Vizcaya
21.12.2013

A Vida Real Não É A Timeline do Facebook!

Dia desses, conversando com os meninos aqui, um deles me disse que a timeline do Facebook era “o mapa desenhado da depressão”.

Fiquei sem entender e ele explicou que todas as vezes em que “entrava” ali ficava péssimo, pois todas as pessoas eram lindas, bem sucedidas, bem vestidas, viajadas, vitoriosas e perfeitas, e isso o tempo todo, enquanto que ele não passava de um advogado de 30 anos que estava longe de ser lindo e malhado,  que não tinha tempo pra viajar, porque trabalhava demais, que sempre chegava ao final do dia com a camisa amassada e a gravata fora do lugar, que cometia muitos erros, se enganava todos os dias, perdia a paciência quase sempre e tinha dúvidas o tempo todo. Enfim, ele era “gente”, era imperfeito, e todos os outros pareciam deuses.

vida real

Claro que dei risada na hora, porque pra mim é bem óbvio que rede social passa longe da vida real, e achei uma besteira alguém se incomodar com tudo isso, mas quando parei pra pensar, vi que fazia sentido, e muito.

Mas, isso não é “fenômeno” recente, isso existe desde sempre.  Prova disso é que muitas décadas atrás Fernando Pessoa escreveu o Poema em Linha Reta, e é incrível como esse “poema” se encaixa perfeitamente no que a gente vive hoje na era das mídias sociais.

Pra quem não conhece, eis alguns trechos:

vida real

” Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo”.

“Toda a gente que eu conheço e que fala comigo, nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana, que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó príncipes, meus irmãos.

Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?”

vida real

Bem atual, né? Pois é… Faz parte da natureza humana querer mostrar só o melhor, e não acho isso errado não. Errado é vestir a carapuça da perfeição, bancar o hipócrita e apontar o dedo para os erros dos outros quando a gente comete os mesmos, ou outros bem piores.

Afinal, quem nunca cometeu erros aqui? Quem nunca meteu o pé pelas mãos, julgou errado, fez coisas das quais não se orgulha?Pra ser mais rasa, quem nunca vestiu uma roupa horrorosa, foi brega por uns dias,  teve gosto duvidoso ou pagou micos gigantescos?

Gente, tudo isso é normal, e não tem nada demais. Faz parte do “processo”, sabe?

vida real

Não vejo nada demais em mostrar a parte boa, mas acho estranho que se mostre só isso, porque nós não somos só isso, nós somos muito mais, e essa necessidade de expor a vida, mais que isso, de expor uma vida supostamente perfeita me parece “o Fantástico Mundo de Bob”, pra dizer o mínimo.

A verdade é que a vida de ninguém é perfeita, e que bom que é assim, porque senão não existiria crescimento, não teria razão nenhuma pra ninguém estar aqui.

Todo mundo tem falhas, todo mundo tem dores, todo mundo tem perdas, todo mundo toma fora, todo mundo é rejeitado, todo mundo paga mico, todo mundo é mocinho e todo mundo é bandido. Ninguém acorda lindo todos os dias, ninguém é sarado a vida toda, a vida profissional não é sempre um mar de rosas, e a vida pessoal menos ainda.

tumblr_lhen11gz7x1qbyikso1_500

Precisa expor tudo isso e passar o dia se lamentando na timeline do Facebook? Não, de jeito nenhum, e isso também é péssimo. Afinal, tem coisa pior que gente que, ao invés de cuidar da própria vida, tentar se superar e lutar pelos sonhos passa o dia enchendo o saco dos outros com a mesma ladainha pessimista de sempre? Detesto, porque não é só encheção de saco e perda de tempo, é perda de vida, e isso é lastimável.

Não, não acho que rede social é lugar de expor a vida, nem a parte boa nem a parte ruim,  mas é lugar pra ser o que nós somos: humanos.

Beijos e bom sábado!

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
16 comentários
  1. Dezinha  21/12/2013 - 10h56

    É isso!

  2. Lucia Matos  21/12/2013 - 10h58

    Excelente post, como sempre amiga!
    As pessoas andam sem noção demais!
    Transformaram as redes sociais em verdadeiros diários públicos!!!
    É assustador, mas cada vez mais comum…

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 11h08

      Lu linda, é isso aí! É uma exposição desnecessária, porque uma coisa é expor ideias, dar risada e tal, outra é contar TUDO como se todo mundo ali fosse amigo, porque não é… E essa necessidade de perfeição me choca um pouco, porque somos todos tãooo imperfeitos, não é?
      Beijos

  3. simone andrea p.santos  21/12/2013 - 11h35

    se expor desnecessariamente virou moda eu acredito que tem “coisas” da vida dea gente que só os mais íntimos e mais chegados devem ter acesso =D

  4. Alessandra Keyla da Silva  21/12/2013 - 12h05

    Perfect Juuuuu, realmente eu ameiiii e parei pra pensar que a gente tem sido tão fútil tentando mostrar o que não precisa e nem todo mundo quer saber…Que 2014 tenhamos um mundo virtual de menos, bemmmm menos exposição, bjosss e um feliz natal amore.

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 14h31

      Alê, que bom que gostou! É issoooooo aí! Bom Natal e um 2014 incrível!
      Beijos

  5. Erica  22/12/2013 - 18h29

    Ótimo post!!
    Olhando a timeline do meu facebook esses dias, estava pensando justamente isso. As pessoas se mostram perfeitas, sem problemas, lindas e felizes, é como vc disse… pareciam deuses, principalmente algumas blogueiras em que curto a página, estou precisando fazer uma ”limpa” no meu face! rsrs
    Adorei os trechos do poema de Fernando Pessoa.

    Bjo e tudo de bom pra você sempre…

    • Ju Lopes  23/12/2013 - 06h29

      Oi minha flor! Né? Acho tudo tãoooo irreal…
      Pra vc também Erica, um natal maravilhoso e um 2014 de arrasar! Beijos

  6. Elisa  23/12/2013 - 09h29

    Nossa Jú! Acertou em cheio no post… Vira e mexe, me pego olhando o face e pensando nisso: -“Será que essas pessoas não tem problemas”?; – “Será que só eu passo por dificuldades na vida”?…

    Mas depois de muito pensar, cheguei a conclusão de que as pessoas exalam felicidade, mas quando você as encontra, vê que aquilo não passa de um personagem.

    Isso é muito triste! Invés de se preocuparem com seu interior, preocupam-se com o que o outro vai pensar delas…

    Parabéns pelo seu trabalho! Bjs!

    • Ju Lopes  04/01/2014 - 18h32

      :) Que bom que gostou flor! Beijos e MUITO obrigada!

  7. Juliana Poloni Viana  23/12/2013 - 22h50

    Adorei, Ju! Disse tudo!!!

  8. Maria Luisa  27/04/2014 - 20h50

    Oii Ju, vc está certíssima e em primeiro lugar nos amarmos como somos, e assim o amor vai exalando e chegará a todos que estão ao seu redor… é a primeira vez que entro no seu blog, parabéns por ele e por publicar seus sentimentos, me fez sorrir com amor…. não lhe conheço mas que esse sentimento de felicidade, amor, paz estejam sempre contigo que automaticamente contagiará a todos ao seu redor… abraço

  9. iasmin melo  30/08/2015 - 21h28

    Que bom ler isso! Você diz uma coisa que eu sempre soube, mas é muito bom ler! Não posto minhas negatividades, acho chato e desnecessário. Acho que a maioria, o negócio é não se avexar e saber reter o que há de bom.

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…