Na última Cosmoprof vi vários lançamentos de produtos com carvão vegetal ativado (ou charcoal powder), que já era uma febre nos países asiáticos há algum tempo, principalmente nos cosméticos antipoluição, e fiquei de olho.
Vários desses produtos, para pele e cabelo, já começaram a chegar por aqui, e a coisa faz muito sentido, principalmente em relação ao envelhecimento precoce.
É que a poluição vem sendo apontada como um dos fatores responsáveis pelo surgimento de rugas, linhas, falta de luminosidade e viço, e mudanças na textura da pele, e o carvão vegetal ativado é uma substância que ajudaria a combater os efeitos da poluição, auxiliando na prevenção ao envelhecimento.
Mas, vamos por partes!
carvão vegetal ativado: para que serve
Pra começar, o que é o carvão vegetal ativado? É um tipo de carvão obtido a partir da queima de determinadas matérias orgânicas em altas temperaturas e baixo teor de oxigênio, processo que muda a superfície do carvão, tornando-o mais poroso e aumentando, assim, a sua capacidade de “absorver” sujidades e impurezas na sua pele.
Por causa disso, ele é indicado para:
- Absorver toxinas e impurezas prejudiciais à pele, deixando-a mais saudável.
- Ajudar na remoção das sujidades e também de substâncias químicas no interior dos poros.
- Agir como esfoliante, remover as células mortas e estimular a renovação celular.
- Auxiliar no controle da oleosidade
- Purificar e desintoxicar a pele
- Reduzir os cravos
- Melhorar a aparência dos poros
Resumidamente, ele age como uma “esponja” que elimina tudo o que não é bom e, como resultado, entrega uma pele mais limpa, luminosa, viçosa, uniforme, macia e suave.
Com a pele mais limpa e purificada, a absorção dos ativos de tratamento dos cremes faciais é potencializada.
Isso é muito importante porque tanto a oleosidade quanto o acúmulo de sujidades e células mortas acumuladas acabam atrapalhando a permeação dos ativos e reduzindo a efetividade dos cremes faciais que usamos.
Como usar carvão vegetal ativado?
O mais comum é que ele seja incorporado em máscaras faciais, e tô testando duas, inclusive uma caseira (a receita já sai!), e em sabonetes, que já faço resenha.
A Si, inclusive, já fez resenha de uma aqui no blog, ó: Máscara de Carvão Para Limpeza Profunda.
O uso semanal ou quinzenal da máscara ajuda bastante, mas não é todo mundo que pode usar produtos com essa substância.
O carvão vegetal ativado é contra-indicado para quem tem rosácea, alergia ao carvão, pele mais sensível ou muito ressecada, já que ele tende a remover parte do manto hidrolipídico da pele.
Eu tenho a pele oleosa e sensível e não tive problemas, mas é preciso cuidado, porque né, qualquer coisa que a gente aplique no rosto e dê errado, é problema em dobro!
Carvão Vegetal: Onde Comprar?
Em farmácias de manipulação dá pra comprar máscaras prontas ou mandar manipular, assim como sabonetes, e em lojas de produtos naturais é possível adquirir a versão em pó.
Comprei aqui em Jee no Empório Recanto da Natureza o pacotinho de 200 g por R$8,00.
Tem também o comprimido de carvão que tem sido usado em máscaras faciais, o Carverol, que não é muito indicado porque a maceração geralmente não fica uniforme, o que pode acabar machucando ou cortando a pele, sabe? Prefiro a versão em pó!
Ainda essa semana posto a receita da máscara de carvão vegetal caseira, que é bem fácil e tem um ótimo custo-benefício, combinado?
Vocês já usaram algo com essa substância? Contem tudooo!
P.s: o áudio já sobe, estamos com um pequeno problema com o Sound!
Beijos, Ju♥
Bora ficar mais juntinha nas nossas Redes Sociais? Segue aí ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Nossa eu ja quero!!!! Eu adorooooo qdo venho da uma espiadinha e tem post novo!! Vc eh a melhoooorrr… bjo Juh♡
Adorei a matéria Ju. Já tenho usado a um bom tempo o carvão ativado. Mistura na proporção de 1/1 com a argila verde. A sensação de pele limpa é maravilhosa!
Ju eu não fiz ainda mas eu vi um vídeo no yutbe que fala carvão com mel serve pra clarear cedilhas e partes escuras da pele .tô louca pra testar kkk valeu ju adorooo vc mesmo de longe .bjslu