05.02.2014

O Livro de Mirdad – Mikhail Naimy

Dia desses postei uma foto desse livro lá no insta (segue lá! @jurovalendo) e no Face e várias pessoas perguntaram do que se tratava e tal. Daí fiquei pensando se faria ou não um post sobre ele, porque ele é um livro mais espiritual, no sentido amplo da palavra, e muita gente não gosta.

Acontece que é um livro tão lindo que vale muito compartilhar, sabe?

O Livro de Mirdad

livro de mirdad

É lindo porque é profundo, porque é de uma clareza absurda e porque é verdadeiro, no sentido de mostrar que a “verdade” não é única e pode ser encontrada em caminhos bem diferentes, e que não tem nenhum problema nisso, porque o que importa de verdade é o que está no seu coração, nos seus atos, nas suas palavras.

Outra coisa interessante é que  livro quebra o “paradigma da separação”, e eu acredito muito nisso,  porque  o universo inteiro e tudo o que existe nele são a mesma coisa, e nós somos parte de um todo indivisível em essência.

Tenho esse livro na cabeceira da minha cama faz bastante tempo, já li e reli algumas vezes, e todos os dias dou uma “pescadinha” nele, e a razão pra tanta “paixão” por esse livro vocês vão entender nos trechos abaixo:

livro de mirdad

1. “Para orardes não precisais de língua nem de lábios. Mas antes necessitais  de um coração silencioso e vigilante (…). Não precisais de templos para neles  orardes. Quem não pode encontrar um templo no coração, jamais encontrará seu coração em qualquer templo.”

2. ” Tu também és uma imagem de Deus, e a imagem de Deus não deve curvar-se diante de sombra alguma.”

3. “Toda pedra de tropeço é um aviso. Lede cuidadosamente o aviso e a pedra de tropeço se tornará um farol.”

4. “Vede em primeiro lugar corretamente os vossos próprios olhos, se quiser ver corretamente as outras coisas. Não com o olho, mas através dele deveis dirigir o vosso olhar, de modo que possais ver todas as coisas que estão além dele.”

5.  “Não deixeis enfraquecer vosso coração. Sede como o mar,  vasto e profundo, e abençoai aquele que vos dá nada mais que um insulto. E como a terra, sede generosos e calmos, e transformais as impurezas dos corações dos homens em pura saúde e beleza. Sede como o ar, livre  e dócil. A espada que vos feriria acabará perdendo rodo o brilho e enferrujando. O braço que vos lesaria ficará facilmente exausto e inerte. O mundo, não vos conhecendo, não poderá conter-vos. Por isso, receber-vos-á rosnando;mas vós, conhecendo o mundo, podeis contê-lo. Por isso, deveis acalmar sua ira com benevolência e afogar sua calúnia com amorosa compreensão. A compreensão vencerá.”

livro de mirdad

6. “O universo é um só corpo. Comungai com a menor partícula dele, e comungareis com tudo.”

7. “Fazei de cada palavra uma oração. “

8. “Na vastidão de vosso coração se encontra a chave de todas as portas.”

9. “ Lembrai-vos de que todas as nossas relações com as coisas e os homens são determinadas pelo que quereis deles e pelo que eles querem de vós. Portanto, já antes vos disse e agora torno a dizer: tomai cuidado de como respirais, de como falais, do que desejais, do que pensais e fazeis. Porque a vossa vontade está escondida em cada respiração, em cada palavra, em cada desejo, em cada pensamento e em cada ação.”

10. “Não determineis limites para vós. Expandi-vos até não haver regiões em que não estejais. Expandi-vos até que o mundo todo esteja onde quer que estejais.  Expandi-vos até encontrardes Deus onde quer que vos encontreis. Expandi-vos! Expandi-vos!”

O livro inteiro parece falar diretamente com a gente, sabe? Sei lá, parece que toca na alma… Mas, enfim, é, com certeza, o livro mais importante da minha vida, um livro que me ensinou e ensina muito,  e tenho certeza que o Mikhail Naimy foi inspirado por “algo” maior pra escrever esse livro.

É um livro antigo e não encontro em livrarias, mas se alguém encontrar avisa aí, tá? Já vi no Mercado Livre e em Sebos também dá pra achar, mas na net tem o PDF!

Beijos

Ju

 




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. Camila  05/02/2014 - 14h13

    Oi Ju, como eh o nome desse vidrinho q tem os palitinhos dentro? acho tão bonitinho! nem sei para que serve, mas acho charmoso rsrsrs [^^]

    • Ju Lopes  06/02/2014 - 09h06

      Mila, é um aromatizador da Avatim, mas dá pra fazer em casa!
      Beijos

      • Camila  06/02/2014 - 09h31

        @Ju Lopes, Ah que legal. Vc compra pela internet? E a opção de fazer em casa, como eh? Vc podia fazer um post . csdasadas

      • Ju Lopes  07/02/2014 - 08h38

        Eu comprei na loja, mas faço esse FDS um post, é facinho demais da conta!
        Beijos

  2. Luísa  14/12/2014 - 20h26

    Ju, eu comprei este livro recentemente na Leitura, mas sei que tinha na fnac também! Adorei o seu comentário sobre o livro, é realmente um dos melhores!

  3. Ed  12/02/2017 - 19h40

    O livro de Mirdad é publicado pelo Lectorium Rosicrucianum, só procurar no site
    da escola espiritual da rosacruz áurea

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes de qualquer coisa, café! Força na peruca gente!!!! Bora fazer essa terça render 😘 #blogbellealmeida #bomdia #tercalinda (📸: @guedesmeg)
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo