Vizcaya
27.06.2013

Minha Saúde Mandou Lembranças!

Quem me acompanha no Face já percebeu que eu ando “adoecendo” semanalmente, e só nos últimos dez dias precisei ir pra emergência duas vezes. Relutei um pouco em falar sobre isso, mas acho que pode servir de alerta, então decidi fazer um post explicando “qual é o problema”.

Eu sempre fui hiperativa (diagnosticada), sempre fiz milhões de coisas ao mesmo tempo e isso nunca foi um problema. Também nunca fui de adoecer, exceto alergia, que tenho desde sempre, e labirintite, que “atacou” depois de um “pequeno” problema no tímpano que me deixou meses sem ouvir nada.

Tirando foto do hospital porque não tinha o que fazer!

Tirando foto do hospital porque não tinha o que fazer!

Acontece que, de dezembro pra cá, comecei a adoecer semanalmente. Toda e qualquer virose se “instalava” por aqui, comecei a sentir dores de cabeça terríveis, minha TPM ficou insuportável, eu comecei a ficar irritada constantemente, a sentir dor no corpo todo, a ter taquicardia, não conseguia dormir nem com remédio e, o que foi pior pra mim, comecei a sentir um cansaço que me impedia de fazer qualquer coisa. Isso  foi o pior, porque eu não sei ficar sem fazer nada e o fato da mente funcionar a todo vapor e o corpo não responder me deixou fora do eixo.

Como não estava dormindo, imaginei que fosse estresse misturado com insônia, porque passava o dia letárgica e a noite “ligada”. Fui em dois médicos, que pediram os exames básicos (todos deram “normais”), e no fim me disseram o mesmo: é estresse, porque tudo estava, teoricamente, normal. Daí fui fazer acupuntura pra aliviar o suposto estresse, embora não soubesse de onde ele estava vindo, porque estava fazendo as mesmas coisas que sempre fiz e que nunca me trouxeram problemas. Sim, eu faço coisas demais e tenho zero de tempo, mas sempre foi assim.

Os sintomas pioraram muito de abril pra cá, e como eu preciso perder peso, procurei um nutrólogo, Dr. Tasso (ele é muito bom, pra quem for daqui de Jequié, eu super indico!), que me passou um monte de exames.

Em resumo, alguns resultados estavam muito alterados ( não lembro de todos, mas como gravei a consulta, farei um post mais detalhado), como, por exemplo:

P.s: a net do hospital é a melhor de todas!

P.s: a net do hospital é a melhor de todas!

  • PCR Ultrassensível 
  • Vitamina D
  • Somatomedina C – IGF -1
  • Curva Insulinêmica
  • Cortisol
  • Lipoproteína Lp (a)
  • Progesterona

PCR Ultrassensível: é uma espécie de “marcador cardíaco”, que indica a inflamação dos vasos sanguíneos. O meu deu super alto.

Vitamina D: Ela controla nada menos que 200 genes no organismo, direta ou indiretamente, e eu tenho deficiência dessa vitamina, que está em níveis bem baixos no meu organismo.

IGF-1: Fornece informações sobre a quantidade de hormônio do crescimento presente no organismo, e o meu foi bem abaixo do normal

Curva insulinêmica: detecta a famosa resistência a insulina, e eu, surpresa, tenho.

Lipoproteína Lp (a): é um marcador de risco cardíaco, e o meu tá mais que o dobro do considerado normal.

535513_592139487467748_1476156563_n

Porque tudo sempre fica bem!

Progesterona: a minha estava bem baixa, e, em oposição ao estradiol alto, era a justificativa pra minha TPM fora de controle.

Cortisol: eis a cereja do bolo… Meu cortisol está bem abaixo do normal, o que caracteriza a fadiga adrenal crônica, a falência da adrenal, e esse troço aí é o responsável pela grande maioria dos meus sintomas.

Paralelo a isso, tenho sentido muita falta de ar, muita taquicardia e por duas vezes minha pressão subiu e tudo começou a “formigar”, por isso precisei ir para o hospital. O fato de não dormir também influencia MUITO nisso, porque se a pessoa não dorme, nada funciona direito, e eu não durmo direito desde dezembro. Pra vocês terem noção do quanto isso é complicado, no hospital, o médico da emergência tentou me fazer dormir com uma injeção de diazepam que, segundo ele, me apagaria. Tu dormiu? Eu não!

Mas, já estou fazendo a reposição dos hormônios, por via tópica e oral, e tomando o remedinho que o médico passou e já comecei a me sentir melhor, mais disposta e menos cansada.

