Vizcaya
21.10.2013

Shampoo 2 em 1 é Furada!

Me perguntaram lá no Face o que eu achava do shampoo 2 em 1 e resolvi fazer um post explicando.

Não vejo a menor justificativa em usar esse tipo de shampoo simplesmente porque o shampoo e o condicionador possuem funções bem distintas, ou seja, um limpa e o outro condiciona, e juntar isso numa coisa só faz com que, na minha opinião, nenhuma das funções seja cumprida como deveria.

shampoo 2 em 1

Shampoo 2 em 1 é furada!

E isso é meio lógico porque shampoo e condicionador possuem as chamadas “moléculas surfactantes”, sendo que a real diferença entre os dois  é gerada pela carga desses surfactantes, que é aniônica nos shampoos e catiônica nos condicionadores.

Isso significa o quê? Significa que o shampoo, feito pra higienizar, pra limpar, pra remover as impurezas precisa usar o surfactante aniônico, que vai solubilizar com os resquícios, o excesso de oleosidade e as sujeiras depositadas nas superfície dos fios removendo-as. Pra efetivamente limpar o cabelo é preciso existir um surfactante aniônico, vez que a água, via de regra,  não solubiliza o sebo e muito menos a sujeira depositada no cabelo.

Ao remover as impurezas, o shampoo gera nos fios uma carga eletrostática que vai ser neutralizada pelos surfactantes catiônicos do condicionador, que age proporcionando emoliência, condicionamento e repondo a oleosidade que foi removida e que é necessária para a saúde dos fios.

shampoo 2 em 1

Shampoo 2 em 1 não limpa direito!

Tá, mas o que isso tem a ver com o shampoo 2 em 1? Tudo, porque não dá pra  ter, em um único produto, de acordo com esse critério,  surfactantes aniônicos e catiônicos. O que existe nesses shampoos 2 em 1, na verdade, são surfactantes neutros ou surfactantes aniônicos enriquecidos com compostos oleosos, que vai agir minimizando a eletricidade dos fios.

É por esse motivo que esse tipo de shampoo não limpa direito o cabelo, pois sua ação adstringente é baixa, o que deixa o cabelo ensebado e sujo, sobretudo em quem tem cabelos oleosos e finos.

Ou seja, é melhor, muito melhor, comprar um shampoo e um condicionador, cada um cumprindo sua função!

Beijos, Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Elizângela  21/10/2013 - 16h01

    Ju,

    Acho que os mariores consumidores desse produto são os homens, pela ‘facilidade’, acho que nem pensam nas funções.
    Uma vez usei um por falta de opção, meu Deus! Parecia que eu tinha lavado meu cabelo com sabonete, cada nó horroroso!

  2. Daniany  21/10/2013 - 22h27

    Nosssaaa fiquei super triste, tem um produto que adoro mas e 2 em 1, sera que da pra vc ver a composicao dele (voce e muito mais entendida do que eu). A marca e shambelle, e ele e desoxil com oleo de oliva ou tucuna. Uma amiga me apresentou e eu adoro.
    http://yeebaplay.com.br/loja/image/cache/data/Desoxil%20Com%20Oliva%20Shambelle%20300g-500×500.jpg

    • Ju Lopes  23/10/2013 - 07h37

      Dani, mas se funciona pra você, continue usando flor! Isso varia muito de cabelo pra cabelo…

  3. Taty  21/10/2013 - 22h29

    eu acho tudo de bom shampoo e condicionador 2em1, pq limpa sem ressecar e condiciona… alem de ser mto pratico em viagens e na hora do uso, ja q lava e enxagua duas vezes e pronto, nem precisa de leave-in; agora como vc mesma falou, depende do tipo de cabelo e a marca do produto…
    [kiss]

    • Ju Lopes  22/10/2013 - 07h38

      Oi Taty! Que bom que você se dá bem, mas isso depende muitoooo do tipo de cabelo e da marca do produto!

  4. Maristela Paim Santos  22/07/2015 - 16h33

    Para cabelos crespo e cacheado será que são bom,pq vi um cabeleireiro indicar.Pois tenho meu cabelo crespo afro.

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…