Pedi pra que as meninas lá da Fan Page (bora papear por lá também!) deixassem sugestões de posts e a Veridiane Horjas fez uma pergunta que recebo muito por aqui, sobre os óleos que uso pra fazer umectação, então vamos começar com ela!
O que é e como fazer
Pra quem ainda não conhece, a umectação é o velho “banho de óleo”, feito com óleos ou manteigas vegetais para nutrir os fios, ajudando a reduzir o frizz, a controlar o volume, a doar brilho, reduzir o ressecamento, tratar pontas espigadas e muitas outras coisas.
Pra entender direito o que é a umectação, em quais casos ela é indicada e como funciona, recomendo esse post aqui.
São muitas as formas de usar óleos no cabelo, e a maioria delas está nesse post aqui.
Umectação quente ou fria: a umectação pode ser fria ou quente, e a fria é feita aplicando o óleo nos fios secos, do comprimento até as pontas (sem encharcar!), penteando e deixando o óleo agir no cabelo por, pelo menos, 1h.
Umectação Noturna: pra ter um resultado top faço de noite e só lavo no dia seguinte (lave como de costume), mas não dá pra fazer isso com o namorado ou marido do lado, viu? Tem coisas que os meninos não precisam ver! rs
Pra fazer a umectação quente é só amornar o óleo antes de aplicar nos fios (em banho-maria ou no micro, mas é amornar e não ferver, tá?), e isso é interessante porque ajuda bastante na penetração, o que garante resultados ainda melhores.
Existem dezenas, senão centenas, de óleos e manteigas vegetais que podem ser usados pra fazer umectação, e até prometi um “inventário” de óleos vegetais por aqui (que esqueci completamente, mas que vai sair!), mas vou me concentrar nos que mais uso e gosto, tá?
1. Umectação com Óleo de Coco:
Esse é um dos óleos que mais gosto pra fazer umectação e o que uso há mais tempo porque o efeito dele no meu cabelo é imediato. Deixa os fios muito macios, o cheiro não é ruim, ajuda demais a controlar e alinhar os fios, dá uma reduzida boa no frizz, trata pontas espigadas e é ótimo pra potencializar aquelas máscaras que a gente compra e não funcionam muito bem.
E quando o cabelo fica “duro”, até pelo excesso de queratina ou reconstrução, ele é a salvação, já que consegue dar uma boa “amolecida” na estrutura enrijecida dos fios.
Uso o da Copra (aquele de beber), que é vendido em lojas de produtos naturais, farmácias e mercados, e independente do que for comprar, optem sempre pelos 100% puros, porque se for misturado com óleo mineral (e os de uso cosmético, via de regra, são) não vai funcionar.
Nesse post aqui tem as várias formas de uso do óleo de coco, e lá tem bem mais informações.
2. Com Óleo de Abacate
Esse trata muito o cabelo, nutre e restaura, e acho uma maravilha pra quem tem o cabelo mais poroso, pra quem faz química ou está com os fios muito ressecados.
É bem emoliente, fortalece o cabelo, melhora o brilho, protege o cabelo dos raios solares e ajuda no controle dos fios. Ele também é incrível pra pele, inclusive pra estrias, mas falo disso em outro post, tá? Prometo!
Uso o da Laszlo e custa R$29,88 (compre aqui).
3. Com Óleo de Jojoba:
Óleo de jojoba é amor por vários motivos, só que o mais legal é que funciona em qualquer tipo de cabelo, dos mais finos aos mais grosso, sabe?
É rico em proteínas, minerais e antioxidantes e tem uma ótima ação umectante, emoliente e restauradora, ajudando a nutrir, amaciar, doar brilho e a dar “vida nova” aos fios. Também é excelente pra tratar o couro cabeludo oleoso e/ou com caspa ou descamação. Nesse post aqui tem mais indicações dele, formas de uso e outros detalhes.
Ele não “amolece” tanto os fios como o óleo de coco, mas trata bastante e é uma ótima opção pra aplicar nas pontinhas ou como anti frizz.
Gosto bastante do da Laszlo, que faz um dos melhores óleos do país, mas está esgotado. Vocês encontram em lojas de produtos naturais, e na net pode ter na Sabão e Glicerina, que vende vários óleos vegetais.
4. Com Óleo de Pracaxi:
É conhecido como o “silicone natural”, já que forma uma “capa” protetora que mantém os fios protegidos dos raios solares e evita a formação do frizz.
