPNIÃO. BJO ADORO VC
Lembro que eu fazia muito isso na minha adolescência e meu cabelo não crescia nada.