02.12.2013

Como Saber Se Uma Máscara É Hidratante?

No post anterior expliquei como identificar se o cabelo precisa de hidratação, e agora vou explicar como identificar se uma máscara é hidratante, combinado?

O que a hidratação faz é, simplesmente, repor água, é reposição hídrica, então são hidratantes os produtos que contenham ativos hidratantes e umectantes, que ajudem a repor, reter e absorver a água.

Como Saber Se Uma Máscara É Hidratante?

Mas, como identificar esses produtos? Simples:

  1. Análise do rótulo
  2. Análise da composição
  3. Análise da textura
  4. Observação  dos resultados

1. O Rótulo

Esse é um quesito meio falho, porque já vi muito produto dizer que era uma coisa quando, na verdade, era outra. Assim, se no rótulo vier especificado Hidratação, Hidratante ou Moisture, o produto é, supostamente, de hidratação, coisa que pode ou não ser confirmada na análise dos ativos.

Ou seja, se diz no rótulo que a máscara é hidratante, isso é um indício, mas não é o suficiente!

2. A Composição

Pra mim, a melhor forma de identificar em qual categoria um produto se encaixa, é observando a composição, pois os ativos sempre “entregam” a verdade.

Existem centenas de ativos hidratantes, mas vou listar os mais comuns, certo?

Como Saber Se Uma Máscara É Hidratante?

Pantenol (panthenol), extratos vegetais (procurem por “extract” ao lado do nome de alguma planta/flor, como, por exemplo, Melissa Officialis Extract), glicerina (glycerin, glicol, gliceryl), colágeno (tem ação nutritiva e reconstrutora também), lanolina, lecitina, aloe vera, vitaminas, sacarose (e derivados do açúcar) óleo de jojoba e óleo de rícino (nem todo óleo possui ação nutritiva ou somente nutritiva, e esses dois são bons exemplos de óleos com ação hidratante), dentre outros.

Assim como existem óleos de ação hidratante, algumas proteínas, embora possuam potencial reconstrutor,  também possuem ação hidratante:

Colágeno, elastina, proteína de aveia, (hydrolyzed oats), proteína de arroz (hydrolyzed rice protein), proteína da seda (hydrolyzed silk protein), proteína hidrolisada da soja (hydrolyzed soy protein) e  proteína hidrolisada do milho.

Quase toda máscara possui silicones ( Dimethicone, Dimethiconol, etc) , que são ativos utilizados para  manter a água nos fios, ou seja, reter a hidratação, sendo, por isso, considerado um ativo hidratante (depois a gente conversa sobre silicones, se não bons ou não, tá?).

Como Saber Se Uma Máscara É Hidratante?

3. A Textura

Analisar a textura de um produto é mais fácil quando ele é nutritivo, já que a textura é muito mais oleosa do que qualquer outra coisa. As máscaras hidratantes não são oleosas, mas são, geralmente, viscosas, e isso acontece porque quase todas possuem glicerina ou silicones na composição.

 4. O Resultado

Por fim, vamos ao que interessa: os resultados!

Uma máscara hidratante deixa os fios mais suaves ao toque, já que a textura dos fios muda um pouco, o que garante mais sedosidade. Além disso, os fios ficam mais macios, mais “soltinhos”, mais leves e, em alguns casos, mais brilhosos.

Quando o cabelo ficar sedoso, mas pesado, a máscara é mais nutritiva do que hidratante, mas se ele ficar sedoso, mas leve e solto, é mais hidratante.

Como Saber Se Uma Máscara É Hidratante?

Como Saber Se Uma Máscara É Hidratante? Alerta!

1. Quase todas as máscaras, senão todas, possuem ativos que se enquadram em mais de um quesito (hidratante, reconstrutor, nutritivo), sendo que algumas máscaras possuem, ao mesmo tempo, ação hidratante, nutritiva e reconstrutora. O que vai determinar se a máscara (ou produto) é mais uma coisa do que outra é o número de ativos com a mesma função. Assim, se o produto tiver mais ativos hidratantes que ativos nutritivos, ela é mais hidratante que nutritiva.

2. É essencial observar a ordem dos ativos no rótulo, pois os que vêm primeiro são os que estão em maior concentração, sendo, portanto, os mais importantes. Então, por exemplo, se  o primeiro ativo da máscara for glicerina,  e ela tenha queratina, mas lá do meio pro final da fórmula, ela é, possivelmente, muito mais hidratante que reconstrutora.