É um óleo com ação nutritiva e hidratante que mantém a umidade dos fios, controla o volume, ajuda na maciez, doa brilho, tem um efeito restaurador maravilhoso e deixa a textura dos fios mais sedosa.
Não tenho mais ele aqui, mas quando usei foi o da Laszlo (vende aqui), e várias marcas, inclusive a Kérastase, acrescentam esse óleo (e também o de abacaxi, coco e jojoba) em seus produtos.
5. Com azeite de oliva
A umectação de azeite é, sem a mais fácil de fazer, porque é o tipo de óleo que quase todo mundo tem em casa, né? É um óleo que ajuda a manter a hidratação dentro dos fios, forma uma película protetora e reduz o frizz, e o grande segredo do uso do óleo de oliva no cabelo é dar uma “esquentadinha” nele antes, e faço isso em banho-maria. Assim a penetração dele é maior e o efeito melhor! Ah, opte sempre pelo azeite extra-virgem, tá?
Fiz um apanhado geral, mas se tiver alguma dúvida deixa aí nos comentários que monto um post explicando tudinho, tá?
E vocês, costumam fazer umectação? Usam qual óleo? Gostam mais de qual?
Beijos
Ju
Ju azeite extra virgem pode?
Pode sim!
Juuuuu sua linda… primeira vez que comento mas acompanho seu blog a algum tempo, amo o oleo de coco, mas fiquei preocupada com o que mnha cabeleireira falou essa semana, ela disse que quando eu fizer a umectação eu só posso secar ou fazer chapinha depois de umas 2 lavagens se não frita o cabelo. Procede essa informação?
Eu amo óleos, faço sempre umectações com óleo de côco, de rícino, de uva e de amêndoas. É tudo de bom!!
Eu uso mais como pré shampoo,daí vario o de rícino e quaisquer dos outros que tenho que não são vegetais e acho que ajuda bastante porque eu lavo o cabelo todos os dias e quanto mais proteção,e tratamento,melhor.
Ju e aquele óleo na nuxe que vc mostrou esses tempos aqui, serve também pra fazer uma umectação?
So, serve sim, mas ele é caro pra isso, pra fazer umectação “pesada” o melhor são os óleos mais baratos!
Ju, menina, não sabia dessa do óleo de abacate pra estrias #contapragente ! Eu faço umectação de 15 em 15 dias com azeite de oliva extravirgem, mas é difícil porque eu sempre acho que meu cabelo fica “pesado” e ainda tô aprendendo a dosar o tempo. Quero experimentar o óleo de côco. Ju, vi um dermatologista falando que dormir com o óleo ou passar 2h com ele não muda muito, já que o cabelo só vai absorver o que precisa e o efeito pode até ser contrário. Quanto a esquentar, tudo que se esquenta acaba perdendo um pouco os nutrientes, tanto que se faz umectação com produtos do tipo extravirgem, o que significa que eles foram prensados (na produção) à frio. Vejo meninas que esquentam, mas não creio que seja o modo de melhor aproveitamento dos nutrientes.
Ju lava o cabelo com shampoo normal ou com anti resíduos, e tbm passo condicionador antes???? Cheia de dúvidas!!!!
Rol, vc faz a umectação e quando for retirar lava com shampoo normal (ou pra cabelos oleosos) e condicionador.
Beijos
Oi Ju, tudo bem?
A gordura de coco é igual ao óleo?
Atras da embalagem diz que sim, mas fiquei meio desconfiada.
Uso mesmo assim…hehehhehe
E adoro!
Uso no rosto, no corpo, no cabelo…faço esfoliação.
É amor!
Mas mesmo assim sigo com a dúvida.
beijo beijoo!!!
Nanda, acredito que sim!
E eu adoro óleo de coco, adoro cheiro de coco (muita gente detesta rs)!
Beijos
Tbm uso a gordura de coco, pq nao achei pote escrito oleo de coco, e fica tão bom q acho q é a mesma coisa mesmo…
Eu morro de vontade de fazer com óleo de coco,mas aqui onde moro não encontro em canto nenhum, só encontro o leite de coco mas não é a mesma coisa né Jú? Eu faço com óleo de Rícino, ele é bom Jú? pq eu sinto mais ele hidratar do que nutrir meu cabelo….
Bjinhussssss
Ma, o de rícino é bom sim, mas pra nutrir o de coco ou abacate seriam melhores!
Beijos
Às vezes dá preguicinha de usar, mas óleos naturais é tudo de bom!!!
Gosto muito de óleo de ricino e de côco para o cabelo. Óleo de amêndoas doces também é muito bom.
Tenho muita curiosidade em relação ao óleo de amla (óleo indiano para dar brilho ao cabelo, especialmente indicado para cabelos escuros) e em relação ao óleo de uva.
Para além disso, já ouvi maravilhas do óleo de oliva e claro, do óleo de argão, que ficou super famoso. Mas estes ainda não experimentei, porque neste momento estou usando e gostando muito do óleo de amêndoa e do ricino.
Di, dizem que o de rícino ajuda o cabelo a crescer, né? E o de Amla é maravilhoso, pela que não acha aqui no Brasil!
Beijos
Dizem que o rícino faz crescer, mas não sei te dizer… eu uso óleos no cabelo mais ou menos de 15 em 15 dias e umas vezes uso óleo de amêndoas, outras de côco e outras vezes o rícino… então, feitas as contas, não uso intensivamente para saber se o cabelo cresce por causa do óleo de rícino… até porque meu cabelo sempre cresceu depressa…
Mas mesmo que não faça crescer, é muito bom…
O de amla, também não consigo encontrar aqui em Portugal, mas também ainda não procurei em lojinhas indianos… tenho esperança que consiga dessa forma :D
Di, vou fazer a experiência com o de rícino, porque já vi muita gente falando isso! E você tem sorte em ter um bom crescimento, muito sorte! :)
Beijos
Oi, Ju!!!
Pode misturar óleos para fazer a umectação ou é melhor que use um de cada vez?
Beijosss
Pode sim Nanda!
Ju, descobri seu blog agora, pesquisando sobre progressivas sem formol, e achei um post seu de 2013. Estou há mais de um ano sem fazer alisamento algum, e tentando assumir os cachos. Na época do seu post, vi que você estava também sem fazer qualquer alisamento. Fiquei curiosa para saber se continua assim, e quais as principais dicas para dormar os cachos (fora a umectação aî de cima). Obrigada!! Bjss
Oi Bru! Continuo sim, e essa semana fiz um post falando sobre isso ó:https://jurovalendo.com.br/2015/02/02/como-mantenho-o-cabelo-liso/
Beijos
Óleo de coco é perfeito, Juu!!
Meu cabelo é fino e oleoso… pode passar óleo???
So, se estiver ressecado pode passar um pouco nas pontas sim!
Adoro suas dicas; desta vez é mesmo urgente, pois meu cabelo manchou depois de puxar mexas, bem na parte da frente e raiz. Preciso de uma dica para tirar as manchas amareladas aqui e ali que ficou.
Obrigado bjs…
Di, tem que tonalizar ou matizar!
Oi Ju tudo bem? O que me trouxe até seu blog, foi um desastre capilar que estou passando, rsrs pois meu cabelo era longo e pedi para o cabeleireiro cortar pouco abaixo dos ombros, mas ele entendeu, NUCA rs! Aí na busca por dicas de crescimento capilar, fui pulando de blog em blog, até aqui. Adorei suas dicas, sempre bem explicadinho, e detalhado, com respaldo de especialistas, amei, me tornei sua leitora asidua e seguidora. Comecei a tomar o Pill food esta semana, ontem fiz umectacao com óleo de coco, meu cabelo poroso aquetou um pouco rs e hoje fiz mascara de argila, simplesmente amei o resultado,vou continuar esses tratamentos e pretendo fazer outras misturinhas que você ensinou. Muito obrigada por tudo linda, e que Deus continue te iluminando, nesse trabalho maravilhoso! Bjs
Oi Ju, não sei nem por onde começar a falar do meu cabelo, de tanta coisa que fiz com ele. Até o meio do ano passado, ele estava com tintura ruiva, na época ele estava muito bonito e hidratado, mas como já fazia muito tempo e dá MUITO trabalho manter, resolvi tirar. Joguei uma tinta da cor do meu cabelo natural, louro escuro, mas acabou que ficou bem preto. Depois de mais de uma semana lavando todo dia, ele continuava muito escuro, e eu não gosto do meu cabelo muito escuro, que dirá totalmente preto. Acabei fazendo luzes, mas assim que fiz não gostei, achei que tinha ficado pouco loiro. Para o horror do meu cabelo voltei