17.01.2017

12 Lições Que 2016 me Ensinou

Essa semana fui queimar a minha agenda de 2016 (sim, faço isso! rs), e além de algumas informações importantes que passei pra agenda de 2017, vi que em cada mês tinha um pequeno resumo do que tinha acontecido e que ali tinham lições valiosas de um ano complicado.

Anotei tudo numa listinha, coloquei no planner e achei que isso daria um post. Vamos lá!

12 Lições Que 2016 me Ensinou

lições que aprendi

1. Tudo pode mudar num piscar de olhos.

A vida acontece aos poucos, é fato, mas tudo pode mudar a qualquer momento, tanto pra bom quanto pra ruim, e é essencial que estejamos preparados. Ninguém se mantém no topo da onda o tempo todo, é impossível. A gente cai, levanta, passa pela calmaria, continua caminhando, sobe, sobe mais alto e cai de novo (ou não…), o importante é saber viver tudo isso com tranquilidade e aprender o que cada um desses momentos ensina.

2. Continue caminhando

E não importa pra que lado o barco vire, continue caminhando. Isso é muito difícil quando as coisas não vão tão bem como a gente gostaria, mas ninguém realiza sonhos desistindo quando as coisas vão mal, quando o mar fica revolto e as ondas arrebentam na nossa cara.

Esses momentos, aliás, são professores incríveis pra quem sabe aproveitar, e podem ensinar muito sobre perseverança, sobre acreditar em nós mesmos e no Universo, que sempre se movimenta para nos ensinar o que é preciso em cada momento.

Portanto, quando as coisas ficarem difíceis e a vontade de desistir bater na porta, respire, se fortaleça e continue caminhando. Você vai chegar lá, acredite.

3. Sonhos são apenas sonhos

Sonhos são lindos e podem sim nos impulsionar, mas a menos que você coloque a mão na massa e trabalhe duro nada vai acontecer. Sinto informar, mas sonhos não se realizam sozinhos, é você que tem que fazer a coisa acontecer!

Trabalho e perseverança sempre prevalecem sobre sonhos e talentos, sempre.

4. Ninguém além de você é responsável pela sua felicidade

A única pessoa que pode construir a sua felicidade é você, está nas suas mãos. E não, não adianta bater o pé, dar chilique, se fazer de vítima ou culpar o outro, o passado, seus pais, Deus, a vida ou o qualquer outra coisa porque isso não vai adiantar. Ao contrário, só vai atrasar a sua vida.

5. O que passou, passou

Falando nisso, a menos que você sele a paz com o seu passado e que perdoe tudo de todos, inclusive de si mesma, você vai continuar preso em coisas que, além de não trazerem nada de bom, atrapalham seu presente e estragam o seu futuro.

6. Todo mundo erra, e não tem nada demais nisso

Eu, você, seus pais, seus amigos, seu namorado/marido e todas as pessoas nesse mundo erram, metem os pés pelas mãos e fazem besteiras, coisas das quais não se orgulha, então desça do pedestal, pare de apontar o dedo e, mesmo não aceitando, porque ninguém é obrigado, tente ter a generosidade de compreender o outro ao invés de julgar.

Não é fácil não, eu bem sei e continuo tentando fazer isso todos os dias, mas a verdade é que a gente tem que parar de passar a vida apontando os erros alheios, como se estivéssemos acima disso, porque não estamos.

7. Se afaste de quem não te faz bem

Algumas pessoas não devem fazer parte da nossa vida, e isso não tem a ver com os erros dela, mas sim em como ela nos faz sentir. Quem te suga, quem te desequilibra, quem não confia em você e não apoia seus sonhos, quem, resumindo, “não é por você” não deve permanecer ao seu lado.

8. Busque o que é melhor para você

As pessoas ficam ofendidas quando finalizamos uma situação ou relação, e não raras vezes somos rotuladas como egoístas, falsas ou más nesses momentos, o que é um absurdo, porque é óbvio que você tem que buscar sempre o que é melhor para você. E, acredite, se você não fizer isso por você, ninguém vai fazer.

9. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta

Cada pessoa vai te rotular de uma forma e isso não tem absolutamente nada a ver com quem você realmente é. A gente julga e rotula de acordo com o nosso sistema de crenças, com a nossa realidade, com a imagem que a gente tem do outro, mas essa imagem não é o outro.

Ou seja, não leve para o lado pessoal, isso não tem nada a ver com você. E não, não tente provar nada para ninguém. O seu compromisso é com você, é em ser melhor a cada dia, então não perca tempo tentando agradar e mudar a opinião de quem quer que seja sobre você.

10. Faça o melhor que puder, sempre

Eu acredito que nós estamos aqui para aprender, pra evoluir, e uma forma de fazer isso é dar sempre o nosso melhor, em qualquer circunstância. Não importa o que você esteja fazendo, esteja por inteiro, faça o seu melhor, da melhor forma que puder. É assim que nos tornamos a melhor versão de nós mesmos.

