Envelhecer não é fácil, mas pode ser ainda pior se a gente não cuidar direito da pele.
Mas, para proteger a pele, é preciso primeiro saber quais fatores contribuem para o seu desgaste, e é isso que vamos ver hoje!
O fator de maior desgaste e envelhecimento é um velho conhecido nosso: o sol! Sim, ele é responsável por nada menos que 850% do envelhecimento cutâneo, causando degeneração do colágeno, manchas e rugas. Ou seja, ele é vilão! Mas é um vilão super fácil de combater, pois basta usar filtro solar pra que a pele fique protegida dos efeitos maléficos do sol.
Pensem assim: usar filtro solar é fácil, barato e vai me proteger do efeito Donatella Versace! Melhor impossível!
Além do sol, outros fatores ambientais, como o vento, interferem bastante na saúde da pele. É, se está quente demais a pele pode desidratar, ficar irritada e, caso o local seja úmido, se transformar no palco perfeito para infecções fúngicas. Se está frio, a pele resseca e fica sem lubrificação natural. É dizer, ô bichinha temperamental!
A poluição, da qual não tem pra onde correr, obstrui os poros. Mas nada que um sabonete poderoso não dê jeito!
Um outro inimigo super potente é o cigarro! Tô pra ver invenção pra envelhecer tanto quanto o cigarro, que é um verdadeiro “comedor de colágeno”! Sério, o cigarro acaba com a elasticidade da pele, estimula a formação de olheiras, bolsas de gordura e rugas. Ou seja, é um pesadelo!
Mas isso é fácil (NOT!) de combater né? Basta parar de fumar… Enquanto não consegue parar, vale investir em cremes com vitamina C, que recuperam o viço, clareiam, estimulam a síntese de colágeno e protegem a pele.
Bom, os inimigos são muitos e se seu colocar tudo junto o post fica muito longo…Mas amanhã converso um tantinho mais sobre isso, tá?
Beijos
Ju