05.05.2014

Como Clarear a Pele?

Bora falar sobre manchas e sobre como clarear a pele? Bora, é pra já!

Ano passado fui na dermato e ela fez uma série de recomendações pra deixar minha pele mais uniforme e mais bonita ( O que aprendi com minha dermato sobre manchas de pele), e segui (quase) tudo direitinho. O problema foi que, quase ao mesmo tempo, meu nutrólogo detectou uma deficiência das grandes de vitamina D, e aí a coisa complicou, porque pra “suprir” essa deficiência eu deveria tomar sol todos os dias por alguns minutos (também uso vitamina D tópica).

O fato é que fazia anos que eu corria do sol e minha cor oficial era de “fantasminha com icterícia”, porque como os raios solares são responsáveis por mais de 80% do envelhecimento, achei que correr do sol fosse uma boa ideia. Fora isso, sempre usei muito ácido, então tinha mesmo que ficar longe do sol.

clarear a pele

Mas como o nutrólogo mandou, tive que voltar a me expor ao sol, e agora no verão notei umas manchas (ninguém vê, mas eu juro que elas estão aqui!), além da que tenho acima dos lábios (tomar caipirinha na praia dá nisso…), daí surtei, né? Gosto de pele limpa, uniforme e bonita, e é assim que quero a minha, sem desculpas.

Daí conversei com uma amiga minha que é dermato (só vou marcar com a minha dermato em junho), e ela me explicou mais ou menos o que existe pra clarear a pele, pra deixá-la mais uniforme.

A pele mancha por vários motivos, mas o fato é que a mancha se forma porque ela (a pele) vai produzir mais melanina com o intuito de ficar mais resistente, e se a agressão, que pode ser o atrito da pele, os raios solares, picada de inseto e outras coisas, for crônica, a mancha fica cada vez mais “resistente” e difícil de sair.

O Que Existe Pra Clarear a Pele?

Como as manchas são bastante comuns, diversos ativos clareadores são lançados pra combater o problema, e não existe “o melhor clareador”, existe aquele que é melhor pra determinada mancha, pra determinada pele, pra determinada situação. Ou seja, a indicação é individualizada e todos possuem “prós e contras”.

clarear a pele

Os mais usados são os seguintes:

1.Retinoides

Os retinoides são os derivados da vitamina A, e eu já falei por aqui do ácido retinoico, que é o ativo que nunca abro mão. Ele não é exatamente um clareador, embora ajude a clarear a pele, mas funciona bem pra potencializar a ação dos outros clareadores, como dá pra ver na fórmula que usei pro período noturno (post aqui).

2. Hidroquinona

É um dos ativos mais usados e dos mais eficientes, mas jamais deve ser utilizado sem indicação e acompanhamento médico, já que pode causar efeitos colaterais nem um pouco agradáveis, como manchas de pele. Já usei o Glyquin e o Tri-Luma, que dá pra comprar em farmácia com receita médica, mas prefiro as versões manipuladas porque dá pra  colocar tudo sob medida pras minhas necessidades. Vários países já proibiram o uso desse ativo, mas ele ainda é considerado o mais potente. A que eu uso é a hidroquinona de grau farmacêutico (Hidroquisan), que é mais segura que a comum.

3. Ácido Azeláico

Já falei desse ácido nesse post aqui, e usei por um tempão, mas cismei que ele tem cheiro de dendê e não quis usar mais. Ele é ótimo pra ajudar a controlar as espinhas e é bastante usado como despigmentante na concentração de 15%. O bom dele é que é menos fotossensibilizante que o ácido retinoico, por exemplo, mas é menos potente que a hidroquinona.

4. Ácido Mandélico

Também já usei e já falei dele aqui no blog. A ação dele não é potente, mas pra mim foi uma ótima opção por muito tempo porque ele não irrita tanto a pele como o ácido retinoico e dá pra usar no verão, e como aqui é “verão o ano todo”, já que o sol é de rachar, os riscos são menores, sabe?

clarear a pele

5. Arbutin

Dos despigmentantes vendidos sem receita médica, ele é o mais potente e o uso é seguro, não causando muitos efeitos colaterais. Nas farmácias dá pra achar o Klassis, que usa esse ativo, o ácido glicólico (também tá no Glyquin) e o ácido kójico.

