20.10.2016

Hidratação com Creme de Leite Funciona?

Semana passada postei uma foto no instagram (@jurovalendo, segue lá!) falando da hidratação de Maizena, e questionaram se a hidratação com creme de leite funciona. Como sei que a dúvida é bem comum, preferi responder em forma de post!

Como Fazer hidratação com Creme de Leite

A receita básica da hidratação com creme de leite leva 1 colher de creme de leite (lata ou caixinha, mas prefiro o caseiro) e duas colheres de hidratação (qualquer uma), mas acrescentando 10 ml de Bepantol (ou genéricos) o resultado fica melhor.

Já vi receitas que acrescentavam algum óleo vegetal, leite de coco e outras coisas caseiras, mas nos meus testes, e isso vale para o meu cabelo, o que mais deu certo foi o creme de leite com a máscara e o Bepantol.

hidratação com creme de leite funciona

É só misturar tudo até que fique homogêneo, aplicar nos fios e deixar agir por 20 minutos, preferencialmente usando uma touca pra “esquentar” a coisa e melhorar a penetração, e enxaguar em seguida.

Ah, antes de aplicar, lave os fios com shampoo e remova o excesso de umidade.

Hidratação Para Cabelo com creme de leite é boa?

O creme de leite tem uma quantidade boa de gorduras, o que é bem interessante para cabelos muito ressecados, crespos (mas não muito finos) e cacheados.

Mas, ele também contém sódio, que resseca, e não deve ser usado puro, porque o seu pH é muito alto para um “creme de tratamento”. As máscaras de tratamento devem não só ter o pH ácido, mas um pH que seja, no máximo, o pH do cabelo, que é entre 3.8 e 5.6.

O pH do creme de leite varia entre 6.4 e 6.8, que é maior que o pH do cabelo e não ajuda nem um pouco a selar os fios, o que é extremamente importante, porque se o fio do cabelo não é selado você pode tratar com o melhor produto do mundo que o feito não se prolonga.

É por esse motivo que eu, Ju, prefiro não usar essa hidratação (só usei para fazer testes0. Meu cabelo é quimicamente tratado e pH mais alto que o do cabelo, só aceito se for shampoo. Pra todos os outros produtos de uso diário/semanal, prefiro o pH mais baixo.

hidratação com creme de leite funciona

Mas, se você usa e gosta, vou te dar um conselho, tá?

Use com uma máscara de pH bem mais baixo, como várias da Novex, que possuem o pH de 3.5, por exemplo. E acidificar o cabelo em seguida, usando um condicionador com vinagre, que já expliquei nesse post aqui, vai fazer diferença.

Então, não funciona com qualquer máscara, não é o tipo de coisa que a gente deve usar “puro”, e não é pra todo tipo de cabelo.

Hidratação com creme de leite para cabelos cacheados

Essa é uma receita que funciona melhor em cabelos cacheados, crespos, mais grossos e/ou muito ressecados, porque o creme de leite tem bastante gordura. Se o cabelo não está tão ressecado ou é fino, liso ou mais oleoso, ele pode pesar.

Se tiver que indicar,  indico pra potencializar essas máscaras de pH mais baixo que não deram muito certo, mas não como um tratamento isolado.  Também não acho que a gente deva usar só ela, porque o cabelo precisa de muito mais que isso, entende?

Falando nisso, aqui vai uma dica: receitinhas caseiras funcionam melhor com máscaras de pH mais baixo.

Usando do jeito certo, reduzindo o pH em seguida, pode ser um bom quebra-galho e garantir um resultado legal, deixando os fios mais definidos e nutridos.  Mas, evitem usar puro, e prestem atenção nessa história do pH!

E, comparando com a hidratação de Maizena, que não uso, prefiro essa. Ela também tem o pH alto (o da Maizena é  maior), mas tem gorduras boas para os fios.

Alguém aqui usa a hidratação com creme de leite? Tem alguma outra dica? Conta aí! E se quiser mais receitinhas caseiras, vou deixar várias:

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas de cabelo como essas? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
17 comentários
  1. Dayse  20/10/2016 - 13h13

    Ju mulher, te descobri só agora e foi a salvação do meu viver! Meu cabelo sempre foi forte e tenho muuuuuito cabelo..não tenho do que reclamar,faço progressiva de 3 em 3 meses, e há um ano pinto raiz por causa dos brancos…aí resolvi fazer uma plumagem no cabelo,e ficou um pouco elastico pq fiquei quase 5 hs com agua oxigenada na cabeça (e nao caiu um fio,rs) comprei o cronograma capilar da bio extratus e fiz a primeira semana como manda a embalagem, hidratação,nutrição,reconstrução, ta sendo ótimo…comprei tbm queratina liquida q estou pingando na hidratação e oleo de coco…a minha pergunta é, onde encaixo o oleo de coco no meu cronograma? Beijos!

    • Ju  20/10/2016 - 13h56

      Dayse, sua linda, sem bem-vinda! <3
      Encaixa na nutrição!
      E qualquer coia é só perguntar, viu?
      Beijos

  2. BRUNA SOUZA  20/10/2016 - 13h52

    Não curto muito esse negócio de hidratação caseira Ju…. Só gosto da de mel, leite de coco e água de coco. Só essas três! Procuro comprar produtos bons e que funcionam bem no meu cabelo pra não precisar passar essas coisas! Kkkkkk…. Os produtos são feitos próprios pra usar nos cabelos! E “comida” não é legal pra usar no cabelo… Pele.. Etc… Mas né… Cada um usa o que quer_. Kkkkkk… Um beijo princesa! Deus que te abençoe sempre!
    Ah! Fez o pão de queijo????

    • Ju  20/10/2016 - 17h19

      Bru, fiz e AMEI, já vou postar! <3 <3 <3

  3. BRUNA SOUZA  20/10/2016 - 13h53

    Ah! Posta pra nós a receita da cocada de cacau Ju!

    • Ju  20/10/2016 - 13h57

      Bru, vou postar, pode deixar!

  4. Mayta  20/10/2016 - 14h29

    Não sei se sou meio radical, mas acho meio desperdício usar essas coisas de comer no cabelo, tem tanta gente passando fome e eu passando creme de leite no cabelo, para mim não dá, mas não julgo quem faça, e prefiro pensar que algo feito especificamente para o cabelo tem mais efeito que algo que não tenha essa função, tá certo que os óleos são fantásticos mas é um caso a parte.

  5. ANA PAULA  20/10/2016 - 14h37

    Oi Ju! se vc fosse comprar um produto para reconstruir um para hidratar e um para nutrir quais seriam? Acabei de fazer luzes e queria um produto bom de cada para recuperar o cabelo! Amo seu blog!

  6. Vivy Pereira  20/10/2016 - 15h32

    Ju, o que você acha de misturar com Yamasterol ? Atenderia quanto a questão de PH baixo …

    • Ju  20/10/2016 - 17h18

      Vivy, o pH dele é 4.5,é bom!
      Beijos

  7. Soeli  20/10/2016 - 16h32

    Aí Ju, eu nunca gostei dessas hidratações de maizena, creme de leite etc, nunca acreditei nisso, prefiro máscara mesmo, os óleos vegetais.

  8. Sandra  20/10/2016 - 16h35

    Ju, fiz uma vez no meu cabelo com máscara Doctor da Inoar, creme de leite, mel e bepantol.
    Pesou no meu cabelo – que é virgem.
    Senti que hidratou mas não tratou.
    O cheiro de leite depois que…. Socorro!
    Obrigada amore pela elucidação.

  9. josilaine Goes  20/10/2016 - 17h11

    ju, uma dúvida nada a ver com o post, quando existe uma mesma máscara, nas versões cabelos grossos e cabelos finos, qual seria a diferença entre elas na composição, ou seja, teoricamente, alguma delas seria mais potente? Qual seria o resultado, por exemplo, se alguém de cabelos finos usasse a máscara indicada para cabelos grossos? bjs

    • Ju  20/10/2016 - 17h20

      Josi, a para cabelos grossos tende a ser mais pesada, não tem a ver exatamente com potência não!
      Beijos

  10. Janaina  24/10/2016 - 17h08

    Oi Ju! Já fiz algumas vezes essa hidratação com creme de leite e deu super certo no meu cabelo, que é cacheado. Ficou sedoso e brilhoso.
    Beijos

  11. Marcia  03/11/2016 - 02h28

    Podemos colocar vinagre de maçã ou limão pra baixar o PH do creme de leite?

  12. Keyla  07/11/2016 - 14h34

    Ju,

    Continuo sempre por aqui, lindeza….te acompanhando diariamente….caladinha…afinal, sou mineirinha uai…:-)

    Mas, ando lendo algumas que me deixaram com uma dúvida cruel…Vi essa hidratação aqui, e li em alguns lugares, outra hidratação que alisa naturalmente o cabelo, com leite integral, leite em pó, e aspirina. Isso é possível?????.

    Bjo

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!