22.05.2014

Cabelos Grossos e Volumosos: Como Cuidar?

O post de hoje é sobre cabelos grossos, mas como quase sempre eles são volumosos, darei dicas  mais direcionadas, tá? Bom, se o cabelo volumoso já é um pouco mais difícil de “domar”, o volumoso e grosso é mais ainda, principalmente porque esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado, a ter mais frizz e menos brilho.

O tratamento adequado vai depender do tipo de “grosso e volumoso”, porque, por exemplo, se for grosso e volumoso mas ao mesmo tempo liso e pesado, os cuidados são mais simples, mas se o cabelo for cacheado ou crespo é preciso mais atenção, já que a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas, o que resulta em ainda mais ressecamento.

Cabelos Grossos e Volumosos: como cuidar

01

E o tratamento precisa ser constante, já que essa é uma característica genética (fios grossos), ou seja, não existe nada que vá “afinar” ou domar o cabelo para todo o sempre.

É preciso também ter cuidado com as químicas capilares, já que a tendência do fio grosso é ficar ainda mais indisciplinado e com porosidade aumentada, mesmo ele sendo mais resistente que um cabelo fino.

A Regra Básica: Opte Por Produtos Pro Seu Tipo de Cabelo!

Se o cabelo é grosso, desista de usar “qualquer produto”, por melhor que seja a propaganda. Você precisa de produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo, e eles são sempre enriquecidos com ceramidas, manteigas ou óleos vegetais, porque os ativos nutritivos dão “peso” aos fios e ajudam a mantê-los controlados.

O Pulo do Gato: Caprichar na Hidratação e na Nutrição!

O segredo pra manter um cabelo grosso saudável é, além da rotina de cuidados  com produtos específicos pra esse tipo de cabelo, hidratar e nutrir semanalmente. Se o cabelo não estiver hidratado e nutrido (tem que ser os dois!), o ressecamento deixará o cabelo sem forma, sem definição  e com aspecto de “espetado”.

cabelos grossos

A nutrição você pode fazer com umectações, que são maravilhosas pra esse tipo de cabelo (tem post aqui e aqui), e as hidratações precisam ser as específicas pra cabelos grossos, pois elas vêm com um equilíbrio de glicídios, protídeos e lipídeos, o que garante uma ação mais potente.

Explicando: glicídeos são açúcares, lipídeos são as gorduras e protídeos são as proteínas. Quando em equilíbrio elas vão garantir o equilíbrio nutritivo da raiz até as pontas, repondo os nutrientes necessários e protegendo a fibra capilar do ressecamento.

Três máscaras que acho maravilhosas nesses casos são a Moisture Recovery, da Joico, que resenhei nesse post aqui, a Brilliance Mask Cabelo Grosso (pra quem tem cabelos loiros ou coloridos), da Wella Professionals, e a Enrich Máscara Cabelos Grossos, também da Wella, mas existem muitas outras.

Faça um Bom Corte!

Cabelo grosso não deve ter “fio reto” senão o cabelo fica sem movimento. O melhor é apostar em um repicado suave e mais desestruturado pra tirar aquele “ar” pesadão e dar leveza aos fios. Ah, e quando for pentear os fios use uma escova com cerdas mais separadas pra evitar a quebra.

cabelos grossos

Invista nos Finalizadores

Pra domar o volume e deixar o cabelo mais alinhado, o uso dos finalizadores é essencial. Escolha os mais pesados, aposte nas ceras, nas pomadas e principalmente  nos óleos , que “seguram” o frizz (Nesse post aqui tem dicas pra combater  com o frizz) e dão brilho. A dica aqui é testar pra saber qual é o finalizador que mais se adequa ao seu cabelo, porque ele vai ajudar muito a manter o cabelo bonito ao longo do dia.

E existem muitos óleos bons e baratos (post aqui), assim como ceras, cremes de pentear, ativadores de cachos e mousses.

