Acho que quase todo mundo aqui já conhece a umectação, né? Eu, que sou louca por óleos vegetais (e óleos essenciais também!) não abro mão de usá-los nos fios e já falei disso por aqui diversas vezes, mas a Umectação Reversa é novidade, e quem criou e me apresentou foi uma leitora, a Lo Yonekura, que é Química (valeu, Lo!), lá no Facebok hoje.
A umectação é, basicamente, o bom e velho banho de óleo que, provavelmente, sua avó usava e, dizem, as francesas até hoje não abrem mão, só que com o nome repaginado pra “agregar valor” ao procedimento, sabe? hahaha Pra quem quiser entender melhor como funciona e as várias formas de usar óleos vegetais nos cabelos, sugiro a leitura desses posts aqui:
- Umectação capilar: o que é?
- Como usar óleos vegetais nos cabelos?
- Umectação com óleo de rícino e Bepantol
- Umectação: meus óleos preferidos para tratar os cabelos
Umectação Reversa
Na umectação “tradicional”, a gente aplica o óleo no cabelo, deixa agir e depois lava com shampoo e condicionador/máscara. Já na umectação reversa a coisa é diferente: primeiro você vai lavar bem o cabelo com shampoo, pra remover as impurezas e oleosidade, e aí sugiro o uso de um pré shampoo, um shampoo detox ou mesmo de um antirresíduos (falei deles nesse post aqui).
Feito isso, é preciso remover o excesso de umidade do cabelo com a toalha, deixando-o bem “enxuto”. Aí você vai aplicar em todo o cabelo a máscara de sua preferência e, em seguida, nas partes onde o cabelo está mais danificado, você aplica algumas gotinhas de óleo vegetal (bem pouco!), preferencialmente o de pracaxi (mas pode ser o de coco, o de abacate, jojoba etc), que é super leve e não pesa nos fios, deixando agir por uns 30 minutos e enxaguando em seguida (não usa shampoo novamente!)
Umectação reversa com óleo de pracaxi é vida!
A Lo explicou que mistura o óleo de pracaxi (falei dele nesse post, é maravilhoso!) com óleo de damasco e manteiga de shorea, mas como não tinha esses dois últimos aqui, usei só o óleo de pracaxi e fiquei apaixonada com os resultados!
A máscara que usei foi a de Murumuru, da Natura (resenha aqui), e logo depois apliquei exatamente 4 gotinhas de óleo de pracaxi na palma da mão, espalhei bem e distribuí nas pontas. Deixe os 30 minutos e enxaguei, mas com aquele medinho do cabelo ficar oleoso ou murcho, sabe? Que nada, o cabelo ficou super sedoso, soltinho, com movimento, alinhado e definido, nada pesado, nada melequento!
Acho que é uma ótima opção pra tratar o cabelo, principalmente as partes mais detonadas, como as pontas, por exemplo, com a vantagem de ser mais rápida que a umectação tradicional, mais fácil e simples de fazer.
Usando óleos mais leves, como o de pracaxi, dá pra usar em qualquer tipo de cabelo, já os mais pesados, como o de coco, por exemplo, sugiro para os cabelos mais grossos, ressecados ou porosos, mas é uma receitinha que todo mundo pode se beneficiar!
Gostei tanto que venho fazendo sempre que uso uma máscara mais poderosa, porque aí já faço um “tratamento completo”, sabe como é? Agora vou providenciar o óleo de damasco e a manteiga de shorea pra ver como eles funcionam no cabelo, daí volto pra contar pra vocês. E se testarem voltem pra contar, tá?
Beijos, Ju♥
Ei, vamos ficar juntinhas nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Ju,
tô com 14 abas abertas aqui do blog… ahahahahah não consigo parar de ler! Como faz?
Queria um livro seu, pra eu poder consultar sempre que quisesse, deixar na cabeceira, sou muito fã de tratamentos para cabelos e simplesmente “garrei amor” pelo Juro Valendo.
Parabéns pelo blog, o conteúdo é sensacional!!!!
Bjão da leitora carioca,
Barbara.
hahahaha Que coisa boa! :)
Muito, muito obrigada pelo carinho, é muito importante pra mim!
