20.04.2016

Anticoncepcional no Shampoo Faz o Cabelo Crescer?

Não, não e não!

Essa dúvida não é nova, na verdade o costume é bem antigo, mas como chegam muitos comentários e e-mails por aqui perguntando se anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, achei que seria adequado fazer um post sobre o assunto, sabe?

E aviso logo: já acreditei nisso aí! E testei usando 1 pílula, 5 pílulas, 1 cartela inteira de pílula, e de marcas diferentes, porque né, na minha cabeça a coisa poderia mudar, apresentar resultados diferentes por causa da marca. Só que nunca funcionou e, muito tempo depois, conversando com uma amiga que é dermato e que sempre me tira dúvidas aqui pro blog, ela explicou algumas coisas.

Anticoncepcional no Shampoo Cresce o Cabelo?

Existem várias teses usadas por quem defende que colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer, e vamos conversar isso por partes, tá?

anticoncepcional no shampoo cabelo crescer juro valendo ju lopes

1. Shampoo não faz o cabelo crescer

Pra começo de conversa, o shampoo fica em contato com os fios por um tempo mínimo, descendo pelo ralo depois, então ele seria o último produto a ser indicado numa receita dessas. Já que é pra fazer, deveriam ter pensado em um creme de pentear, que é o produto que fica em contato com os fios por mais tempo, ou num tônico, que age diretamente no couro cabeludo, até porque o cabelo cresce “da raiz”, né?

Contudo, nem assim, nesse caso, a coisa funcionaria, porque pra conseguir os efeitos pretendidos o produto/medicação precisa preencher 3 requisitos básicos, que são a penetração, absorção e eficácia, o que não acontece aqui, e, inclusive, não foram poucos os dermatologistas e tricologistas que afirmaram que nada que se adicione ao shampoo pode acelerar o crescimento do cabelo.

Quem quiser saber mais sobre os diversos shampoos que prometem acelerar o crescimento dos fios, recomendo esse post: Shampoo para crescer cabelo funciona?

2. O estrogênio não faz o cabelo crescer

As pílulas anticoncepcionais possuem, no geral, um análogo sintético do estrogênio e da progesterona, que são hormônios produzidos pelo nosso corpo, e esses hormônios não têm nada a ver com o crescimento dos fios, muito menos de forma tópica, num shampoo.

Uma das teorias é de que colocando uma grande quantidade de anticoncepcional no shampoo e, consequentemente, de estrogênio, este interromperia a queda dos fios, porque, dizem, se o cabelo para de cair, é porque fica mais forte e, assim,  vai crescer mais rápido.

Só que o estrogênio não tem nada a ver com o crescimento dos fios, e, além disso, o seu uso no shampoo não  garantiria a sua penetração no couro cabeludo, muito menos a sua absorção, já que a barreira de proteção da pele (e do couro cabeludo…) é extremamente eficiente, de modo que não basta “encostar” pra que a  penetração ocorra. No mais, o tempo que o shampoo permanece em contato com os fios é mínimo, o que torna altamente improvável que os hormônios consigam penetrar nos cabelos, e se, por um milagre, penetrarem, será numa quantidade mínima, irrelevante para produzir qualquer efeito.

E pra quem vai além e, ao invés de dissolver o anticoncepcional no shampoo, faz a mistura com álcool, aplicando no couro cabeludo como se fosse um tônico (sim, já tive notícias dessa receita…), só digo que pare e procure um dermatologista, porque isso pode causar danos sérios ao seu cabelo e couro cabeludo!

anticoncepcional no shampoo cabelo crescer juro valendo ju lopes

3. Bloquear a testosterona com progesterona faz o cabelo crescer

Outra teoria que usam pra justificar o uso do anticoncepcional no shampoo é de que a progesterona presente no anticoncepcional bloquearia a ação da testosterona, hormônio masculino que está relacionado, em alguns casos, com a queda de cabelo, o afinamento dos fios e a calvície

Como bem explica Luiz Carlos Cuce, médico e professor de Dermatologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, ao falar sobre a calvície “os hormônios androgenéticos, isto é, os hormônios masculinos, entre eles a testosterona, agem não só diminuindo a produção dos pelos e inibindo a proliferação das células formadoras da haste capilar, mas também na glândula sebácea anexa ao pelo, aumentando a oleosidade. “

E foi por causa disso muita gente entendeu que se colocasse anticoncepcional, e, consequentemente, progesterona, no shampoo, isso “bloquearia a ação da testosterona”, impedindo a queda dos fios e fazendo com que o crescimento seja acelerado.

Só esqueceram que a pílula foi feita pra ser ingerida, que seu mecanismo de ação não é para uso tópico, então o seu efeito só se dá quando ela é ingerida, de modo que sua diluição no shampoo não apresenta resultado, porque ela não é absorvida pelos fios.

No mais, se o cabelo cresce de dentro para fora, ingerir a pílula seria bem mais eficiente nesse sentido, né? Enfim, a coisa não tem fundamento, e se vocês tiverem dúvidas sobre mais algum “método” de crescimento capilar, deixem aqui nos comentários que prometo fazer posts sobre o assunto!

+ Crescimento Capilar

E se você conhece algum produto que funcione bem para acelerar o crescimento dos fios, conta pra gente! E pra ver todos os posts e tudo o que já foi testado aqui no blog pra fazer o cabelo crescer mais rápido, é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Monique Tavares Correa Tavares  20/04/2016 - 11h37

    Também já fiz isso Ju KKKK e lembro que foi um cabeleireiro que falou em um programa de televisão.

    • Ju  20/04/2016 - 11h39

      hahahah Acho que todo mundo já fez, né?

  2. Roseane  20/04/2016 - 12h41

    Eu coloco cafeína em pó. Abro a cápsula e despejo apenas o pozinho no vidro de xampu. Lavo de duas a três vezes na semana.

  3. WANESSA BRITO  20/04/2016 - 17h48

    KKK
    JU MINHA FLOR DA BAHIA ESSE POVO INVENTA DE TUDO MESMO PARA O CABELO CRESCER…DEZULIVRE KKKKK
    ESSA EU NUNCA OUVI FALAREM NÃO SÓ O SHAMPOO BOMBA(QUE INCLUSIVE CAI NESSA) E O SHAMPOO DE CAFÉ.
    OBRIGADA PELOS TEUS POSTS EXPLICATIVOS. POR ISSO QUE TUDO QUE ME DIZEM SOBRE CABELO OU PRODUTOS EU JÁ CORRO AQUI NO JV PRA VER A SUA OPNIÃO. BJO ADORO VC

O que você acha do JV?
Quando vi a necessidade de cuidar mais dos meus cabelos bem como pele, procurei diversos artigos na internet e os mais verdadeiros foram o da…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Nos próximos dias a gente só vai se ver de costas por aqui, porque tô tal e qual Kiko, aí não dá, né?hahaha 😂😂😂 Cabelin tá dando aquela desbotada básica, e na luz de fim de tarde sempre fica com um fundo mais avermelhado, já perceberam isso?🤔 Falando em cabelo, mais tarde tem uma resenha mara do #JuTodoDia ( solto amanhã no blog!☺️), de um produto de cabelo que é bem legal!✨🎉 As resenhas da semana estão super boas, com “produtos investimento” e produtos acessíveis, assim tem pra todo mundo!💗 #JuroValendo
  • A incrível Ju Lopes, do @jurovalendo, fez uma resenha completa da nossa máscara de tratamento Ultra Brilho 4D. Confira abaixo! 🌸💗 _________________________________________________________________

O que tem no #JuTodoDia hoje? Cabelo, máscara e brilho, três coisas que a gente adora!

Então vamos falar da Máscara Ultra Brilho 4D, da @vizcayacosmeticos !💗 1️⃣ O que é? Máscara capilar que promete mais brilho, nutrição, vitalidade e movimento. 
Contém água termal, Filtro UV, pantenol, glicerina e vários aminoácidos.

2️⃣ Apresentação: a embalagem é plástica e vem com 150 ml. A textura é cremosa, mas não é muito uniforme, lembra uma “cera mole e macia”, sabe?
É branca, então não interfere na pigmentação dos fios, e o cheiro é bem suave.

3️⃣ Pontos positivos e negativos: o efeito no meu cabelo não é de nutrição, mas de revitalização. 
Ela amacia, mas não é do tipo que “derrete” os fios, e no chuveiro não me impressionou.

Como a promessa é um super brilho já no terceiro uso, continuei a saga e me surpreendi.

Ela realmente deixa o cabelo “lustroso”, com um iluminado bonito, mais alinhado, com menos frizz e bastante leveza e movimento.

Não pesa, não deixa os fios murchos e é uma opção interessante para quem colore o cabelo ou está com os fios mais enfraquecidos, já que ela tem vários aminoácidos, então fortalece, protege a cor e doa brilho.

4️⃣ E aí, compensa? Compensa no cabelo seco, com o uso contínuo, se a sua busca for por brilho, porque aí a gente vê o resultado, sabe?

Quem tem cabelos mais grossos, que precisam de mais “peso”, vai sentir falta de mais nutrição.

Mas, por R$25,90, se você deseja mais brilho, é uma boa opção! ✨

#beauty #beautylover #beautyproducts #beleza #cabelotop #instabeauty #produtosdebeleza #cronogramacapilar #cabelosaudavel #hair #cabelosdivos #cabelostop #cabelo #aguatermal #thermalwater #flower #flowergram #pinterestinspired #pinterest #cosmeticos #cosmetics #haircare #cuidadoscomocabelo #crueltyfreebeauty #resenha #jurovalendo
  • Oi gente linda! Ontem foi dia de visitar a @twooneonetwo na @feiradaloucuraporsapatos. Mostrei no stories um pouquinho de tudo que estava rolando por lá e também alguns produtinhos.
.
Tem muita coisa bacana, uma linha completa de cuidados com a beleza, tudo livre de derivados de petróleo, cruelty free e o preço super acessível. .
Na foto alguns dos eco cosmetics da empresa, que com certeza já estou amando, e que logo logo vai ter resenha de cada um deles pra vcs.
.
Algumas de vcs sugeriram para minhas escolhas os glitters e pigmentos, infelizmente ainda não estavam na feira, mas em breve vai ter conteúdo sobre eles também.
.
DICA DE AMIGA Quem for vistar a feira dá um pulinho no estande pra conferir tudo de pertinho, garanto que vcs vão se apaixonar. Eu, e as outras embaixadoras @umacrespa, @amigasmaes, @morganapzk e @pricrippa, já estamos amando muitooo!
.
Ah se quiser saber um pouquinho mais sobre a empresa tem post no blog contando tudinho😘 👉O Link está na Bio👈
.
Beijossssss
.
#twooneonetwo #feiraloucuraporsapatos #beleza #beauty #makebygracci #graccimarthins #inxtalove #fot0x #felizsabdu #lovemakeup #crueltyfree #care #znpoa #bagé #saopaulo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo