Vizcaya
06.12.2013

4 Segredos Pra Uma Pele Perfeita

Fiz um post aqui em no início do ano contando que tinha ficado apavorada com a aparência interna da minha pele, porque embora a olho nu ela estivesse digna, exceto pelos poros dilatados, pelas marcas em volta dos olhos (é que eu fiquei muitos meses sem conseguir dormir direito) e por manchinhas pequenas, internamente ela estava extremamente manchada.

Sempre cuidei da pele, sempre fui a louca do filtro solar, mas ali descobri que eu estava cuidando sim, mas cuidando errado, e quando segui as recomendações da minha dermato e comecei a fazer a coisa “direito”, a pele melhorou muito. Claro que não tenho pele de bumbum de neném, afinal eu tenho 31 anos, mas pra minha idade ela está muito bem, tanto que várias pessoas perguntam no Face o que faço pra ter a pele boa, pra ter a “pele perfeita” e a “receita” é bem simples!

pele perfeita

1. Durma bem!

Vocês já devem ter lido em vários lugares que não dormir direito envelhece, certo? Mas vou explicar o motivo, que é o mais importante!

O que acontece é que pra que a pele fique jovem e firme, precisamos de colágeno,  só que quem não dorme bem não produz colágeno suficiente. Isso acontece porque os fibroblastos produzem o colágeno durante a madrugada, e se a gente não dorme direito, a produção de colágeno será bem menor, o que significa pele menos firme.

Mas, não é só dormir bem, é dormir bem e de pele limpa! Pra que os fibroblastos produzam colágeno na pele é preciso que pH esteja equilibrado, e uma pele suja, cheia de resíduos de poeira e maquiagem não tem o pH ideal pra que o colágeno possa ser produzido.

Ou seja, é preciso dormir de 6 à 8 horas por noite e sempre de pele limpa pra que o pH da pele se modifique e a produção de colágeno seja a ideal.

pele perfeita

2. Beba muita água!

 

Tá investindo muito em um super hidratante e não tá vendo muito resultado? A razão é simples e eu já expliquei aqui. É que o que faz a pele ficar hidratada é a água que a gente bebe, porque é essa água que “resolve” 97% da hidratação da pele. O que o hidratante vai fazer é simplesmente manter a água dentro da pele, é formar uma “capinha” de gordura que impede a evaporação da água.

Simplificando: hidratante só garante 3% da hidratação, e o que hidrata mesmo é a água, então de nada adianta gastar os tubos num hidratante caro se você não  bebe água suficiente. Fiz um post aqui explicando qual é o melhor hidratante facial e recomendo a leitura ( Qual O Melhor Hidratante Facial?).

3. Pele oleosa não é pele hidratada

 

Quem tem pele oleosa costuma dispensar o hidratante facial por achar que não precisa de hidratação, já que, por causa do excesso de oleosidade, a pele estaria supostamente hidratada.

pele bonita

Isso é um erro, porque pele oleosa não significa pele hidratada, já que o nível de hidratação é medido pela quantidade de água presente no interior das células e não pela quantidade de óleo!

Então, tem que usar hidratante sim pra garantir que a água que você ingere não evapore  e acabe deixando a pele desidratada.

4. Protetor solar: tem que usar!

 

É preciso usar filtro solar todos os dias, com chuva ou com sol, estando em casa ou na rua.

Quando comentei no Face que usava protetor mesmo quando estava em casa muita gente me questionou os motivos e eles são bem simples: a luz das lâmpadas podem estimular a produção de melanina e causar manchas. A luz fluorescente, que é muito usada dentro de casa,  também emite raios ultravioleta, e isso a longo prazo pode causar manchas e também o envelhecimento da pele, então o uso do filtro solar deve ser diário, estando você exposto ou não aos raios soares.

pele perfeita

Outra coisa de extrema importância diz respeito a proteção contra os raios UVA, que  causam as manchas de pele. É que todo mundo quando vai escolher um filtro solar só se preocupa com o FPS, que está relacionado com os raios UVB, e esquece dos raios UVA. Gente, filtro solar pra evitar que a pele manche tem que ter PPD (que mede a proteção UVA) acima de doze. O FPS alto não vai proteger a sua pele das manchas, então escolha com cuidado! Já fiz um post aqui explicando isso, e sugiro a leitura: Proteção Contra os Raios UVA.

Outra coisa importante diz respeito a quantidade, porque a quantidade certa  é de  2 gramas  no rosto e 99% das pessoas usam bem menos que isso, o que deixa a pele completamente vulnerável! No mais, o filtro precisa ser reaplicado ao longo do dia. No meu caso, por causa das manchas, aplico o filtro quatro vezes por dia, o que é tranquilo quando estou em casa, mas quanto estou na rua, maquiada, opto por “reaplicar” com protetor em pó, que não é a opção mais indicada, mas é a mais fácil.

Existem outros cuidados, claro, mas os mais importantes são esses, e o bom é que são cuidados simples, né?

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
24 comentários
  1. suelen  06/12/2013 - 17h35

    Ai Ju que perfeito eu amei esse post, realmente tudo que falou assino em baixo, eu amei. ♥

  2. Ana Torres  06/12/2013 - 18h38

    Oi ju adoro suas receitinhas… então tenho uma duvida tenho a pele muito oleosa , uso protetor da vita derme antialergico,mas nao uso hidratante, pelos motivos quando uso hidratante minha pele fica uma gordura e parece que surge mais espinhas ainda, então qual melhor hidratante para pele oleosa, e qual melhor hora para usar o hidratante.

