Vizcaya
05.10.2013

Como Escolher a Base Certa?

Encontrar a base certa, aquela pra chamar de sua, é desejo absoluto da mulherada, porque uma pele “bem feita”, uniforme e bonita é o mais importante em qualquer maquiagem.

Eu não sou fã de maquiagens elaboradas, exceto em eventos festivos, porque prefiro uma coisa mais “limpa”, mais natural mesmo, e por isso a preparação da pele é o mais importante pra mim, porque de nada adianta fazer um olho bapho se a pele tá um bagaço! É ou não é?

Então, o mais importante, pra mim, em relação a maquiagem, é o trio parada dura: base, pó e corretivo!

escolher a base certa

Mas aí vem outro problema: como escolher a base certa? E o que é a base certa, afinal?

A base certa é algo extremamente pessoal, porque vai depender do seu tipo de pele, do tipo de resultado que você deseja, do tipo de acabamento que você quer e coisas do tipo. Então, não existe uma base que seja certa para todas as pessoas, porque cada pessoa tem desejos e expectativas bem diferentes.

O Tipo de Pele

Assim, a primeira coisa a fazer é identificar o seu tipo de pele e escolher bases que se adequem a ele, porque uma base para peles secas em uma pele oleosa, por exemplo, fica um desastre.

base

Meninas de pele oleosa devem optar por bases oil free, que tenham ativos que ajudem a controlar a oleosidade, como a sílica, por exemplo, e que sejam mais líquidas, que tendem a ser mais leves. Já as meninas de pele seca devem optar por bases com consistência mais cremosa e com ativos hidratantes, que ajudem a combater o ressecamento.

O Estado da Pele e a Cobertura da Base

Após a identificação do seu tipo de pele, olhe o estado da sua pele. Tem muitas ou poucas manchas e marcas? Quem tem poucas manchas/marcas precisa de uma base de cobertura menor, que apenas uniformize a pele. Já que tem mais manchas/marcas deve optar por uma base de cobertura média ou alta, que consegue cobrir mais e uniformizar de maneira eficaz as manchas e as marcas.

cobertura base

Mas, tem gente quem, mesmo tendo a pele relativamente uniforme, goste de cobertura mais alta, e isso deve ser levado em conta. Dessa forma, defina o tipo de cobertura que você deseja, se é leve, média ou alta. Para o dia, acho que a cobertura leve ou média é o mais indicado, mas para a noite as de alta cobertura são os melhores investimentos.

O Acabamento

Outra coisa importante é identificar qual acabamento mais te agrada. É acetinado (satin), é matte (opaco), é semi-matte, é luminoso?

base

  • Acetinado: é um acabamento mais indicado para peles secas e normais, pois tem um brilho leve, coisa que as meninas de pele oleosa (presente!) odeiam.
  • Iluminado (luminoso): mais indicado para peles secas e para pessoas que gostam de uma pele mais  brilhosa. O único “porém” é que tende a evidenciar marcas, linhas e rugas.
  • Semi-Matte: esse tipo de base é um meio termo entre as de acabamento acetinado e as de acabamento matte, pois é opaca, mas consegue ser mais natural que a base matte. É meu tipo preferido, e o mais indicado para meninas de pele oleosa ou mista.
  • Matte: totalmente opaco, esse tipo de acabamento é indicado para meninas de pele oleosa ou super oleosa.

A Cor da Base

Acertar na cor, sobretudo pra quem compra bases pela internet, é das coisas mais difíceis, porque base a gente tem que testar, e na pele do rosto, viu?

base maquiagem

A cor da minha mão e do meu pulso é muito mais branca que a cor do meu rosto, então é claro que a base que fica boa na mão, onde todo mundo costuma testar, não vai funcionar direito na pele do rosto.

E a cor certa é um tom mais claro ou um tom mais escuro? Muita gente opta por uma base um pouco mais clara pra, supostamente, “iluminar” a pele, mas pra mim a cor perfeita é que some na pele, aquela que é do mesmo tom da pele, simples assim.

Pra achar a cor certa, você precisa testar, não tem jeito!

Dicas Extras

* Procure uma base que transfira o mínimo possível, porque poucas coisas são mais desconfortáveis que deixar “rastro” de base em tudo o que seu rosto encostar.

base

*Opte sempre por bases de longa duração, porque, afinal, ninguém quer que a base “suma” uma hora depois, né?

*Base com fator de proteção solar é sempre mais recomendada, pois é uma “ajuda” a mais para evitar que a pele sofra com a ação dos raios solares.

*Antes de comprar, veja como a base “reage” na sua pele. Então, não leve na mesma hora. Dê uma volta, dê um tempo e veja como, depois de um tempo, está a sua zona T, se a pele ficou brilhando, se acumula nas linhas, se “derrete” fácil, se a cor realmente funciona e coisas do tipo.

Já faço um post sobre as texturas indicadas para cada tipo de pele, certo?

Beijos

Ju

 

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
27 comentários
  1. juliana tallita  05/10/2013 - 15h02

    Amei as dicas, pois não uso muita maquiagem, apenas corretivo,base algo leve.. assim sendo esclareceu muitas dúvidas.. tenho pele oleosa entãooo… bjãoo Jú, sempre nos fazendo felizzzz <3

  2. Clara  05/10/2013 - 15h11

    Tb já vi gnt dizer que o melhor é escolher um tom acima do seu tom de pele, o que pra mim até faz sentido, pq geralmente bronzeamos mais o corpo do que o rosto, aí na hora de passar base fica o rosto muuito mais claro que o resto! rsrs. mas é claro que isso não vale pra td mundo,né? [oo]

    • Ju Lopes  05/10/2013 - 15h26

      Clarinha, também já vi dizer isso, mas pra mim, por exemplo, não funciona, porque sou a louca do filtro solar e aplico no corpo todoooooo (vou reduzir isso, porque tô com uma deficiência enorme de vitamina D) e no rosto também!