Beijos
Juh, pode utilizar óleo de argan ou ojon para fazer umectação?
Pode sim, Mila!
Ju como agua e oleo nao se misturam, o ideal não seria batizar a mascara com gotas do oleo ( o tanto que for aplicar)? Cabelo lavado não suga o oleo…
Ane, já fiz assim (batizando) centenas de vezes e indiquei aqui, inclusive, mas testei a dica da minha leitora e funcionou muito, muito bem!
Ju, seu blog é fantástico! Vc sabe tudo sobre cabelo! Como é que pode?? rsrs
Eu sigo um monte das suas dicas!! E até hoje aprovei todas e espalho p/ as amigas.
Mas tem uma coisa que ainda me atormenta. Meu cabelo é liso, e dos frios grossos, e, em condições normais
é bem comportado.
Mas então… sabe quando vc tá com o cabelo lindão, e vai lá fora um pouquinho, e qualquer sinal de umidade no ar faz arrepiar e detonar com a escova mais bem feita??? Então, é isso… meu sonho é um cabelo resistente a umidade.
Me ajuda?? rsrs
Obs.: meu cabelo é oleoso, uso tintura (só na raiz) , e tenho resquíceos daqueles produtos de selagem capilar (que fiz na intenção de resolver esse problema, e dar uma diminuída no volume, porque eu tenho muito cabelo!)
Obrigada!!
Bjo!
Oi Ju!
Imagina, sei tudo não, quem dera! rsrs
Já faço um post sobre isso, pode deixar, mas tem produtos que ajudam, e combater a porosidade tambémmmm vai fazer diferença, Ju!
Beijos
Ju estou usando a mascara da Joico Moisture dua indicacao e estou amandooooo. Vc acha que tem necessidade de usar o oleo?
Elaine, com ela não precisa não, já acho bemmm nutritiva!
Que bommm que estás gostando, AMO!
Ju,
Será que pode ser azeite extra virgem ??
Bjos e muito obrigada pelas dicas preciosíssimas..
Cris, não testei com ele, mas vale tentar!
Oie Jú! = )
Não sei o q acontece, mas meus cabelos não se dão bem com umectação, já fiz de várias formas e com diferentes óleos, mas qdo seca ele fica com aparência q ta ressecado :( Tem alguma dica?
Bjoks da mineira *.*
Rol, sério? Vou me informar e te falo, pode deixar!
Beijos <3
Adorei as dicas, já fiz mascara com 4 gotas de azeite de oliva, meu cabelo amou! bju Ju tá linda com seu cabelo novo, ta com cara de Diva! ;)
Amo umectação vou fazer. Onde posso encontrar óleo de pracaxi?
Ju, agora que vc tem deixado seu cabelo natural, reparei que ele não forma cachos, mas ondas. Queria saber se ele sempre foi assim ou a descoloração que desfez os cachos. Estou pensando em fazer luzes mas tenho medo de ficar com cabelo de bruxa cheio de frizz e sem definição rsrs.. Mas se o meu ficar divo como o seu eu tô feita!
Oi Di!
Eu gosto do da Laszlo, eles têm loja virtual e os óleos deles são maravilhosos!
Olha, eu acho que a química ajudou sim a mudar um pouco a estrutura, mas ele mudou, depois do corte químico ele nunca mais foi o mesmo!
Beijos
Eu tbm não sabia dessa umectação inversa adorei ja vou providenciar bjo
Ju, tenho os cabelos quimicamente tratados e ultimamente os fios estão “emborrachados” , o que VC sugere pra mim usar e ter de volta a elasticidade dos fios?
Raquel, eu investiria principalmente em boas reconstruções, mas tem que balancear, nutrindo e hidratando, sabe?
Beijos
Ju me indica uma mascara barata pra cabelo quebradiço, bjs
Meu cabelo adora umectacao, adorei a dica.
Oi Jú! Meu cabelo é meio complicado!!! É oleoso na raiz e seco nas pontas, gostaria de saber se vc pode me indicar uma mascara para este tipo de cabelo!!! Sempre que uso uma mascara qualquer, meu cabelo fica muito pesado e rapidinho já fica oleoso!!
Jú, gostaria de saber também pq não recebo mais seus posts por e-mail!
