Semana passada fiz um post aqui sobre coisas que têm funcionado quando estou muito ansiosa e falei rapidinho dos florais como uma das muitas possibilidades de ajuda. E, como foi uma coisa que vocês perguntaram muito, vou falar um pouco do uso dos florais de Bach para ansiedade.
Claro que existem outros florais que podem ser úteis nesse caso, mas vou me limitar aos florais de Bach porque são os que uso há mais tempo, então consigo avaliar certinho como funciona em mim, sabe?
É importante saber, de início, que os florais podem ajudar no tratamento da ansiedade mas não substituem o tratamento médico nem o acompanhamento psicológico.
Eles tratam o indivíduo como um todo, e cada uma das 38 essências está relacionada com um estado negativo do mente, e a medida que esses estados negativos são “trabalhados” com os florais, o equilíbrio emocional é restaurado, e isso, claro, ajuda na ansiedade.
E essa ajuda funciona independente de acreditar ou não na eficácia dos florais, desde que você não “rejeite” o tratamento.
Mas, quando existe o acompanhamento de um terapeuta floral que nos ajude no processo de conscientização e identificação dos nossos estados negativos, do que vem causando cada um deles, a ação é mais rápida, porque além da não resistência, há uma vontade consciente de melhora mesmo, sabe?
Qual Floral para ansiedade é o mais indicado?
Eu, Ju, sempre tenho o floral Rescue em casa, que é o floral do socorro imediato, aquele que sempre me ajuda quando um gatilho é disparado. Já falei sobre por aqui, e é sempre a minha primeira opção.
Já usei fórmulas com composições bem diferentes, mas os que uso há mais tempo é o Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum e Impatiens.
O Mimulus é indicado, de forma geral, para medos conhecidos, aqueles do dia a dia, para coisas que a gente conhece, consegue identificar e nomear. É muito útil pra mim, que sou tímida, precavida e tenho a tendência de ficar com o rosto vermelho e gaguejar quando estou em alguma situação que me deixe desconfortável, como “conversar com uma câmera” (hahaha) ou estar no centro das atenções, por exemplo.
O Impatiens também é importante pra mim, que quero tudo pra ontem, raciocino muito rápido, faço muitas coisas ao mesmo tempo e tenho dificuldade de, na prática, lidar com o “tempo” do outro, que pode ser bem diferente do meu. Ele me ajuda a trabalhar a trabalhar essas dificuldades e entender que tudo tem o seu tempo, que não dá pra passar por cima de tudo.
Já o Cherry Plum é maravilhoso pro excesso de controle. Eu sou metódica até o último fio de cabelo, e isso tem muito a ver com aquela necessidade de acreditar que tenho o controle das coisas (quando, na verdade, ninguém tem!) e o medo de perder o controle.
O Rock Rose ajuda nos casos onde um desses medos que a gente identifica é paralisante, nos aterroriza, sabe?
Esses 4 são úteis pra mim porque ajudam a trabalhar as emoções que estão relacionadas com os meus gatilhos, mas existem muitos outros, e aí depende das características de cada um.
Já usei, por exemplo, o Aspen, quando não conseguia identificar quais eram os meus medos e a sensação de ansiedade era generalizada, e o Agrimony, que é ótimo pra ansiedade mascarada. Mas, hoje eles não “funcionam” comigo porque os estados mentais que eles tratam não estão relacionados com os estados mentais que preciso trabalhar, entende?
Tem também o Red Chestnut, pra quem tem medo e preocupa demais com o bem-estar dos que estão ao redor, imaginando sempre que algo ruim pode acontecer; tem o Vervaim, que trabalha bem a ansiedade “pela busca de objetivos”, quando existe excesso de entusiasmo e a pessoa não consegue relaxar; tem o Larch, pra quem, associado a ansiedade, não tem autoconfiança, que tem medo até de tentar e se sente inferior e muitos outros, tudo depende dos seus estados mentais e emoções.
Florais de bach para Ansiedade: Onde Comprar?
Sempre comprei florais em farmácias de manipulação, e é possível montar a fórmula de acordo com as nossas necessidades. As fórmulas costumam ser mais baratas (aqui sai por R$18,00, em média), mas o floral Rescue, por exemplo, compro o concentrado, que custa R$89,90 na Monas.
Já usei outros florais concentrados (frasco em stock), como o Mimulus, por exemplo, mas hoje tomo a fórmula mesmo com os 4 que falei acima ( Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum e Impatiens) e funciona bem pra mim.
E vocês, já usaram florais de bach para ansiedade? Contem aí!
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Ju sou louca pelas suas dicas,nunca havia entrado em blogs até procurar algo na net para hidratar os cabelos em casa e desde então me encantei pelo seu blog e adorei a forma c q vc expõe suas idéias e dicas…flor vc fez crio lipó? Deu resultado…bjusssssss
Ju, uma vez eu comprei um floral aleatoriamente e fiquei muito pior do que estava! Depois passei por um homeopata, que entendeu minhas necessidades, e aí sim deu certo. Acho que, por mais suave que eles sejam, a auto medicação não é legal, a gente tem sempre que procurar um terapeuta floral ou homeopata! Beijos!
Verdade, Mada! <3
Oi ju tudo bem?Ju gostaria que vc fizesse algumas sugestoões(se possivel hahahaa) de cosmeticos veganos, ando me interessando mais em produtos assim, mas não conheço nenhum:/
Pode deixar!
Ju querida ,sou apaixonada pelo seu blog ,pela forma clara e honesta c q vc escreve!uso florais e amooooo, tenho uma fórmula q a terapeuta me passou
,mas sempre uso o rescue tbem e adoro!Ju mudando de assunto,vc fez criolipo,o q achou do resultado?bjus bjus bjusssssssssssss
Dani, linda, que bom saber disso, fico muito feliz! <3
Eu amo florais, amo, e o não fico sem o rescue!
Eu gostei na barriga, mas não vi resultado nos braços!
Beijos
Oi Ju, queria saber se você já experimentou algum remédio homeopático, aquelas bolinhas que se ingere. Se sim, o que achou?
Bjs
Paulinha, já sim, em um determinado caso gostei bastante!
Adorei o post sobre florais. Usei eles bastante durante a minha escola.
http://laizviana.com.br
Oi Jú, amo florais… Me ajudaram demais com minha ansiedade e também já mudei minha fórmula de acordo com a necessidade. De longe foi o que melhor funcionou pra mim (já tomei antidepressivos e ansiolíticos) e hj uso apenas os florais… Usei por um período longo e é engraçado que qdo o problema vai se resolvendo começo a esquecer de tomar até parar. No entanto gatilhos acontecem e volto com os florais. Também tenho o Rescue para emergências. Bjss
Comecei a usar este medicamento hj. Estou com esperança para da certo
Olá. Parabéns pelo texto. Sou terapeuta floral, e amo os florais, tanto os de Bach que é minha especialidade, quantos os outros sistemas. E muito importante Consultar sempre o terapeuta para que ele crie a sua fórmula, e por outro lado e bom lembrar que quando nosso corpo começa a receber as energias dos florais, a energias negativas impregnadas em nosso ser começam a lutar pela permanência causando o que nós chamamos de “piora da melhora”. Parece ruim porém é um ótimo sinal de que os florais estão fazendo seu maravilhoso efeito em nossas vidas. Gratidão.
Um absurdo não citar que o correto é procurar um terapeuta floral pra indicar os florais indicados para cada caso….Não é a toa que estudamos pra isso !Depois acontece como a moça que escreveu Aqui,que diz que piorou ! Pois é…deve-se tomar cuidado com estes posts aleatórios e sem respaldo terapêutico….absurdo!!!
Tudo bem, Fernanda?
Então, logo no começo do post eu falei isso aqui “Mas, quando existe o acompanhamento de um terapeuta floral que nos ajude no processo de conscientização e identificação dos nossos estados negativos, do que vem causando cada um deles, a ação é mais rápida, porque além da não resistência, há uma vontade consciente de melhora mesmo, sabe?”
O post, e isso tá bem claro no título e no corpo do post, é sobre os florais que funcionam PRA MIM.
E, por último, obviamente você não me acompanha, porque se acompanhasse saberia que sempre indico, tanto aqui quanto nas redes, quando falo do uso de florais e da aromaterapia, o acompanhamento de um profissional qualificado.
Beijos