Se alguém tiver mais alguma dica, deixa aí nos comentários!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

Notice: Undefined variable: user_ID in /usr/share/nginx/www/jurovalendo.com.br/wp-content/themes/plicplac/comments.php on line 35

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
53 comentários
  1. Karina Santana  22/05/2014 - 12h01

    Ju sua lindaaaa…!!! Adorei a matéria, adoro seu blog! Fala pra gente sobre a cauterização a Frio da redken! Um abraçoooooo bjsss

    • Ju Lopes  22/05/2014 - 13h52

      Kari, que bommm saber disso! ;)
      Falo sim, pode deixar! Beijos

  2. Lucas Lima  22/05/2014 - 12h10

    Um dos melhores shampoos para esse tipo de fio é o Nutritive Bain Satin Gluco Active da Kérastase, e em relação à penteados, podem usar e abusar de rabos e coques ;)

    • Ju Lopes  22/05/2014 - 13h52

      Valeu Lu!

      • Maria Luiza  12/08/2015 - 16h12

        O meu cabelo é armado muito ressecado,porém fino q tipo d shampoo devo usar,nunca fiz química pois nai posso

  3. Adriana  22/05/2014 - 13h11

    Ju, meu cabelo está fino e ralo devido ao uso da guanidina. Já usei a mascara AMO da Yenzah ficou macio, caiu bem menos mas não encorpou os fios, entende? Tõ com medo de fazer a carga de queratina e ele quebrar pq parece tão fragilizado… Me dá uma luz, por favor. Bjs

    • Ju Lopes  22/05/2014 - 13h51

      Adri, pode fazer, ele deve estar precisando de bastante reconstrução!

  4. Desiré  22/05/2014 - 16h29

    JU, cabelos finos como o meu podem usar a Moisture Recovery Joico e a Enrich Wella?

    • Ju Lopes  23/05/2014 - 08h10

      Flor, pode, mas não pode ser toda semana senão acaba pesando, sabe?
      Beijos

  5. Si Carmo  22/05/2014 - 21h49

    Ju amei a matéria.Meu filho viu a foto do seu perfil e disse mãe ela é a Barbie rsss.

    • Ju Lopes  23/05/2014 - 08h10

      Sii, que bom! kkkkkkk Manda beijo pra ele! :)

  6. Polly  24/07/2014 - 10h23

    Ju, minha filha tem 12 anos e tem os cabelinhos finos e cachos abertos desde a raiz, mas muito armado e com muito friz já não sei mais o que usar, ela vive me pedindo pra domar os cachos mas não consigo, DÁ UMA DICA!!! Bjus :)

    • Ju Lopes  27/07/2014 - 18h27

      Polly, use produtos nutritivos e faça pelo menos 1 umectação no mês!

    • Polly  28/07/2014 - 10h06

      OBRIGADAAAA!!!!

  7. alice  21/08/2014 - 11h18

    oi meu cabelo e grosso e muito volumoso so que tenho uma caspa tambem… nao consigo ficar usando esses shampoos proprios p meu cabelo tenho que usando o shampoo p caspa… qual seria o melhor shampoo p meu caso… porque se cuido da caspa o cabelo fica seco e armado , mais se cuido mais do cabelo fica horrivel de caspa

    • Letícia  02/12/2014 - 00h28

      Alice tenta lavar os cabelos de 2 em dois dias uma vez com o shampoo para caspa e a outra vez com o shampoo normal para que seu cabelo tenha a hidratação correta.
      Bjs espero ter ajudado :*

  8. Rebeca  11/09/2014 - 08h57

    Ju, meus cabelos são muito grossos e volumosos, o frizz é quase indomável, já tentei vários xampus e óleos finalizantes mas quase nenhum doma meu cabelo, tanto no volume quanto no frizz :( Tem alguma dica pra mim? Bjão amo seu blog <3

  9. Rosana  18/09/2014 - 15h47

    Ju,tenho o óleo de semente de uva da Derma Clean,posso usar para umectar? Muito obrigada! Bjs

  10. […] Como cuidar de cabelos grossos e volumosos  […]

  11. kauany koci  19/10/2014 - 17h36

    meu cabelo e armado e gosso mas ele eu nao itendo qe creme usar

  12. telmarocha  30/10/2014 - 07h01

    Oii tenho o cabelo crespo,grosso e com bastante volume o que eu faco pra manter ele sempre hidratado e qual o melhor corte pra esse tipo de volume e que produto e melhor pra pasa nele bjuu ju obrigada

  13. […] Já conhecia a Enrich pra cabelos grossos (tem a de cabelos finos também!), que é muito boa (post sobre ela aqui), e quis muito a “máscara que esquenta” porque ela é a máscara mais rápida de […]

  14. geonana jeronimodossantosferreira  20/11/2014 - 13h35

    meu cabelo é grosso com química como idratar??

