05.04.2013

Seu Cachorro Tem Medo De Fogos? Eis a Solução!

Quem me acompanha no Face sabe que  sou a feliz mamãe de um Staff Bull Terrier de três aninhos, o Ozzynho (depois mostro ele aqui!), que é um cão dócil, meigo, carinhoso,  tranquilo e corajoso, mas que MORRE de medo de fogos. Ele é assim desde pequenininho, e, aliás, qualquer barulho mais alto faz com que ele fique  assustado, mas quando se trata de fogos, comuns por aqui, sobretudo no mês de junho, por causa dos festejos juninos, ele se desespera, treme muito e tenta se esconder em qualquer local onde se sinta “protegido” do barulho.

Muita gente acha que é besteira, mas o fato é que o animal entra em pânico, podendo sofrer convulsões e paradas cardiorrespiratórias, por exemplo. Por isso, é muito importante, nesses momentos, manter o animal em local seguro, o mais longe do baralho possível e tranquilizá-lo.

Seu Cachorro Tem Medo De Fogos?

Já soube de um caso em que o dono deixou o animal, que estava apavorado, acorrentado (era um cachorro grande) do lado de fora da casa durante um campeonato de futebol (muita gente solta fogos!) e ele se enforcou com a corrente, tentando fugir. Sim, o cachorro entrou em pânico e se enforcou sem querer, claro, então todo cuidado é pouco!

Seu Cachorro Tem Medo De Fogos?

Florais, Uma Opção Viável

Como eu sempre tomei florais, acostumei Ozzy a tomar também, e já começo a dar o floral três meses antes dos festejos juninos, porque o floral não age de imediato, mas a recomendação é iniciar o tratamento cinco dias antes (ok, eu sou exagerada, já sei!).  Sempre alterno entre a fórmula dos Florais de Bach e a fórmula da Bio Florais, que postei essa semana no insta.

A fórmula  recomendada do sistema de Florais de Bach leva Rock Rose, Mimulus, Rescue, Aspen e Cherry Plum, e deve ser formulada sem álcool ou glicerina. Já o floral da Bio Florais já vem pronto, o nome dele é MEDO (uso veterinário) e vende em farmácias de manipulação. Vale lembrar que essas fórmulas servem tanto para cães quanto para gatos.

Acepran, Uma Opção Possível

Dr. Roberta Macêdo, a veterinária de Ozzynho, receitou pra ele o Acepran, que é um tranquilizante veterinário. Não usei ainda porque não vi necessidade, mas, segundo ela, esse remédio, que é em gotas, funciona muito bem. A única ressalva que eu faço é não sair medicando o animal aleatoriamente. Esse tipo de medicamento, apesar de não precisar de receita, deve ser indicado e ter o uso acompanhado por um veterinário, pra garantir a segurança do seu bichinho.

Nem ia postar sobre ele aqui, mas achei melhor fornecer a informação para que vocês possam conversar com o veterinário responsável pelo bichinho de vocês sobre a possibilidade (ou não) de administrar esse remédio em casos de medo exagerado.

Beijos

Ju




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
5 comentários
  1. Lia Cabral Pessoa  05/04/2013 - 10h25

    Ainda bem que os meus nem ligam!!!

    • Ju Lopes  05/04/2013 - 10h31

      Você tem sorteee!

  2. Soraya  07/04/2013 - 09h18

    Não usem o acepram para relaxar o animal. Ou dêem uma dose em que o animal durma, ou não usam. Ele na verdade deixa o animal sem controle da musculatura, mas este fica consciente. Resultado: o animal fica super nervoso, mas sem ter como reagir àquilo. Você o vê calminho, achando que tá td bem, mas ele continua com todo o pânico, só sem ter como manifestar.

  3. sandra mara  15/05/2014 - 18h08

    Eu uso acepran receitado pelo veterinario dos meu cachorros,, tenho um casal de pit e uma poodle, para eles 10 gotas, por são muito grandes e para a poodle 4 gotas, não é para deixa-los sonolentos, somente para estabilizar os batimentos cardiacos. no demais uso floral

  4. Mônica  05/12/2015 - 18h35

    Ola!!
    Vc está enganada,ACEPRAN somente com receita médica . Terei que fazer uso com meus filhotes…..essas pragas de fogos tem deixado todos aqui em casa muito irritado,principalmente os meus filhos!!!!
    Otimo texto.
    Abraços!!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
  • Chás para o cabelo! By @ohhlollas
#cabeloslindos 
#cabelossaudaveis 
#jurovalendo 
#sejoga
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo