No final de outubro fez 9 meses que resolvi parar de tomar anticoncepcional, e de lá pra cá tantas coisas mudaram que nem sei como começar.
Hormônio, com certeza, é uma coisa que mexe muito com a gente, e a queda deles, por causa do uso prolongado da pílula (no meu caso), afetou absurdamente a minha vida em vários níveis.
Não demonizo a pílula, jamais faria isso, mas se soubesse antes o que sei hoje, se tivesse sentido na própria pele, teria procurado outras opções.
Porque sim, a parte boa é maravilhosa, não dá pra negar. Mas quando a conta chega o preço, pra mim, é alto demais pra pagar. Algumas coisas eu nem percebi o quanto estavam erradas, porque foram tantos anos naquele ritmo que a gente acaba acreditando que “é assim”, sabe?
E não, não é.
O apetite pela vida que tenho hoje, nunca tive antes, em nenhum momento. Nunca me senti tão viva. Nunca senti tanto, aliás.
Sobre Parar de Tomar Anticoncepcional: 9 Meses Depois
Tem a parte ruim? Claro. Tô muito mais sensível que sempre fui, e vejo isso claramente em determinada época do mês. Engraçado isso porque eu, que sempre fui mais “linear”, agora tenho fases, as coisas “ondulam”, por assim dizer. Mas isso, de certa forma, é bom.
Me conheço mais, entendo mais claramente os sinais do meu corpo e me sinto muito melhor, mesmo com a pele mais oleosa, e o cabelo também.
Ainda estranho não querer esganar o mundo na TPM e, ao invés disso, entrar na melancolia, coisa que nunca foi uma característica minha. Ainda tô aprendendo a lidar com isso, a ter mais paciência comigo e a não tentar passar por cima desse tipo de sensação, de sentimento.
Cada pessoa, com certeza, reage de uma forma a suspensão do anticoncepcional, e como meus hormônios estavam completamente fora de controle, todos extremamente baixos, senti muito mais a mudança nas atitudes e sensações que na parte física. Porque sim, seus hormônios mandam em você, vai por mim!
Tô repondo os hormônios, fazendo todo o acompanhamento médico e, sinceramente, não cogito, nem por um segundo, a hipótese de voltar a tomar pílula anticoncepcional, como expliquei no vídeo abaixo.
Quero fazer um segundo vídeo sobre isso respondendo as dúvidas de vocês, então deixem aqui nos comentários, tá? E acompanhem tudinho lá no Youtube (se inscreva aqui), porque a grande maioria dos vídeos não aparecem por aqui.
Alguém aqui já suspendeu o anticoncepcional? Como foi? Divide aí com a gente, é sempre bom saber! E já fiz város posts sobre isso aqui, ó:
- Sobre não menstruar por 18 anos
- As primeiras semanas sem a pílula
- Vivendo sem pílula: o primeiro mês
- Porque parei de tomar anticoncepcional
- Vivendo sem pílula: o quarto mês
- Parar de tomar a pílula foi a melhor decisão da minha vida!
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Adorei o vídeo.Gostei da sua postura de falar do método que funcionou para você ! Eu mesma tenho que usar anticoncepcional por ter ovário policístico e a forma de tratar é assim. Ou seja no meu caso funciona. Eu já mudando de assunto rsrs Ju você podia fazer um vídeo ou post sobre o colágeno para flacidez na fase de emagrecimento. Estou fazendo dieta e academia, mas de toda forma queria saber mais sobre o colágeno para ajudar a combater a flacidez, vi que você falou isso rapidinho no vídeo de emagrecimento :) ADORO SUAS DICAS :*
Mas Ju vc usa o q agora? Diu ?
Não, não posso usar nenhum método hormonal, só camisinha!
Ju, morro de vontade de parar com a pílula também, mas me preocupo muito com contracepção. Não confio de jeito nenhum só em camisinha kkkk
Como tu tá fazendo essa parte?
Mari, camisinha!
Mesmo com a pílula, sempre usei camisinha. E pra evitar riscos, fico de olho na “tabelinha” também!
