Uma pergunta bem comum por aqui é se precisa usar condicionador depois da máscara.
Será que precisa ou é treta pra vender mais produtos?
Bom, vamos por partes, porque pra responder isso é preciso entender qual a função do condicionador e da máscara!
Máscara e condicionador são a mesma coisa?
Como já expliquei aqui anos atrás, máscara e condicionador são produtos diferentes, já que suas funções são diferentes e a concentração de ativos também.
Contudo, são bem parecidos em alguns aspectos, como na presença de cargas positivas e no pH mais baixo, mais ácido, o que garante maior “selamento” das cutículas (sim, essa expressão é equivocada, mas é de fácil entendimento, então vai ela mesmo.
Em relação a produção, a maior diferença é que as máscaras possuem (ou deveriam possuir) uma concentração maior de ativos, enquanto o condicionador possui uma concentração menor.
Teoricamente é isso aí, só que na prática a teoria é outra, porque não são poucas as máscaras e condicionadores que não possuem o pH tão baixo quanto deveria, e isso faz toda a diferença, já que resulta num cabelo mais “desequilibrado” e, consequentemente, vulnerável.
Pode substituir um pelo outro?
Em regra, não. Mas depende rs.
Já substituí em vários momentos, com produtos diferentes e aprendi, na experimentação, bastante coisa.
E a base de tudo é o pH dos produtos, coisa que rarissimos fabricantes informam
Ah, a Bio Extratus informa o pH de tudinho nas embalagens, tá? Orgulhooooo! rs
Outra coisa importante sobre essa substituição é que a máscara atua para combater uma (ou algumas) necessidade pontual do seu cabelo, a depender dos ativos de tratamento, mas a finalização da lavagem/tratamento é feita, em regra, pelo condicionador.
O condicionamento e o chamado “fechamento das cutículas” são os passos finais do tratamento e isso você obtém principalmente através de bons condicionadores.
Precisa usar condicionador depois da máscara?
Em regra sim, já que o último produto utilizado na lavagem deve ter o pH mais baixo.
No caso da Bio Extratus, por exemplo, que é como consigo ver o pH de tudo, o do condicionador é sempre menor que o da máscara.
E o pH mais baixo sela e alinha as cutículas, o que faz com o que cabelo seque com o caimento e a aparência muito melhor.
Acontece também de algumas máscaras terem o pH super baixo, bem mais baixo do que o aceitável, e são geralmente aquelas que amolecem super os fios, sabe?
Nesse caso precisa usar um condicionador depois pra equilibrar o pH do cabelo.
Falo isso porque usei, anos atrás, uma máscara de pH bem baixo (3.0) no lugar do condicionador e com o tempo percebi que o cabelo foi ficando fraco e com a textura estranha, o que só melhorou quando reequilibrei o pH do cabelo.
É assim com todo cabelo? Não! Cada cabelo é uma sentença, e você precisa testar pra ver o que funciona no seu.
Pra ler mais posts sobre cabelos é só clicar aqui.
Beijos, Ju♥