Quanto a insônia, preciso tomar melatonina, que é, simplificando, o hormônio do sono (tua produção tá boa? A minha não! rs), só que vivemos em uma país em que a melatonina não é comercializada com a justificativa de que “não existem estudos conclusivos quanto à sua segurança”… Engraçado isso, porque a Ritalina, pra citar só um exemplo, provoca muitos males e milhares de crianças tomam. A verdade? A melatonina não pode ser patenteada, então a indústria farmacêutica não quer concorrência para seus remedinhos do sono viciantes.

574627_559644274059408_1861789220_n

Com humor tudo fica mais fácil!

Daí, pra usar a melatonina, tenho que comprar fora do país, e como vocês devem saber, pra chegar aqui a coisa demoraaaa!

Não tem muito drama, é só fazer o que tem que ser feito e tudo vai ficar bem, mas ainda ando instável, coisa que vai melhorar.

Então, fiquem tranquilas que eu vou ficar bem, só preciso descansar mesmo, me alimentar melhor, tomar os meus remédios e pronto.

Que isso sirva de alerta pra vocês, porque os meus primeiros exames, que são os básicos, deram normais, e só o terceiro médico foi pedir exames que eu, sendo bem honesta, nunca havia feito. Se esses exames não tivessem sido solicitados, eu iria piorar cada vez mais e, pior, acreditando que era estresse.

Agora eu vou tentar dormir, mas tenham paciência que respondo tudinho, tá?

Beijo enorme e juízo, porque, mesmo lesa de sono, eu tô de olho em vocês! huahuahua

Ju

 

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
60 comentários
  1. Mariana Mira  28/06/2013 - 11h34

    Nossa Ju. O.o
    Melhoras e se cuida!
    Beeijos :*

  2. Yasmin  28/06/2013 - 11h37

    Melhoras Ju!!

  3. Ariane  28/06/2013 - 12h26

    Ju melhoras pra você que tudo se resolva bem rapidinho.
    Toma os remedinho direitinho ta bom, fiquei muito preocupada com esse post, mas voce falou que estar melhorando ner,
    espero que sim, voce e esse blog maravilhoso ja faz parte da minha vida tenho que ver todos os dias . [kiss] fica com Deus e se cuida .

  4. sa  28/06/2013 - 12h42

    Melhoras.

  5. Nistér  28/06/2013 - 13h20

    Ju querida…te desejo melhoras guria!!! Se cuide…
    Beijão csdasadas

  6. Dani Chaves  28/06/2013 - 13h23

    Amiga, vc sabe como sou louca e como fiquei preocupada! Aliás, fico a cada conversa nossa!!!!
    Te amo tanto, torço e oro sempre por você!
    Tenho certeza que logo vc estará saudável!!!
    Beijão [heart]

    • Ju Lopes  28/06/2013 - 14h00

      Amigaaaaaaaaaaaaaaaa, obrigada meu amor, mas fica tranquila, oxe! rsrs
      Te amo!

  7. lirio  28/06/2013 - 13h31

    ju biocale:
    corazón, prest atenção numa coisa:
    Vc sabe o que é ter saúde?????????????????????
    È o bem estar, físico, social e mental. Segundo a OMS.
    Eu gostaria que vc entendesse algumas coisas:
    Exames são valores referenciais, não concluem nada.
    Ex; se eu comer uma cixa de bombom garoto o resultado será
    uma glicose alta, se eu tiver numa dieta até pode dar uma glicemia
    baixa……Não questiono nenhum médico ou discordo.Nada disso.
    somos livres……no teu caso: no teu profile vc diz ke odeia sol, então
    por certo haverá alteração da vitamina d ( ela é sintetizada pelo sol)
    dika: óleo de fígado de bacalhau vit A+D.
    Melatonina: responsável pelo crescimento da estatura e controlador do sono. A indicação para os bebês é que os quartos sejam escuros
    a melatonina reaje mal a ambientes claros, escurece esse quarto
    bb-zona com relação a sua hiperatividade…..sei lá…. eu particularmente vejo mais um quadro de ansiedade que te leva a
    uma hiperatidade. Um hiperativo não conseguiria concatenar pensa-
    mentos ou escrever tão bem como vc reporta os assuntos. Ritalina
    é um meta anfetamina. Vs deve saber bem do ke é… Essa fadiga,
    flta de sono……….???? procure não querer entender muito as coisas
    entender tudo limita muito o ser humano perde a graça…. expectativas somem….Reveja essa situação, keep calm, retire esta
    juíza ou militarismo interno de perfeição. eu tenho, eu quero…..eu devo…..O ke faz um ser humano ser nota 10 é exatamente ele não
    ser nota 10, passível de erros, a vida nos manda um monte de car-
    tinhas vc as lê ou tem ao menos observado sinais?
    Pense nisso.
    Perdao, por dizer tudo de eu sinto. Mas é by heart.
    ass. o lírio

    • Ju Lopes  28/06/2013 - 13h59

      Líriooooo, to de mal de você! Você some, oras! Cadê você nas redes sociais? Não acho pelo e-mail!
      Então, olha só, é complicado! Já suspendi a Ritalina faz um tempo… Pra vitamina D tô fazendo reposição tópica, é um creme, é legal. Ahhh, mas eu faço todo o preparo pra dormir e não durmo! Olha, eu deixo escuro, coloco música ambiente, temperatura boa, óleo de lavanda pra relaxar, tudoooooo!
      Ansiosa eu sou desde antes de nascer, já que nasci de sete meses! E fui diagnosticada como DDA desde pequena, mas até hoje tenho minhas dúvidas, porque fora o hiper foco e a completa inabilidade de manter qualquer coisa organizada, não vejo outros sintomas…
      Ô Lírio, eu sempre quero entender tudo… sabe aquele povo chato que se escuta uma palavra que nunca ouviu ou um assunto que não conhece anota em uma agenda e quando chega em casa vai pesquisar? “Esse cara” sou euuuuu!
      Ando percebendo tudo, todosssss os sinais que o organismo tá mandando, mas é sinal demais e eu fico confusa! rsrs
      Mas você tem razão! E pode dizer tudo, sempre!
      Beijos e aparece, oras!

      • Naine Munique  29/06/2013 - 00h25

        @Ju Lopes, O ju minha querida super concordo com ela,a gente nao pode concerta o mundo fia e nem tentar ao redor…Descanse,durma ,relaxe a mente…
        O sono e essencial,ate pra depressao…
        Tem q ter cuidado com a saude,pq este mundo de hj deixa a gente loukinhaaa…
        Se cuida flor,te amamos.
        Precisamos da tua sabedoria feminina,rsrsrs…
        Bjuuuuu

      • Ju Lopes  01/07/2013 - 10h21

        Nai, minha linda, pode deixar que já tô cuidando, viu???? Obrigada pelo carinho! Beijos

  8. lirio  28/06/2013 - 13h43

    vc vai ter ke pagar a consulta [money] . ah…. deixa pra lá… a cada
    meia hora uma [melancia] [melancia] [melancia] [melancia] [melancia]

  9. Franciele  28/06/2013 - 13h49

    Nossa Ju, por favor melhore logo! Precisamos das suas dicas e histórias, pois através delas aprendemos a enfrentar os problemas com mais facilidade e menos neura… Melhoras pra ti, beeeijos!!

    • Ju Lopes  01/07/2013 - 10h11

      Fran, já tô melhorando, pode deixar! :) rs

  10. antonia lima  28/06/2013 - 13h53

    ju to me sentindo assim mesmo a dias que n consigo dormir direito já tomei até clonazepan q acho que é o mesmo diazepan só q a minha pressão é baixa te desejo toda a melhora do mundo minha diva que deus te abeçoe cada dia mais

    • Ju Lopes  01/07/2013 - 10h12

      Minha flor, procure um médico, sério mesmo!

  11. Carla  28/06/2013 - 14h09

    Poxa q chato isso Ju, espero q vc melhore rápido! Mas como assim ” níveis baixos d vitamina D”??!! Aprendi com vc a importancia de repor essa vitamina e tudo q ela faz no organismo, menina! Ai ai ai…se cuida querida e fica Deus. Bju!

    • Ju Lopes  01/07/2013 - 10h12

      Carlinha, é casa de ferreiro e espeto de pau! huahuahuahua
      Vou melhorar, pode deixar!

  12. leticia  28/06/2013 - 14h19

    Ju querida estou passando pelo mesmo, mas infelizmente não tive atendimento médico tão bom quanto o que você teve sorte de ter, paguei caro em consultas mas de nada foram validas, a consequência disso é que passo todos os dias por estes sintomas que tu tens, e são horríveis. Porque bagunça a vida da gente inteira, pois não consigo fazer nada fico perdida no caos da minha mente. O que torna mais complicado é que no meu caso as pessoas que vivem comigo não intendem, pois eu nunca fui de adoecer e quando foi agosto do ano passado passei a sentir do dia para noite falta de ar, dores no peito, membros superiores e inferiores adormecidos, formigamento, e a cabeça parecia ficar maior que meu corpo, então fui diagnosticada com um tal de distúrbio neurovegetativo, o que para mim foi uma surpresa pois sempre fui uma pessoa muito positiva e alegre e passei a não intender o porque estava assim. Não fiz drama coloquei na minha cabeça que eu iria melhorar, mas no meu caso não sou de ficar falando sabe, aí fico quieta quando sito esses sintomas e as pessoas acabam por intender e muitas vezes quase que você sofre mais por isso, pois nem eu estava intendendo como ia fazer outra pessoa intender…. Pra ti ter uma ideia você é a primeira pessoa que me abro acho que posso dizer assim. Hoje em dia tem dias que são melhores outros que nem tanto, mas eu vou rezando, lendo muito e me auto motivando para voltar a ser a pessoa que era antes. Queria dizer que te intendo, porque essa foi uma das coisas que eu mais quis ouvir, e como disse sem dramas vamos nos recuperando aos poucos e dia após dia vamos melhorando. Beijos querida que Deus te abençoe muito muito para que possa se recuperar logo logo csdasadas

    • Ju Lopes  28/06/2013 - 14h53

      Le, posso te aconselhar? Procura um médico, pede pra que ele solicite a dosagem de TODOS os seus hormônios, se você quiser eu te passo os nomes, faça os exames e busque outras opiniões, porque você não pode passar a vida toda com esses sintomas, isso precisa ser tratado. Vc fez a dosagem de todos os hormônios?
      Se precisar de algo e eu puder te ajudar, é só falar!
      Beijo enorme e força!

      • Cle  29/07/2014 - 20h14

        Ju vc poderia me passar o nome de todos esses hormonios para eu poder pedir para meu medico a dosagem? :(

  13. isabella  28/06/2013 - 15h10

    Juu,
    também tenho problemas com cortisol, só q ao contrário do seu o meu é alto… mas nenhum médico daqui da minha cidade sabe ao certo o tratamento. muuuito dificil! melhoras pra vc ta?
    também passo mto mal com isso

    • Ju Lopes  28/06/2013 - 15h39

      Isa, cortisol alto é síndrome de Cushing! Dá estrias, a pessoa engorda e muitas outras coisas, olha direitinho que tem tratamento sim! Obrigada minha flor!

      • isabella  03/07/2013 - 22h34

        @Ju Lopes, aiiiii meu Deussss obrigada ju…. Vo da uma olhsda

  14. Karen  28/06/2013 - 16h07

    Fica bem Ju!!! o/

  15. Ana Paula Fuentes  28/06/2013 - 18h44

    Mlehoras Ju [heart]
    Sinto alguns desses sintomas mas nunca vou no médico :(

    • Ju Lopes  01/07/2013 - 10h05

      Obrigada Aninha! Menina, procure um médicoooo!

  16. Luana Garcia  28/06/2013 - 19h24

    bjs guria melhoras te cuida!!!!

  17. Vanessa Aquino  28/06/2013 - 20h12

    Jujuba, fica bem!!
    Precisamos de vc! rsrs [heart]

  18. Gabi  28/06/2013 - 21h11

    Nossa Juuu, que coisa! tudo mundo aqui te casa esta torcendo por você. vc vai ficar 100% logo logo. Não se preocupee.

    Fique com Deus, beijao

    • Ju Lopes  01/07/2013 - 10h05

      Obrigada Gabi! Vou sim, pode ter certeza, porque Deus é grande! :)

  19. Maiara Lopes  28/06/2013 - 21h20

    Querida vai fica tudo bem!
    Pelo o que deu pra perceber vc é forte e se cuida, então jaja estará com a saúde em dia.
    Amamos vc, bjim!

  20. Melissa  28/06/2013 - 23h00

    Deus te cuide Ju!!
    Bj

  21. Plácida  28/06/2013 - 23h54

    csdasadas Oi Ju!!!! Eu acredito que Deus sempre manda Anjos pra nos ajudar……Evocê ja esta sendo tratada por um deles….Então ´so me resta te desejar que se recupere !!!!! E já estando melhor que continue a fazer o que tem feito !!!! Esta é a sua missão bjus [heart]

  22. Lúcia Carlos  29/06/2013 - 00h48

    Se cuide direitinho e fique boa logo viu. Estou torcendo por você minha Jú. Beijocas.

  23. LÊ  29/06/2013 - 16h13

    ju sua linda fica boa logo pois ja to viciada nas suas dicas e na sua simpatia bjsssss

  24. Shirlei Brandão  29/06/2013 - 23h02

    Ju melhoras pra vc!
    Vc estará em minhas orações.
    Fica com Deus!
    Bjos!

