Vizcaya
18.08.2013

Programas de Redução de Peso Funcionam?

Essa semana uma leitora me questionou sobre esses programas de redução de peso, mais especificamente sobre a dieta Dukan, e resolvi fazer um post com a minha opinião, mas somente depois de ouvir a Babi, a irmã da  Si Yoko, que  é nutricionista.

Não importa qual seja o programa, quem seja o criador ou qual seja a teoria, a verdade é que não são programas específicos pro estilo de cada pessoa, não é direcionado para o paciente, pro estilo de vida do paciente ou para as necessidades específicas desse paciente, mas sim um programa com dieta generalizada pra perder peso, e isso, na grande maioria dos casos, não funciona, claro.

dieta rápida

Não existe um programa que sirva para todas as pessoas, porque cada pessoa tem um organismo diferente, com necessidades diferentes, tem um estilo de vida diferente, e uma dieta que não leve isso em conta é falaciosa.

Só quem pode estabelecer uma dieta adequada para você, levando em conta o seu organismo, as suas necessidades e deficiências, é o seu nutricionista, e isso se faz de forma personalizada, em uma consulta, com exames médicos que “digam” como está o seu organismo, com avaliação do seu estilo de vida e do seu histórico alimentar.

Sem isso, você pode até perder peso, já que a redução drástica de calorias (ou de calorias de determinado grupo alimentar) leva a redução de peso, mas é furada.

Captura de tela inteira 22072013 191012

Se a pessoa for saudável e quiser perder um pouco de peso, esse tipo de programa pode sim ajudar, mas nenhum vem com essa informação, que é indicado para pessoas saudáveis, sem deficiências orgânicas, hormonais e nutricionais. O problema aqui é que todo mundo se julga saudável, mas só com exames, e não são poucos, é possível avaliar se o seu organismo está saudável ou não, e, via de regra, quase ninguém está 100%.

Como uma pessoa hipertensa ou diabética vai seguir um programa desses? Não pode! Como uma pessoa que tenha deficiência no organismo, seja hormonal ou nutricional, vai seguir uma dieta dessas? E se a pessoa tiver alguma limitação de gorduras ou de proteínas, por exemplo?  Em nenhum desses casos, e em dezenas de outros, pode, só que a gente pensa que está bem, mas nenhum desses programas “pede” exames pra avaliar nada disso, não é mesmo?

Captura de tela inteira 21072013 174636

Não adianta querer perder peso a qualquer custo e, num impulso momentâneo, se jogar em programas de redução de peso vendidos pela internet, sem acompanhamento médico, porque a longo prazo isso não funciona. Você vai perder dinheiro, tempo e entrar no ciclo do efeito sanfona, desequilibrando ainda mais o organismo.

Claro que faz quem quer, e eu já fiz, indiquei  e perdi peso, mas a longo prazo percebi  não foi interessante porque voltou tudo, e só muito tempo depois, quando tomei vergonha na cara e fui procurar um nutrólogo e um nutricionista, fui saber que tinha várias deficiências hormonais, coisa que eu nem imaginava.

Captura de tela inteira 22072013 191006

Então, o que eu acho é que é muito mais viável, inteligente e barato procurar um nutricionista, um nutrólogo e/ou um endocrinologista pra  ver como está o seu organismo e ter um programa de perda de peso feito só para você, de acordo com as suas necessidades, respeitando o seu estilo de vida e levando em conta tudo o que o seu organismo diz.

O grande problema desses programas, de todos eles, é que fazem mil promessas de perda de peso mas não claros quanto ao público para o qual se destinam, e isso, aliás, é de uma irresponsabilidade sem tamanho.

Por isso, e também pelos resultados, que muitas vezes incluem sim a perda de peso, mas com deficiências nutricionais e com a pessoa parecendo um zumbi, não indico nenhum programa de redução de peso, mas sim uma consulta com um profissional qualificado que prepare uma dieta personalizada para você.