Adoro seu blog! Navego por ele todos os dias, adorei esse tema sobre a suspensão do anticoncepcional. Eu tomei por 15 anos e faz 7 meses que suspendi. Estou enfrentando a parte ruim ainda: aumento da oleosidade na pele e no cabelo, que já eram mistos a oleosos, espinhas no rosto e nas costas. Tudo isto estou tratando com a dermatologista, mas o que tem sido pior é falta de regularidade menstrual, que trouxe junto dos atrasos ( já houve 63 dias sem menstruar) inchaço e muita irritação, a TPM forte que eu nem lembrava mais como era. Bagunçou até os hormônios da tireóide. O lado positivo que percebi de imediato foi a redução de peso, 2 kg de imediato e a melhora na circulação sanguínea, motivo principal de optar pela suspensão. Minha ginecologista disse que é uma questão de tempo para o organismo voltar ao normal. Estou fazendo acompanhamento regularmente e somente tomando um complemento de vitaminas. Bjo Ju, adoro e aproveito muito suas dicas!
Eu vi o video e achei q tivesse deixado passar essa informação. Nossa mas nem o diu de cobre? Ele nao tem hormônios, nada, é so o aparelho mssm.
vou colocar mes q vem., tb estou doida pra me livrar do anticoncepcional hormonal, no meu caso injecao mensal.
Bjus e obg.
Oi Bia, então, tinha pensado nele, mas várias meninas disseram que não tinham se dado bem, daí fiquei com receio… Depois que colocar me conta como está?Beijos
oi ju! suspendi o anticoncepcional por 3 meses para realizar alguns exames e neste período, meu cabelo que sempre caiu muito parou de cair. Existe alguma relação ou foi só um coincidencia? beijos
Existe sim, anticoncepcional pode causar queda dos fios, expliquei isso nesse post:
https://jurovalendo.com.br/2013/08/28/remedios-que-causam-queda-capilar/
Qual a diferença dos hormônios q vc tá repondo agora, p os hormônios do anticoncepcional ? .
Também gostaria de saber se o uso do anticoncepcional causou algum efeito colateral ruim p os seus cabelos, pq o bom é diminuir a oleosidade.
Tb tô pensando em parar. Já tô c consulta marcada c a ginecologista p dezembro, p conversar sobre isso.
Paz e bem p você Jú.
Oi Da, tudo bem?
Pelo que entendi, existem basicamente “dois tipos de hormônios”: aqueles que são idênticos aos produzidos dentro da gente e os que são muito parecidos, possuem efeitos bem semelhantes, mas não são idênticos aos que a natureza produziu.
No caso dos anticoncepcionais e de muitas reposições também, não é usada a progesterona ou o estrógeno “propriamente dito”. É usado o acetato de ciproterona, a medroxiprogesterona, o valerato de estradiol, dentre outros. A molécula, nesse caso, não é igual, tem “algo a mais”, e esse algo a mais pode, com o tempo, causar danos.
Existe muita controvérsia sobre isso, já vi médicos repudiarem o termo, inclusive, mas o que vejo muitos médicos falando é que essa controvérsia se dá porque os hormônios bioidênticos (olhe esse aqui: https://jurovalendo.com.br/2013/07/29/reposicao-de-progesterona-e-o-fim-da-tpm/), como são uma substância criada pela natureza, não podem ser patenteados, ou seja, não geram lucro.
No meu caso, aumentou a oleosidade da raiz, principalmente no início! Converse direitinho com seu médico e veja o que é melhor pro seu caso!
Um beijo enorme pra você! :)
Ju, desculpa a pergunta e se for inconveniente, pode deletar.
Além da camisinha, vc esta utilizando outro método anticoncepcional?
Mai, imagina, pode perguntar tudooo, aqui não tem frescura!
Tô usando só a camisinha, que usava mesmo quando tomava pílula (mercúrio em virgem, sou precavida! hahaha).
Eu pensei no DIU de cobre, que não tem hormônios, mas vi várias pessoas que tiveram problema e desisti.
Eu parei de usar pílula já faz uns cinco meses e confesso que ainda não estou sentindo todas as maravilhas da falta de hormônio. Meu peito incha muito antes de menstruar, tenho TPM, cólica forte e não achei que fez tanta diferença a libido, com ou sem pílula.