6. Ácido Kójico

A grande vantagem do ácido kójico é que ele pode ser usado durante o dia sem problemas, além de ser seguro e não apresentar tantos efeitos colaterais como a hidroquinona. Pra quem mora em locais muito quentes, é uma boa opção.

7. Vitamina C

A vitamina C é outra coisa que uso muito, sempre, e já falei algumas vezes por aqui, mas o efeito dele como clareador é suave, de modo que ela geralmente vem associada a outros ativos. Eu adoro, porque acho que dá uma “iluminada” boa na pele, sabe? Na fórmula que usei ano passado tem vitamina C também, tanto na noturna quanto na diurna.

Claro que existem outros ativos e tratamentos, mas esses são, via de regra, os mais usados. Vocês usam ou já usaram algo para as manchas?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
42 comentários
  1. alexandra  05/05/2014 - 20h46

    A hidroquina foi proibida em outros paises porque e altamente cancerigena!

  2. Cinthia  05/05/2014 - 23h47

    Boa noite Ju
    amei esse post, e gostaria de saber se você sabe se existe algo bom pra clarear axilas e virilhas, obrigada…
    Beijos

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 09h34

      Oi flor! Que bom que gostou! Já farei posts sobre isso!

      • Brenda  07/05/2014 - 10h30

        Ju faz mesmo o post sobre clarear as axila, não fico um dia sem dar uma olhadinha no blog!

      • Ju Lopes  09/05/2014 - 10h12

        Faço sim flor, pode deixar! Que bommm saber disso! rs
        Beijos

  3. Regilany  06/05/2014 - 12h21

    Olá Ju! Vc conhece o cosmelan?

    • Ju Lopes  06/05/2014 - 21h59

      Regi, eu acho que não, pelo nome não me lembro dele não!

  4. Lusaches  07/05/2014 - 11h01

    Já usei alguns desses que vc citou. O 1,2 e 3 citados acima. Mas não gostei muito porque deixou minha pele muuuuuito sensível. Mesmo com protetor ela ficava estremamente vermelha quando estava exposta ao sol. E isso é raro porque só pego sol quandp não tem jeito. Andando pela rua pra olhar alguma loja ou saindo do carro estacionado longe do destino.

    Gostei da minha pele mais depois que parei de usar. Pq pele sensível demais é muito ruim! Desagradável e incômido.

    O que achei melhor foi hidroquinona, mas infelizmente todos q usei me deixou com a pele sensível. Acho que azelan talvez foi o menos agressivo pra mim.

  5. kelly  08/05/2014 - 12h23

    ju me tira uma dúvida,se eu usar a hidroquinona,posso usar a mistura de hipoglós,bepantol e adefort.alternando os dia?

    • Ju Lopes  10/05/2014 - 16h52

      Kelly, quando tô usando hidroquinona não misturo com mais nada!

  6. Sofia  14/05/2014 - 00h33

    Olá, eu usei durante muito tempo um creme hidratante à base de rosa musqueta, aloé vera e baba de caracol e resultou muito bem mas com a chegada do sol da Primavera (Portugal) as manchinhas voltaram a ficar mais visíveis. Então avancei com um gel despigmentante, Hidroquin da sesderma,e embora use há pouco tempo parece bem forte. Gostava muito que fizesse um post sobre como disfarçar estas manchas :)

  7. Sofia  14/05/2014 - 00h35

    Disfarçar com maquiagem:))

  8. katiana  19/05/2014 - 15h28

    Ju, amo seu blog! me tire uma duvida, tenho pelo oleosa e sensível e tenho manchas de espinhas e sardas na região da bochecha, com isso qual desses ácidos sem receita seria mais indicado para me? obrigada.

  9. noeli da silva  20/05/2014 - 19h32

    oi eu tenhos umas manchas escura no rosto ja comprei varios creme e nem um sai as manchas eu tenho muita vergonha do meu rosto e orivio alguem pode me ajudar so que eu nao sei do que causou essas manchas porque antes de eu engravidar eu nao tinha nem uma mancha despois que ficou assim um abraçao

  10. Jocelma Barbosa  11/09/2014 - 22h16

    Oi Ju,
    Fiz duas sessões de peeling ácido salicílico e o meu queixo ficou super escuro. Estou tão triste e ainda tem três sessões só que deu medo. Será que é normal? Beijos