Amava recebe-los, pois nos momentos que estava sem net lia todos :-)
Bjs
Rafa, vou ver direitinho e te falo!
Então, o feeds deu problema, a programadora tá resolvendo!
Beijos <3
Ju, aqueles óleo de coco caseiro que vende nos mercado serve? Ah, e essa sobrancelha, você ta usando o que nessa foto?
Mile, se for óleo 100% puro, sim, é aquele “de comer” mesmo!” rsrs
O lápis de sobrancelha da Maybelline!
Beijos
Ju , TB adoro óleos vegetais, e olha só ,descobri uma página no Face de uma moça que trabalha com óleos e manteigas e o preço é muito bom. São em embalagens fraccionadas. Me pareceu uma página idônea, muita gente elogiando e não vi reclamações. Ela e muito simpática. O nome da página é: Flávia Silvia- Cosméticos capilares e óleos Vegetais. E tem uma página na NET TB que se chama Mundo dos óleos. Com tudo isso acho q vou a falência, são muitas as opções de óleos. Bjus no seu coração linda.
Yancka, já vou olhar, obrigadaaaa! :)
Ju, seu cabelo está, benza Deus!
Amei o novo corte.
Bjs
Ju, eu não entendo porque isso acontece, mas meu cabelo nao aceita umectação. Ele é liso e super oleoso e esperava que qdo umectasse ele ficasse pesado, mas pelo contrário, ele fica ressecado, duro, cheio de frizz. Já tentei vários tipos de óleos diferentes mas nenhum da certo. O de coco foi o que teve melhor resultado não deixando frizz, mas o efeito duro e ressecado foi igual. Todas as vezes que umectei tive que passar a máscara absolut repair da L’Oréal pra poder voltar a a ter cabelo macio.
Nay, cabelo é assim mesmo, tem jeito não! rs
Oi Ju!!
Menina eu faço isso a muito tempo nem sabia que tinha nome,sempre imaginei que se o oleo funcionava no cabelo sujo,imagina o que não faria no cabelo limpo.Até que um dia testei lavei com xampu antiresíduos,apliquei o óleo deixei agir por 03 horas ,lavei, depois apliquei uma mascara de hidratação. Resultado: INCRÍVEL, cabelos sedosos com brilho e movimento.
Sempre uso o óleo de coco ou azeite de oliva,agora vou testar esse óleo de pracaxi. Bjjos!!!
Gostei da umectação reversa. Vou testar.
Obrigada por ter me respondido :-)
Aproveitando, gostaria de saber onde vc compra os protetores da Bioré e com qual vendedor se for pelo ebay.
Obg! Bjs
Oi Rafa!
Compro no Mercado Livre, e escolho sempre pelo que tem os melhores indicadores. Evito o ebay porque sou ansiosa demais pra esperar hahaha
Ju, se eu fizer a umectação tradicional noturna com o óleo de coco, no outro dia que eu for lavar o cabelo, posso fazer essa umectação reversa, com outro tipo de óleo? Um exemplo, o de pracaxi ou de abacate? Bjs
Nessa, poder, pode, mas só testando mesmo pra saber o resultado!
Se fizer me conta!
Beijos
Oi Ju!!!
Adorei a umectação reversa, só tenho medo de pesar, já que meus fios são muito finos.
Ah li em alguns lugares que o oleo de coco é capaz de mudar a textura dos fios, tipo deixa-los mais lisos, com o uso continuo.
É verdade?
Ta linda.
Bjs
Ta, ele tem ativos que ajudam a “domar” o cabelo, mas com o uso constante, no meu, por exemplo, fez e faz muita diferença!
Oi Ju, já fazia isso e não sabia que chamava umectação reversa. Agora uma mistura que estou amando e yamasterol + bepantol líquido e açúcar … Transforma o cabelo!!!
Oi Juuuu!!!!
Depois que fizer a umectação inversa posso escovar e utilizar a chapinha?????
Adoro você !!!!!!
Pode sim, Mi!
