Vizcaya
20.05.2013

Nenhuma Dieta Funciona!

Se tem uma coisa que eu posso falar com “propriedade” é sobre dietas, porque eu já fiz todas e mais algumas!

Eu nunca, em nenhum momento da vida, fiz o tipo magra, primeiro porque eu sou larga, segundo que me privar do que eu gosto não faz parte das minhas prioridades, e comer bem, o que não significa muito, é prioridade.

Acontece que nenhuma dieta nunca funcionou a longo prazo, mesmo com acompanhamento de nutricionistas e endocrinologistas, e foram precisos 30 anos pra que eu entendesse que dieta não funciona. Nenhuma. Dieta existe pra vender revista, pra vender livro e pra nos manter no eterno efeito sanfona. Existem exceções? Claro, exceções que confirmam a regra!

reeducação alimentar

E é meio lógico que nenhuma dieta funcione, porque todas elas são temporárias. Elas não te ensinam a comer adequadamente, elas simplesmente reduzem a quantidade de calorias, de uma forma ou outra, por um determinado período, e, com isso, gera um emagrecimento. Acontece que a pessoa não “aprendeu” a comer, e, na grande maioria dos casos, o peso volta, e volta em dobro. E isso acontece com quem faz dieta, com quem toma remédios para emagrecer e até com quem faz cirurgia bariátrica.

Tenho uma amiga que fez a bariátrica quando estava pesando 167 quilos. Ela chegou aos 70 quilos, permaneceu com esse peso, estabilizado, por uns 6 meses e depois começou a engordar novamente. Hoje pesa 98 quilos e não consegue emagrecer. Quando perguntei o que aconteceu, a resposta foi simples: “Ju, retiraram um pedaço do meu estômago, não do meu cérebro. Eu não reeduquei minha mente nem meu paladar, eu fui, de forma agressiva, levada a comer menos, mas chega uma hora que a compulsão volta, que a ansiedade volta, e eu volto a descontar tudo onde sempre descontei, na comida “.

dieta não funciona

Minha nutricionista vive dizendo isso, e, segundo ela, nunca escutou de uma professora, na faculdade de nutrição, o termo “dieta”, mas sim reeducação alimentar.

Umas três semanas atrás tive um consulta com um nutrólogo, que, aliás, é esposo da minha dermato, e que eu também indico pra todo mundo, e na consulta, entre milhares de outras coisas, ele me disse justamente isso, que dieta não funciona, que a única coisa que pode levar ao emagrecimento definitivo é a reeducação alimentar e que isso depende de cada pessoa, não tem milagre, não tem mágica, não tem nada disso.

Como de costume, gravei a consulta e vou dividir com vocês, nos próximos posts, muito do que aprendi com ele, tá?

Teremos muitos posts desse tipo aqui, porque ando cansada, de verdade, de tanta “brincadeira de dieta”, de tantas promessas falsas e de tantas presepadas com a nossa saúde, inclusive por parte de profissionais que deveriam cuidar dela.

Beijos

Ju 

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
10 comentários
  1. suzana  19/05/2013 - 17h43

    Jú,
    Realmente o que funciona é a reeducação. Estou no Vigilantes do Peso. Um programa excelente que te ensina a comer sem abrir mão do que gostamos. Já perdi através do programa em 6 meses 18 kg!! bjs

  2. juliana trindade  19/05/2013 - 18h12

    Ai Ju estou precisando disso, já tentei várias dietas e nada. Posta mais coisas sobre reeducação alimentar, também estou cansada de brincar de dietas. Bjaum [burger]

  3. Elisangela  19/05/2013 - 18h50

    É Ju, essas dietas são so para dar falsas esperanças. Depende mesmo de cada um. Estou acima do peso ja tem um tempinho. Tive uns problemas de saúde e resolvi fechar a boca, ano passado tomei uma sopa (nossa, so de pensar da embrulho no estomago) que me “ajudou” a eliminar alguns kilos, não foi durante o processo, foi depois pois passei a comer pouco, pouquinho msm, qnd percebi so era folha, cortei açucar/mel, fritura, massa. Mas eu estava me privando de várias coisas (as vezes ficava desesperada para chupar uma balinha), e isso não é legal, para quem adooora comer. Me segurei no peso por um tempo, mas esse ano estou na “labuta” de novo. Hoje mesmo estava procurando alguma coisa na internet para ver se me animo. Estou pensando em dessa vez ter ajuda de um profissional. Pretendo eliminar muitos kilos, voltar ao que pesava a 5 anos atras.