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Juliana  19/08/2013 - 09h00

    Olha, Ju, serei bem franca cntg.
    Em 1º lugar, pelas suas fotos de rosto e ausencia de fotos de corpo, creio eu que vc está (bem) acima do peso, logo, não tem moral pra tocar nesse assunto.
    Depois, usar o argumento de ter procurando um nutricionista e o mesmo ter contra-indicado programas de redução de peso tem uma explicação muito simples: Nutricionistas estao cagando de medo com o método Dukan e outros menos populares, estao perdendo pacientes, houve uma diminuição brusca na procura por estes profissionais e vc sabe pq? Pq as pessoas estavam CANSADAS de nutricionistas acomodados.. Ao longo dos meus 22 anos, metade deles enfrentando problemas com a balança, já fui a – NO MÍNIMO – 10 nutricionistas. Particulares, através de convenios e, também, pelo SUS e nunca, NENHUM DELES me pediu um exame sequer para checar a quantas estava meu organismo ..Tiravam uma dieta com défict calorico da gaveta, ja pronta e me dava.. Como eu, há varias amigas, familiares e conhecidos que passaram diversas vezes por essas situação e posso afirmar por convicção e experiencia que, dentre 100 profissionais dessa area menos de 20% tem competencia e levam seu trabalho e seus pacientes a sério. As pessoas se cansaram em padecer nas mãos destes profissionais que, na maioria das vezes, sequer provocam resultados satisfatorios em seus pacientes.
    Eu não sei se vc ja leu o livro do Dukan … Mas há, em todo livro, ressalvas muito importantes e dicas especiais para pessoas com determinadas caracteristicas como diabetes, por exemplo, ou seja, o livro te ensina sim a personalizar sua dieta …
    E eu garanto que, seguindo TUDO o que o livro diz (tudo mesmo, pq se fugir um tiquinho que seja da linha, como o proprio Duka n diz é como uma agulha num balão) é possível emagrecer com saúde e resultados definitivos.
    A primeira fase, das proteinas puras pode durar de 1 a 10 dias, variando da quantidade de peso que o participante quer perder sendo que a média dessa primeira fase, são 5 dias… comendo proteinas puras (carnes, aves, peixes e outros frutos do mar, ovos, farelo de aveia dentre outros ingredientes excessivamente saudaveis) aí vc me pergunta se acho bom restringir frutas, legumes e carboidratos … E eu te questiono: Vc nunca passou 5 dias comendo “porcarias”? Nunca passou 5 dias da sua vida regada a pao, macarrão, pizza, lasanha, fast-foods, chocolates e outros doces deixando assim, de lado, tudo que é verdadeiramente nutritivo para o seu organismo? A maioria das pessoas que conheço ja fez isso, eu ja fiz isso e pq oras vc, que ja teve esse tipo de mal habito, acha que a dieta Dukan é pouco nobre por restringir certos alimentos por alguns poucos dias? É uma ideia, uma teoria completamente absurda.. É o tipo de pensamento de pessoas que acham, por exemplo, que suplementação faz mal mas se entopem de chocolate e outras porcarias o FDS inteiro.. É completamente ilógico!
    Posso te dizer, seguramente, que a dieta Dukan mudou minha vida e trasformou meu paladar e minha mente… Me mantenho a 1 ano no meu peso ideal sem grandes sacrificios, sem passar fome, como muita qualidade de vida e advinha só: No ultimo check-up que fiz eu estava com tudo perfeitamente OK! lembrando que, antes do Dukan na minha vida, eu estava com triglicedios altos, colesterol alta, pressão alta e deficiencia de ferro e calcio … Mas ok, pessoas desinformadas como vc, preferem desestimular pessoas a seguir dietas maravilhosas pq uma nutricionistazinha qualquer indicou isso. Vc tá de parabéns, só que ao contrario.

