20.10.2013

Como Educar Um Cachorro?

Como  posto muitas fotos de Ozzynho, sempre tem gente que pede pra falar de “coisas de cachorro”. Bom, hesitei por muito tempo porque o que eu sei sobre cachorros aprendi com Ozzy, mas decidi escrever sobre o assunto, e me comprometo a procurar a veterinária dele, Dr. Roberta, sempre que tiver alguma  dúvida sobre algum assunto, pra que tudo seja feito de forma responsável.

como educar um cachorro

Vou começar com um post sobre “educação”, porque ando com Ozzy em todos os lugares, viajo com ele de carro, ele se hospeda em hotéis, frequenta pracinhas e restaurantes (os que aceitam cachorros) e nunca tive nenhum tipo de problema, porque ele é extremamente educado, nunca atacou ninguém e é um “sedutor” nato, do tipo que chega em um lugar e, sem que ninguém saiba como, se torna o dono do pedaço.

O mérito, contudo, não é meu, de verdade, porque costumo dizer que Ozzy já veio pronto. Ele é educado, ele é tranquilo, é obediente  e  é bonzinho, embora seja voluntarioso, arteiro e teimoso, como bom leonino. Simplificando: se fosse meu filho, assim da barriga, não seria tão parecido comigo!

Ozzy chegou aqui ainda novinho e eu não sabia como educar um cachorro, mas fiz como faria se fosse uma pessoa: expliquei pra ele que ele seria amado e respeitado, mas que ele teria que “respeitar a patente”, porque na hierarquia do meu exército ele era soldado e eu, claro, marechal, então eu mandava e ele obedecia. Obvio que ele não entendeu nada do que eu falei, mas o fato é que ele capitou que quem mandava no fuê era eu e não ele!

férias cachorro

Isso é essencial, porque cachorro, assim como criança (não tô comparando, claro, só tô explicando), precisa de “direcionamento” e disciplina.

Brincadeiras à parte, eu não tinha e nem tenho fórmulas, eu não sabia o que fazer e fui aprendendo no dia a dia, mas eu tinha, e ainda tenho, muita vontade de acertar.

A minha tendência seria mimar Ozzy de todas as formas (e eu mimo), mas aprendi que, pra ser equilibrado, um cachorro precisa primeiro de disciplina, depois de exercícios e só depois de dengo. Então, já que era pro bem dele, o jeito foi passar por cima do meu instinto e fazer o que tinha que ser feito.

E eu sou muito firme com ele, embora isso parta meu coração em mil pedaços.

Eu nunca bati em Ozzy, embora já tenha tido vontade de voar no pescoço (mas nunca fiz), como quando, por exemplo, ele comeu meus óculos (eu sou super cegueta), derrubou minha bandeja de perfumes ou comeu um pedaço da minha mantinha (eu ganhei quando eu nasci, e quem deu foi vovó Nete e  ela já não está mais aqui, então era importante pra mim..), pois não quero que ele aprenda pelo medo.

Ozzynho

Também não grito com ele e controlo meu tom de voz, que é alto, porque do mesmo jeito que eu não gosto de ser “gritada”, acho que não tenho que gritar com ele, porque quanto mais equilibrada eu for, mais equilibrado ele será. O certo é que ele vai testando o seu limite e cabe a você delimitá-lo, mas de forma educada e  sem agressividade, porque ele vai reproduzir o que aprender, é simples.

Jamais corrija algo depois que passou, pois ele não vai entender. Corrija na hora pra que ele “ligue” a reclamação ao fato e não faça mais. Então, se você chegar em casa e a parede estiver literalmente “comida”, não adianta brigar porque ele não vai entender que a briga é por causa da parede, e ele não tem noção de certo ou de errado, isso quem vai ter que dar é você. Ou seja, pra ele aquele sapato de trocentas Dilmas não passa de brinquedo de morder, e ele vai continuar achando isso até que você ensine que não é.

No meu caso, o  que  fiz, na verdade, foi tratá-lo como eu gostaria de ser tratada, sabe? Com educação, com respeito e com amor, mas acredito que isso só tenha funcionado porque a disciplina aqui é linha dura, mesmo eu sendo mais mole que maria-mole…

viajar cachorro

Eu detesto  ter que repetir a mesma coisa, mas quando ele era bebezinho passava o dia repetindo qual era o lugar que ele tinha que fazer as necessidades dele, o que era permitido e o que não era permitido, e de maneira calma. Não foi fácil, na verdade foi um teste de paciência pra mim, mas ele aprendeu e NUNCA fez nada fora do lugar, mesmo quando viajamos, e nunca faz o que eu ensinei que não era permitido.

