Vizcaya
16.04.2014

Como Controlar o Volume dos Cabelos?

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que meu cabelo é cacheado e sabe também que tem mais de 1 ano que parei com a progressiva (e selagem, botox, etc), e como meu cabelo sempre está liso muita gente pergunta como eu consigo controlar o volume.

Bom, pra deixar liso eu faço escova e uso um produto incrível pra ajudar, e já fiz post dele aqui. Mas, o foco do post não é esse, é o controle do volume, coisa complicada no meu caso.

cabelo volumoso

cabelo volumoso

Quem tem cabelo crespo ou cacheado tende a ter fios mais volumosos porque, nesses tipos de cabelo, eles nascem “espiralados” desde a raiz, e isso acaba comprometendo a distribuição da oleosidade natural que se concentra na raiz. Como a oleosidade não é distribuída de maneira uniforme, o cabelo fica muito ressecado e com muito volume.

Clara que o uso de relaxamentos e alisamentos é uma opção, e eu não tenho nada contra, só que cabelo descolorido não dá muito certo com alisamentos e relaxamentos, já que o descolorante é incompatível com a grande maioria das substâncias alisantes. Quando alisar ou relaxar não é uma solução, o que vai ajudar é a manutenção, é a rotina de cuidados.

Os produtos que ajudam no controle do volume, mantendo o cabelo mais alinhado, são os nutritivos, os que possuem óleos e manteigas vegetais. O ácido glutâmico, presente em vários produtos com a função de reduzir o volume, como nos produtos da linha Absolut Control, da L´Oréal (adoro a máscara, tem post aqui!), também é uma excelente opção!

como controlar o volume

O certo a fazer é investir em produtos que tenham esses ativos, como manteiga de karité, murumuru, óleo de pracaxi, óleo de coco, óleo de abacate e por aí vai. É fácil comprar esses produtos  em lojas de produtos naturais (os meus óleos são da Laszlo, e eles têm loja virtual) e também em farmácias de manipulação, e é indicado fazer umectações semanais com eles.

Mas não é só… O ideal é que todos os seus produtos de cabelo tenham ação nutritiva, em maior ou menor grau. Assim, o shampoo, o condicionador, o creme de pentear e tudo o mais precisam ter ativos nutritivos, e é indispensável usar um bom óleo finalizador, que não precisa ser caro, pois produtos com essas substâncias doam “peso” aos fios, e isso ajuda na redução do volume.

Uma dica boa é, na finalização, misturar algumas gotas de óleo no creme de pentear, e pode ser óleo vegetal mesmo, mas tem que dosar a quantidade pra que o cabelo não fique oleoso.

Claro que o efeito não é de uma química e nem aparece da noite pro dia, mas aparece, porque quanto mais nutrido e hidratado o cabelo estiver, menos volumoso e desalinhado ele ficará.

Já fiz muitos posts aqui sobre óleos e manteigas vegetais, e dá pra conferir aqui:

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
19 comentários
  1. Bruna Bussular  16/04/2014 - 11h42

    Ameeeei esse post! Minha caraaa kkkk

  2. Keila  16/04/2014 - 11h59

    Oiiii Jú!!!
    Meu cabelo é levemente ondulado, mas as vezes tem um volume de dar medo, há quase um mês fazendo umectação com óleo de coco já notei diferença :)
    E vou aproveitar suas dicas, como sempre valiosas.
    Beijoos

  3. Suelen  16/04/2014 - 15h00

    Eu sei bem oq é sofrer com o volume dos cabelos, e o pior é que em casa ele até fica controlado, mas na rua ele arma e eu fico parecendo uma louca! kkkkkkkkkk #cabelotemperamental!

    Ju, aproveitando, vc viu que o Fructis óleo reparação agora tem um shampoo transparente tbm? vc acha que ele serve como pré-shampoo, ou por conter óleos ele não vai limpar tão bem??

    • Ju Lopes  20/04/2014 - 15h17

      Su, não vi ainda não, mas vou procurar aqui e te falo!
      Beijos

  4. Graci  16/04/2014 - 16h17

    Oi Ju, como vc eu tbm parei com a progressiva, mas gostaria muito que vc falasse e desse seu parecer
    sobre a progressiva Blue Gold da Salvatore, que garante que nao tem formol e nem seus derivados
    e é a queridinha das atrizes, queria saber qual o “milagre” alisante…bjos

  5. Miss  22/04/2014 - 01h05

    Oi, Ju, td bem? Seu blog é muiiiito legal, excelente.

    Vc tem ou pode fazer um post explicando quais substâncias de cabelo combinam ou não combinam? Deixa eu te explicar: tenho vários shampoos e condicionadores, cremes, etc. Mas percebo que uns dão certo entre si e outros não. Tem algum parâmetro para a gente saber isso? Se vc puder me indicar alguma coisa, eu agradeço.

    Abraço!

  6. […] Como controlar o volume dos cabelos […]

  7. […] Tem resenha da máscara dessa linha aqui, e é uma das que mais gosto pra controlar o volume. Ah, nesse post aqui tem várias dicas pra controlar o volume, caso esse seja o seu […]

  8. Elke Ferreira Macas  30/03/2015 - 16h05

    Ju, valeu pelas dicas, elas estão me ajudado muito…parabéns por todos os posts. Bjsssss

  9. Marta Silva  20/05/2015 - 15h27

    Oi Jú, você já usou a linha completa da Wella Frizz control?

  10. Gisele  20/05/2015 - 17h24

    Eu precisava desse post,obrigada! Você poderia me indicar mais máscaras profissionais importados para manter os fios alinhados? Bjs

  11. Deni  20/05/2015 - 22h52

    E quem tem cabelos oleosos se eu uso isso fica um óleo só…

  12. Juliana Bisso  06/08/2015 - 14h01

    Oi Ju! Lora hj infelizmente vou enfrentar a vitamina “T” não teve jeito :(. As pontas do meu cabelo já não respondem mais aos diversos tratamentos que venho fazendo, umectação, cauterização caseira, e as outras receitinhas que vc posta e eu adoro, mas acho que as coitadinhas morreram mesmo…Vou continuar a rotina que à partir de amanhã será mais fácil, cabelo curto né acho que deve dar menos trabalho. Bjs amore!

  13. Valéria  06/08/2015 - 17h12

    Aqui o truque para controlar o volume e usar a hidratação de maizena!Adoro!

  14. eliane vieira  07/08/2015 - 13h32

    oi Ju, vc disse em um comentário há um tempo que estava pensando em alisar o cabelo. vc alisou com alguma química? ou ainda está com o cabelo virgem de alisamento, só com escova? Seu cabelo é lindo! E vc tbm!

  15. […] fase de transição capilar! Falando nisso, se quiser mais dicas de como controlar o volume é só clicar aqui. Nesse post aqui eu falo como faço pra deixar o cabelo liso sem progressiva, mas já vou preparar […]

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…