08.12.2013

Saraiva Online: Uma Experiência Muito Ruim

Já imaginou a sensação que é  ir em determinada  loja, comprar um produto, pagar por ele e no momento de ir embora ser informado que o produto não está disponível? É isso o que a Saraiva Online faz!

Comprei alguns livros semana passada (Um Romântico Baiano e Sensual, que é uma espécie de biografia do Jorge Amado, e o Ah Se Eu Soubesse) porque vi que eles tinham o produto em estoque, e um, inclusive, estava em promoção. Só comprei porque o produto constava como “em estoque”, e se tem em estoque, o envio é imediato, claro.

saraiva on line

Após finalizar a compra, fui em “Minhas Compras” pra ver se estava tudo certinho e, pra minha surpresa, os mesmos produtos que, no site, estavam em “estoque”, apareceram como “Em Busca no Fornecedor”.

Ué, mas não tem em estoque? Como é que não tem, se informam que tem? Pior, como é que fazem promoção de algo que sequer está disponível?

Questionei isso na central de atendimento e a atendente se limitou a falar das promoções, como se fosse um robô, sem responder nenhum dos meus questionamentos.

Postei isso no Face e várias pessoas relataram a mesma coisa, daí fui abrir uma reclamação no Reclame Aqui (olhem o tanto de reclamações aqui), e vi várias reclamações semelhantes. Fiquei realmente chocada, porque isso não é um erro isolado, é uma prática abusiva que, pelo tanto de reclamações, é comum por parte da empresa. É uma prática que induz o consumidor a erro, afinal estamos pagando por algo que a loja não tem (mas diz que tem!).

saraiva

Hoje entrei no site pra enviar um e-mail pela central de atendimento e vi, em Meus Pedidos, que um dos livros que  comprei foi “cancelado” porque estava indisponível, mas o mesmo se encontra disponível no site. Aí eu pergunto: que palhaçada é essa? Que desrespeito é esse? Quer dizer, a empresa age de má-fé, ludibria o consumidor e faz isso repetidas vezes. Pior, nada acontece!

Quem age dessa forma e, pior, ignora o consumidor (que foi feito de trouxa)  não merece a confiança de ninguém. Uma vergonha!

Beijos

Ju

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16 comentários
  1. Bianca de Carvalho Martin  08/12/2013 - 00h53

    Isso é realmente um saco, por isso hoje fui na livraria do shopping perto da minha casa. Mas mudando de assunto, adoro Jorge Amando desde que li Capitães de Areia! *-* Você ja leu Ju?
    amandopeloavesso.blogspot.com.br

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 11h53

      Oi Bia, já sim, foi o primeiro livro dele que li! Beijos

  2. Acsa  08/12/2013 - 11h46

    Ju, tb passei por isso, mas não foi na Saraiva Online foi na Sabão e Glicerina… Sou louca pelo óleo vegetal de abacate, fiz a compra tudo bonitinho depois de uns dois dias eles me mandaram um e-mail dizendo que o produto esta em falta, então me chateei e falei que eles deveriam informar isso no próprio site como (produto indisponível). Eles nem se quer responderam. Recebi o produto quase um mês depois sem nenhuma explicação.

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 11h52

      Nossa Acsa, que horror, não indico mais, porque já comprei lá e já indiquei pra algumas pessoas!

  3. MARIA VIRGINIA NUNES GOMES  08/12/2013 - 11h54

    Tive a mesma experiencia na semana passada. Só que não fui cobrada, consegui cancelar o livro que não estava disponivel e só fui cobrada pelos que foram enviados. Agora aguardo a entrega.

    Fora que não recebi nem um email da Saraiva sobre o pedido online. Você só sabe se consultar.

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 12h20

      Pois é, muito ruim, vou cancelar a compra e mais nunca compro nada na Saraiva!

  4. Mariana Areias  08/12/2013 - 13h31

    Oi Ju ja aconteceu isso comigo tb mas depois entregaram o livro normal, só demorou um pouco [ish] [kiss] [kiss] [kiss]

    • Ju Lopes  08/12/2013 - 14h13

      Mari, mas é ruim, né? Fiquei zangada! Beijos <3

  5. Mariana Araújo  08/12/2013 - 16h00

    Ju, aconteceu a mesma coisa comigo. Fiz no final de novembro a compra de alguns itens, todos estavam disponíveis em estoque, quando vi em detalhes de compras, tem dois livros que estão em busca do fornecedor. Como assim??? Estou chocada e muito chateada pois era para presente, e se fosse contar o prazo de entrega que eles passaram, já era né? Já deu o prazo e nada! Muito chateada com isso, uma falta de respeito com o cliente ¬¬ Nessas situações nem sei exatamente como agir, sabia??

    • Ju Lopes  09/12/2013 - 07h49

      Mari, isso é péssimo! Pra mim é agir de má-fé e cabe processo, porque é absurdo vc levar o consumidor a erro dizendo que tem algo que você não tem!

  6. Clivia  08/12/2013 - 23h30

    Ju que coisa chata !
    Adorava a Saraiva, até visitar varias lojas em SP e notar que em TODAS, até nas maiores, eles só disponibilizam uma estante para os livros de Arquitetura e Urbanismo, acho um abuso isso. Tanto espaço e tanta coisa “menos importante” e sem contar que só tem os mesmos livros sempre, nada de novidade.

    • Ju Lopes  09/12/2013 - 07h48

      Clívia, nossa, chato mesmo!
      Novidade eles só trazem quando é algo que vende muito, fora isso é o mais do mesmo! :(

  7. Valdirene  10/12/2013 - 15h47

    Ju, vivo comprando livro na Saraiva, porém compro mais livro digital. Porém funciona mais ou menos assim. Quando você compra o livro a Saraiva entra em contato com a editora para que o livro seja enviado. Mesmo que a Saraiva seja uma livraria imensa, ela não costuma ter vários exemplares em estoque, e como você compra on, vai buscar no estoque de todas elas e caso não tenha, entram em contato com o fornecedor (editora). Agora o fato de permanecer disponibilizando um livro que não tem em estoque e nem com o fornecedor, nunca aconteceu comigo. No geral, quando compro um livro impresso eu pesso para receber na própria livraria (acabo olhando outros títulos) que acho mais viável, já que correios na minha cidade não funciona bem.

    • Ju Lopes  16/12/2013 - 15h35

      Entendi Val…

    • Valdirene  20/12/2013 - 09h33

      @Valdirene,
      Ai meu Deus! E esse meu erro gritante de português??? (Pesso)?
      Armaria! Corrigindo: peço.

  8. Ana Luiza  27/03/2017 - 17h34

    Aconteceu isso comigo em Março/17. Estava procurando relatos para ver se é comum essa prática por parte da empresa, e fiquei impressionada com a quantidade de casos parecidos. Vender produto que não tem disponível em estoque.

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
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