Claro que essa é a minha experiência pessoal. Uma coisa que facilitou muito a minha volta ao mundo da menstruação foi usar coletor menstrual. Não tenho mais medo de ir dormir e acordar com a cama suja de sangue.
Vale dizer que quem sugeriu para que eu parasse de tomar a pílula foi o endocrinologista. A ginecologista pareceu se preocupar unicamente com a questão da prevenção a gravidez.
Bjus e parabéns pelo blog!
Oi Ju, sua acne não aumentou? Estou com medo disso…
Jo, no início apareceram mas espinhas, mas fui cuidando da pele e, principalmente, da alimentação, e melhorou!
Acredito que a reposição de hormônios também tenha ajudado!
Oi Ju! Parei com a pílula há um ano e meio. Comecei aos 17 (hoje tenho 27), por conta das cólicas absurdas que nenhum analgésico dava jeito. Nos últimos cinco anos optei por suspender a menstruação mesmo. Foi muito importante pra mim, sofri muito por causa das cólicas, deixava de viver muita coisa. Porém, ano passado, parece que começou a desregular tudo, os sangramentos de escape eram constantes e, se eu passasse por um momento estressante, ficava menstruada mesmo usando a pílula corretamente. Então resolvi dar um tempo pra ver o que acontecia… Nos primeiros meses parecia que continuava tudo igual, as mudanças vieram aos poucos, inclusive demorou pra que eu associasse muita coisa com isso: oscilações de humor, principalmente melancolia, alterações na pele… Eu simplesmente não reconhecia mais algumas coisas e não sabia lidar com isso! Mas me empenhei em me conhecer de verdade e não passar por cima disso! Minha pele, por exemplo, além de muito mais oleosa, passou a ter espinhas de uma forma absurda, coisa que nem na adolescência eu tinha! Mas quando procurei uma nutricionista para cuidar do peso, percebi que com a nova alimentação minha pele se transformou, até meu período menstrual ficou melhor, ele começa e termina e eu nem percebo! Acho que parar com a pílula me proporcionou isso: me conhecer mais e respeitar mais os meus limites, os meus sentimentos. Mas também reconheço a importância dela, assim como ela foi libertadora durante muitos anos pra mim, também é pra muita gente. Não pretendo voltar a tomá-la. Mas claro que essa foi uma decisão tomada dentro da minha realidade!
Ju, estou sempre por aqui mas nunca comentei… Mas adoro seu blog, você me representa muito! Obrigada por compartilhar tanta coisa boa com a gente!!! Beijo!
Exatamente isso, Fran! A parte de se conhecer é a melhor coisa, sinceramente!
E obrigada você, muito obrigada! <3
Beijos
Melhor coisa que já fiz na vida foi parar de usar anticoncepcional. Optei pelo diu de cobre tem 3 meses (que é um dispositivo sem hormônios, ao contrário do Mirena)
É exatamente como vc disse no texto, Ju, deixamos de ter uma vida linear, e passamos a nos conhecer melhor com todas as ondulações possíveis. É realmente um ciclo. Tudo muda. E eu achei o maximo!
Mila, eu pensei no DIU de cobre, mas vi várias pessoas que tiveram problema e desisti. Pra você tá tudo bem? Me conta!
Ju, foi uma luta, rsrs
Usei anticoncepcional desde os 18, nunca me senti bem com ele, sempre quis parar, porém é muito cômodo, então fui usando… aos 22 anos procurei minha ginecologista pra falar da minha insatisfação e do meu medo de acontecer alguma coisa com a minha saúde, perguntei a ela do DIU. Ela foi contra e me ofereceu ou o adesivo ou o anel. Fui de adesivo, pq n acreditava muito naquele anel esquisito hehehe Porém ainda eram métodos hormonais…
Tentei mais uma vez e ela disse que não convinha, pois não tinha filhos…. bla bla bla…
Esse ano, com 27 anos, resolvi dar um ultimato nela. Cheguei cheia de mim no consultório, já preparando meus argumentos pra defender a inserção do DIU, esperando uma resposta negativa dela. Mas quando pensa que não, ela me disse que eu poderia colocar (engoli meus argumentos e fiquei meio sem acreditar kkkk)
Passando essa etapa de convecimento, era hora de escolher qual DIU. E eu já estava decidia que não queria hormônios. Então minha ginecologista me falou que o meu corpo iria responder ao diu de cobre da mesma maneira de quando eu não usava ac, ou seja, o ciclo permaneceria igual porém com uma cólica mais forte, que passaria com remédio. Fui então pesquisar nos inúmeros blogs, e cada um uma história…. uma pessoa em 100 falando que deu tudo certo heheh E o medo que me deu…
Decidi não pensar e marcar logo a inserção. A única certeza que eu tinha é que eu iria colocar no hospital, anestesiada.
No hospital correu tudo muito rápido, e tudo deu certo. Nesses primeiros dias não é bom sentir cólica para que o diu não seja expelido, então ela me receitou buscofem e buscopan composto. Nesses primeiros dias sentia algumas cólicas. Nada que não aguentasse. Depois foi marcado um ultrassom transvaginal pra ver se ele estava no lugar (marquei um dia antes do prazo que ela me deu pq alguma coisa me dizia que o meu não estava no lugar kkk) mas estava! Graças a Deus.
Enfim a menstruação veio, e tudo ocorreu como era antes da pílula. A cólica… essa sim é doída menina… mas passa com remédio e a minha só vem no primeiro dia. O fluxo dura exatos 4 dias, e não teve aumento na quantidade. Tenho ciclo certinho de 28 dias, e adoro tudo o que eu sinto durante. E a libido, é a melhor parte! Tive minha vida de volta. Me sinto uma mulher de verdade.
Milla, que bom saber disso, muitoooo obrigada por dividir isso, viu? <3
Ju sua linda, antes de mais nada queria dizer que adoro você e o blog! Parei com o anticoncepcional boa parte por influencia sua, já queria isso a tempos e fui postergando a tomada da decisão. Depois de ler seus relatos procurei minha ginecologista, fiz alguns exames e parei fazem cerca de sete meses. Já de inicio notei os efeitos positivos, melhora no humor, na libido, disposição, peso, reduziu drasticamente o inchaço e as celulites, o ciclo incrivelmente regulado. Porém agora no penúltimo mês tive um episódio com a camisinha que rompeu e tive que usar uma pílula do dia seguinte (por favor faz um post sobre isso pra nós), ai desandou tudo… Logo após a tomada da pílula minha menstruação desceu normalmente na data prevista, porém esse mês simplesmente não desceu, dores de cabeça terríveis, cólicas, inchaço, fora a tensão por achar que poderia ser uma gravidez, fiz dois testes de farmácia e um de sangue (a louca) todos os três negativos. Mas até agora nada da danada descer, gostaria de saber de você e das outras meninas que se “libertaram” do uso da pílula se já passaram por situação semelhante, se tem atrasos assim, até mesmo pra eu me tranquilizar um pouco, como usei pílula a vida toda estou aqui surtada achando que sofro de alguma doença terminal por estar com a menstruação atrasada rs… Desculpa o textão e obrigada por abrir esse espaço pra nós! Beijão
Oi Mary, que bom saber disso, obrigada! <3
Então, isso foi por causa da pílula do dia seguinte, pode acontecer sim, fica tranquila! Ela desregula tudo, mas daqui a pouco vem de novo!
Beijos
Camila fala um pouco mais pra nós sobre a sua experiência com o DIU de cobre, estou pensando nele tbm! Obrigada beijos
Eu no caso me sinto dependente da pílula por conta da acne. Tenho espinhas enormes e cravos quando não as tomo. Não posso usar o Roacutan porque tenho problemas no fígado. Uso vitacid gel e azelan, actine para ajudar no combate, mas sem a pílula, eles parecem ineficientes. No caso da acne, a reposição hormonal ajuda?
Dani, minha linda, não sei te responder, mas vou me informar direitinho!
Beijos
Ju,
você está sentindo alguma diferença com o uso do Dhea?