no salão no outro dia e pedi para fazerem mais luzes, queria as pontas totalmente loiras (detalhe: meu cabelo batia até o meio das costas). Assim que sequei, no salão mesmo, as pontas estavam praticamente desmanchando, a cabeleireira cortou uns três dedos, mas percebi que a textura continuava péssima. Como estava de chapinha, nos dois primeiros dias eu nem percebi o estrago, mas depois de lavar, parecia cabelo de barbie (depois que você passa anos molhando, sabe?). Aguentei umas semanas, fazendo o cronograma capilar e hidratando muito. Mais ou menos no fim de setembro eu não aguentei mais, as pontas estavam MUITO estragadas, e não só as pontas, até na altura do pescoço ele estava acabado. Não tive outra solução e cortei, na altura do pescoço mesmo. Eu ia viajar em dezembro, e queria de todo jeito meu cabelo mais comprido. Depois de umas semanas usando aquele “shampoo bomba” percebi que não estava fazendo efeito e li aqui que não fazia nada bem. Parei com ele e passei a tomar o Pill Food, até o meio de novembro. No começo de dezembro, como meu cabelo é armado, fiz uma progressiva, porque eu ia viajar de formatura pra praia, e eu sabia que não ia conseguir ficar alisando ele lá. Bom, hoje em dia ele cresceu muito pouco, e como ainda sobrou muito loiro, o que ficou (fora a pequena parte da raiz, claro) está MUITO estragado, principalmente as pontas. Não sei o que faço, algumas pessoas me disseram pra só ficar fazendo nutrição, mas tenho medo de fazer mais qualquer coisa. Quero meu crescimento normal de volta, não sei se compro o Pill Food turbinado ou se uso outras coisas por fora (no momento, estou usando aquele tônico fortalecedor de alho, da Gota Dourada). Aliás, meu cabelo está caindo muito também, toda vez que lavo. O tom do meu loiro é o mesmo que o seu, mas meu cabelo está totalmente detonado, e é claro que eu sei que é totalmente minha culpa, depois de forçar tanto o coitado. O que você acha que devo fazer agora? Pra ele melhorar e crescer…
Ai como eu amo fazer umectação! Já quero comprar outros óleos hahaha
Na primeira vez ja amei hahaha usei oleo de coco, e realmente deixa cabelo muito macio ♥♥ a única coisa q eu acho enjoativo é o cheiro, nào gosto muito
Bjs Ju
Ju amo muito seu blog, eu e minha irmã somos loucas por todas as suas dicas kkk Eu tenho uma dúvida em relação ao meu cabelo, muitos cabelereiros já disseram que ele é meio liso meio crespo e isso deixa ele com um aspecto opaco e volumoso, e parece que todas máscaras que eu uso (hidratação, nutrição e reconstrução) só maqueiam o meu cabelo. Você teria alguma dica/produto que pudesse me ajudar???
Oi minha linda, manda beijoooo pra sua irmã! <3
Já tentou a moisture recovery, da Joico?
Oi Ju! Acompanho o seu blog há alguns meses e acho que já devorei tudo sobre cabelos, ele é na minha opinião o melhor blog de todos, sempre indico pras minhas amigas. Mas, tudo que eu consegui tratar seguindo as suas dicas, consegui também destruir em 2 dias. Eu tenho o cabelo castanho escuro (não chega ao ombro, mantenho o corte sempre curto), faço progressiva a cada 4 meses, só pra manter o volume controlado, porque meu cabelo é liso, mas cheio, daí esses dias eu resolvi fazer luzes, e no dia seguinte eu já estava detestando a cor (não me acostumei). Tonalizei de castanho escuro 2 dias seguidos e agora meu cabelo está super elástico e até quebrando quando penteio. O que você me indica fazer (além de cortar)? Pois eu vejo muitas opções de tratamento que fico em duvida… Eu já uso a mascara de hidratação Joico, aquela azul, e o óleo de côco e só isso não está adiantando… Obrigadinha!
Brenda, sua linda, muito obrigada! <3
Reconstrução rápidoooo! Só o que vai ajudar agora, no primeiro momento, é a reconstrução!
Beijos
Mas qual das mascaras vc me indica, uma que faça efeito mesmo…
Obrigada!!!
Repair Rescue é maravilhosa!
Ai que bacana esse post há tempos que to querendo óleo de coco pra fazer isso no meu cabelo,eu adorei as informações bjo
Oi Ju eu uso o ricino na raiz, e o de coco eu uso na raiz, comprimento e pontas tenho gostado bastante, faço 1 vez por semana. Ju faz um video mostrando como vc escova seu cabelo, comprei aquele defrizante da Lanza que vc falou, estava em promoção na beleza na web 76,00, agora preciso aprender a fazer escova rss.Bjs
Pode deixar Lai!
Juuuu!
Fiz umectação com azeite de oliva de um dia pro outro!
OH MY GOD!!!
Maravilhaaa!!
A melhor coisa que já fiz no meu cabelo ever! Negocinho dos deuses!
Deus seja Louvado!
Vc é Mara!!
Beijos
Brisa, que bommmmmmmmmmmmmmmmmmmm!
Eu amo umectação, amo! rs
Beijos
Me fala um oleo bom pra dar efeito de brilho e onde eu compro.
Oi Juh! Quero sua opinião na compra de óleos pra cabelos com luzes. Entre o óleo de Rícino e de coco, qual o de melhor custo/benefício e por que? Pensei em comprar o de Rícino porque é bom pra crescimento da sobrancelha e cílios também.
Olá Ju… Pra fazer a umectação os cabelos precisam estar limpos?
Boa noite hoje fiz umectacao com óleo de coco fiquei umas quatro horas lavei depois com shampoo e condicionador …mas meu cabelo não ficou legal será que fiz errado ???
Boa noite hoje fiz uma umectacao com óleo de coco fiquei umas quatro horas depois lavei cobelo com shampoo e condicionador.. Mas meu cabelo ficou horrível pq será fiz alguma coisa errada????
Ju, qual shampoo vocêu usa pra tirar o óleo de coco?
Beijo
Ju, Usei o óleo de coco da Copra, deixei por 1h e tive a sensação que minhas luzes clarearam muito. É normal?
Olá! Estou usando o óleo de coco toda semana e estou amando o resultado, meu cabelo caía muito e coçava por causa de caspa. E não é que realmente acaba com a caspa e está parando de cair? Podem usar sem medo. Ah e não fica pesado como muitas pensam. Bjos.
Ju!!! Eu comprei óleo capilar de coco da aerovida, ele é bom??
adoro fazer com óleo de coco e de azeite de oliva.,me dei bem com eles. bjus Ju !
Ju, amo o de coco e pracaxi e vou corre pra comprar o de abacate. Eu queria que você falasse das manteigas eu uso a de karite.
Oi Ju,
Pra fazer o tratamento de choque, pede tbm óleo vegetal.
Na Ksa da minha avó sempre tem óleo de coco puro, ela mesma quem faz.
VC indica?
Gostaria de um óleo para finalizar, você tem um ??
Aprendi tudo sobre umectação com você Ju! Obrigado pelos ótimos posts, bem explicadinho e jeitoso. Aliás, eu comprei um óleo de coco faz um bom tempo e só usei algumas vezes, depois ficou jogado na minha penteadeira, confesso que em alguns casos sequer sabia direito o poder do bichinho nos fios, daí um belo dia (hoje) resolvi usar porque meu cabelo tá precisando de mais hidratação (ainda não usei, fica pra mais tarde, depois volto aqui pra dizer se foi mesmo bom pro meu cabelo), ah e graças (de novo) a ti, apostei no shampoo e condicionador da Pantene Hidro-Cauterização, pois meus fios são bastante ressecados (no momento sem condições de comprar todos os produtos necessários para um tratamento), e menina deu super certo no meu cabelo! doou uma maciez boa, brilho, um pouco de sedosidade, sinto ele mais hidratado, alinhado e um pouco menos frizzado.
Oi Ju.
Estou testando várias dicas suas ultimamente. Esse fds foi a vez da umectação com óleo de coco. Nunca quis fazer pois sempre pensei que meu cabelo, que é fino, volumoso e oleoso na raiz, ia ficar mais oleoso ainda. Fiz, usei 4 colheres pro cabelo todo, deixei agindo duas horas e lavei normalmente. E o resultado é imediato!!! Meu cabelo ficou bem menos volumoso e com menos frizz, parece que ele deu uma pesada, sem emplastar, que até alisou, pq nem com ativador de cachos ele quer fazer ondas.. Vou testar mais algumas vezes e depois conto mais…
Adorei todas as dicas… Eu uso o óleo de coco e realmente funciona, deixa o cabelo super nutrido. Amooo!
Quero muito aprender uma boa imitação capilar e qual melhor óleo a usar e qual marca