    • Ju  14/09/2014 - 11h02

      Jo, não sei te informar não…

  11. Liz Godoi  12/09/2014 - 09h28

    Oi Ju…
    Já usei retinóide (Vitacid), na minha 1ª experiência com ele não foi muito boa porque meu rosto ficou MUUUITO vermelho e pinicando. Mas, então comprei o de menor porcentagem, acho que é 0,025% ai foi melhor.
    Comprei também o Klassis, gostei dele porque dá pra usar de dia.
    E com vit c uso o manipulado da Bovitta/Artvita que é MARA.. Aliás preciso comprar porque o meu acabou. E usei tbm o da Dermage para rosto e o para olho (achei bem bom tbm), mas o de olhos deixa os olhos amarelados, as olheiras sabe? Mas é bom…
    Beijos! :)

  12. Leticia  12/09/2014 - 14h25

    Ju gostaria de saber se vc sabe algum creme para tirar mancha da virilha e axila

  13. Leticia  12/09/2014 - 14h38

    Jú vc sabe se o acido retinoico e a hidroquinona vende sem receita medica? vc sabe tbm dizer se o (solaquim) é bom? .beijo querida

    • Ju  14/09/2014 - 10h58

      Leti, acho que depende da concentração!

  14. Ana Paula Lima e Sá  01/10/2014 - 23h02

    Ju, amei o seu post, exatamente o que eu estou precisando saber. ..tenho a pele oleosa e com algumas manchinhas, e sardas, já usei um clareador, agora não me lembro qual a fórmula dele, sei que era muuuuuuuito oleoso, acabei desistindo dele…vou tentar fazer aquela fórmula q vc tá usando. ..Ju, vc se estas fórmulas q vc citou tb pidem ser usadas em manchas da mão, é para minha mãe, ela tem manchas bem escuras nas mãos, e o sonho dela é acabar com as manchas, Ju, parabéns pelos pists sempre tão informativos e atuais, bjss

  15. […] post que recomendo muito pra quem tem pele manchada é esse aqui (clique aqui), onde explico como clarear a […]

  16. Dayse  21/11/2014 - 01h07

    Ju uma indicação para pele manchada sou. morena e as manchas vao ficando pretas o que me indica ou qual deles seria melhor o azelan ou o retinoico?

  17. ana paula  31/03/2015 - 08h57

    Oi ju bom dia. Bom eu gostaria de saber qual clareador é mais eficaz para clarear manchinhas no bumbum?

  18. drika  17/04/2015 - 17h01

    Oi Ju
    tenho melasma e sou morena e no momento estou usando uma formula que minha
    dermatologista recomendou que possui alguns ácidos e a vitamina c gosto muito da vitamina c
    sinto a pele mais firme iluminada mesmo
    Parabéns pelo blog amo suas dicas

  19. Natalia  04/05/2015 - 21h59

    Eu tenho a pele oleosa/mista com manchinhas e cravinhos. Minha dermatologista me passou o Adapel (Adapaleno 0.1%). É um ácido também da família dos retinoicos, mas que não deixa a pele tão sensível. Pois a minha ficava vermelhona, ardendo demais e descamando. Mesmo com esse mais suave, tive que intercalar dia sim, dia não. Como protetor e para dar uma quebrada na secura e descamação, ela me passou um hidratante da Neutrogena Ultra-light com Filtro solar e um creme noturno para uniformizar a pele tb. To adorando os resultados.

  20. Arleth  08/06/2015 - 14h51

    Ju, estou com umas manchas causadas por acne, tô usando vitacid plus, deu uma certa clareada , mas tem algumas q ainda n sumira, pode me falar de ulgum acido que ajuda tirar as manchas de acne?

  21. Alessandra  19/08/2015 - 14h24

    oi Ju, amos suas postagens, e gostaria de saber o que é bom passar no buço pós depilação, pq encheu de bolinhas desta ultima vez, e olha que estou acostumada e nunca fez isso. abraço

  22. Regina  20/09/2015 - 02h55

    Olá, meninas. Gostei muito desse artigo. Parabéns, bjos!

  23. INNEOV FERMETE  22/09/2015 - 18h42

    Sofri muito tempo com rugas e marcas na pele procurei vários especialista para me ajudar com o problema e me indicaram o inneov fermete para fazer um tratamento de recuperação na pele…fiz o que ele mandou e para minha felicidade minha pele foi melhorando e melhorando ate chega ao ponto mais saudável possível…estou muito feliz e quem precisa super indico…espero ter ajudado…
    abraço

  24. Manuella  23/10/2015 - 17h22

    Boa tarde, parabéns pelo post, gostaria de saber se posso fazer o uso de dois ácidos ao mesmo tempo, retinóico e o azelaico por exemplo. Obrigada Beijoss!

  25. Daniele  25/10/2015 - 20h33

    Boa noite Ju. Como usar a formula que você postou com o azelan?

  26. cintia teixeira  10/01/2016 - 11h03

    fui n dermato ja tem algum tempo e ela me receitou hidroquinona mas não tive resultado e sempre usando protetor solar fator 70 e começou me dar uma vermelhidão e coceira no rosto agora estou usando azelan mas tbm não estou vendo resultados ja fazem duas semanas e nada . é muito chato isso e tenho dermato só em abril não sei se paro ou continuo!

  27. Elcinete Sangi Rossi  05/02/2016 - 15h15

    Olá boa tarde! Vou começar usar hoje à pomada azelan, tenho umas manchas no rosto tomara que o resultado seja bom..

  28. Rosilda  11/03/2016 - 16h26

    Jú,vc trabalha com algo relacionado a estética e dividi suas experiências aqui no blog? Adoro seus posts,vou entrando nos links quando vejo estou longe!Vc é da Bahia né?Eu moro perto de Nova Friburgo região serrana !Bjo

  29. Sté  13/04/2016 - 12h53

    Boa Tarde!

    Você chegou a misturar o uso de ácidos alternando os dias?
    Por exemplo: Um dia usar o Azelan, outro dia o Vitacid e assim sucessivamente.

  30. Maria  25/05/2016 - 20h19

    Tenho uma mancha q me encomoda muito q é no colo acima do peito será q tem algum geito

  31. Carolina  16/06/2016 - 13h09

    Olá adorei seu post, me ajuda numa dúvida ? Utilizando hidroquinona, se pode associar um hidratante ? Beijos

  32. Leana cristina  12/07/2016 - 21h17

    Oi .o Azelan 200mg creme ,serve para clarear manchas escuras nas virilhas?

  33. Bruna. Carolina  13/07/2016 - 16h54

    Ju adoro seu blog….olha tenho alguns melasmas na pele e vou fazer um feeling químico….já uso hidroquinona … perguntei meu dermato c tem algum problema ele disse q naum….mais c sabe né..rsrs agente na fica satisfeita e precisa de umas informações….vc já fez peeling químico?fico comedo de piorar as manchas….

  34. Rosangela  02/09/2016 - 20h23

    Oi boa noite acabei de chegar da esteticista e fiz um peelling de cristal e apliquei arbutin será que vai clarear o mel asma? Estou desesperada meu rosto está horrível.

O que você acha do JV?
Sempre arrasando Jú Lopes! Acabei de ler a crônica na revista da Júlia Pinheiro, Achei perfeita a forma como descreveu a virada do ano para…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Maquiagem formanda😍😍😍
Agende seu horário: 31 99254-8715

#desafioUPA #projetoUPA #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagembrasil  #lehpequenomakeup #brunatavaresppf #universodamaquiagem_oficial #nathaliateodoromakeup #alinepinheiromakeup #alcantaramakeup #makeupartist #makeclassica #delineadoringlot #delineadografico #delineado #bloggers #blogueirasbrasil #universodasnoivas #catarinehill #eyes #batommarykay #marykaybrasil #mk #jurovalendo #kryolanbh #kryolanbrasil
  • Aqueles olhos...🎵🎵🎵
Agenda aberta para cursos de auto maquiagem. 📲 3199254-8715

#amomaquiagem #amomeutrabalho #maquiagemformanda #maquiagembh #maquiagemcontagem #pausaparafeminices #brunatavaresppf #maqbellamakeup #universodamaquiagem_oficial #universodasnoivas
  • Hoje por aqui tô é fazendo festa de tanta felicidade, chegou os desapegos maraaaa da Ju Lopes @jurovalendo 😍❤👌🍀
E a pessoa aqui ficou ainda mais feliz quando viu os batons lindos dá @lizbranquela ( eram desejos de consumo, mais o orçamento não colaborava 😀 ).
Ju obrigado pelo carinho, pelo bilhetinho tão lindo, te desejo todo sucesso do mundo.
#EntendiTuaLetraSim 
#MeEmocionei
#MuitoFeliz
#JuroValendo 😘❤🍀😍🙏
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo