23.05.2014

Limpeza da Pele: Coisas Que Você Precisa Saber!

Sempre que alguém me pergunta algo sobre pele, é “batata” que eu largue um “tu tá lavando essa pele direito?“, porque nenhum creme de pele vai fazer o efeito que deveria se a pele não estiver devidamente limpa, já que pra que a pele consiga absorver e aproveitar o máximo possível os ativos de tratamento é preciso que a barreira entre a pele e o produto seja a menor possível.

Ora, se a pele está suja, está com resquícios de maquiagem, de poeira ou de oleosidade, por exemplo, o ativo não penetra como deveria e aí é o seu dinheiro indo pelo ralo, entende?

limpeza da pele

E não, só a água não vai limpar a pele, então é preciso apostar em um bom higienizador facial, e é aí que começam os problemas, porque as opções são muitas, mas o “qual escolher” é que é complicado.

A primeira coisa a fazer, e talvez a mais importante,  é saber qual é o seu tipo de pele e procurar um produto específico pra ela. O higienizador certo vai ajudar a controlar os problemas da sua pele, e quem tem pele oleosa sente isso rapidinho (Sabonetes bons e baratos pra peles oleosas), porque um sabonete que ajude no controle de oleosidade faz uma diferença enorme, da mesma forma que um sabonete super hidratante vai fazer diferença na pele seca e descamativa.

Fora isso, se a ideia é lavar o rosto, só use higienizadores faciais pois eles possuem surfactantes (detergentes) mais suaves, que vão limpar sem agredir tanto a sua pele. Ou seja, nada de usar o sabonete de corpo no rosto!

limpeza da pele

O melhor é que o produto tenha o pH neutro, porque assim o pH do produto é bem próximo do da pele (o pH da pele  gira em torno de 5.5 e não de 7.0, que seria, supostamente, um pH neutro). Isso é importante porque essa é uma das mais importantes formas de proteção e defesa da pele, já que os microorganismos não se dão bem no pH ácido, então se o pH estiver neutro a coisa fica equilibrada.

Via de regra os higienizadores são de dois tipos: sabonetes (líquido, em barra, em mousse, em gel, etc…) ou loções de limpeza. Os mais usados são os sabonetes, mas as loções de limpeza tendem a ser mais suaves devido a menor quantidade dos detergentes, e por isso são mais indicadas pra peles sensíveis.

E já que tô falando da limpeza da pele, é bom lembrar que não pode lavar a pele toda hora porque isso remove a camada de proteção. O certo é lavar de manhã e antes de dormir, ou seja, nada de exageros! Tem um post aqui sobre como lavar a pele corretamente, é bom dar uma olhada.

Ah, pra quem tem a pele oleosa, tem um “mini guia” aqui de como limpar, quais melhores ativos e produtos, pra ver é só clicar aqui.

Sou meio chata com isso porque depois que aprendi a dar valor pra isso, que é um cuidado “besta” de tão simples, minha pele melhorou, sabe?

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
12 comentários
  1. Camila  23/05/2014 - 15h53

    Oi Ju! Eu tbm tenho pele oleosa. Fui numa dermatologista que disse que eu podia limpar o rosto (tanto as impurezas quanto a maquiagem) só com o sabonete para pele oleosa. Isso procede? Alguma dermatologista te deu mais dicas? Bjs

  2. Juliana Poloni Viana  23/05/2014 - 17h11

    Ju, vc conhece o Actine, da Darrow? Eu já tinha usado uns dois vidros há uns meses, por indicação da minha dermatologista, e curti bastante, mas não tinha notado que ele era tão bom até o momento em que parei de usá-lo por um mais barato (Clean & Clear). Minha pele pipocou de espinhas, principalmente no queixo e na testa. Voltei a usar o Actine essa semana, vamos ver se melhora!

    Bjinhos

  3. Camila  23/05/2014 - 18h08

    Acho o máximo as dicas que você passa para pele! Super me identifico. Com essa pele oleosa então, não poderia ser diferente! Mas sabe o que eu fico em duvida, e a limpeza de pele feita por um profissional, é mesmo necessária ou tem outros meios de manter a pele saudável sem isso? Pra ter uma pele livre de cravinhos e essas coisinhas..

  4. Carla Rabelo  24/05/2014 - 14h58

    Oi Ju td bem? tenho a pele muito oleosa, comecei a limpar c sabonete e adstringente de manha e à noite, mas gostaria de saber o q posso fazer no meio do dia, pq fica muito muito oleosa durante o dia, uso protetor solar(minesol)tb.Obrigada peles dicas, adoooro. Bjos

  5. cristiane dos santos diniz  25/05/2014 - 13h27

    oi Ju! te achei faz pouco tempo que chato queria ter te achado antes ! porque vc é a melhoorrr rsrs,ju faz um post da nova hidrataçao reconstrutora da magic color ,bjsss brigadao vc é demaiisss

  6. Herolysa Vasconcelos  11/08/2014 - 11h27

    Ju, cadê o link para peles secas?

  7. veronica diaas  05/05/2015 - 18h40

    oi lindona…ammei ente conhecer,Ju me responde uma coisa a minha pele naao e oleosa nao, elaa e meio mista. qual sabonete vc me indicaria. beijos lindona

  8. […] Já fiz um post aqui bem completo explicando, de acordo com o que aprendi com minha dermato, como limpar corretamente a pele, o jeito certo de lavar, como escolher o melhor produto de acordo com sua pele e coisas do tipo, e recomendo fortemente a leitura, porque esse, pra mim é o passo mais importante! Pra conferir é só clicar aqui. […]

  9. MARIA ISABELA CORBOLAN MOREIRA  24/09/2015 - 22h01

    ju tenho que usar protetor depois de usar o sabonete da neutrogena que contem acido?