11. Diga sim para si mesma

Ah, o livro da Shonda mexeu demais comigo, me fez um bem enorme e me ensinou que preciso dizer sim pra mim mesma o tempo todo. Quando a gente aprende isso e para de negar quem somos e o que queremos, quando paramos de nos anular para agradar o outro a vida se transforma e tudo muda, vai por mim!

12. A vida vai te surpreender

Na hora certa, quando você estiver preparado, quando aprender o que a vida, através de milhões de situações repetidas, tenta te ensinar, coisas incríveis começam a acontecer.

Parece impossível hoje, né? Eu já estive bem aí, justamente nesse ponto, mas, acredite, coisas maravilhosas acontecem todos os dias, milagres existem e sonhos se realizam sim, mas tudo acontece quando tem que acontecer, nem antes, nem depois.

E eu continuo continuo escolhendo acreditar que o melhor ainda está por vir, e que posso ser melhor, muito melhor, pra mim, pra você, para o mundo. Só depende de mim.

E pra vocês, quais foram as lições do ano que passou?

Beijos, ♥ Ju

Bora ficar juntinhas? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Simone Klemens  17/01/2017 - 14h22

    Jú parabéns pelas palavras fortes e determinadas que expressou. .. entendi sua mensagem. .. qual é o livro chamado Shonda que vc citou no texto?

    • Ju  17/01/2017 - 15h40

      Oi Si, obrigada! <3
      É o O Ano Em Que Disse Sim, maravilhoso!

  2. Mariana  17/01/2017 - 15h03

    Eu só posso dizer que to chorando até agora . Me identifiquei demais e com o momento exato que to passando . Obrigada, ju, pela sua sensibilidade e sinceridade no que escreve . Bjs

    • Ju  17/01/2017 - 15h40

      Mari, sua linda, espero que tenha te ajudado! <3
      Beijos

  3. JÉSSICA FERNANDES  17/01/2017 - 15h27

    Simplesmente demais essa mensagem! Sempre precisamos ler algo assim, para não esquecer jamais de cada palavra escrita neste post! E hj, eu precisava demais ler tudo isso! Muito obrigada, Ju! Beijos.

    • Ju  17/01/2017 - 15h39

      Jeu, que bom que serviu pra você, que bom! <3

  4. Juliana  18/01/2017 - 08h56

    Ju,
    Muito lindo o seu texto, me inspirou muito!!
    Palavras certas no momento certo ;)!

    • Ju  18/01/2017 - 11h32

      Ju, linda, que bom saber disso! <3

  5. Katherine  18/01/2017 - 10h17

    Ju.. querida… MUITO obrigada pelas palavras e por ser tão inspiradora.. eu precisava ler tudo isso, estou passando por um momento complicado e passei dias chorando, hoje que acordei um pouco melhor me deparo com esse texto maravilhoso que me da mais um incentivo para me movimentar.
    E vou buscar o livro <3

    • Ju  18/01/2017 - 11h31

      Kath, força aí, minha linda! A gente acha que não, mas aos poucos as coisas de ajeitam…
      E esse livro é MARAVILHOSO, vai te fazer bem!
      Beijos <3

  6. Vanessa Freitas  18/01/2017 - 11h57

    Oi, Ju! Post super bem-vindo e pra cima! Estava pesquisando um blog com conteúdo e achei vc como referência. Me pegou!E já tô atrás do livro tbm! hahaha <3

    • Ju  18/01/2017 - 14h43

      Que bommmm saber disso! <3
      E o livro é maravilhoso, certeza que vai gostar!
      Beijos

  7. Paula  18/01/2017 - 14h40

    Vc disse muitas verdades. O importante é sempre aprender e numa parar.
    Bjo

  8. Emanuella  19/01/2017 - 01h00

    Ju que texto maravilhoso. Passei muiva coisa em 2016. E quero já comprar esse livro. No meu insta @emanuella_oliveirarocha te citei como inspiradora na compras de meus livros. Bjus e um 2017 maravilhoso pra vc.

    • Ju  19/01/2017 - 12h26

      Manu, sua linda, obrigada! E esse livro é incrível, certeza que vais gostar!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Conhecem o blog de minha amiga, @jurovalendo ? Passem lá... Escrevi algo legal... @isadorabacelar.r #amizade #jurovalendo #julopes #amor #meueuloiro #fidelidade #gastronomia #amando #mudanca #salvador #unifacs
  • Mudar de profissão nunca é fácil, bem sei como é difícil lidar com as dúvidas, as angústias e, também, com o julgamento alheio.

Mas acredito, também, que fazer algo que a gente ama não tem preço. Que alegria, felicidade e realização não têm preço.

A @isadorabacelar.r também acha, encarou a mudança e contou tudo pra vocês lá no blog. 💕
#MulherDe30 #MudeiDeVida #JuroValendo
  • Esse deveria ser o jeito certo de dar “valor” às pessoas! Não devíamos dar tanta importância ao quanto de dinheiro fulano tem, ou o status social de sicrano, mas sim como eles tratam as outras pessoas! Bom sábado pra nós! #blogbellealmeida #empathy #empatia
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo