Faz tempo que vocês me pedem um post sobre plantas para banheiro, acho que desde que cismei de colocar uma tuia enorme no meu, e hoje a coisa saiu!
Já adianto que tirei minha tuia do banheiro apenas porque em pouco tempo teria que tirar dali, já que ela cresce muito.
E também porque, mesmo meu box sendo grande (sim, ela estava no box!), fiquei com receio de que caíssem resquícios de sabonete ou produtos de cabelo nela, sabe?
No caso desse banheiro, que é o do meu quarto, a tuia viveria bem, por incrível que pareça.
É que ele é voltado pro nascer do sol, pega sol o dia todo e tem uma janela de vidro, que também fica aberta até a noite, de um lado a outro do box.
No mais, aqui é bastante quente, não tem essa coisa de muita umidade. E nesse banheiro tem bastante luminosidade e sol direto.
Mas, vamos por partes. E já adianto que vou precisar de mais de um post pra falar tudo, porque um será específico com as melhores plantas para banheiros de acordo com cada guá do feng shui, tá?
Como escolher plantas para banheiro
A primeira coisa a ser analisada é o seu banheiro. Ele é claro, pega bastante luminosidade durante o dia ou não?
Ele tem janela? A janela é mais baixa ou mais alta? Ela fica aberta durante o dia?
Seu banheiro tem muita umidade? Venta muito?
Depois disso, vamos analisar o clima de sua cidade. Aí é mais quente ou mais frio? Mais seco ou mais úmido?
Tudo isso importa e faz diferença porque cada planta possui necessidades diferentes e de adaptam melhor a determinado clima, luz, quantidade de rega e por aí vai.
Tipos de plantas
Depois de analisar seu banheiro e o clima da sua cidade, vamos pensar nos tipos de plantas mais adequadas pra você e pro seu ambiente.
Existem plantas de sombra, meia sombra, luz difusa, sol pleno… Existem plantas grandes, pra espaços maiores, que só funcionariam em banheiros muito grandes, bem como as médias e pequenas.
Não podemos esquecer dos seus hábitos, porque se é uma planta que requer regas frequentes e você esquece ou vive viajando, por exemplo, ela não vai funcionar no seu banheiro, mesmo que o ambiente seja favorável.
Como escolher a planta certa?
Além de observar direitinho o seu banheiro e as necessidades de cada planta, lembrando sempre que existem plantas que se adaptam as mais diversas condições e que o cuidado é essencial, tem algumas coisinhas que levo em conta.
Banheiros são ambientes de natureza yin, com excesso de elemento água e gosto de equilíbrio.
Por isso, evito plantas em vasos de água no banheiro, bem como plantas pendentes (que são yin). Mesmo assim deixo como opção a peperômia, por exemplo, porque ela pode ser podada e não ficar tão pendente, sabe?
A mini samambaia havaiana é outro exemplo.
Também evito orquídeas, que amo, porque a imensa maioria não “vive” em vasos com terra, e pra banheiros eu prefiro vasos com terra pra estabilizar o excesso de elemento água.
Plantas para banheiro com pouca luz
Esse é o caso do banheiro social aqui de casa, cuja janela é pequena, está voltada para o sul e não recebe tanta luminosidade durante o dia.
Pra esse tipo de banheiro as plantas que funcionam melhor são o lírio da paz, espada de São Jorge, zamioculca, aloe vera (a boa e velha babosa), comigo ninguém pode, clorofito, pau d´àgua, alocasia, pacová , caládio, planta dos beija-flores ( também conhecida como planta-zebra e afelandra), mini samambaia havaiana, asplênio, kalanchoe, peperômia, dentre outras.
Muitas dessas plantas se desenvolvem bem tanto em ambientes com pouca quanto com mais luz, mas vou dar uma resumida aqui.
Quando a luminosidade realmente é mais baixa, opte pelo lírio da paz, espada de são jorge, comigo ninguém pode, zamioculca, aloe vera, clorofito, mini samambaia havaiana, pacová e peperômia.
Aí é preciso pesquisar se ela gosta de mais ou de menos umidade, calor, vento e ir adaptando ao seu ambiente, vendo em qual lugar ela se desenvolve melhor.
E, claro, não pode esquecer de trocar a terra, adubar e outras coisinhas que falarei em outro post.
Plantas para banheiro com mais luminosidade
Vale lembrar que mesmo que o banheiro tenha bastante luminosidade, devemos optar por plantas de interiores, já que plantas de sol pleno, por exemplo, tendem a não aguentar muito tempo nesse ambiente.
Antúrio, copo de leite, calla, begônia maculata, pau d´água, espada de são Jorge, comigo ninguém pode, orquídeas (não deixo perto da janela e evito mas é uma opção), costela de adão (gosta de luminosidade e umidade), clorofito (se dá bem com alta e com baixa luminosidade), palmeira Rafis e pleomele.
Pra quem gosta de flores, sugiro as petúnias, desde que perto da janela, assim como o beijo de frade ( impatiens balsamina), que tem de todas as cores e segura bem em banheiros com pouca luminosidade (mas não floresce tanto) ou com muita luminosidade (explode em flores!)
Claro que existem outras, mas essas testei, gostei e consegui lembrar agora.
Mas fiquem tranquilas que virão outros posts como esses e mais opções de flores, tá?
Agora me digam aí: quais plantinhas vocês têm no banheiro de vocês?
Se quiser ver mais posts do Ju De Casa é só clicar aqui!
Beijos, Ju♥
Bora papear mais? Me segue lá no Instagram ⇒ @jurovalendo
Adorei as dicas !!!! Por sua causa estou me esforçando para não me tornar uma serial kiler assassina de plantinha indefesas!
Que lindaaaa <3
Amei esse postNo meu caso que o banheiro tem pouco luminosidade e não é tão grande assim vou colocar a comigo ninguém pode aí conto como foi a experiência
Vai ficar MARA!
Ju, amei o post, adorei as dicas!
Eu estava mesmo super querendo colocar no meu banheiro e me ajudou mto ! Vc é como sempre maravilhosaaaaa!
Bom dia Juuuu!!
Que post maravilhoso!!!
Aqui em casa, tenho a Sansevieria trifasciata “Hahnii” (mini espada de São Jorge ou ninho de pássaro Sansevieria) no banheiro. É uma planta fácil de cuidar, dá vida ao ambiente e ainda tem a função de purificação que, vamos combinar, é muito apropriada para um cômodo como o banheiro, né?!
Quero muito uma peperômia, que acho lindaaa!
Beijos, Ju!