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 11h56

      Oi Ana! Que bom que gostas flor! Olha, use sempre antes de usar o protetor… Existem vários e eu na verdade ando apostando nos séruns, porque são mais leves e absorvidos mais rápido, sabe?
      Beijos

      • Ana Torres  10/12/2013 - 23h18

        @Ju Lopes, Obrigado bjus.

  3. deisinha  08/12/2013 - 18h19

    Eu tenho a pele oleosa e sofro até no inverno e eu adorei as dicas..Bjs
    telminhabolosetortas.blogspot.com.br

  4. Keila  19/12/2013 - 12h08

    Oiiii, bom Ju eu tenho a pele oleosa e como vc msm disse eu não hidrato a pele com medo de piorar a oleosidade.
    Me da uma dica de um hidratante para a pele oleosa..
    Há e eu comecei a usar protetor solar no rosto (eu nao usava ate ler os seus postkkkkk) E comprei o Minesol oil control FPS 30 estou amando ele perfeito. Mto obrigada msm pelas dicas.
    E indica um hidratante BB bom e barato. kkk
    Bjsssss [kiss]

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 22h18

      Oi Keila!
      Menina do céu, não abra mão do protetor não! Ele é ótimo, a pele fica bem sequinha, adoro!
      Olha, vou montar um post com várias opções, pode deixar, pois assim fica melhor!
      Beijos

  5. jessica  16/01/2014 - 03h09

    Oii Ju.
    Escrevi um post no meu blog citando sobre algumas coisas que voce posta aqui e falando sobre o seu site.
    Dá uma olhada lá.
    http://escritasdajessycdy.blogspot.com.br/2014/01/4-segredos-para-uma-pele-perfeita.html
    Espero que goste.
    Beijão [heart]

    • Ju Lopes  01/02/2014 - 20h01

      Jessi, obrigada minha flor! :) Já vou curiar lá!
      Beijos <3 <3 <3

  6. ANE KELLY  12/03/2014 - 16h29

    ai ju minha pele é bastante oleosa, e sempre tive acne e agora ela ta meio manchada umas partes mais escuras, nossa vou casar daqui um mês e quero ficar com a pele o mais bonita possivel pra ajudar na maquiagem… Vai ju me da uma dica… amo seu site bjoo

  7. Ana Teixeira  27/06/2014 - 08h32

    Ju, qual protetor em pó você usa/indica?

  8. Adrielle Santiago  16/09/2014 - 19h34

    Ju,vc indica algum dermato em jee? Estou querendo ir em um, mas não tenho indicações e não conheço nenhum. Obrigada!

  9. Magali Stanck  16/09/2014 - 20h11

    Ju do céu, não digo mesmo que vc parcece ler minha mente?!Cá estou eu pensando na minha pele e lá vem vc com esse post e essas dicas maravilhosas :D Obg Ju. Eu ando preocupada com a aparência da minha pele e olha que acabei de completar 24 anos no último domingo…hahaha Mas, ao ler seu post “caiu minha ficha”, estou dormindo muito mal nos últimos tempos e acho que é isso que tem feito muito mal a minha pele. Vou prestar mais atenção no meu sono e ver como minha pele se comporta..rsrsrs
    Bjos e muitos abraços!

  10. Faah Bastos  02/10/2014 - 16h04

    Eu tinha uma pele horrível. Sair de casa sem umas duas camadas de base e pó, nem pensar! Hoje, depois que adotei uma atitude correta adoro esfoliar, tonificar, hidratar tudo na medida certa e com os produtos corretos. Até os níveis de vitaminas no organismo interferem radicalmente na aparência da pele. Para ter uma ideia, eu tinha uma pele escura de castigada, sabe? Sofria com cravos, até que minha dermatologista disse que eu precisava limpar todos os dias, não com sabonete, era preciso um cuidado diário. Depois que peguei o ritmo, não larguei mais.
    Não dispenso meu filtro solar todos os dias, até porque aqui na Bahia o sol não é brincadeira.
    Achei o post maravilhoso e bastante útil.

    http://faahbastos.com

  11. […] Facial: já expliquei por aqui que mais de 90% da hidratação da pele vem da água que a gente ingere, e o que o hidratante faz […]

  12. […] 4 segredos pra ter uma pele perfeita […]

  13. Bruna  20/02/2015 - 10h31

    Ju parabéns! Amei o post, super completo.
    Sua didática conseguiu decifrar várias duvidas de uma maneira simples.
    Parabéns!

  14. Daniela Fernandes  20/02/2015 - 11h38

    Olá, Ju
    Conheci seu blog fazendo pesquisa sobre pele oleosa e estou adorando tudo que leio por aqui.
    Poderia me ajudar a descobrir o PPD do Protetor solar Actine FPS 30? Já tentei achar, mas não diz nada na embalagem do produto.
    Fico no aguardo.

    Obrigada por compartilhar tanta informação bacana.

    Bj

  15. marleuda  08/04/2015 - 15h23

    Tbm adoro suas dicas..agora protetores somente com ppd acima de 12..haha

  16. suzana  03/05/2015 - 23h43

    minha pele e horrivel ,passo tuddo q e creme e nao adianta,estou com a pele seca demais e com aparencia de suja me ajuda,adoro seu blog

  17. marta lúcia  18/08/2015 - 23h56

    adorei seus ensinamentos sobre apele um beijo obrigada

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…