    • Ju Lopes  19/08/2013 - 10h08

      Oi flor, tudo bem?
      Olha, se você acompanhasse o blog saberia que sempre falei que estava acima do peso, e isso nunca foi um problema pra mim, inclusive já fiz post sobre isso aqui: http://jurovalendo.com.br/2013/05/22/eu-nunca-fui-magra-e-isso-nunca-foi-um-problema/
      E jamais colocaria alguma foto minha se não existisse fundamento, porque o meu intuito nunca foi ser vitrine de nada, e como não sou blogueira de moda, que precisa mostrar as roupas, não vejo lógica nisso. Aqui só tem foto minha quando é para mostrar algo relativo ao que precisa ser mostrado, como o cabelo, os poros enormes, as marquinhas em volta dos olhos ou coisas do tipo, porque o meu intuito sempre foi compartilhar informações e não a minha imagem.
      Quanto a ter “moral” pra tocar no assunto, eu acho justamente o contrário, porque a gente só pode falar do que a gente viveu, e como eu já vivi essa rotina de milhões de médicos muitas vezes, posso avaliar as coisas com mais clareza.
      Já passei por MUITOS profissionais péssimos, inclusive nutricionistas, mas existe uma coisa que se chama lei, e a lei (Lei n° 8.234) diz que somente o nutricionista pode prescrever dieta. Qualquer outro profissional que o faça, está fazendo ilegalmente. E qualquer profissional que tenha dieta de gaveta, que não solicite exames, que não examine realmente seus pacientes não deveriam clinicar, pra dizer o mínimo.
      Eu passei por muitos profissionais sabe Ju, e somente o meu nutrólogo, em junho desse ano, pediu os exames certos e descobriu o que eu realmente tinha, só ele conseguiu chegar aos diagnósticos precisos, inclusive quanto a falência da Adrenal, então, por essas e por outras, mesmo tendo “penado” nas mãos de profissionais ruins, eu ainda prefiro ter o respaldo de um médico.
      Fico muito feliz que de saber que você se deu bem com essa dieta, e que bom que tudo correu bem pra você, mas eu realmente prefiro ter orientação médica personalizada, não fosse assim, aliás, não teria descoberto que o meu organismo não estava produzindo vários hormônios, como cortisol, progesterona, GH, testosterona e vários outros.
      Quanto às dietas baseadas em proteínas, eu acho que são as melhores, acho que emagrecem mais, mas acho que é preciso ter acompanhamento médico, sempre, mas claro que isso vai da consciência de cada um. Eu, por exemplo, não tenho como fazer dieta da proteína porque não consumo nenhum tipo de carne, mas se consumisse e se os meus médicos indicassem, com certeza faria, porque eles, por terem passado 6 anos em uma universidade, por terem feito dois anos de residência, com certeza sabem mais sobre isso do que eu.
      Cada um segue o que quer, faz o que quer e fala o que quer, mas essa é a MINHA opinião, e assim como eu respeito a sua, embora não concorde, o mínimo que você deve fazer é respeitá-la.
      Beijos

  2. Christine  12/09/2013 - 12h59

    Para emagrecer só acredito nessas coisas…
    comer menos…bem menos…pouquinho mesmo…
    vigilantes do peso e/ou radicalizando redução do estomago…fora isso nada emagrece…e olha que estou neste planeta mais de 50 anos fazendo dieta…e vendo o povo tentar e tentando…academia ajuda muito…mas tirar a fome é só o treino de comer bem pouquinho..não podemos parar de comer par sempre mas a diminuição e continuar comendo para viver e não vivendo para comer é primordial.
    Meu maior sonho de vida era ser magra…com redução fiquei.Ponto final.
    Vigilantes todo mundo que conheço que fez direitinho emagreceu e manteve.
    Quem só faz academia fica forte mas não fica magra.
    Quem só emagrece fica flácida…precisa malhar.
    Regra de ouro…nem tudo que entra pela boca sai do outro lado…aconteça o que acontecer, tomar o que tomar..metade vira gordura, inchaço, pneu…somos o que comemos,sentimos e pensamos…boa sorte nas tentativas espero de coração que um dia apareçam prazeres no mundo melhor que comer…enquanto isso seguimos procurando. [felizdemais] [kiss] [domo]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…