3. Uma mesma máscara, a depender dos ativos, pode proporcionar resultados bem diferentes. Assim, por exemplo, se a máscara for, ao mesmo tempo, hidratante e reconstrutora, ela pode, em um cabelo, ter um efeito mais reconstrutor , e no outro ter um efeito mais hidratante, pois isso depende do estado do cabelo.

No próximo post coloco as minhas máscaras hidratantes preferidas, entre caras, muito caras e baratas, tá? E se você tem alguma dúvida pra identificar se uma máscara é hidratante, avisa aí!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
24 comentários
  1. Samantha Martin  02/12/2013 - 12h48

    Ju, estou adorado esses posts sobre os cabelos, vou ficar aguardado as dicas das suas máscaras p/ cada tipo de necessidade dos cabelos.Beijo

    • Ju Lopes  02/12/2013 - 13h10

      Que bom que estás gostando flor! Já sai o post! Beijos

  2. Ana Julia  02/12/2013 - 20h59

    Oi, acompanho seus posts diariamente e tenho muita dificuldade de identificar as mascaras de tratamento. Estou suuuuper curiosa para ver quais são suas preferidas. VC pode fazer um post sobre ampolas de tratamento?? Vale a pena investir nelas ou nas mascaras?? Obrigada.

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 14h01

      Oi flor! Já publico essa “lista” rsrs
      Faço sim. Dependendo das ampolas, vale o investimento, porque elas tendem a ser mais concentradas, sabe?
      Beijos

  3. Bruna Damásio  03/12/2013 - 01h21

    Incrível., eu ia fazer a mesma pergunta que tem no título do post hoje pra você hahaha.
    Qual o óleo com ação mais nutritiva (para ser usado em U)?

    bjinhos, sua linda!

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 14h00

      kkkk Adivinhei Bru! ;)
      Eu gosto MUITO do de coco, do de abacate e tô apaixonada pelo de pracaxi!
      Beijos

  4. Ana Claudia  04/12/2013 - 09h22

    Ju, pode me ajudar a dizer qual a função dessa mascara da aquaflora? – http://www.acquafloracosmeticos.com.br/produto-para-o-cabelo/tratamento/oleos-exoticos/elixir

    Usei toda a linha dela ja, e fica otima nos meus cabelos, mas eu nao sei se estou hidratando, nutrindo ou restaurando!!!! :(

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 14h03

      Cacau, ela é nutritiva!
      Tu gosta dela? Beijos

  5. Amanda Kreves  15/12/2013 - 07h47

    Uma mascara que utilizo no meu cronograma capilar para hidratação é a Ultra Moisture Treatment da linha Nutriseduction da Alfaparf, meu cabelo é extremamente ressecado e ela é um tratamento de restauração intensa que nutre e restabelece hidratação e proteínas para os cabelos muito secos. A Vitamina F ajuda a restabelecer laços de lipídios entre o córtex e cutícula dos cabelos, reforçando a haste capilar. Os derivados da Cashmere e os Nutrientes extraídos da Aveia protegem contra a desidratação e das agressões externas. A fibra capilar é renovada com um ótimo nível de maciez. O cabelo ganha força e vitalidade com uma maciez igual a da cashmere.

  6. roseir  10/03/2014 - 21h59

    Oiju te acompanho a muito tempo ….Faco relaxamento em meu cabelo com guarnidina porem ele esta um lixo uso mascara da loreal force relax e absolut repair q foi indicada por uma dermato para o ressecamento so q nao ta mas dando ainda aquele resultado ele ta qudbrando e caindo mt usei pantogar por um bom tempo mas nao funcionou queria usar o piil food sera q ele tem alguma contra indicacao pra quem tem ovalhios policisticos desde ja agredeco pela resposta..

