13.01.2015

Cauterização Capilar: O Guia Completo!

Uma coisa que venho notando com frequência e que ainda existe muita “confusão” em relação a alguns procedimentos realizados nos cabelos, inclusive a cauterização capilar, então resolvi fazer posts mais explicativos sobre isso pra que a gente saiba exatamente o que esperar de cada coisa, sabe?

Vou marcar esses posts na Tag “Por um fio”, assim fica mais fácil vocês acharem!

cauterização capilar

O Que É Cauterização Capilar

Já expliquei o que é cauterização nesse post aqui, quando a comparei  com a reconstrução, mas, simplificando, a cauterização capilar  é uma espécie de reconstrução, no sentido de repor o “cimento capilar”.  Ou seja, aminoácidos e/ou proteínas, o que é essencial para a reestruturação da fibra capilar.

Ela tende a ser mais potente que a reconstrução ou, como chamam por aqui, ela pode ser entendida como uma reconstrução capilar profunda que usa fonte de calor para “cicatrizar” a cutícula dos fios, fazendo com que os ativos depositados permaneçam no cabelo por mais tempo.

Cauterização a frio

Já vi algumas cauterizações capilares sem fonte de calor, inclusive da L´Oréal, e a minha opinião é a seguinte: com ou sem fonte de calor, se vai repor aminoácidos ou proteínas, é uma reconstrução, podendo ser mais ou menos profunda a depender da composição.

Só que, pra mim, cauterização tem que ter fonte de calor, até porque se você olhar o sentido da palavra (queimar com cautério) vai ver que tem a ver com fonte de calor, sabe? É tipo um “queimar” pra reter, pra estancar a coisa.

cauterização capilar

No mais, após qualquer tratamento no cabelo, inclusive hidratações, prefiro usar fonte de calor e passar 48 hs sem lavar os fios pra reter os ativos ali por mais tempo, o que garante um resultado melhor.

O que a cauterização faz?

Como uma reconstrução profunda (com fonte de calor!rs), o que a cauterização capilar faz é agir no interior do fio para recuperá-lo, devolvendo os nutrientes perdidos e “cicatrizando” o cabelo em seguida, como que pra reter os ativos ali dentro e restaurar os cabelos.

Então, cauterize esperando que o cabelo seja, aos poucos, restaurado, que a elasticidade seja recuperada, que o cabelo fique mais saudável, com menos frizz.  Em muitos casos, ela ajuda a alinhar os fios, mas que fique claro que cauterização não alisa cabelo. Quem alisa cabelo é alisante, cauterização trata.

cauterização capilar

Quando cauterizar?

Já fiz um post aqui explicando direitinho quando cauterizar, e eu indico que se tenha muito cuidado pra evitar que o cabelo fique ainda pior, porque esse não é um tratamento pra qualquer cabelo, mas sim pra cabelos que precisam de uma dose mais que extra de cuidados.

Quais cabelos são esses? Cabelos muito danificados, cabelos com alisamento, relaxamento e escova progressiva, cabelos descoloridos frequentemente e cabelos elásticos.

Aqui vale lembrar que quando o cabelo está muito danificado ou elástico, como em caso de corte químico, não se deve começar a tratar pela cauterização.

É preciso, primeiro, reconstruir pra fortalecer de alguma os fios, já que tanto o calor da chapinha quanto a tração da escova pioram o estado dos fios, levando, muitas vezes, a quebra.

cauterização-capilar

Dicas extras sobre cauterização 

  1. Quem vai “dizer” de quanto em quanto tempo fazer a cauterização é o seu cabelo, e isso vai depender do estado dele.
  2. O Depois! Após a cauterização,  deixe o cabelo sem lavar por 48 hs pra que as proteínas e aminoácidos fixe no interior dos fios e o resultado seja melhor.
  3. Após as 48 hs, quando for lavar os fios, use uma máscara mais emoliente, mais nutritiva, já que a cauterização faz reposição de proteínas, o que pode deixar os fios um pouco duros.
  4. Nada de exagerar! O excesso de nutrientes é tão prejudicial (e causa os mesmos “sintomas”) quanto a sua falta.
  5. O ideal é que a cauterização seja feita no salão, sobretudo se o cabelo estiver muito estragado. Mas, nada impede que você faça em casa. Existem muitas cauterizações boas no mercado (prefiram as de marcas conhecidas), e já dei por aqui a receita de uma cauterização caseira que é sucesso, é só clicar aqui.

Cauterização capilar passo a passo

Para fazer a cauterização capilar você vai precisar basicamente de um shampoo de limpeza profunda, queratina ou blend de aminoácidos e protetor térmico. Na cauterização caseira uso Bepantol, que é opcional, e existem algumas variações na forma de fazer, mas o básico é isso:

1. Lave o cabelo com um shampoo de limpeza profunda (antirresíduos ou shampoo para cabelos oleosos.  Remova o excesso de umidade com uma toalha e penteie os fios.

2. Misture, em um borrifador, 20 ml de queratina com 5 ml de protetor térmico, aplique em todo o cabelo, mecha por mecha, e deixe agir por 15 minutos.

3. Em seguida, sem enxaguar, seque todo o cabelo, fazendo uma “escova”. Gosto de usar Bepantol (ou genéricos) na mistura porque ele deixa o cabelo mais emoliente nessa fase, mas quem não tiver em casa não tem problema.

4. Quando os fios estiverem completamente secos, pranche todo o cabelo. Os fios devem ficar sem lavar por 48 hs para melhores resultados, e é comum que, enquanto a cauterização permanecer no cabelo, ele fique mais rígido.

Já postei por aqui 3 tipos de cauterizações caseiras diferentes, é só clicar pra conferir o passo a passo: cauterização caseira com Bepantol, Cauterização de Aminoácidos e Cauterização de cistina.

Para conferir mais dicas atualizadas sobre cauterização, é só seguir o blog no instagram! Lá sempre tem dicas e novidades fresquinhas!

Se tiverem alguma dúvida deixem aí nos comentários, tá?

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essas? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
31 comentários
  1. Sabrina  13/01/2015 - 11h56

    Ola ju, estou fazendo cronogramas capilar há 4 meses e ainda tomando Pill food.Meus cabelos sempre foram ressecados nas pontas, e depois que fiz uma Califórniana basicamente todo o loiro do meu cabelo quebrou até desaparecer, foi aí que decidi cuidar, porém depois desses 4 meses de cronograma meu cabelo está maravilhoso, menos as pontas que ainda estão quebradiças e ressecadas. Então qual procedimento devo fazer?

    • Ju  13/01/2015 - 23h01

      Sa, já tentou a umectação?
      Beijos

  2. Sabrina Cattaneo  13/01/2015 - 11h59

    Oi Ju, post super explicadinho amei… mas tenho uma duvida, como estou em fase de transição (saindo da progressiva)e tem um tempo que não faço hidratação, a cauterização seria bom pra mim? O cabelo está encaracolando super bem, mais estou achando ele meio sem vida sabe?! Bjss

    • Ju  13/01/2015 - 15h06

      :) Eu faria uma boa hidratação antes, pra dar uma “amolecida” no cabelo, sabe? E não faça com muita frequência, uma vez por mês, e olhe lá!
      Beijos

  3. Patricia Alves da Silva  13/01/2015 - 12h18

    Oi Ju. Bom dia. Saudade … Viagem longa essa sua, me senti abandonada. Mas vc tem q descansar né. Ate robô tem que descansar, brincadeirinha. Ju gostaria de saber duas coisas: a cauterizacao alisa um pouco o cabelo? Meu cabelo e muito fino e bem pouco. Tipo de crianca. Eu gosto dele mais liso pois e mais pratico. Estou gestante e gostaria de saber como domar esses fios com algum método que nao contivesse formoll. Apenas para domar mesmo. Nem que eu fizesse de 15 em 15 dias … Qual que eu posso usar? Uma bjka.

  4. Ariana Geice  13/01/2015 - 14h44

    Amei a dica, mas como vc falou vou ter que fazer uma reconstruçao para fortalecer meu cabelo…
    Vc arrasa nas dicas ;)

  5. Kah Moraes  13/01/2015 - 17h34

    Post muito bem explicado! Eu não vou fazer, pois, como vc msm disse: só se o cabelo estiver danificado. O meu cabelo não possui química. Tenho hidratado e gostando do resultado. Mas, sempre é bom saber essas coisas, né?
    Você escreve mt bem, Ju. Parabéns

  6. Sabrina  13/01/2015 - 17h54

    Olá Ju, eu faço cronograma capilar há 4 meses e tomo o PillFood, meu cabelo sempre teve apenas as pontas ressecadas, e após eu fazer uma californiana ele quebrou demais onde o loiro estava, e mesmo depois de 4 meses de cronograma, meu cabelo continua com as pontas quebradiças e ressecadas porém o resto está ótimo, O que faço com essas pontas ein? Obrigada bjs

  7. Juhh Dias  13/01/2015 - 17h58

    Ju, parei de da a “tal da progressiva” no cabelo já um tempo ai esta voltando ao normal, ele e fino e cacheado mais solto e tem luzes .Tbm estou querendo parar de dar luzes por um tempo pra o bichinho respirar.POIS DOU LUZES DESDE OS 17 ANOS E JA ESTOU COM 28 ANOS PENSE AI RSRSR. Sempre cauterizo,hidrato,sou louca por coisa de cabelo. So quando eu deixo ele natural ele fica um pouco esfarofado rsrsrs,só que não uso nenhum creme ou levim pq a raiz dele e muito oleosa.”MEU CABELO E UM CASO PRA ESTUDO” KKKKKKkk O que vc me diz disso ???

  8. Patricia Alves da Silva  13/01/2015 - 20h09

    Oi Ju que não existe … ainda por cima cm várias receitinhas deliciosas. Que bom que voltou para gente … férias longas. Me senti abandonada. Brincadeirinha.
    Jú é o seguinte, gostaria de saber se a cauterização alisa um pouco, pois tenho o cabelo muito, muito fino e pouco, parece cabelo de criança (tem quer ser muito criança). E gosto dele mais liso pois está num tamanho horrível para deixar solto. Aquele que fica no ombro.Estou gestante e não posso usar nada de diferente. Já fiz progressiva, selagem … essas coisas todas, mas agora não posso.
    Indica pra mim algo que eu possa fazer. Pois qualquer coisa alisa meu cabelo. Faço todas as suas receitas (glicerina, bepantol … ) tudo. Bjkas. Me ajuda.

  9. suellen cristina  13/01/2015 - 20h13

    Ju dicas otimas,vc poderia indicar alguns produtos que tenha um preço acessivel.ate achei um na primeira aplicaçai ficou otimo mas na segunda um mes depois ficou duro que nem consigo pentear ,mesmo hidratando nada da jeito,tenho o cabelo bem louro o que conplica mais ainda.sera que aquela acidificao caseira que vc ensinou da jeito???beijos julinda

  10. Jessica  14/01/2015 - 01h36

    Oi Ju!Fiz relaxamento no início de Dezembro e antes disso fiz duas hidratações mais fortes e uma mais fraca após o relaxamento. Mas, ainda sinto meu cabelo um pouco opaco, seria legal fazer uma cauterização? E aproveitando, qual a diferença entre relaxamento ou alisamento, seria legal um post desses, caso ainda não tenha! :*

    • Ju  14/01/2015 - 09h06

      Jessi, seria sim, poderia ajudar a repor as proteínas perdidas no processo. Farei, pode deixar!

