Vizcaya
27.10.2013

Livro da Semana: Einstein, Uma Biografia

Muita gente torce o nariz, mas adoro biografias, porque quero saber como as pessoas que admiro foram “na vida real”, sabe? Daí acho que a biografia é, via de regra, uma boa oportunidade de ter essa visão, mas isso depende, claro, de quem escreve porque tem escritor que não apura fatos, mas, ao contrário, cria histórias sensacionalistas pra vender mais.

einstein biografia

Já tô com esse livro aqui em casa tem tempo, e ele veio em um “box” (Dois Homens Que Mudaram o Mundo) com a biografia de Chaplin, que é gigante e bem legal.

Eu tinha uma visão meio poética de Einstein, e o enxergava como um gênio meio infantil, mas dono de uma força criativa absurda, um desses monstros sagrados da inteligência humana, sabe como é?

einstein biografia

Como temos a tendência de “idolatrar” quem admiramos, fiquei chocada, mas feliz, em ler que ele era uma pessoa normal, paradoxal e cheia de defeitos, como qualquer um de nós. Sim, era um gênio,era brilhante e era incrível,  mas tinha, como todo ser humano, suas sombras e suas fraquezas, o que era facilmente notado na sua forma de lidar com as mulheres, no comportamento nada justo para com os “amigos” e com os filhos.

einstein biografia

Isso é muito legal de “descobrir”, porque os paradoxos são sempre mais interessantes do que a aura de perfeição. Eu gosto de saber que aquela pessoa que acho incrível, que tinha uma integridade intelectual absurda, era também um ser humano como eu e você, e é isso que essa biografia mostra, um Einstein humano, não o semideus que nos foi apresentado.

A leitura flui bem, apesar de ser um livro grande ( 500 páginas), até porque tem muito “babado” e a gente fica querendo descobrir logo o que ele fez e não fez, e olha que ele fez muitaaaa coisa, viu? Fiquei muito chocada com a relação dele com as mulheres, com a forma como ele via e tratava as mulheres, mas também os filhos.

einstein biografia

O livro é da Novo Século e custa 36 Dilmas. Aqui em Jee vende na Nobel do Hiper, mas pode ser encontrado em livrarias físicas e virtuais.

Vocês gostam de biografias? Indiquem aí!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…