12.05.2016

Óleos Essenciais Que Ajudam no Crescimento do Cabelo

Eles são tudo de bom!

Crescimento do cabelo é um assunto que sempre rende muito por aqui, então todas as vezes que vejo algo que possa ajudar vou anotando na agenda, e uma coisa que venho lendo faz tempo é sobre alguns óleos essenciais que ajudam no crescimento do cabelo, e é sobre isso que a gente vai papear hoje!

Os óleos essenciais podem ajudar no crescimento capilar e no combate a queda dos fios de de várias formas, sobretudo quando o “fator estresse” está envolvido, porque sim, ele tanto interfere no crescimento, desacelerando-o, quando na queda, estimulando.

É que o estresse, nosso “amigo” de todos os dias, estimula, em muitos casos, o aumento da oleosidade no couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios, além de, em alguns casos, levar a queda do cabelo. No mais, ele também pode desencadear alguns processos inflamatórios no couro cabeludo e afetar diretamente o sistema imunológico, o que também interfere no crescimento dos fios.

Crescimento do Cabelo: óleos essenciais que ajudam!

óleos essenciais crescimento do cabelo juro valendo

Vários estudos já foram feitos para testar a eficácia dos óleos essenciais no caso de queda e crescimento dos fios, e os mais usados são o óleo essencial de alecrim, o de hortelã-pimenta e o de hinoki dourado.

O óleo essencial de alecrim, que é bastante utilizado em casos de caspa e seborreia, estimula a microcirculação do couro cabeludo, purifica e ativa o crescimento dos fios. Vale dizer que ele já foi testado, inclusive, em estudos sobre a alopécia androgenética (veja aqui), mostrando ser bastante eficaz após 6 meses de uso contínuo, com a vantagem de não causar irritação ou outros efeitos colaterais.

O óleo essencial de hortelã-pimenta, por sua vez, foi alvo de estudo recente (veja aqui) e, em concentração de 3%, mostrou-se eficaz na indução do crescimento dos fios em um período curto de tempo (4 semanas) devido a sua ação no aumento da vascularização local e também no estímulo ao hormônio do crescimento IGF-1, que, dentre muitas outras funções, também estimula o crescimento capilar.

Já o óleo essencial de hinoki dourado, também conhecido como tuia ou cipreste dourado, vem demonstrando boa ação estimulante do crescimento capilar por aumentar a expressão do VEGF, um fator de crescimento, o que garante que mais sangue e nutrientes cheguem aos folículos pilosos, acelerando, assim, o crescimento dos fios.

Diversos outros óleos essenciais são utilizados na aromaterapia para estimular o crescimento dos fios, combater a queda e fortalecer, inclusive o óleo essencial de cedro, que fortalece os fios, evitando a quebra, combate a oleosidade do couro cabeludo e a caspa, ajudando na oxigenação local, além do óleo essencial de manjerona, que combate a quebra dos fios, o de gengibre, que fortalece e ajuda na queda de cabelo, o de sálvia esclareia, que purifica, combate a caspa e deixa os fios mais fortes, dentre outros.

óleos essenciais crescimento do cabelo juro valendo

Na maioria dos casos, esses óleos essenciais são usados diretamente no couro cabeludo, mas diluídos em algum óleo vegetal e agindo por, em média, 60 minutos, podendo, também, serem usados com máscaras capilares ou shampoos, por exemplo, mas nesse caso os efeitos são bem menores, porque o contato com o couro cabeludo é menor.

O ideal, ao utilizar óleos essenciais, é procurar a ajuda de um aromaterapeuta, que é quem pode indicar os melhores óleos e formas de uso para cada caso, até porque eles são extremamente concentrados e o uso incorreto pode causar problemas sérios.

E pra quem quiser um óleo mais fácil de usar e de comprar, além de mais barato, vale conferir a dica do óleo de rícino, que gosto de usar na umectação com Bepantol (veja a receita aqui). Não achei nenhum estudo definitivo que comprove sua eficácia no crescimento da cabelo, mas ele é bastante usado para isso e, inclusive, existe uma patente americana no qual ele é definido como um óleo que estimula o crescimento dos fios.

