Olá meninas! Nós sabemos que para beneficiar nossa beleza precisamos cuidar muito bem da nossa saúde, e estes dois ¨itens¨ andam coladinhos, lado à lado. Pensando nisto, pedi para minha irmã, Amábile S. Santana de Mello, que é nutricionista, para nos auxiliar um pouco com seus conhecimentos.
As Melhores Vitaminas Para A Sua Beleza
Vamos ao post?
Para este primeiro post sobre ¨saúde e beleza¨ resolvi trazer para vocês algumas informações sobre as vitaminas, que são compostos orgânicos presentes em nossos alimentos e que também são peça chave para a melhoria e saúde da nossa pele. Hoje irei abordar, mais precisamente, sobre a Vitamina A e a Vitamina C.
Vitamina A: Esta vitamina é considerada uma das mais importantes para o ser humano, e um dos pontos fortes é a função que ela exerce para a nossa visão. Mas, em se tratando de beleza, a principal função dessa vitamina é agir como um antioxidante, combatendo os radicais livres ( aqueles que aceleram o envelhecimento) e protegendo a pele contra os estragos da oxidação causada por estes. A deficiência da vitamina A pode causar danos severos à pele através infecções e ressecamentos, além de oferecer sérios riscos a saúde ocular. Porém, o excesso da mesma também pode prejudicar a pele manifestando reações como pele áspera, descamativa, fissura nos lábios, entre outras.
Principais Fontes de Vitamina A: Podemos encontrar a Vitamina A no abacate, abóbora, acelga, batata-doce, brócolis, caju cenoura, couve, escarola, espinafre, fígado, leite, mamão, manga, melão, gema de ovo, sardinha, dentre outros.
Vitamina C: Também conhecida como ¨Ácido Ascórbico¨, é outra grande aliada da pele. Assim como a vitamina A, é um poderoso antioxidante, e ela ainda ajuda na manutenção e no reparo da cútis, auxiliando na síntese do colágeno e prevenindo o envelhecimento precoce, além de ser muito importante no processo de cicatrização. Estudos afirmam que o ácido ascórbico também pode exercer função fotoprotetora, ou seja, ele pode ajudar na proteção contra os raios UV. Nos dias de hoje é rara a deficiência da vitamina C, porém, quando ocorre, o seu baixo consumo pode comprometer várias funções do corpo, dentre elas a eliminação do colesterol e a capacidade do sistema imunológico de combater infecções. O excesso da vitamina C normalmente é eliminado na urina, já o seu uso abusivo pode provocar reações como náuseas, fadiga, dor de cabeça, diarreia e insônia. Estudos afirmam que este excesso pode estar relacionado ao aumento de cálculos renais.
Principais fontes: A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas ( no geral: laranja, lima, limão, etc.), acerola, kiwi, morango, goiaba, dentre outras.
É importante lembrar que uma dieta equilibrada contém todos os níveis necessários de Vitaminas, exatamente nas dosagens essenciais para o nosso corpo, ou seja, se sua alimentação é balanceada dificilmente terá deficiência ou excesso de vitaminas, exceto em casos de interações medicamentosas ou doenças. É importante ressaltar também que uma pessoa saudável não deve se auto suplementar dessas ou de outras vitaminas, o ideal é sempre buscar a ajuda de um profissional na área de saúde.
Pessoal, espero que tenham curtido este post, que serve tanto para as meninas, quanto para os meninos. Deixem suas dúvidas e sugestões abaixo, nos comentários, para que possamos interagir e pensar em outros temas legais de posts para vocês.
Beijos
Si Yoko