  7. Eva  12/03/2014 - 17h09

    Viu porque eu disse que meu cabelo melhorou graças a vc Ju? Antes eu pensava que qualquer máscara hidratava, e nem sabia que cabelo tinha outras necessidades(nutrição, reconstrução). Enchia o cabelo de química e não sabia o que fazer pra reparar os danos.
    Thank you sooooooooooo much! Rsrs :)

  8. Dayse  12/03/2014 - 17h34

    Olá Ju, fiquei fã do Juro Valendo e nao passo um dia sequer sem vir conferir as novidades. Parabéns, vc é muito atenciosa, simpática e super generosa conosco. Quero que vc me ajude a fazer um cronograma capilar para recuperação dos meus cabelos. Já usei a reconstrução que vc indicou da KERAMAX com Bepantol e achei bárbara nos meus cabelos! Agora, estou querendo saber qual procedimento de nutrição posso fazer e qual a máscara de nutrição que vc indica. Obrigada, flor! Beijos

  9. Bruna Bussular  12/03/2014 - 19h20

    Ameeei esse post, havia “perdido” ele rsrsrs

  10. Camila Palmeira  02/06/2014 - 13h38

    Oba!! Vou aguardar o próximo post!! ^^

    Beijos

  11. Aline  19/06/2014 - 19h44

    Oii, eu não sabia que havia diferença entre hidratante e mascara =/
    Como meu cabelo está uma palha, fui conferir os meus cremes, e são todos mascaras, nenhum hidrante. Ta explicado né :)

    Amei seu blog, estarei sempre aqui! :*

  12. […] A função da hidratação é fazer reposição hídrica, é repor água pra combater o ressecamento, apenas isso, então não se pode esperar que elas tenham outras funções, embora muitas tenham. E se você quiser saber como identificar se as suas máscaras são de hidratação, tem tudo explicadinho nesse post aqui. […]

  13. Letícia Oliveira  16/01/2015 - 13h51

    Ju? E o óleo de argan? Meu cabelo e cacheado e loiro natural. Muitas pessoas comentam comigo que o óleo de argan e muito bom, pois um cabelo claro é muito difícil de cuidar, ultimamente estou adicionando a minha mascara hidratante, o óleo quando passo nas pontas.

  14. […] Como saber se uma máscara é hidratante? […]

  15. Renatinha  26/08/2015 - 21h49

    Andiroba é hidratante ou nutritiva?

  16. Renatinha  26/08/2015 - 22h05

    Andiroba é nutritiva ou hidratante?

  17. Lígia Maria Plácido Serafim Prazeres  02/10/2015 - 22h26

    Olá.
    Por três vezes fui a um salão que era de minha total confiança, pintei os cabelos (não senti nada) e antes de dar a escova passaram um produto. Quando deu início à escova eu comecei a me sentir mal, a cabeça pesada e quando aferiram minha pressão estava em 18.10 ( por três vezes consecutivas) eu senti isso.
    Ontem fui a outro salão, fiz luzes, pintei, lavei e passaram uma hidratação que depois me falaram que era proteína, porém, me achei um pouco estranha, quando cheguei em casa fiquei com dor de cabeça.
    Eu quero saber qual a composição dessa proteína?
    Agradeço muito se puder me esclarecer essa dúvida.
    Fico aguardando uma resposta.

  18. Thays mineiro  31/01/2016 - 02h45

    Oi eu tenho uma pergunta eu tenho uma máscara da tresseme hidratação profunda e eu queria saber se ela e uma máscara de hidratação ou de reconstrução porque diz que contém queratina por isso minha dúvida ela e de hidratação ou de reconstrução???

  19. Franciely  25/02/2016 - 15h06

    Oii ju acabei de conhecer seu blog e gosteii muito! Uma perguntinha meu cabelo está com excesso de queratina e estou muito desesperada pois além disso ele tem muitaa quimica queria uma boa mascara de hidratação qual você me recomendaria ? E gostaria de saber como identifico a queratina na composição pra eu dar uma fugida por enquanto rs Bjoos

  20. Juuuu  26/09/2016 - 13h53

    Juuuu fico confusa qto a composição.
    Me ajude a identificar as mascaras abaixo:
    Wella Profissionalis Brillance p cabelos normais a finos, coloridos ou c/ mechas
    Senscience Smooth Duo
    Sensicience Silk Moisture
    Obg ta