  11. Fabiana Branco  14/01/2015 - 08h40

    Ju tenho uma dúvida, como eu uso o defrizante? tenho protetor termico tbm, mas nao sei quando usar exatamente, pode ser junto com o protetor termico ou tem que ser somente ele? E é normal o cabelo ficar meio ressecadinho com o defrizante e só no outro dia o cabelo ficar bem lisinho?

    • Ju  14/01/2015 - 09h04

      Pode ser sim Fabi! O protetor térmico sempre passo por último.
      No meu não fica assim não…

      • Fabiana Branco  14/01/2015 - 10h52

        Obg Ju, deve seer minhas pontas então rsrs’..

  12. aldelina lima  14/01/2015 - 09h49

    Após fazer luzes o q usar para melhorar o ressecam entorno ju.

  13. suellen cristina  14/01/2015 - 19h53

    Ju o que eu faço??nada da jeito no meu cabelo ,apesar das hidrataçoes feitas meu cabelo esta impossivel de pentear.comprei um produto baratinho de cauterizaçao e ficou muito bom,depois de 15 dias fui no salao e fiz mechas e quando fui passar o produto de novo ,meu cabelo ficou muito embaraçado nao consigo nem pentear.sera excesso de queratina??sera que aquela acidificaçao que voce ensinou da jeito??♥♥bjss juuuu

  14. Eva  14/01/2015 - 22h03

    Ju,
    Encontrei na minha cidade o finalizador Vizcaya mas não estava descrito Cauterização capilar. Gostaria de saber se é o mesmo produto?
    Me ajuda por favor!? o que posso fazer para voltar o brilho no meus cabelos que é loiro por ter luzes.

    Gosto muito das suas dicas… Parabéns!!

    • Ju  15/01/2015 - 08h48

      Eva, é o que é usado na cauterização caseira?

    • Eva  16/01/2015 - 15h03

      Sim, é o da receita de cauterização caseira. O finalizador que encontrei está descrito: Finalizador termo ativado (sem a palavra cauterização). Será que houve alteração na embalagem?

      • Ju  18/01/2015 - 14h42

        Pode usar sem problemas!

  15. josilene maria  15/01/2015 - 00h46

    eu gostaria de saber,porq meus cabelos caim tanto,depois da minha amementacao,tomei remedio mim consutei com o dermartologista,mais ainda continua muito franco e caido muito ja faz um ano

  16. Luciene Santana  23/04/2015 - 12h35

    Ju, bom dia

    Meu cabelo é cacheado, mas sempre relaxo para abaixar o volume, mas ele esta caindo muito o que faço???
    Bjs

  17. Lêda Galvão  26/04/2015 - 17h57

    Gostaria de algumas opções para receitas de reconstrução para cabelos fracos e quebradiços. Obrigada!

  18. Gabrielle Cardoso  03/08/2015 - 10h49

    Oi Ju, sou nova no site e estou simplesmente amando! ele é maravilhoso, parabéns! Mas to com uma dúvida, uso muitos produtos a base de queratina, infusões e tals, mas nunca fiz cauterização e queria começar por essa que parece fácil. Acontece que tenho a pele muito oleosa com tendência a acne, e por causa disso, sei que não posso MESMO dormir com o bepantol no cabelo… Minha dúvida é: tenho a cauterização em spray queravit da bio extratus (nunca usei)gostaria de saber se posso após a misturinha cauterizadora já aplicada no cabelo dar umas borrifadas desse produto por cima…pois não vou poder deixar 48h a cauterização no cabelo (nem 24h)… então, queria “reforçar” a misturinha pra que dessa forma dê o mesmo efeito… o que você acha? bjs e já virei fã do seu site!

  19. Kênia Rayane  13/10/2016 - 17h02

    Se o cabelo for virgem,e for feito cauterização ele perde de ser natural?

  20. mariane  21/10/2016 - 15h15

    Passei uma cauterização da hair fly carga de queratinizaçação ,pois ja fez 15 dias,quero passa-la novamente hoje,so q comprei de outro produto a de sete olhos da hair fly posso passar?

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!