  15. Lorrayne  10/12/2014 - 23h54

    Oi, Boa noite, eu estava vendo as suas dicas sobre cabelos grossos, o meu cabelo tem fios grossos, cacheado, muitooooo volumoso, liso em algumas partes por causa do relaxamento e danificado… preciso de dicas de como posso tirar o liso do relaxamento e manter fios cacheados… favor me ajudeee!!!

  16. Tallita  18/12/2014 - 14h33

    Oi Juh, meu cabelo e grosso liso ondulado e beeem pesado, vou fazer cachos com a prancha, mas nada segura meus cachos me da uma dicas!! Bjoss Adorei seu Blog!

  17. Danielle  13/01/2015 - 13h59

    Ju,
    Estou conhecendo seu site a pouco tempo e amei essas dicas, pois vc me ajudou a decidir cuidar do meu cabelo do que fazer uma progressiva
    Obrigada

  18. Suellen Pires  09/02/2015 - 17h44

    Olá Ju! Eu novamente, já sou sua fã de carteirinha há algum tempo e li seu blog inteiro rs. :)
    Então sei bem que a progressiva faz muito mal, mas há algum tempo atrás fiquei sabendo pelas minhas andanças na net em sites de cabelos, sobre a – Amend Liss Intensy – Sistema Redutor de Volume e Cachos – … olhei item por item daquela sua listinha negra de produtos que são formol disfarçado e me parece, me pa re ce (da forma mais leiga e desconfiada possível) que está limpa. :O

    Mas como sei que você tem seus contatos que graças a Deus nos previnem das cacas capilares, queria te pedir a gentileza em verificar se de fato, esse é um achado progressivístico dygno e honesto rs.

    Segue a composição:

    Shampoo Limpeza Profunda: Aqua, Acrylates Copolymer, Ammonium Lauryl Sulfate, Shea Butteramidopropyl Betaine, Ammonium Laureth Sulfate, Cocamide DEA, PEG-7 Glyceryl Cocoate, Parfum, Hydrolyzed Amaranth Protein, Aminomethyl Propanol, Glycol Distearate, Citric Acid, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Sodium PCA, Sodium Lactate, Arginine, Aspartic Acid, PCA, Limonene, Glycine, Alanine, Serine, Valine, Dmdm Hydantoin, Proline, Threonine, Isoleucine, Methylchloroisothiazolinone / Methylsothiazolinone, Phenylalanine, Histidine. Aut. Func.: 2.05.591-1 – Processo: 25351.066620/2011-13

    Redutor de Volume- Passo 2: Aqua, Triethanolamine, Glyoxyloyl Carbocysteine, Glyoxyloyl Keratin Amino Acids, Cetearyl Alcohol, Cyclopentasiloxane, Behentrimonium Methosulfate, Shea Butteramidopropyltrimonium Chloride, Shea Butter Cetyl Esters, Parfum, Hydrolyzed Amaranth Protein, Polyquaternium-67, Dimethiconol, Silanetriol, Panthenol, Dimethicone Crosspolymer, PEG-90m, Phenoxyethanol, Limonene, Imidazolidinyl Urea, Cyclotetrasiloxane, Sodium Benzoate, Methylchloroisothiazolinone /Methylisothiazolinone. Aut. Func.: 2.05.591-1 – Processo: 25351.008959/2014-84.

    Hidratante Finalizador: Aqua, Cetearyl Alcohol, Olus Oil, Ethylhexyl Stearate, Cetrimonium Chloride, Shea Butter Cetyl Esters, Behentrimonium Methosulfate, Hidrolyzed Amaranth Protein, Parfum, Amodimethicone, Methylchloroisothiazolinone /Methylisothiazolinone, Disodium EDTA, C11-15 Pareth-7, Sodium PCA, Laureth-9, Glycerin, Trideceth-12, Sodium Lactate, BHT, Arginine, Aspartic Acid, PCA, Limonene, Glycine, Alanine, Serine, Valine, Proline, Threonine, Isoleucine, Phenylalanine, Histidine. Aut. Func.: 2.05.591-1 – Processo: 25351.066597/2011-67.