O que você acha do JV?
É o melhor blog sem dúvida confiável adoroooo você Ju
As leitoras mais incríveis da vida
  • Hoje de manhã, mesmo correndo pra fazer exame de sangue, consegui fazer uma rotina de pele mais completa!🙌🏻 Tá faltando minha Vitamina C (quero testar uma nova, indiquem aí uma maravilhosa😍) e um creme para os olhos (vou testar um manipulado e um da @larocheposaybr que @clessyarochadermato receitou), mas usei:
1️⃣ Água micelar com caviar da @artvitta pra limpar a pele.
2️⃣ Borrifei água termal no rosto e pescoço (uso litros, gente!). Esperei secar.
3️⃣ Apliquei de leve o Blemish + Age Solution, da @skinceuticalsbrasil , pra ajudar na oleosidade (não usei na região do melasma). 4️⃣Apliquei o B5, da @skinceuticalsbrasil no rosto e orelhas. É o melhor hidratante que já usei e some na pele!💙 5️⃣Usei o Pore Refiner, da @biodermabrasil, em todo o rosto, exceto acima dos lábios, na região do melasma.
6️⃣No melasma usei o clareador da @skinceuticalsbrasil (Sai resenha essa semana!). 7️⃣ No pescoço usei Cicaplast, pq o calor tá me deixando louca de brotoejas, e Cicaplast salva!

8️⃣ Na sobrancelha usei a fórmula manipulada pra ver se os pelos nascem e deixo de ter dois girinos no meio do rosto 🙈😂
9️⃣ Como vou me expor ao sol de forma direta hoje, usei 2 camadas do Airlicium FPS 70 sem cor e 1 camada da versão com cor por cima.
🔟 Finalizei com Serozinc, deixando secar, pra ajudar na oleosidade!

Muita coisa, né? Mas o básico mesmo, e falei disso em um post detalhado semana passada no blog, é limpeza, hidratação e proteção. ✔️ Eu uso muitas coisas porque é um prazer enorme pra mim cuidar da minha pele, me deixa feliz! ☺️✨ E também pra testar mais coisas e dar mais OPÇÕES pra vocês, porque, como falo sempreeeee, ninguém precisa de milhões de produtos! Eu tenho muitos e uso muitos porque essa é uma parte (bemmmm legal ❤️) do meu trabalho.

Tem resenha da maioria desses produtos no blog, e dos outros vamos fazendo aos poucos, tá? Mas, lembrem-se: são apenas opções. 💗 [ P.S: a bandeja, o vaso de flores e o vasinho prata são da @button.shop , uma loja aqui de Jee]

#pelesquecontamhistórias #JuroValendo
  • Como está o #PorUmFio? A todo vapor, com um especial lindo para cabelos danificados e quimicamente que hoje tem um produto versátil, funcional, prático de usar e que proporciona excelentes resultados: o Mega Spray Queravit, da @bioextratus , que venho usando e mostrando no stories desde o dia em que pintei o cabelo (tá tudo salvo nos destaques!) 😍! Super reconstrutor e leve, ele pode ser usado como cauterização (só precisa dele!😱), como protetor térmico e como finalizador, tanto no cabelo úmido quanto seco. 
Amo o resultado como cauterização e quando uso secador, pq o cabelo ganha muitoooooo brilho (tem fotos do resultado de cada uso no blog), sabe? E em todos os usos a gente percebe o poder reconstrutor!✨✨✨ Então, se o seu cabelo tá precisando de uma ajuda das boas, se joga nesse achado, porque ó, pelo glitter ungido de santa Cher, ele tem poder!💃🏻💃🏻 E o post tá lindo, com vários comentários de vocês sobre ele, corre pra ver!☺️💗 #PorUmFio #JuroValendo #Bioextratus | Publicidade ✨
  • Tem post novo no blog (agora são 2 por dia ☺️🎉) falando dessa maravilha que é o Securitat, dos @floraisdeminas !🌺 Amo e uso florais há anos, cês sabem, mas me surpreendi especialmente com a ação desse aqui, pra coragem e segurança, que comecei a usar em um momento de maior fragilidade e vulnerabilidade, coisa que contei por aqui e no blog também.

Acredito demais em energia, de todas as coisas, vivo rodeada de plantas e cristais, e florais sempre me ofereceram suporte em momentos diferentes da vida, sabe? 
Pra quem também gosta, a @ignisvmarques , que é minha leitora, terapeuta floral e filha dos fundadores dos @floraisdeminas , disponibilizou para todas vocês uma consulta floral completa, é só falar com ela que é minha leitora!❤️ Obrigada por isso, Ignis!✨ #dedentroprafora #jurovalendo #florais #FloraisDeMinas #Securitat
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo