20.04.2016

Anticoncepcional no Shampoo Faz o Cabelo Crescer?

Não, não e não!

Essa dúvida não é nova, na verdade o costume é bem antigo, mas como chegam muitos comentários e e-mails por aqui perguntando se anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, achei que seria adequado fazer um post sobre o assunto, sabe?

E aviso logo: já acreditei nisso aí! E testei usando 1 pílula, 5 pílulas, 1 cartela inteira de pílula, e de marcas diferentes, porque né, na minha cabeça a coisa poderia mudar, apresentar resultados diferentes por causa da marca. Só que nunca funcionou e, muito tempo depois, conversando com uma amiga que é dermato e que sempre me tira dúvidas aqui pro blog, ela explicou algumas coisas.

Anticoncepcional no Shampoo Cresce o Cabelo?

Existem várias teses usadas por quem defende que colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, e vamos conversar isso por partes, tá?

anticoncepcional no shampoo cabelo crescer juro valendo ju lopes

1. Shampoo não faz o cabelo crescer

Pra começo de conversa, o shampoo fica em contato com os fios por um tempo mínimo, descendo pelo ralo depois, então ele seria o último produto a ser indicado numa receita dessas. Já que é pra fazer, deveriam ter pensado em um creme de pentear, que é o produto que fica em contato com os fios por mais tempo, ou num tônico, que age diretamente no couro cabeludo, até porque o cabelo cresce “da raiz”, né?

Contudo, nem assim, nesse caso, a coisa funcionaria, porque pra conseguir os efeitos pretendidos o produto/medicação precisa preencher 3 requisitos básicos, que são a penetração, absorção e eficácia, o que não acontece aqui, e, inclusive, não foram poucos os dermatologistas e tricologistas que afirmaram que nada que se adicione ao shampoo pode acelerar o crescimento do cabelo.

Quem quiser saber mais sobre os diversos shampoos que prometem acelerar o crescimento dos fios, recomendo esse post: Shampoo para crescer cabelo funciona?

2. O estrogênio não faz o cabelo crescer

As pílulas anticoncepcionais possuem, no geral, um análogo sintético do estrogênio e da progesterona, que são hormônios produzidos pelo nosso corpo, e esses hormônios não têm nada a ver com o crescimento dos fios, muito menos de forma tópica, num shampoo.

Uma das teorias é de que colocando uma grande quantidade de anticoncepcional no shampoo e, consequentemente, de estrogênio, este interromperia a queda dos fios, porque, dizem, se o cabelo para de cair, é porque fica mais forte e, assim,  vai crescer mais rápido.

Só que o estrogênio não tem nada a ver com o crescimento dos fios, e, além disso, o seu uso no shampoo não  garantiria a sua penetração no couro cabeludo, muito menos a sua absorção, já que a barreira de proteção da pele (e do couro cabeludo…) é extremamente eficiente, de modo que não basta “encostar” pra que a  penetração ocorra. No mais, o tempo que o shampoo permanece em contato com os fios é mínimo, o que torna altamente improvável que os hormônios consigam penetrar nos cabelos, e se, por um milagre, penetrarem, será numa quantidade mínima, irrelevante para produzir qualquer efeito.

E pra quem vai além e, ao invés de dissolver o anticoncepcional no shampoo, faz a mistura com álcool, aplicando no couro cabeludo como se fosse um tônico (sim, já tive notícias dessa receita…), só digo que pare e procure um dermatologista, porque isso pode causar danos sérios ao seu cabelo e couro cabeludo!

anticoncepcional no shampoo cabelo crescer juro valendo ju lopes

3. Bloquear a testosterona com progesterona faz o cabelo crescer

Outra teoria que usam pra justificar o uso do anticoncepcional no shampoo é de que a progesterona presente no anticoncepcional bloquearia a ação da testosterona, hormônio masculino que está relacionado, em alguns casos, com a queda de cabelo, o afinamento dos fios e a calvície

Como bem explica Luiz Carlos Cuce, médico e professor de Dermatologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, ao falar sobre a calvície “os hormônios androgenéticos, isto é, os hormônios masculinos, entre eles a testosterona, agem não só diminuindo a produção dos pelos e inibindo a proliferação das células formadoras da haste capilar, mas também na glândula sebácea anexa ao pelo, aumentando a oleosidade. “

E foi por causa disso muita gente entendeu que se colocasse anticoncepcional, e, consequentemente, progesterona, no shampoo, isso “bloquearia a ação da testosterona”, impedindo a queda dos fios e fazendo com que o crescimento seja acelerado.

Só esqueceram que a pílula foi feita pra ser ingerida, que seu mecanismo de ação não é para uso tópico, então o seu efeito só se dá quando ela é ingerida, de modo que sua diluição no shampoo não apresenta resultado, porque ela não é absorvida pelos fios.

No mais, se o cabelo cresce de dentro para fora, ingerir a pílula seria bem mais eficiente nesse sentido, né? Enfim, a coisa não tem fundamento, e se vocês tiverem dúvidas sobre mais algum “método” de crescimento capilar, deixem aqui nos comentários que prometo fazer posts sobre o assunto!

+ Crescimento Capilar

E se você conhece algum produto que funcione bem para acelerar o crescimento dos fios, conta pra gente! E pra ver todos os posts e tudo o que já foi testado aqui no blog pra fazer o cabelo crescer mais rápido, é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Monique Tavares Correa Tavares  20/04/2016 - 11h37

    Também já fiz isso Ju KKKK e lembro que foi um cabeleireiro que falou em um programa de televisão.

    • Ju  20/04/2016 - 11h39

      hahahah Acho que todo mundo já fez, né?

  2. Roseane  20/04/2016 - 12h41

    Eu coloco cafeína em pó. Abro a cápsula e despejo apenas o pozinho no vidro de xampu. Lavo de duas a três vezes na semana.

  3. WANESSA BRITO  20/04/2016 - 17h48

    KKK
    JU MINHA FLOR DA BAHIA ESSE POVO INVENTA DE TUDO MESMO PARA O CABELO CRESCER…DEZULIVRE KKKKK
    ESSA EU NUNCA OUVI FALAREM NÃO SÓ O SHAMPOO BOMBA(QUE INCLUSIVE CAI NESSA) E O SHAMPOO DE CAFÉ.
    OBRIGADA PELOS TEUS POSTS EXPLICATIVOS. POR ISSO QUE TUDO QUE ME DIZEM SOBRE CABELO OU PRODUTOS EU JÁ CORRO AQUI NO JV PRA VER A SUA OPNIÃO. BJO ADORO VC

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo