Isso pode parecer estranho pra muita gente, mas é fato, comprovado por diversos estudos, que muitos medicamentos causam alterações nos fios. Sim, existem remédios que alteram a cor e também a textura dos cabelos, e muitos são de uso corriqueiro, frequentemente prescritos para vários problemas de saúde.
É comum notar essas mudanças de forma mais intensa em pacientes que passam por quimioterapia, e lembro que um montão de gente achou estranho quando o Reynaldo Gianecchini surgiu com os fios cacheados e mais crespos após o tratamento do câncer, mas tem que fique com o cabelo bem fininho e liso, então varia muito de pessoa pra pessoa.
Remédios que Alteram a Cor e a Textura do Cabelo
Nesse caso, de acordo com publicações do British Journal of Dermatology, essa mudança estrutural no cabelo acontece porque a região mais afetada pela quimioterapia, no caso dos cabelos, é a matriz, que é a responsável pela espessura e simetria da fibra capilar. Assim, um cabelo que era liso pode se tornar cacheado, o que era fino pode se tornar grosso e vice-versa. Isso, claro, sem falar nas alterações causadas na cor dos fios, que também podem acontecer.
Mas, vários remédios comuns no nosso dia a dia podem causar alterações na cor e na textura dos cabelos, e, de modo geral, as alterações são divididas em quatro: as que deixam os fios mais claros ou grisalhos, as que escurem os cabelos, as que deixam os fios mais ondulados e/ou grossos, e as que deixam os fios mais lisos e/ou finos.
Retinoides, acitretina e minoxidil, por exemplo, podem escurecer os cabelos, assim como o verapamil, a bromocriptina, a carbidopa, o diazóxido, os estrogênios, o tamoxifeno e alguns medicamentos usados no tratamento do HIV (zidovudine e indinavir), dentre outros.
O althesin, o peróxido de benzoíla, a cloroquina, o etretinato, o interferon (alfa), a mefenesina e o triparanol, ao contrário, podem clarear ou deixar os fios grisalhos. E isso sem falar nos shampoos de cetoconazol, muito usados para tratar a caspa, que também clareiam os cabelos em alguns casos. Na bula deles, inclusive, vem a informação de que eles podem descolorir os fios, o que acontece mais facilmente em pessoas com cabelos grisalhos ou que possuem algum tipo de química capilar.
Já o lítio e o interferon tendem a deixar os fios menos ondulados, mais lisos, enquanto o valproato, os retinoides e o indinavir tendem a ter efeito contrário, deixando os fios mais ondulados.
O excesso ou a falta de hormônios também interfere muito nos fios, assim como muitos antidepressivos, as pílulas anticoncepcionais, sobretudo as que têm progesterona, o ibuprofeno (é um efeito secundário raro, mas existe), alguns ansiolíticos e antipsicóticos, que podem, também, causar a queda dos fios, como expliquei nesse post aqui.
Na maioria dos casos esses efeitos cessam quando o uso do medicamento é suspenso, mas é importante saber que isso pode acontecer pra conversar direitinho com o médico, sabe?
Pra quem tiver mais interesse no assunto, vale dar uma lida no artigo escrito por Tosti e Pazzaglia no Journal Dermatologic Clinics. O título é Drug reactions affecting hair: Diagnosis, e ele é de 2007.
E se alguém já notou algum efeito parecido com algum outro medicamento, divide aí com a gente!
Beijos, Ju♥
Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Oi, Ju!
Gostaria de saber se voce ja falou algo sobre o uso do Glicopan Pet nos cabelos. Bjos
Val, aqui não! :)
Oi, existe algo p engrossar o fio?
Nossa!!! vou ver meus medicamentos se tem algum desses componentes, meu cabelo que era liso agora está cheio de cachos principalmente na parte de baixo. Luzes ou progressiva podem também causar essas alterações?
Adoro seu blog, já fiz várias das suas dicas e adorei todas. Obrigada por sua dedicação e por nos repassar com tanto cuidado e responsabilidade tantas informações. beijos.
Bom dia, Ju! Eu percebi alteração na estrutura do meu cabelo (ficou mais grosso e de um lado tá ondulado), após a troca do anticoncepcional (na verdade foi só a dosagem, o remédio é o mesmo). Agora lendo esse post confirmo que foi isso.
Ju,no meu caso,meu cabelo está mais fino,não está crescendo e tudo pois estou com excesso hormonal (hipertireoidismo),dentre outros sintomas,foi meio que um alerta hehe um beijão e adorei o post:)
vou usar minoxiil 5% indicada pela minha dematologista faço luses no cabelo sou loira gostaria de saber se vai escurecer de vez meu cabelo
Tbm pode mudar para cabelo masculino ? O meu era liso e bem loiro eu queria saber quais medicamentos se eu tomar ele pode ficar liso novamente me ajudem pessoal quero ter cabelos liso de volta
É verdade mesmo! Fiz um tratamento dermatológico com roacutan. Meu cabelo era liso e hoje é ondulado.
Olá, meu cabelo pigmenta com qualquer formulação de minoxidil (alcoólica e a base de água), como poderei fazer a despigmentação sem danificar o fio?
Faço modulação hormonal bioidentica e meus cabelos mudaram, encrespou totalmente!