E obrigada pelo carinho! <3
Ju, eu vou providenciar o óleo de pracaxi, vou ver se encontro aqui na minha cidade, vou fazer e te falo aqui! Beijos
Oi Ju, tudo bem? Acompanho seu blog sempre.. dicas ma-ra-vi-lho-sas. rsrs
Essa máscara da natura entra no processo de reconstrução mesmo (no cronograma capilar)? Porque como ela tem manteiga fiquei na dúvida.
Beijinhos e obrigada por cada matéria,
Gabriela
Ahhh, te mandei um e-mail, mas não me respondeu! Responde, please!
Oi Gabi!
Que bom que gostas, fico feliz! <3
Pra mim ela é nutrição reparadora!
Vou procurar, pode deixar, esse carnaval vou ficar em casa colocando tudo em ordem! kkk
Beijos
Ju, dá pra fazer assim: lava com shampoo, passa o óleo, passa a máscara, enxagua?
Será que o óleo penetra no cabelo úmido? Será que a máscara penetra por cima do óleo? Bjs
Tati, acho que sim, bora testar! rs
Beijos
Ju, essa máscara entra em qual etapa num cronograma capilar?
Xero,
Bia
Bia, no meu cabelo é mais nutrição reparadora!
Ju, eu testei shampoo-óleo-máscara.
Mas acho que não foi boa ideia, o cabelo ficou bom, usei o óleo de ojon, porém acho que comprometeu a penetração da máscara.
Vou testar shampoo-máscara-óleo.
Mas o problema do ressecamento resolveu.
Adorei essa umectação inversa.
Bjss
Ju,adoro seu blog,tenho duvida na nutriçao,coloco sempre uma colher de azeite na mascara de nutriçao,depois somente enxaguo bem,preciso fazer uso do shampoo por conta do azeite?E se usar o shampoo e tirar o efeito da mascara,nao sei como devo fazer,me ajudaaa por favor!Bjos…
Oi Ju, comprei o óleo da lazlo de pracaxi queria saber como a leitora Lo Yonekura usa? Vc citou que ela usa junto c/ o óleo de damasco e manteiga shorea? Obrigada, Patrícia.
oii sera que encontro esse oleo de pracaxi em farmacias???
Oi Ju!Tuas dicas são a salvação da cabeleira de qualquer musa!Então, que tal um post para ruivas? Cor maravilhosa , mas difícil de manter.
Beijos!
Ju, eu faço assim:
– Lavo o cabelo com sh tranparente
– Hidrato com uma mascara livre de parabenos,
– enxaguo e espero secar. (nao aplico leave in)
– Aplico o oleo no cabelo seco e durmo com ele.
– No dia seguinte lavo com shampoo e condiciono.
Faço esse processo no sabado e termino no domingo, mas sinto que o cabelo aproveita muito melhor a U com cabelo seco e limpo…
Vou tentar dessa forma também…
Olá Ju boa noite
Tenho duas dúvidas: o óleo aplica sem o enxágüe da máscara?
E há necessidade de condicionador?
Grataaa
Oi ju sua lindona!
Vou testar deve ficar lindo *–*
Beijos!!
Ju não sei se você já testou mas faz um ano por ai que uso só óleos vegetais como reparador de pontas depois de secar, adoro e não fica pesado nem gorduroso, os que mais uso são óleo de côco, óleo de açaí e de argan da marca Harmonie Aromaterapia.
Beijos adoro seu blog.
Scrr que to viciada nas dicas dessa mulher ❤
Dei progressiva a pouco tempo (sei que você é super contra mas n resisti) pfvrr faz um post sobre os cuidados com a cabelo dps da progressiva, vi um falando sobre a reconstruçao, mas é que queria um mais aprofundado sobre cuidados diarios e tal… Pq o unico site q confio é esse aqui mesmo, aguardando anciosamente ❤
Ju, por falta de tempo faço esse processo com o óleo de girassol ou o óleo de rícino, e recupera rapidinho o cabelo, e não fica com cheiro nenhum, adorei.
Pode ser o Morrocanoil?
Boa tarde, Ju! Testei a umectação inversa de outra forma. Lavei bem os cabelos, enxuguei bem, como você orientou. Aí passei o óleo, depois a máscara de hidratação. Ficou 10.
Ganhei a Bárbara!!Estou com 19 abas abertas!!Eu também AMEI o Blog!!