24.09.2021

Precisa Usar Condicionador Depois da Máscara?

Uma pergunta bem comum por aqui é se precisa usar condicionador depois da máscara.

Será que precisa ou é treta pra vender mais produtos?

Bom, vamos por partes, porque pra responder isso é preciso entender qual a função do condicionador e da máscara!

Máscara e condicionador são a mesma coisa?

Como já expliquei aqui anos atrás, máscara e condicionador são produtos diferentes, já que suas funções são diferentes e a concentração de ativos também.

Contudo, são bem parecidos em alguns aspectos, como na presença de cargas positivas e no pH mais baixo, mais ácido, o que garante maior “selamento” das cutículas (sim, essa expressão é equivocada, mas é de fácil entendimento, então vai ela mesmo.

Em relação a produção, a maior diferença é que as máscaras possuem (ou deveriam possuir) uma concentração maior de ativos, enquanto o condicionador possui uma concentração menor.

condicionador depois da máscara

Teoricamente é isso aí, só que na prática a teoria é outra, porque não são poucas as máscaras e condicionadores que não possuem o pH tão baixo quanto deveria, e isso faz toda a diferença, já que resulta num cabelo mais “desequilibrado” e, consequentemente, vulnerável.

Pode substituir um pelo outro?

Em regra, não. Mas depende rs.

Já substituí em vários momentos, com produtos diferentes e aprendi, na experimentação, bastante coisa.

E a base de tudo é o pH dos produtos, coisa que rarissimos fabricantes informam

Ah, a Bio Extratus informa o pH de tudinho nas embalagens, tá? Orgulhooooo! rs

Outra coisa importante sobre essa substituição é que a máscara atua para combater uma (ou algumas) necessidade pontual do seu cabelo, a depender dos ativos de tratamento, mas a finalização da lavagem/tratamento é feita, em regra, pelo condicionador.

O condicionamento e o chamado “fechamento das cutículas” são os passos finais do tratamento e isso você obtém principalmente através de bons condicionadores.

Precisa usar condicionador depois da máscara?

Em regra sim, já que o último produto utilizado na lavagem deve ter o pH mais baixo.

No caso da Bio Extratus, por exemplo, que é como consigo ver o pH de tudo, o do condicionador é sempre menor que o da máscara.

E o pH mais baixo sela e alinha as cutículas, o que faz com o que cabelo seque com o caimento e a aparência muito melhor.

Acontece também de algumas máscaras terem o pH super baixo, bem mais baixo do que o aceitável, e são geralmente aquelas que amolecem super os fios, sabe?

Nesse caso precisa usar um condicionador depois pra equilibrar o pH do cabelo.

Falo isso porque usei, anos atrás, uma máscara de pH bem baixo (3.0)  no lugar do condicionador e com o tempo percebi que o cabelo foi ficando fraco e com a textura estranha, o que só melhorou quando reequilibrei o pH do cabelo.

 É assim com todo cabelo? Não! Cada cabelo é uma sentença, e  você precisa testar pra ver o que funciona no seu.

Pra ler mais posts sobre cabelos é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga @jurovalendo lá no instagram!

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
O que você acha do JV?
Simplesmente o melhor blog! Única blogger que eu confio de olhos fechados, se Ju falou, tá falado, tem discussão não! maravilhosaaaaaa! Não compro nada sem…
3 Segredos Para Transformar a Energia da Sua Casa! Protetor solar para quem transpira muito: 3 dicas salvadoras! Azeite de oliva é tudo de bom pro cabelo! 4 Mitos sobre beleza da pele! Testamos: Perfume Shakira Dance Diamonds! Perfume Yes I Am Cacharel Perfume Idôle Lancôme: Elegância e Delicadeza! Pele madura: 3 Cuidados Essenciais!