      • Clara  05/10/2013 - 16h48

        @Ju Lopes, Essa falta de vitamina D é um problema! Tb tava, tive que tomar suplemento!

      • Marilia  05/10/2013 - 19h32

        @Ju Lopes,
        Ju, deficiência de vitamina D combina sim com protetor solar! Mesmo precisando da luz do sol para sintetizá-la o FPS deve continuar sendo usado, porque vai te proteger da radiação nociva e vc vai continuar produzindo vitamina D. Normalmente quem tem decifiência deve ingerir extra (eu uso em gotinhas, mega prático). E eu posso ter passado todos os dias de verão no sol, continuo com a deficiência. Não culpe seu protetor, por favor!!!

      • Ju Lopes  06/10/2013 - 20h29

        Ma, eu tô fazendo reposição, mas de uso tópico… A questão é que, se depender de mim, uso FPS 100 no corpo, no rosto, em tudo! rsrsr

  3. Aline Azevedo  05/10/2013 - 16h24

    Eu tbm prefiro um tom mais escura. Uma base q considero A Perfeita eh a beige 4 da Mary Kay matte, mas uso a beige 5.

    • Ju Lopes  06/10/2013 - 20h22

      Eu uso a Timewise Matte Beige 2 Liu!

      • Renata  11/10/2013 - 15h37

        Olá Ju , vc sabe dizer se essa base Timewise tem filtro solar ?Na caixinha não tem nada falando sobre isso .Uso e amo ela [pinkheart]

      • Ju Lopes  13/10/2013 - 14h08

        Tem não Rê!

  4. Isabella Rabello  06/10/2013 - 16h21

    Acho que é importante também ter uma base sem FPS para usar de noite e/ou em festas, pois as bases com FPS, em geral, refletem muito o flash e nos deixam bem brancas.

  5. Eny (Mimi Docinho)  06/10/2013 - 23h50

    Ah! Não levo base exatamente da cor do meu rosto por um detalhe “simples”: a cor dele é muuuito diferente da cor do meu colo e pescoço (e braços, haha). É mais escuro! Eu acho muito estranho =x Me sinto uma “Frankstein”, hahaha. Por isso sempre tento igualar com a cor do corpo e compro mais clara – e os vendedores sempre me acham doida por causa disso. E agora? Qual sua opinião?

    • Ju Lopes  13/10/2013 - 14h24

      Sério Eny? Já vi muito o contrário! rsrs Aí complica, porque ó, se for muito clara, vai ficar estranha na pele, e da cor da pele vai ficar estranha em relação ao corpo… Me diz, como é que tu resolve isso?

  6. micleli  07/10/2013 - 21h31

    [vbreak]

  7. Glaucia  18/12/2013 - 17h16

    Ju faz um post especial sobre base pra pele com rosácea , a minha é assim e sofro viu…esses dias mesmos to fuçando tudo quanto é loja feito louca pra ver se acho uma base que cubra o vermelho da pele e que fique natural sem aquela aparência de pele rebocada e cimentada ..Será que existe?

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 19h15

      Faço sim flor, pode deixar! Tem sim, elas tem um fundo esverdeado, porque o verde neutraliza o vermelho… Vou procurar e faço o post!
      Beijos

  8. evelise  19/12/2013 - 13h13

    Oi Ju!! Boas dicas!! Eu ja cheguei a comprar duas cores de uma vez, uma mais clara e outra mais escura e na hora de usar eu vou misturando até chegar na cor exata da minha pele… Deu super certo!! Beijosss

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 19h14

      Que bom que gostou flor! Essa é uma boa ideia!
      beijos

  9. Luciane  19/12/2013 - 15h59

    Ju!

    Queria a indicação de uma base para pele oleosa, com cobertura média e que não transfira…você poderia me ajudar?

    Beijos

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 14h43

      Lu, a que eu uso: TimeWise Matte, da Mary Kay! É maravisss!
      Beijos

  10. Ana Paulla Cruz  09/04/2014 - 15h05

    Minha base hoje em dia e Shiseido, usei muitos anos MaryKay, mas dava aquela transferida no celular, desde quando comprei, alias, morri para comprar ne, pois o preço e salgadooooo, mas compensou cada centavinho, pois vi que foi custaxbeneficio, indico a todas as pessoas, pois possue filtro solar, dura ate 10 horas na “frigideira” e pode entrar na piscina que continua maquiada.

    • Ju Lopes  09/04/2014 - 18h21

      Aninha, é a azul???

      • Ana Paulla Cruz  10/04/2014 - 08h12

        E do case azul, aqui na minha cidade o preço e mais em conta, do que nos sites que já visitei. E a melhor base que já encontrei, para quem tem pele muito oleosa, só ela para salvar a gente. E quando voce passa, ninguem diz que vc ta maquiada, ao contrario perguntam o que eu uso para pele, kkkkkkkkkkkkkkkkk uso “argamassa” kkkkkkk. Experimenta, e o melhor Custo x beneficio que existe se tratando de makes.
        E parabens para a sua emprega, muito bonito o gesto da sua mãe em ajudar, sera muito recompensada por benção nos caminhos dela.

  11. […] Como escolher a base certa? […]

  12. Liz Carina  19/05/2015 - 17h07

    Me encantan como explicas y nos ayudas mucho a todas a !!! Besos desde Paraguay! !!

O que você acha do JV?
Eu simplesmente amo esse blog!!! Já perdi a conta de quantos produtos comprei depois de ver resenhas daqui, porque sei que são reais. Bioextratus foi…