Ô troço difícil é mulher, viu? Basta surgir um tratamento novo que a gente “desembesta” logo a querer fazer sem sequer ter noção do que se trata realmente, do que o tratamento oferece, promete e proporciona, e, principalmente, se o seu cabelo precisa, naquele momento, daquele tratamento.
E muitos cabeleireiros, seja por desconhecimento, seja por esperteza ($$$), fazem qualquer coisa que o cliente queira, o que é um erro enorme, porque se o cabeleireiro não é de confiança, ele não é pra você! É, infelizmente, o bom cabeleireiro acaba sendo meio que babá de mulher velha, como diz Vivi por aqui, porque o que mais acontece é a gente querer o que não pode.
É muito comum, e isso acontece com tudo mundo, querer os tratamentos mais potentes, porque, supostamente, se é mais potente, funciona melhor e mais rápido. Só que a lógica não é essa. A lógica é que os tratamentos mais potentes são indicados para os cabelos mais fragilizados, e fazer esse tipo de tratamento em cabelos que não estejam tão sensibilizados é sobrecarregar o cabelo do que ele não precisa, e isso causa problemas, e não são poucos! A Lu, aliás, já falou sobre isso no blog dela (aqui).
Um cabelo que não precisa de procedimentos mais potentes, como as reconstruções e cauterizações mais fortes, e são submetidos a esses tratamentos, acaba acumulando ativos, sobretudo a queratina, na cutícula dos fios, levando o cabelo a endurecer , a ficar áspero e, consequentemente, a quebrar.
Mesmo os fios que precisam desses procedimentos possuem um limite, claro, e o processo de reposição de proteínas no interior do fio deve ser gradativo. Não dá, por exemplo, pra aplicar Extreme Up três vezes na semana e achar que está tudo certo porque não está, já que o cabelo vai ficar sobrecarregado e o efeito será inverso.
É preciso tomar muito cuidado com o uso desenfreado desse tipo de produto, sabe? Muitas vezes o cabelo sequer precisa de reconstrução, mas sim de uma boa máscara de nutrição ou de hidratação, só que antes de hidratar a pessoa vai logo reconstruir ou cauterizar, porque esses procedimentos são “melhores”.
Podem até ser melhores, desde que o seu cabelo precise deles, porque o melhor tratamento para um cabelo é aquele que ele realmente necessita!
Posts que podem ajudar a “clarear as ideias”:
- Quando Cauterizar Os Cabelos?
- Cauterização Caseira: Recupere seu Cabelo Já!
- Saiba do Que Seu Cabelo Precisa!
- Como Usar Queratina?
- Excesso de Queratina Estraga o Cabelo!
Beijos e juízo!
Ju
Oi Ju…(ñ tem a ver com o post de hj…rsr) vc sempre fala muito bem do lápis de sobrancelhas da vult. Vc já usou o lápis de sobrancelhas universal da Koloss? achei ele muito booom, bem melhor do que o da vult, desliza fácil, e é super macio, faz um post sobre ele aí JU…bjo!!
Mila, não tenho ele não, mas vou procurar aqui, pode deixar!
blz…vc vai amar!
hahaha esse post foi pra mim! ctz! tudo que aparece de novidades, eu quero! mas minha cabeleireira nao deixa :B ela é de confiança total.
beijosss
kkkkkkk Gabi, que sorte a sua de ter uma cabeleireira dessas! Ainda bem!
Beijos
Oilinodna adorei o post, mais queria tirar uma dúvida com você, fiz uma escova definitiva à base de tioglicolato de amônio e meu cabelo ta quebrando muito, não sei mais o que fazer, cresce na raiz mais quebra muito no comprimento por isso nunca consigo ter um cabelo longo saudável e bonito, já optei pelo óleo de tutano dizem que faz o cabelo parar de quebrar, mais até agora nada vc pode me ajudar aguardo resposta beijos sasa…
Oi Sam! Que bom que gostou! Tem que reconstruir Sam, só vai parar quando vc começar a reconstrução!
é Oi lindona errei me desculpe bjs
Olha eu aqui!!! Adoreii!!!
Pelo face, pelo insta, pelo tube
#Tamojunta
<3 <3 <3