  4. Taty Furtado  19/05/2013 - 22h02

    Own, eu sou o contrario. Quero muito engordar. Mas sofro do mesmo jeito. Há um mês e meio comecei academia, e proxima semana vou começar a tomar hipercaloricos e suplementos.
    A gente tem que fazer alguns esforços não só por questão de estetica, mas também de saúde.

  5. Deborah  19/05/2013 - 22h21

    Oi Ju,eu engordei 10kg e sem perceber,até que vi uma foto minha e me assustei,fui ao nutricionista que me passou uma reeducação alimentar,moral da estória,estranhei muito no começo,senti fome algumas vezes,vontade de comer doce continua,mas entendi que tem que ser assim,tem que haver um controle e isso tem que vir de nós,emagreci 8kg até agora,e só continuo me esforçando (hj nem tanto pq a gente acostuma) pq não quero mais engordar,bjs ZXZXZX

  6. Yasmin Pedrosa  19/05/2013 - 23h19

    Dietas malucas de revista que faz você emagrecer rapido e engordar tudo de novo não dá mesmo certo. Quando você vai ao nutricionista , ele vai fazer uma dieta te ensinando a comer melhor, a comer o que a gente precisa , porque a gente engorda porque comemos além , mas isso sem restringir totalmente o que a gente gosta né, porque não adianta chegar pra você e dizer – VOCÊ NÃO VAI COMER MAIS ISSO , porque uma hora você vai comer… isso é reeducação , saber o que comer , saber o que o nosso organismo precisa pra se manter saudável e sem deixar de comer o que a gente gosta , pq sim , temos que desassociar o comer saudável do ruim é possivel comer saudável e gostoso ! Ah gente e só uma dica tá, quem precisa emagrecer, quem quer ter uma alimentação melhor, reeducação alimentar , não só lendo os posts da Ju que vai conseguir isso , é muito bom ler sim , mas precisamos ter um profissional pra nos acompanhar, afinal , saude não é brincadeira.

  7. silvia  20/05/2013 - 20h56

    Legal Ju, fico esperando essas dicas… O medico de uma amiga minha sempre dizia, a comida não entra na sua sozinha na sua boca, vc é quem coloca ela lá… então modere e reeduque. É dificil, mas eu vou conseguir… csdasadas

  8. Josiane  20/05/2013 - 21h14

    Ju, muito interessante esse assunto acredito que ajudará muitas pessoas !! Vc sabe que eu sou testemunha de que Reeducação Alimentar emagrece ? Cheguei aos 103 kg depois da minha gravidez e com a reeducação alimentar, ou seja, comendo de tudo, na quantidade certa e na hora certa, emagreci 21 kg em 2 meses e meio !!! Acredita ?!!! Esse é o verdadeiro caminho para quem quer emagrecer com saúde !! Bjs

  9. Kawana  01/06/2013 - 19h42

    Realmente dietas não funcionam, tbm sou a prova viva e tenho meu blog onde conto meu processo de emagrecimento, já emagreci quase 20Kg com reeducação alimentar, a unica dieta que indico no meu blog é a dieta dos pontos porque ela te reeduca, fora ela o resto vai fazer você engordar depois, é preciso mudar para a vida toda.

    Bjus Kaw
    http://euqueroeupossoemagrecer.blogspot.com.br/

    • Ju Lopes  07/06/2013 - 09h21

      Flor, que legal! Gostei demais do blog e parabéns pela vitória!

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…