Meu poeta vivo preferido é o Chico (Buarque, é claro), e uma de suas músicas mais lindas é, com certeza, “De Todas as Maneiras”. Pra quem não se conhece, aí vai a letra:
A letra dessa música me “leva” sempre para aqueles momentos em que a gente não quer, mas precisa colocar um ponto final em alguma “história”, sabe?
Não, nunca é fácil chegar ao tal do “fim”. Sempre dói, sempre machuca, é sempre uma perda, mesmo que o amor já não seja o mesmo, mesmo que a relação já esteja desgastada, mesmo que a gente tenha certeza que não tem mais jeito. Dói, e dói muito… Mas, em alguns casos, em algumas histórias, por mais que exista amor, é preciso dizer “fim”…
É preciso dizer “fim” porque nenhuma relação se sustenta só de amor, é preciso mais, bem mais… É preciso respeito, é preciso compatibilidade, é preciso paciência, é preciso vontade e tantas outras coisas mais. Quando, mesmo gostando, mesmo amando, a coisa chegou em uma “encruzilhada”, quando chega em um limite que não tem mais como suportar, quando não há o que fazer, quando você entende que a história não vai mudar, não vai render, não vai crescer, é preciso deixar o outro ir e seguir em frente.
Só que pra isso é preciso uma “coragem” que às vezes a gente não tem (quase sempre, né?)… Aí a gente fica presa em uma história que é sempre a mesma, que faz sofrer, que não deixa viver, mas que, como já é “conhecida”, a gente se acostuma, e se acostuma tanto que, não raras vezes, passamos meses, anos, décadas nisso, acreditando (será?) que um dia as coisas vão se resolver, que algo vai mudar…
Mas não muda, porque o clichê é real e “nada muda se você não mudar”… E se não muda, tem que ter fim!
Beijos
Ju
Ju.. Tô começando a acreditar que vc tem poderes de saber o que se passa exatamente com quem te acompanha… ai como eu precisava desse texto…
kkkkkkkkkkkkk
Di, mas é que TODO mundo passa por isso, não tem jeito!
[vbreak] Poxa isso vou diretamente escrito para mim.
É necessário ter coragem!!
bjs
Muitaaaaaaaaaaaaa Liu!
Nossa Ju que lindoooooo! Parece que vc adivinha o que agente estava precisando ler no dia! Caiu como uma luva! Beijão!
:)
Tão difícil por fim a qualquer tipo de relação principalmente pra nòs mulheres.Nòs gostamos de tentar, esgotar as possibilidades, eliminar todas as expectativas de sucesso e ainda assim è difícil chegar ao fim.Mas por experiência propria digo que cada um tem a sua hora pro fim, as vezes pode levar anos, mas cada um è que sabe o seu tempo, pq não adianta dizer acabou hj, e semana que vem se arrepender e voltar atràs achando q vai ser diferente .Nao vai.Entao melhor è respeitar seu pròprio tempo independente de calendario e colocar um basta qdo a cabeça è coração estiverem de comum acordo e THE END.
É verdade… É sempreeeeeeeeeeeeeeeeee difícil!
madame juliette:
linda poesia assim como o assunto discorrido, é real….mas quem
está disposto a tal tem que fazer o luto :chorar, dar o tempo,, rever
os erros e… como está ni instragam e.. sobretudo ir para frente.
temos que parar com essa mania de sofrer vira crônico esse processo(igual reumatismo doenças crônicas não tem cura).
Lírioooooo!
É verdade… MAs ó, mulher gosta de sofrer, só pode! kkk
Ju, por isso que a adoto rsnto..vc sempre com os posts certos nas horas certas…
Adoro tanto*
:)
Perfeito Ju…. Sabias palavras!!!!
Bjs
:)
Mesmo com a relação desgastada, é mt dificil e complicado, principalmente se for uma relação longa, to passando por isso, vou procurar mais textos seus para ler
Rafa, é mesmo, MUITO difícil!
Adorei esse texto, hj precisava entender isso…
Nossa ju, como precisava ler esste texto fico extaos 3 anos com uma pessoa, que só me enrola e eu sempre penso que pode mudar, mais agora cansei, sei que não vem a mudança se a pessoa não quiser de fato!
obrigada ju
Lai, tu larga desse osso, viu? A pessoa só muda quando quer, quem tem que mudar e partir pra outra é você! Beijos
Juuu você escreveu esse testo pra mim rsrrsrs.
O difícil e esse tal do fim e falar fim. :(
Ju .. entrei no seu blog hoje por acaso, e fiquei completamente apaixonada e viciada nele, Parabéns pelo o que você escreve, parabéns pelas dicas de beleza, que Deus te abençoe sempre ..
Ju, tuas palavras me sensibilizaram, o díficil é por em prática a teoria e desenterrar raízes profundas…as vezes o buraco deixado pelas raizes é pior que o peso dos galhos e frutos!!!
Ai Ju, o texto é lindo, é dolorido, é um tapa na minha cara, mas como fazer acontecer esse ” fim” ?
A 5 anos não consigo colocar esse fim e nem ter interesse em conhecer outra pessoa…
Chico sendo maravilhoso desde sempre e você dando uns bons “tapas na cara” rs, infelizmente as vezes precisamos ouvir de outra pessoa o que esta escancarado na nossa cara.
Parabéns Ju, o blog está cada vez mais incrível.
Querida Ju, texto real e muito sábio! Caiu perfeitamente para mim!