Usei uma época,mas combinado com outros hormônios… nao notei diferença..beijinhos
Muita, Manu, porque minha testosterona tava MUITO baixa. Tomo a de 50 mg,
Beijos
Ju, sua linda!!! Primeiro amo seu sotaque e as frases de efeito: “diacho a quatro” “Porto Seguro é a terra do nunca”… hahhaha
Muito responsável sua conduta. Não endemonizar o uso da pílula mas fala o que funcionou com você. Muito digno isso! Amei o video.
hahahahaha Obrigada, minha linda! <3
Acho isso MUITO importante, porque é inegável que é benéfico sim pra muita gente, como foi por muito tempo pra mim, né? Não posso simplesmente falar que não presta e ponto, não é assim. Presta sim, e pode ser extremamente útil, cada caso é um caso!
Que bom que você gostou, fico feliz!
Beijos
Imagina! É sempre bom compartilhar!! Beijos
<3
Jú, tomava diane 35, tenho SOP e tomo roacutan
meus seios estavam doloridos e inchados a cartela TODA, minhas pernas com espasmos a noite, e viviam cansadas.
A médica dizia que era assim mesmo, e a perna estava apenas cansada.
A dermato disse que era pra continuar tomarndo pq nao posso engravidar de jeito nenhum com roacutan…
PAREI POR CONTA PROPRIA! fazm 6 dias que parei a cartela na metade…
menstruei!
meus peitos ja voltaram ao normal, e minha perna parou com os espasmos!
Ninguém melhor pra conhecer nosso corpo do que nós mesmas!
Me sinto mais animada ao decorrer do dia, menos cansada e triste.
O jeito é se prevenir, e poupar seu corpo dessa bomba de hormônios <3
faça mais vídeos sim! gosto da sua sinceridade e dessa tema tão raro abordado!
beijãoooo
Pras meninas que tem ovário policístico como eu… procurem por TENAG (vitex agnus)
é fitoterápico, e induz a ovulação e menstruação naturalmente
além de melhorar humor!
Totalmente natural…
só tomem cuidado pq ele deixa fértil, não previne gravidez! apenas regula os hormônios naturalmente!
Mary, conversa com a sua/seu ginecologista. Se for uma boa medica, ela vai saber te orientar com o melhor pra vc. Seja diu, pílula, adesivo, anel… pq tem médico que não te pede um mísero exame e já sai passando anticoncepcional… aí não dá né…
Oi Ju, adoro seus posts, vendo seus últimos relatos acabei desconfiando que grande parte dos meus problemas podem estar vindo da baixa hormonal, suspendi o anticoncepcional faz 1 semana e ja começo a perceber a melhora na libido (meu pior problema) vou continuar sem tomar pelo menos 2 meses para ver, como amamento meu filho não posso tomar hormônios, meu casamento esta uó por isso, vou torcer pra só o fim da pílula resolver.
Oi Ju! Eu não posso tomar anticoncepcional, pois eu tenho uma alergia severa. A ultima vez que eu tomei, fiquei com as pernas todas cheias de cicatrizes que demoraram muito pra sarar. Fiquei quase meio ano só usando calça comprida devido a isso. Eu tenho ovário micropolicistico, e pra tratar só com anticoncepcional. Agora eu uso óleo de prímula pra reposição hormonal, e olha, tá dando certo.
Beijos, amo muito seu blog, tem muitas coisas legais
Eu parei em fevereiro desse ano e FOI A MELHOR COISA QUE EU FIZ.
Me sinto muito mais disposta!
Meu cabelo e pele estão sim mais oleosos, estou com mais espinhas, mas é como disse outro dia: acordar com vontade de sair da cama, resolver os problemas e ir atrás do que você quer não tem preço!
Oi. Tudo bem?
Parei de tomar AC há 8 meses e não mensttuei. Passei no gineco e ele receitou reposição hormonal. Mas tô com mto medo de ficar inchada e ter aquele boom de espinhas, como aconteceu depois de 4 meses sem o AC. Agora meu cabelo começou a cair mto, o médico falou que melhorará com a reposição. Mas estou com medo