Por exemplo, Ozzy não come nada da mão de ninguém  e nem do chão, porque tinha muito medo de que jogassem algo  (a famosa “bola” ) pelo muro e ele comesse, sabe? Isso acontece muito aqui e muitos cachorros morrem assim. E se ele estiver com algo na boca e eu mandar abrir, ele joga no chão na hora. Até postei tempos atrás um vídeo no insta em que ele estava de frente pra um monte de biscoitinhos que ele adora, mas não encostou até que eu dissesse que era dele.

Ah, acho que pelo tamanho da boca (Ozzy não é Pit Bill, é Staffordshire Bull Terrier, e quem quiser saber mais sobre tem esse site aqui), muita gente pergunta se não tenho medo de Ozzy e nunca tive, de forma alguma. Tenho absoluta confiança nele e ele me prova todos os dias que posso continuar confiando, pois é um cachorro dócil, amoroso e equilibrado. Isso é muito importante, porque se o cachorro sente que você tem “medo” dele, lascou-se, porque é ele quem vai mandar em tudo!

Ele sempre faz essa carinha quando digo "não"...

Viajar com Ozzy também é muito tranquilo (já faço um post sobre isso), porque coloco o cinto de segurança dele (em Pet Shop tem) e explico que ele precisa ficar quieto, e ele fica, e se sente vontade de fazer algo, ele “pede” latindo, coisa que ele raramente faz (pelo que sei, é padrão da raça), mas também paro de vez em quando pra dar água e coisas do tipo.

Uma coisa que é muito importante pro equilíbrio do animal e pra sua educação é o passeio. Cachorro precisa se exercitar todos os dias pra que não fique ansioso nem agressivo. Desde quando era pequeno Ozzy passeia todos os dias, duas vezes ao dia (uma vez comigo e outra com Bruno, meu primo que é o “dindo” dele), e isso faz muita diferença e torna muito mais fácil o processo de aprendizagem, porque ele fica calmo e relaxado sempre.

Eu sei que nem todo mundo tem tempo, mas o passei diário, mesmo que seja mais curto, precisa ser feito, e tudo isso precisa ser pensado antes de ter um bichinho, porque ele tem necessidades e nós precisamos dar conta delas.

Prometo fazer posts mais “práticos”  (esse ficou giga!) e peço que sugiram os que acharem legais!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
20 comentários
  1. Rosana  20/10/2013 - 14h30

    o Ozzynho é lindo demais, um verdadeiro gentleman.

    • Ju Lopes  20/10/2013 - 14h41

      Oi Ro! Obrigada flor! É meu tiquinho lindooooooo! :)

  2. Daniany  20/10/2013 - 17h47

    Ju, me sinto muito culpada as vezes, porque nao sei corrigir meus caes, tenho 3, uma eu ganhei, outro adotei e a ultima eu comprei porque foi amor a primeira vista. Tenho tido dificuldades de manter a familia reunida, pois Penelope (mais velha), bate em Cleo toda hora, nao sei brigar com eles, no maximo xingo: feio, feio, feio. Entao pra nao haver guerra 2 ficam no quintal somente a mais nova dentro de casa. Aff! Mas isso tem me consumido por dentro. Me acho uma pessima mae.

    • Ju Lopes  20/10/2013 - 18h10

      Dani, se sinta não, imagine, três de uma vez é doseee! rrs
      Olha só, a mais velha vai querer bater nos outros porque ela sente que o espaço dela foi invadido, e ela se sente a dona da casa, então você precisa trabalhar com ela primeiro! Ela deve ter a personalidade mais dominante e vc precisa mostrar pra ela que quem manda é você. Então fale sempre com firmeza e calma, porque eles percebem quando a gente perde a calma e sapateiam em cima! Ozzy teve muito ciume do meu Cágado, Bob, e queria “comer” Bob, daí afastei os dois, mas separava um momento do dia em que ficava com os dois, um de cada lado, e toda vez que Ozzy fazia uma coisa certa, dava um prêmio a ele, tipo um biscoitinho. Se fazia algo errado, eu dizia “não” com firmeza e deixava ele no pátio sozinho de castigo. Daí ele foi entendendo que era mais negócio se dar bem com Bob, e hoje eles convivem super bem, Ozzy tem ciúme mas não tenta pegar bob nem nada.
      Não se sinta culpada não Dani, só vá corrigindo e com firmeza!

  3. Lói  21/10/2013 - 02h58

    Ju, amei o post! Li ele pelo app Bloglovin como sempre leio e acompanho seu blog e ao ler esse post e conteúdo não poderia deixar de comentar aqui, né? Vc disse tudo! Eu achei a leitura ótima e o conteúdo de primeira. Parabéns! Vc sabe que amo dogs e animais no geral, e Ozzy já é um querido e o tenho como sobrinho. Espero conhecer ele pessoalmente em breve e vc suas sobrinhas, rs. Bju grande e aguardarei os próximos posts aqui sobre o tema. ❤️

    • Ju Lopes  21/10/2013 - 10h50

      Oi Lóiiii! Que bom que vc gostou minha flor! Vindo de vc é um super elogio! Agora em novembro vou conhecer minhas sobrinhas, pode deixar!
      Beijos

  4. karla ferreira  21/10/2013 - 08h58

    muito bom o seu post, animais sao tdo de bom e mto inteligentes…espero ver mais posts sobre o assunto aki….ta de parabens vc e claro o Ozzy….

  5. Ju Lopes  21/10/2013 - 15h55

    Kaka, que lindoooo! Eu amo cachorro, amo! Mas eles são teimosos e voluntariosos mesmo, demais! E são mandões, viu? Se acham o rei da casa! Tem que sr firme mesmo kkkk
    Pois é eles têm esse lado, apesar de teimosos (Ozzy fica entufado no chão quando eu digo não pra alguma coisa…), eles são muito carinhosos e protetores…
    Beijos

    • Karen  23/10/2013 - 09h54

      @Ju Lopes, O Ju, tu apaga por favor meu comentário para que outras pessoas não fiquem entrando no link do flickr que te passei? Obrigada!! :*

      • Ju Lopes  23/10/2013 - 10h05

        Kaka, pode deixar! Ele é danado viu? kkk

  6. Ludimilla Costa  21/10/2013 - 17h18

    É um príncipe desde bebê! :)

  7. Cris Reis  22/10/2013 - 07h25

    Juuuuu … o olhar dele é igual o seu … muito legau isso !

    • Ju Lopes  22/10/2013 - 07h36

      Cris, muita gente me diz isso! Eu acho que ele é muito parecido comigo… A personalidade é muitooo similar!

  8. Suelen  22/10/2013 - 16h24

    Jú,

    O Ozzy é tão lindo, parabéns [felizdemais]

  9. Talita da Silva  25/09/2014 - 15h18

    Hooo que lindo, Ozzy é um principe, vontade de apresentar a Raika, a minha gorda bobona!!!

    • Ju  25/09/2014 - 15h59

      Ops, vamos fazer esse encontro! rsrs

  10. FABIANA  23/06/2015 - 10h53

    OI JU TUDO BEM?
    É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO SEU SITE E AMEI ACHEI MUITO LINDO OZZY E ADOREI SUAS DICAS PARA ENSINAR UM CÃOZINHO.. SOU MÃE DE CRIAÇÃO DO JECK UM LABRADOR LINDO SÓ QUE O JECK TEM ESTADO EM REBELDIA ELE COLOCA AS PATAS DA FRENTE NA PIA PRA CHEIRA OQUE TEM EM CIMA DELA E SE POSSÍVEL PEGA PRA COMER O QUE ME DEIXA IRADA DE BRAVA FAZ O MESMO NA MESSA E QUANDO TEM VISITA PENNNNNSAA NA VERGONHA QUE PASSO PQ ELE QUER CARINHO TODA HORA QUE PULAR NAS PESSOAS PRA BRINCA SO DEUS PRA ME AJUDA O PAI DELE FALA E ELE NEMMMM LIGA MAS POR OUTRO LADO É MEU BEBEZÃO É DÓCIL AMOROSO CARINHOSO UM FOFO QUERO AJUDA PARA EDUCALO EM QUESTÃO DESSA REBELDIA DELE, DIGO PRA ELE DESCE NÃO MAS ELE NEM AS HORAS PRA MIM ESTOU COM DIFICULDADES EM RELAÇÃO A ISSO E JA NUM SEI OQUE TENTAR MAIS … OBRIGADA JU.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!