Pra quem está interessada no assunto, nesse post aqui tem dicas baratex para o cabelo crescer rápido, e  pra conferir todos os posts sobre crescimento capilar, com um montão de dicas mara, é só clicar aqui!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Karina  12/05/2016 - 12h14

    Oi juuu….eu tenho um problema com meu cabelo ke naum consigo resolver…ele cresce bem o problema é ke nunca chega ate o final ,ele acaba quebrando….e eu uso mtos produtos bons…faço hidrataçao….nutriçao….reconstruçao….mais as pontas sempre continuam ralas e o comprimento sempre o mesmo…..me ajudaaaa juuuu!!!!!!!meu cabelo é fino e liso e unica quimica é as luzes…

    • Ju  15/05/2016 - 11h02

      Ka, tá com progressiva ou alguma outra química?
      Beijos

  2. Ana Claudia  12/05/2016 - 13h14

    Ju, pode indicar um lugar, melhor dizendo, um site? Pois moro no interior de Goiás e é difícil encontrar óleos essenciais, no caso o de cedro e o de alecrim. E muitos lugares que vendem, a concentração nunca é de 100%… não consigo confiar!
    Um abraço e parabéns pelo excelente trabalho que tem feito aqui no blog!

    • Ju  12/05/2016 - 14h04

      Aninha, veja no site da Laszlo, são os melhores!
      E muito obrigada! <3

  3. Ester Lima  12/05/2016 - 15h26

    Oii Ju! Tudo bem?
    Já ouvi várias meninas dizendo que o óleo de rícino (ou mamona), também ajuda no crescimento do cabelo. Você já testou?

    Beijos, adoro seus posts :*

    • Ju  13/05/2016 - 09h15

      Ester, já sim, e acho que funciona, meu problema com ele é o cheiro. Fico pra morrer! rs

  4. Elisa  12/05/2016 - 20h52

    Oi, Ju. Li em alguns lugares que o óleo de alecrim escurece o cabelo, será que é verdade? Como sou loira, fiquei com medo de usar. Beijo

    • Ju  13/05/2016 - 09h15

      Elisa, ele é bom pra cabelos escuros porque aumenta o brilho e deixa a cor mais viva, mas não acredito que escureça não!
      Beijos

  5. Erica  13/05/2016 - 12h58

    Ju, poderia indicar outras marcas (exceto a Lazlo), que vendam esses OE?

    Grande bjo!

    • Ju  15/05/2016 - 10h59

      Érica, tem a Bioessência, a By Samia… Essas suas eu conheço mais, mas tem várias outras!
      Beijos

  6. Karina  15/05/2016 - 23h44

    Juuu…a unica quimica que tenho no cabelo sao as luzes….!!!!!sonho em ter cabelao……!!!!!!:(

  7. Meire  16/05/2016 - 08h14

    Ju, desde 19/03/2016 q estou usando o óleo de coco antes da lavagem. Qdo posso, deixo durante a noite toda ou o mínimo de 2h (sempre um pouco aquecido). A princípio, faria por um ano ininterruptamente, para testar se alisa mesmo. Mas nem precisa: meu cabelo está outro: hidratado, disciplinado, brilhoso e, o melhor, não estou escrava da escova \0/ e com raiz baixa! Estou amando e vou continuar o uso! Bjks

  8. Meire  16/05/2016 - 08h17

    Ju, desde 19/03/2016 q estou usando o óleo de coco antes da lavagem. Qdo posso, deixo durante a noite toda. A princípio, faria por um ano ininterruptamente, para testar se alisa mesmo. Mas nem precisa: meu cabelo está outro: hidratado, disciplinado, brilhoso e, o melhor, não estou escrava da escova \0/. Estou amando e vou continuar o uso! Bjks

  9. Tais  16/05/2016 - 14h20

    Oi Ju!
    Vc já ouviu falar do Cresce Pêlo, que todo mundo diz que funciona pro cabelo crescer mais rapido?
    Bjs

  10. Elisandra Rodrigues  16/05/2016 - 16h14

    Oi Ju, sobre o óleo de rícino, passei no cabelo e dormi com ele, no outro dia quando fui lavar caíram mechas de cabelo e fiquei muito assustada. Estou com uma queda muito acentuada. Será que teve algo a ver com o tempo que deixei agindo? Também li que quanto mais oleoso estiver o couro cabeludo, mais haverá queda, agora estou confusa. Beijos

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…
As leitoras mais incríveis da vida
    Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
    Poste no instagram uma foto com a hashtag
    #JuroValendo