    Desculpe o texto bíblico!

    Fonte: http://loja.amend.com.br/amend-liss-intensy—sistema-redutor-de-volume-e-cachos—kit-182.aspx/p

  19. jean  14/02/2015 - 17h29

    Ola tudo bem? Bom ju eu fiz muita quimica ja nos meus cabelos estou tentando deixa – lo crescer mais esta muito rececado e danificado, queria saber se vc tem dicas de produtos para eu usar, ja andei fazendk hidratacoes, ele ja reparou uns 60 por cento mais acho que nao eh o produto certo para o meu cabelo, ele eh grosso lisso mais quando seco ele arma, ja nao sri o qur fazer, desde ja agradeço, bjos

  20. Luciene  21/02/2015 - 17h58

    Olá adorei seu post sobre cabelos crespos procurei na internet toda e só me identifiquei aqui. Tó cansada de fazer progressivas caras a cada 2 meses e vejo que ando ando e não saio do lugar com meu cabelo. Ele é muito mais muito volumoso e o fio é tão grosso que toda vez ele vira comentários nos salões que vou. só tem um senhor que corta ele bem e deixa mais leve que por sinal ele corta do jeito que vc descreve aqui, ninguém sabe cortar isso é uma pena. já usei a linha Bioextratários muito boa mesmo agora que quero assumir meus crespos estava procurando um jeito de não parecer que acabei de acordar porque os fios ficam flutuando, vou seguir as dicas aqui. Adoreiiiii !!!!!

  21. Ana Lúcia Lopes  25/02/2015 - 16h58

    Gostei muito da matéria.

  22. Naueick Costa  28/02/2015 - 15h51

    Olá Ju boa tarde tdo bem:? como td sim vc sabe me dizer qual melhor creme que eu uso para meu cabelo ele é meio armado e eu queria um creme bom para poder abaixar o armado?obrigada

  23. laura  18/03/2015 - 14h34

    Boa tarde Ju meu cabelo e fino ressecado e volumoso eu aliso com guanidina ele é muito poroso me ajuda

  24. Juciane  03/06/2015 - 10h11

    Olá!
    Primeira vez que leio seu blog… adorei as dicas. Meu cabelo é assim, grosso, volumoso e liso. Muiiiito seco. Vou experimentar essa linha da JOICO….
    Bjo

  25. Janaína Molina  17/07/2015 - 16h54

    Olá, ameii suas dicas, nossa revirei todos os sites e não havia encontrado nada a respeito de cabelos grossos e volumosos. Porém o meu é ainda mais complidado pois ele é “Grosso, volumoso e Ondulado” não para solto de jeito nenhum, não tenho nenhuma quimica nele. Vou fazer nutrição e hidratação nele com suas dicas de produtos ;) Grande bjo e parabéns

  26. vera  30/09/2015 - 09h42

    ju existe alguma hidratação adequada para cabelos super finos????
    ?

  27. samila  15/11/2015 - 18h32

    Ju meus cabelos tem fios muito grosso e estao muito ressecados ! Me ajude?

  28. fernanda  18/12/2015 - 04h23

    Jun não sei oque faço meu cabelo e volumoso tem muito cabelo e liso mas tá ressecado nao seo que faço oque usar nele Pra deixa ele menos vimos o e tira esse seco dele pra fica macio . Me ajuda

  29. fernando  29/12/2015 - 23h21

    Olha… Meu cabelo é liso, grosso, volumoso, e seco. Quando eu corto, o cabelo fica todo arrumadinho e tira as pontas secas. Mas quando vai crescendo, ele cresce seco. O que eu faço para deixa ele parar de ficar seco?

  30. Iza guterres  13/04/2016 - 14h21

    Gostei da matéria, mas gostria de saber que tipo de creme usar para meu cabelo que é muito grosso e arrebentado.

  31. Martha  25/04/2016 - 21h51

    Tenho cabelos cheios ( muito cabelo) , porosos e lisos, mas como já estou cheia de cabelos brancos ele está parecendo arame Rs O que devo usar?
    Preciso tingir toda semana, mas não estou fazendo isso. Só de 15 em 15 dias.

  32. Taísa Dias  23/05/2016 - 13h25

    Ju Lopes o meu cabelo é muito grosso e fiz descoloração para mudar a cor e também tem progressiva vc acha q posso experimentar esta máscara da seda… sempre ouvi dos cabelereiros que a marca seda não faz bem para o cabelo de ninguém… e a da bio stratus será q posso usar por ser amarelinha meu cabelo não está loiro o tom é marrom…

  33. Milene Gissoni  18/08/2016 - 19h45

    Juu de todas essas máscaras que mostrou eu usei a da Joico e da Sensciense, e pra mim a da Joico é imbatível. Que máscara poderosaaaaaa. Nunca tinha usado e fiquei perplexa com o resultado na 1ª aplicação. Ainda vou experimentar as da Wella. Joico sem sombra de dúvidas é investimento eterno nela!!!!

  34. Viih  22/08/2016 - 22h39

    Ameiiiii as dica!!

  35. Ju  27/08/2016 - 15h03

    Gosto muito das suas dicas Xará.

  36. Mariana  30/08/2016 - 20h01

    Ola! Adorei seu blog, e gostaria de pedir uma dica, eu tinha cabelos lisos, e agora eles estão ficando ondulados e com fizz e quebrados, não sei oque faço?

  37. Patricia Bauer  26/12/2016 - 23h43

    Olá!
    Gostei do seu post, mas preciso dizer que até hoje não consegui encontrar nada que falasse ou dicas para o meu tipo de cabelo, que eu o defino como misto, ele tem fios grossos e finos, tem aspecto opaco e espigado, cheio, leve e super seco.
    Já gastei horrores com cremes e misturinha feitas em casa e nada da resultado, ele sempre fica com aspecto estigado em alguns fios, não faz cachos e não consigo hidrata-lo.
    Sempre busco alternativas, mas acabo cortando curto, porque me canso de tentar tantos cremes e hidratações nele, ele está sempre aspero e estufado.
    Vou tentar utilizar um desses cremes que você indicou acima, mais uma vez, se não der resultado raspo tudo.
    Quem sabe na próxima encarnação ele venha mais domavel.

  38. Monique  28/12/2016 - 09h45

    Olá Ju,

    Procurei muito em vários blogs e você foi a única que escreveu sobre cuidados com cabelos grossos, obrigada por isso.
    Tenho uma dúvida apenas, meu cabelo é grosso porém não é colorido, é natural. Será que se eu comprar o Wella Brilliance para cabelos grossos vai dar certo?
    E entre o Wella Brilliance e o K.Pro Caviar qual é melhor?

    Obrigada pela ajuda e continue escrevendo para nós com cabelos grossos haha’

    Beijo.

  39. Daiana Aparecida de  01/01/2017 - 02h56

    meu cabelo é grosso e armado que shampoo posso usar e creme melhor para meu cabelo

  40. deuzi  31/01/2017 - 18h17

    Boa tarde,

    Óleo vegetal, vem escrito na embalagem óleo vegetal. Porque, fui comprar um e não estava escrito na embalagem o vegetal. Só óleo, quando for assim é o vegetal?Ai me surgiu está dúvida.

  41. natalia  06/04/2017 - 17h02

    Olá Ju gostei muito dos seus postos. Tem algum sobre máscara para cabelos grossos e volumosos com máscaras mais em conta, já testou alguma?

  42. Janaina Brois  19/04/2017 - 09h41

    o meu cabelo e grosso cheio de frizz nem liso nem caracolado e é muito oleoso e ta num corte reto
    o que fasso

  43. Nanda Maia  22/06/2017 - 22h16

    Ju,indique produtos barato!bjos

  44. Daiane  23/06/2017 - 21h59

    Olá boa noite!
    Tenho uma filha de 12 anos é o cabelo dela está poroso e é volumoso, fio grosso, mas é só a parte de cima. O cabelo em baixo não é ressecado.
    Não sei mais o que fazer e, o cabelo dela assim a deixa muito triste.
    Me ajuda. Ou melhor nos ajude Juuu!!!
    Obrigada.

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…