  25. Laura  30/07/2013 - 02h56

    Ola! que site e bom para comprar melatonina vc sabe??
    melhoras

    • Ju Lopes  31/07/2013 - 12h20

      Lau, eu comprei através de um e-mail que meu médico me forneceu!

  26. Helen  19/08/2013 - 20h26

    Poxa que chato tudo isso, mais ainda bem que achou um médico competente..!!! Vai dar tudo certo.. O susto vem pra gente perceber que não é de ferro né??!!! E se cudar!!! Beijoos

    • Ju Lopes  19/08/2013 - 20h40

      Verdade minha flor! Foi bom pra que eu deixasse de ser relapsa com minha saúde e irresponsável com as coisas que tomo!

  27. […] A minha primeira dica é investigar esse “cansaço”, porque a primeira tendência é achar que é normal, já que a gente vive no limite e sem tempo pra nada. Eu passei por 2 médicos e ambos, após os resultados dos exames de praxe,  disseram que eu estava estressada. Até que fui em um nutrólogo, que me pediu trocentos exames (além dos “básicos”)  e acabou descobrindo várias anormalidades, como contei nesse post aqui. […]

  28. Helena  25/10/2014 - 17h36

    Olá!Me tira uma dúvida, estou com a maioria dos sintomas que vc citou . Preciso fazer todos esses exames que vc comentou que fez? Ou só ode progesterona e cortisol já detectam o problema da fadiga adrenal? Li que vc teve taquicardia, dormência, pressão alterada, por isso os outros exames?Esses sintomas ainda não apresentei, se puder me responder eu agradeço.

  29. Jamyle  09/07/2015 - 19h21

    Oi, Ju! O exame de cortisol foi feito através da saliva. E a melatonina?

  30. Kevin walker  22/08/2015 - 11h49

    Incrível como somente um médico que “não é da área” foi detectar isso, eu tambem passo pelo mesmo, fui em vários médicos, mesma situação que a sua, todos deram normais, mas o cansaço, fadiga ao acordar, insonia na hora de dormir, libido baixa etc.. continuavam, alguns exames deram até bom demais (Testosterona total 765, e livre 14,99, pra homens isso é excelente, e eu continuava cansado, sem desejo nenhum!). Foi então que pesquisando mais e mais (tive que ser meu próprio médico, cansei de passividade) descobri que a adrenal tambem contribui pra tudo isso, vi videos, assisti aulas e li artigos, bingo, todos os sintomas batiam, mas sofri 7 meses até descobrir o inimigo contra qual tava lutando… Fiz o exame de saliva e estarei indo num ENDOCRINO + NUTROLOGO que trabalha com hormonios bioidenticos.
    Infelizmente a “medicina tradicional” não reconhece a Fadiga adrenal cronica, que afeta cerca de 60% da população.

  31. Renilza Lopes Gregório  29/01/2016 - 12h27

    Oi Jú,vejo teu blog todos os dias,pois ele me orienta em algumas coisas, e sei que vc. não indica coisas
    muita cara.
    JÚ, desjo sua melhora o mais rápido possivel,que JEOVÁ te ilumine e lhe abençõe, dando sua saúde.
    Sou baiana como vc. estou orando muito pela sua recuperação.
    Beijos!!!!!!

  32. marcos  26/02/2016 - 12h14

    boa tarde. gostaria de saber como vc esta com a reposicao hormanal, pois vao fazer tres anos q vc postol, baixo indece de cortisol. pois estava lendo seu relato e parecia ate um filme repetido meu. ate a parte do diazepan foi igual fui ate dirigindo para casa. comecei do mesmo modo q vc, a ter noites de sono terriveis e ai comecou a prossicao fui o otorrino, neuro, clinico geral, neuro, otorrino, algumas polissonografia, alguns tumografia, eletros, pneumo, cardio, buco maximo e por fim nao por ultimo psiquiatra, a mania dos medicos e somente dizer e estresse ou ansioso (vale lembrar q estresse todo mundo tem e ansiedade todo mundo anseia pro alguma coisa). nenhum medico me pediu exames de hormonios era so os exames basico e olha pra sua cara e fala vc nao tem nada, comecei a ter problemas com a testosterona pois antes de ir viaja passei no endocrino ele a muita custa pediu o exame de testosterona e da tiroide, depois fui ver q tem varios tipos de exames de hormonios, que podia ter pedido mas nao pediu nao sei porque. continuo com os mesmo problemas pra dormi muita vezes nem a base de remedio consigo dormi, hoje estou com 42 anos estou de passagem por portugual passo por amsterda a trabalho e volto pro brasil comeco de marco q ja esta agendado o endocrino, fico no aguardo seu… abraco

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…