  10. […] rosto com um sabonete indicado para o meu tipo de pele, que é oleosa, e faço do jeito que ensinei nesse post aqui, porque até o jeito certo de lavar a pele faz diferença, sabia? Pois é, pra que a coisa funcione […]

  11. […] Limpeza da pele: o que você precisa saber! […]

O que você acha do JV?
É o melhor blog sem dúvida confiável adoroooo você Ju
As leitoras mais incríveis da vida
  • Hoje de manhã, mesmo correndo pra fazer exame de sangue, consegui fazer uma rotina de pele mais completa!🙌🏻 Tá faltando minha Vitamina C (quero testar uma nova, indiquem aí uma maravilhosa😍) e um creme para os olhos (vou testar um manipulado e um da @larocheposaybr que @clessyarochadermato receitou), mas usei:
1️⃣ Água micelar com caviar da @artvitta pra limpar a pele.
2️⃣ Borrifei água termal no rosto e pescoço (uso litros, gente!). Esperei secar.
3️⃣ Apliquei de leve o Blemish + Age Solution, da @skinceuticalsbrasil , pra ajudar na oleosidade (não usei na região do melasma). 4️⃣Apliquei o B5, da @skinceuticalsbrasil no rosto e orelhas. É o melhor hidratante que já usei e some na pele!💙 5️⃣Usei o Pore Refiner, da @biodermabrasil, em todo o rosto, exceto acima dos lábios, na região do melasma.
6️⃣No melasma usei o clareador da @skinceuticalsbrasil (Sai resenha essa semana!). 7️⃣ No pescoço usei Cicaplast, pq o calor tá me deixando louca de brotoejas, e Cicaplast salva!

8️⃣ Na sobrancelha usei a fórmula manipulada pra ver se os pelos nascem e deixo de ter dois girinos no meio do rosto 🙈😂
9️⃣ Como vou me expor ao sol de forma direta hoje, usei 2 camadas do Airlicium FPS 70 sem cor e 1 camada da versão com cor por cima.
🔟 Finalizei com Serozinc, deixando secar, pra ajudar na oleosidade!

Muita coisa, né? Mas o básico mesmo, e falei disso em um post detalhado semana passada no blog, é limpeza, hidratação e proteção. ✔️ Eu uso muitas coisas porque é um prazer enorme pra mim cuidar da minha pele, me deixa feliz! ☺️✨ E também pra testar mais coisas e dar mais OPÇÕES pra vocês, porque, como falo sempreeeee, ninguém precisa de milhões de produtos! Eu tenho muitos e uso muitos porque essa é uma parte (bemmmm legal ❤️) do meu trabalho.

Tem resenha da maioria desses produtos no blog, e dos outros vamos fazendo aos poucos, tá? Mas, lembrem-se: são apenas opções. 💗 [ P.S: a bandeja, o vaso de flores e o vasinho prata são da @button.shop , uma loja aqui de Jee]

#pelesquecontamhistórias #JuroValendo
  • Como está o #PorUmFio? A todo vapor, com um especial lindo para cabelos danificados e quimicamente que hoje tem um produto versátil, funcional, prático de usar e que proporciona excelentes resultados: o Mega Spray Queravit, da @bioextratus , que venho usando e mostrando no stories desde o dia em que pintei o cabelo (tá tudo salvo nos destaques!) 😍! Super reconstrutor e leve, ele pode ser usado como cauterização (só precisa dele!😱), como protetor térmico e como finalizador, tanto no cabelo úmido quanto seco. 
Amo o resultado como cauterização e quando uso secador, pq o cabelo ganha muitoooooo brilho (tem fotos do resultado de cada uso no blog), sabe? E em todos os usos a gente percebe o poder reconstrutor!✨✨✨ Então, se o seu cabelo tá precisando de uma ajuda das boas, se joga nesse achado, porque ó, pelo glitter ungido de santa Cher, ele tem poder!💃🏻💃🏻 E o post tá lindo, com vários comentários de vocês sobre ele, corre pra ver!☺️💗 #PorUmFio #JuroValendo #Bioextratus | Publicidade ✨
  • Tem post novo no blog (agora são 2 por dia ☺️🎉) falando dessa maravilha que é o Securitat, dos @floraisdeminas !🌺 Amo e uso florais há anos, cês sabem, mas me surpreendi especialmente com a ação desse aqui, pra coragem e segurança, que comecei a usar em um momento de maior fragilidade e vulnerabilidade, coisa que contei por aqui e no blog também.

Acredito demais em energia, de todas as coisas, vivo rodeada de plantas e cristais, e florais sempre me ofereceram suporte em momentos diferentes da vida, sabe? 
Pra quem também gosta, a @ignisvmarques , que é minha leitora, terapeuta floral e filha dos fundadores dos @floraisdeminas , disponibilizou para todas vocês uma consulta floral completa, é só falar com ela que é minha leitora!❤️ Obrigada por isso, Ignis!✨ #dedentroprafora #jurovalendo #florais #FloraisDeMinas #Securitat
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo