23.09.2013

Livro da Semana: Comprometida

Comprei esse livro semanas atrás e, claro, fui super influenciada por “Comer, Rezar e Amar”, que adorei. Confesso que o “pavor” da autora pelo casamento também me deixou curiosa em relação ao livro, porque eu compartilho do mesmo sentimento, então foi um livro bem útil pra mim, sabe?

Quem leu Comer, Rezar e Amar sabe que a Elizabeth se apaixonou pelo Felipe, “um brasileiro de passaporte australiano que morava na Indonésia”, e depois disso eles se mudaram, numa espécie de “arranjo”, para os Estados Unidos, onde prometeram, além de amor eterno, nunca se casarem.

comprometida

Acontece que, um belo dia, após voltarem de uma viagem, um oficial da imigração deu a singela notícia de Felipe nunca mais poderia estrar nos EUA, a menos que se casasse com Liz. Como problema pouco é bobagem, eles foram obrigados a passar mais de 10 meses vagando pelo sudeste asiático enquanto esperavam a autorização do governo para que pudessem se casar e voltar ao país.

Nesse lapso temporal, a autora aproveitou para fazer uma pesquisa das boas sobre o casamento e, por fim, fez as pazes com ele.

A história é essa, mas o livro é muito interessante e gostoso de ler. Aliás, os livros da Elizabeth são sempre fáceis de ler, engraçados e bem honestos, sinceros, e por isso cativam tanto.

Esse é  um livro bom pra que a gente reflita, sabe?  Acho legal ler a história de quem tem receios parecidos com os meus, sobretudo no caso da Elizabeth, que tem o bom senso de mostrar os vários ângulos da mesma história.

comprometida

Eu sempre fui da opinião de que, no casamento, o homem ganha muito e a mulher perde demais, porque é altamente improvável que uma pessoa consiga cuidar de si, do marido, dos filhos, da casa e ainda consiga trabalhar, ter uma carreira. Já o homem só sai ganhando, porque ganha uma “governanta” pra cuidar da casa e das coisas dele, uma esposa e filhos, tendo que se preocupar somente com a carreira. Ou seja, a balança não favorece a mulher nem um pouco!

E, acreditem, até isso foi abordado no livro, e muitas outras coisas que sempre questionei, o que deixou tudo muito mais interessante, porque parecia que ela estava falando “pra mim”, sabe como é?

O livro é da Editora Objetiva e custou coisa de 30 Dilmas. Gostei demais e indico muito!

Beijos

Ju 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
11 comentários
  1. vanessa hilgert  23/09/2013 - 09h32

    Sua impressão sobre o casamento está correta. Se o homem não ganha, também não perde muito. e se o casamento por ventura vier acabar, é mais complicado ainda para a mulher, sem sombra de duvida. mesmo em 2013 o recomeço para a mulher é bem complicado. estou há 10 anos com meu marido, 2 como namorado e 8 morando juntos. temos um casal de filhos maravilhosos e ja passamos por separação. te garanto uma coisa, se me separasse novamente, nao casaria de novo. Iria viver meus romances e “contos de fada” sem dividir cafofo e assinar papel. Adoro minha vida, sou muito a favor da família, venho de uma bem numerosa, mas é trabalhoso manter tudo isso e as vezes temos vontade de ficar 1 mes na lua. Ser mãe, ser esposa, ser cunhada, nora, profissional e no final tentar ser voce mesma é uma carga bem pesada e sempre vamos falhar em algum lado. Mas… tudo tem os dois lados da moeda, o bom e ruim! csdasadas

    • Ju Lopes  23/09/2013 - 10h52

      Nessa, como assim você é casada e tem dois filhos? E a cara de menina de 18 anos? Tá passada na farinha! rsrsr Me passa a receita, por favor!
      Ai Nessa, eu acho casamento complicadíssimo… A grande maioria das minhas amigas casadas têm uma raiva reprimida enorme dos maridos e eu super entendo elas, sabe? Vc acaba cedendo demais, abrindo mão de muita coisa e é coisa demais pra dar conta, e como não dá pra ser TOP em tudo, sempre tem a culpa, a sensação de que falta algo, sei lá…
      Eu não nego que tenho receio, e mesmo que aconteça de me casar, jamais será de “papel passado”.. Faço uma festa, celebro, moro junto (parcialmente… Pode?), mas papel não assino que não tenho coragem! kkkkkkkkkk

      • vanessa hilgert  23/09/2013 - 15h28

        @Ju Lopes, uhuuuuu ganhei o dia!! 18?? uem dera, 32 na quinta feira!! [domo]

      • Ju Lopes  23/09/2013 - 15h57

        Sério Nessa? Tô chocadaaaaaa!
        Ah, parabéns!

  2. gabriela  23/09/2013 - 10h12

    Juu, fiqueicom saudades dos seus posts no fds!!!

    Esse livro deve ser mt bom mesmo. Preciso lê-lo pois penso igual a voce

    beijao

    • Ju Lopes  23/09/2013 - 10h47

      Gabi, é que esse FDS tive que colocar um monte de coisas em ordem! rsrs
      Vais gostar então, com certeza!

  3. Marilia  23/09/2013 - 12h15

    Nunca me interessei pelos livros da autora e não li nenhum, apesar de amar livros e não viver sem eles, tenho medo de best sellers. E compartilho exatamente a mesma opinião que a sua. Num casamento, quem perde é a mulher. E eu, que serei médica, não vou abdicar dessa vida de plantões para tirar a toalha molhada que o marido deixou na cama. Sei que será um dilema pra mim, numa sociedade lhe condena e lhe olha com pena quando vc não se submete a isso.

    • Ju Lopes  27/09/2013 - 11h26

      Mari, também não sou fã de best sellers não, mas gosto da linguagem dela, é bem leve!

  4. Luciana Diniz  24/09/2013 - 12h51

    Ju, quando li o seu post senti necessidade de compartilhar a minha experiencia… meus pais sao separados, mas moram na mesma casa, e eu sempre vivenciei isso e ficava triste com a situaçao. Prometi a mim mesma que nunca passaria por algo assim. Desde sempre nunca conseguia namorar por muito tempo, pois tinha dificuldade de confiar nos homens. Ate que um dia encontrei o meu grande amor… ele conseguiu me mostrar um outro lado q eu nao conhecia. Me tornei uma pessoa mais romantica, e passei a acreditar que o amor verdadeiro existe sim!
    Nos casamos ha quase 4 anos, ao todo 8 anos de relacionamento, e somos muito felizes! Quem nos conhece, sempre pergunta se somos recem-casados… mas, é claro que a gente nao vive num mar de rosas 100% do tempo.
    Problemas financeiros, diferentes pontos de vista/opiniao, mal-humor, etc etc tambem aparecem vez ou outra.
    Mas, quando vc encontra alguem que é seu parceiro de verdade, vcs conseguem superar tudo isso.
    A mulher tem muito mais papeis do que o homem, concordo com vc, porém tudo precisa ser bem combinado entre o casal.
    La em casa, meu marido lava louça, ajuda na faxina… e faz tudo o q puder para me ajudar. Mas, a responsa de “coordenar” as coisas, sempre é minha.
    Tem dias em q estou mais irritada, e isso acaba pesando mais… mas, no geral, VALE A PENA!
    Quem disse q seria facil? Ou q nao haveria esforço? Mas, pode acreditar, vale muito a pena… e eu prefiro mil vezes me arrepender por ter tentado, do que nunca nem sequer ter arriscado!
    A vida passa muito rapido… nao fique tao presa, liberte-se dos seus medos!!! [kiss] Beijos!

    • Ju Lopes  27/09/2013 - 11h25

      Oi Lu!
      Que legal seu “depoimento” flor, e você tá certa, com certeza!
      :) <3

  5. Karolina  21/10/2015 - 13h56

    Oi Gente!!
    Estou passando por isso, acabei de me casar e estou com a sensação que tenho que: agradar demais, perder de menos, sabe?…. é complicado isso…. espero que seja apenas uma fase!
    Beijossss

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!